Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

Atletas olímpicos na abertura da Copa Mitsubishi

Publicado

em

Whatsapp Image 2024 03 02 At 17.58.28

A primeira etapa da Copa Mitsubishi 2024 – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica começou neste sábado (2) no litoral norte paulista. O evento no Yacht Club de Ilhabela contou com barcos das classes ORC, C30, HPE-25, BRA-RGS, Clássicos e Bico de Proa.

Destaque para atletas olímpicos como o maior medalhista brasileiro dos Jogos que é Robert Scheidt, que foi o timoneiro do Phytoervas. Correram a regata de estreia também Jorge Zarif com o Phoenix 44 e Samuel Albrecht no Inaê Transbrasa.

O campeonato, que tem a chancela da ABVO Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, é dividido em quatro etapas durante o ano, tradicionalmente em março, junho, setembro e novembro.

“É muito bacana a oportunidade que o Phytoervas 4Z dá para os jovens velejarem na tripulação e em uma regata tão importante! Fundamental a juventude aprender com os mais experientes, mas também é bom ter no barco toda energia e empolgação de um jovem atleta”, explicou Robert Scheidt.

Samuel Albrecht, que fez finais olímpicas, voltou a correr de S40 com o Inaê Transbrasa. O veleiro era da franquia do Crioulla e ficou em terceiro na classe ORC no dia.

“Ajudei com as regulagens do barco e também com a tripulação. Velejei por 12 anos nesse veleiro. Foi muito bom ajudar a equipe e ver uma boa velocidade, bem velejado e taticamente uma boa regata! Conseguimos antecipar situações da regata, que fizeram a diferença para o resultado”, disse Samuel Albrecht.

A Copa Mitsubishi 2024 também marcou a estreia de veleiros, como o novo Rudá 3. O barco é um Soto de 48 pés produzido na Argentina em 2014, que passou por restauro.

“Primeira vez que velejamos com o barco. Muito satisfeitos com nosso desempenho. É um barco totalmente diferente e ficamos muito contentes que realizamos todas as manobras certas! Mesmo que o resultado não seja o esperado, a tripulação entende que é preciso adaptação e a partir de agora vamos em busca do resultado!”, disse Mário Augusto Martines.

A liderança provisória na ORC é do Lucky V (Luiz Villares), seguido por Phoenix 44 (Mauro Dottori/Fabio Cotrim) e Inaê Transbrasa (Bayard Neto).  Na RGS A, o Zeus (Paulo Moura) está na ponta. Nas divisões B e C, os líderes são: Blu 1 (Marcelo Ragazzo) e Comanda (Sebastian Menendez). Nos Clássicos, o primeiro no overall é o Mantra (Helio Magalhaes).

A disputa segue Yacht Club de Ilhabela neste domingo (3) e nos dias 9 e 10.

Sobre a ABVO

Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.

A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.

Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.

Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media. 

Esporte

Fórmula 1: Lando Norris vence GP do Brasil e abre vantagem na ponta

Publicado

em

© Reuters/Jean Carniel/proibida reprodução

Perfeito. Assim foi o fim de semana do piloto britânico Lando Norris, da McLaren. Após vencer a corrida sprint e registrar a pole position no sábado (8), ele venceu o GP do Brasil neste domingo sem grandes ameaças dos adversários no autódromo de Interlagos.

Consequentemente, Norris, que começou o fim de semana com apenas um ponto de vantagem para o colega de equipe Oscar Piastri, tem agora 24 pontos de frente para o adversário, que terminou em quinto lugar. Kimi Antonelli, da Mercedes e Max Verstappen, da RBR, fecharam o pódio em São Paulo.

A corrida teve emoções desde a primeira volta. O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, que não conseguira registrar tempo no treino classificatório após um acidente na corrida sprint, largou na última posição e se envolveu em outro acidente, desta vez com o canadense Lance Stroll, da Aston Martin. Bortoleto teve que abandonar a prova.

Também no início, Lewis Hamilton, da Ferrari, teve acidente com Franco Colapinto, da Alpine. Após cair para o último lugar, o britânico acabou abandonando a corrida posteriormente.

Na retomada, outro acidente: Antonelli, Piastri e Charles Leclerc, da Ferrari, estavam em uma disputa na 6ª volta e o monegasco, que havia largado na terceira posição, levou a pior, sendo mais um a abandonar a corrida.

Na parte da frente da classificação, poucas emoções. Lando Norris foi soberano e, tirando momentos de trocas nos boxes, não largou a primeira posição. Um destes momentos aconteceu após a incrível recuperação do tetracampeão Max Verstappen, que largou do pit lane e chegou a ocupar a ponta antes de precisar fazer o seu pit stop. O holandês, com a prova que fez, se mantém na disputa do título de pilotos, em terceiro lugar na tabela de classificação, com 341 pontos, 49 a menos que Norris e 25 a menos do que Piastri.

Restam três provas para o fim da temporada, a próxima será dia 23, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Brasil encerra Parapan de Jovens na liderança do quadro de medalhas

Publicado

em

© ALESSANDRA CABRAL

Depois de ditar o ritmo do pódio durante todo o evento, o Brasil fechou o Parapan de Jovens, em Santiago, no Chile, neste domingo (9), em primeiro lugar no quadro de medalhas.

Na despedida da competição, foram mais cinco medalhas de ouro e uma de prata, que fizeram o país totalizar 99 pódios, com 60 ouros, 29 pratas e 10 bronzes. Atrás do Brasil vieram Colômbia (116 medalhas) e México (98).

A bocha foi o grande destaque brasileiro no último dia de competições no Chile. Foram três ouros: pares BC3, pares BC4 e equipes (classes BC1 e BC2).

Os outros dois ouros derradeiros vieram com o futebol de cegos masculino e o vôlei sentado masculino. Já a seleção feminina de vôlei sentado ficou com a prata.

No total, o Brasil foi representado por 120 atletas de até 23 anos de idade.

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Cruzeiro e Fluminense jogam pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro

Publicado

em

© Marcelo Gonçalves/Fluminense F.C./Direitos Reservados

Cruzeiro e Fluminense se enfrentam, a partir das 16h (horário de Brasília) deste domingo (9) no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, em busca de uma vitória antes da parada da Série A do Campeonato Brasileiro para a Data Fifa do mês de novembro.

Ocupando a 3ª posição da classificação com 63 pontos conquistados, a Raposa busca a 3ª vitória consecutiva na competição para entrar de vez na luta pelo título da competição nacional. Na última rodada, a equipe comandada pelo técnico português Leonardo Jardim bateu o Grêmio pelo placar de 1 a 0 mesmo atuando em Porto Alegre.

Para medir forças com o Fluminense, o Cruzeiro não poderá contar com o volante Lucas Silva, suspenso por acúmulos de cartões amarelos. Desta forma, a equipe mineira deve entrar em campo com: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Eduardo e Matheus Pereira; Christian, Arroyo e Kaio Jorge.

Do outro lado do gramado estará um Fluminense que vive um momento de grande instabilidade na temporada. Após garantir presença nas semifinais da Copa do Brasil e realizar uma boa campanha na Copa do Mundo de Clubes da Fifa (garantindo no final a quarta posição), o Tricolor das Laranjeiras tenta deixar para trás o baixo aproveitamento fora de casa para somar importantes pontos na disputa por uma vaga para a próxima edição da Copa Libertadores.

Apesar de vir de vitória de 1 a 0 sobre um surpreendente Mirassol na última rodada, a equipe comandada pelo técnico Luis Zubeldia tenta melhorar o seu aproveitamento fora de casa. Como visitante, e sob o comando do técnico argentino, o time das Laranjeiras soma quatro partidas (três derrotas e um empate).

E a falta de bons resultados como visitante tem incomodado o Fluminense, como deixou claro o técnico Luis Zubeldia em coletiva após o triunfo sobre o Mirassol: “Espero que, com o tempo, também alcancemos bons resultados fora de casa. Trabalhar não apenas o aspecto tático, mas também o mental. Saber manejar situações fora de casa. Sempre digo que os rendimentos oscilam um pouco no Campeonato Brasileiro considerando a localização e partidas como visitantes, fora os primeiros colocados, que mantêm regularidade com ou sem mando de campo”.

Assim como o Cruzeiro, o Tricolor terá um desfalque importante para a partida, o volante Martinelli, suspenso por acumulação de cartões amarelos. Dois jogadores brigam pela vaga, Facundo Bernal e Nonato. E o time das Laranjeiras deve começar o confronto com: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Facundo Bernal (Nonato), Hércules e Lucho Acosta; Serna, Canobbio e Everaldo.

Fonte

Continue Lendo