Siga-nos nas Redes Sociais

Cultura

Jornadas Judaico-Amazônicas chegam a Manaus

Publicado

em

A
foto: Bruno Kelly

O Museu Judaico de São Paulo (MUJ) promove, nos dias 13 e 15 de abril, mais uma etapa das Jornadas Judaico-Amazônicas: as migrações judaicas no Norte do Brasil, com a realização de dois eventos em Manaus. Com a participação de intelectuais e profissionais da cena regional e degustação de sabores e receitas tipicamente judaico-marroquino-amazônica, o primeiro evento acontece no Memorial Samuel Benchimol, localizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, e o segundo na Hebraica. A programação faz parte do projeto Judeus na Amazônia, iniciado pelo MUJ em 2022 e que resultará em uma grande exposição sobre o tema no segundo semestre de 2024.

Apresentado pelo Instituto Cultural Vale com o patrocínio master do Santander Brasil, o projeto, disponível no site https://amazonia.museujudaicosp.org.br/pesquisa/ apresenta ao público as conexões feitas entre a cultura judaica na região Norte do País com a diversidade brasileira, por meio da vida comunitária, práticas culturais, gastronômicas e linguísticas, relações econômicas e construção identitária.

“Essa chegada a Manaus é mais uma importante etapa do projeto Judeus na Amazônia, após atividades em São Paulo e Belém, reforçando a pesquisa de campo do MUJ sobre a rica história da presença judaica na região Norte do país”, conta o Diretor Executivo do Museu Judaico de São Paulo, Felipe Arruda.

Com uma programação que reúne trocas de experiências a partir da cultura judaica e da produção cultural local, os dois dias de encontros passeiam pelas histórias da imigração, debatem as conexões entre a cultura judaica e a cultura amazônica e lançam um olhar atento para as discussões em torno da Amazônia hoje.

O primeiro evento contará com a participação dos escritores Márcio Souza e Ilko Minev, além do professor e advogado Robério Braga. Eles conduzirão uma conversa sobre a produção cultural local, em especial a literatura, e como essas obras contribuem com a compreensão dos mais diversos aspectos da presença judaica na Amazônia ao longo de mais de dois séculos.

Dois dias depois acontece o segundo encontro na Hebraica. Na ocasião haverá um bate-papo com a historiadora Anne Benchimol, o médico e escritor Jacob Cohen e o presidente do Comitê Israelita do Amazonas David Vidal. Durante o encontro, eles apresentarão ao público elementos históricos e culturais da chegada dos judeus que vieram do Marrocos, e como essa comunidade esteve presente em diversas partes da região e contribuíram com diversos setores da sociedade, seja no comércio, na política ou na cultura. Após a conversa, haverá o lançamento do livro Era uma vez na ilha de Parintins, de Jacob Cohen.

▪Sobre os convidados
Anne Benchimol: graduada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), é colaboradora do Comitê Israelita do Amazonas, com atuação em diversas diretorias. Em 2012 exerceu a presidência da Comunidade Judaica do Amazonas, da qual é hoje vice-presidente. Desde 2006 tem se dedicado à pesquisa do Judaísmo da Amazônia. Nascida e criada em Manaus, suas bisavós chegaram ao Brasil por volta de 1850 vindos do Marrocos.

David Vidal Israel: é presidente do Comitê Israelita do Amazonas. Antes, foi diretor do Clube Hebraica e deu aula de hebraico para crianças e adolescentes, reativando o movimento juvenil em Manaus chamado Hebraica Jovem, que funcionava dentro do clube de Manaus.

Ilko Minev: nasceu em 1946 em Sofia, Bulgária, mas vive há mais de 40 anos no Brasil. Antes de vir ao Brasil, Ilko recebeu asilo político na Bélgica por ser dissidente político; foi lá que estudou Economia. Tornou-se escritor aos 66 anos, depois de se aposentar de uma carreira executiva. Suas obras buscam redimensionar a importância de eventos históricos marcantes na vida do autor, transcendendo nacionalidades, mas sem perder a influência de suas raízes judaico-búlgaras e seu amor pelo Brasil.

Jacob Cohen: é médico oftalmologista e professor na UFAM. Atua também como escritor, seu mais recente título Era uma vez em Parintins, fala de sua infância e raízes judaico-marroquinas.

Márcio Souza: formado em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP), atua como jornalista, escritor, diretor e roteirista. Autor da tetralogia Crônicas do Grão Pará e Rio Negro, foi professor convidado da Universidade de Berkeley, escritor residente nas Universidades de Stanford e Austin, Texas. É membro da Academia Amazonense de Letras, com ampla carreira em gestão cultural, tendo sido presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) entre 1995 e 2003, diretor do Teatro Experimental do Sesc do Amazonas (Tesc) e presidente do Conselho Municipal de Cultura de Manaus.

Roberio Braga: Possui graduação em Direito pela UFAM, especialista em Direito Agrário e em Direito Público pela mesma instituição, e mestrado em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas. Foi Secretário de Estado da Cultura do Amazonas e é ex-Diretor da Escola Superior de Advocacia do Amazonas. Tem experiência na área de Direito e Comunicação, com ênfase em Direito Ambiental, Cultural e Eleitoral.

▪Sobre o Museu Judaico de São Paulo (MUJ)
O Museu Judaico de São Paulo cultiva e apresenta a diversidade das expressões da cultura judaica em diálogo com o contexto brasileiro e com o contemporâneo, dedicando à defesa dos direitos humanos e ao combate ao antissemitismo e a todas as formas de preconceito. Fruto de uma mobilização da sociedade civil, o MUJ foi inaugurado em 2021 como o maior museu judaico da América Latina e guardião do maior acervo judaico brasileiro. Além de quatro andares expositivos, com exposições permanentes e temporárias, o museu realiza festivais literários, concertos musicais, seminários, debates, publicações, oficinas e um amplo programa educativo, sempre entrelaçando perspectivas judaicas e não judaicas. Os visitantes também têm acesso a uma biblioteca com mais de mil livros para consulta e a um café que serve comidas judaicas.

O Projeto Judeus na Amazônia é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, conta com o patrocínio master do Santander Brasil, com o patrocínio da Gera Amazonas e com o apoio da Bemol.

Para os projetos de 2024, o MUJ conta com o patrocínio de Itaú e apoio de B3, Banco Safra, Klabin, Porto, Banco Alfa, Banco Daycoval, Deutsche Bank, Dexco, Leal, BMA Advogados, Cescon Barrieu, Leo Madeiras e Verde Asset.

Serviço:
Judeus na Amazônia – Jornadas Judaico-Amazônicas em Manaus: as migrações judaicas no Norte do Brasil

13 de abril, sábado, às 18h30
Local: Memorial Samuel Benchimol – Centro Cultural dos Povos da Amazônia
Prª. Francisco Pereira da Silva, s/n – Crespo, Manaus-AM

15 de abril, segunda-feira, às 18h30
Local: Hebraica – Av. Joaquim Nabuco, 1842 – Centro, Manaus-AM

Jornalista há mais de 20 anos, com experiência em redação, em diversas editorias, assessoria de imprensa, produção de conteúdo, produção e apresentação de podcast e comentarista em canal independente no YouTube

Continue Lendo

Cultura

Shows gratuitos para todas as idades animam o final de semana no RioMar Recife

Publicado

em

Shows gratuitos para todas as idades animam o final de semana no RioMar Recife
Crédito: Arnaldo Carvalho/Especial para o RioMar Recife

A programação do final de semana está repleta de atrações para todas as idades no RioMar Recife, a começar pelo show do cantor norte-americano Karl Dixon nesta sexta-feira, com acesso gratuito. Apresentações para a criançada e para o público de todas as idades, encontro com o esquilo, atrações gratuitas de Natal, exposição e muito mais fazem parte da agenda.

Karl Dixon

Karl Dixon é a atração internacional da programação do Natal Musical do RioMar Recife e se apresenta nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro, às 19h, no palco montado na Praça de Alimentação, no Piso L3. O cantor norte-americano promete embalar a temporada natalina com clássicos da época, com repertório de jazz, blues e gospel. O acesso é gratuito.

Carol Levy

A criançada terá a oportunidade de se divertir com show especial de Carol Levy na programação do Natal Musical neste sábado, dia 7 de dezembro. A apresentação será às 17h no palco montado na Praça de Alimentação, no Piso, L3, e terá acesso gratuito.

Orquestra Matéria Prima

No domingo, dia 8 de dezembro, a programação do Natal Musical segue com apresentação da Orquestra Matéria Prima, às 16h, também no palco montado na Praça de Alimentação, no Piso L3. No repertório, clássicos da música nacional e internacional. O acesso é gratuito.

Encontro com o esquilo

Neste final de semana, no sábado e domingo, dias 7 e 8 de dezembro, haverá encontro com o personagem de Natal do Esquilo. Serão duas sessões por dia: das 16h às 17h e das 18h às 19h. O local do encontro será na Praça de Eventos 1, localizada no Piso L1, ao lado do baú de doações de brinquedos.

Horário de feriado

No feriado do Dia de Nossa Senhora da Conceição, neste domingo, 8 de dezembro, o RioMar Recife funciona das 12h às 21h.

Natal do RioMar

Para quem deseja vivenciar o clima natalino, o RioMar Recife conta com atrações gratuitas de Natal para toda a família. Com o tema “Encontros Divertidos de Natal no RioMar Recife”, a diversão e a emoção tomam conta do público neste período em que o mall, de forma descentralizada com ilhas de animação em todos os seus pisos, convida para vivenciar toda a atmosfera natalina. O projeto exclusivo do Natal do RioMar Recife conta com games, personagens, mega-árvore, entre outras atrações, no cenário principal, localizado no Piso L1. O espaço do Papai Noel fica no Piso L2, próximo da C&A, e conta também com espaço instagramável para os pets. O tradicional presépio está no Piso L4. Ainda há guirlandas gigantes e espaços para tirar fotos com o esquilo.

RioMar Action!

O projeto do RioMar Recife, o RioMar Action!, ganhou uma nova edição para o final de ano. A cabine especial está na varanda para quem deseja produzir vídeos, de forma gratuita, com a vista panorâmica.

Exposição O Auto de Ariano

A maior exposição imersiva de um artista brasileiro, “O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso”, está em cartaz no RioMar Recife com uma experiência única que mergulha nos universos artístico e humano de Ariano Suassuna. O legado de um dos maiores ícones da literatura nacional pode ser revisitado em uma combinação de cenografia detalhada e tecnologia de ponta, levando a uma viagem pelas raízes da cultura popular brasileira e pela vida e obra do escritor, filósofo, poeta e dramaturgo. Os ingressos custam a partir de R$ 35 e podem ser adquiridos através do site da Fever (http://bit.ly/4evXSJD) e do App do RioMar Recife.

Lazer

O RioMar Recife ainda conta com outras opções de lazer para quem busca diversão e comodidade em um só lugar. São 12 salas de cinema no Cinemark, sendo duas salas Prime, Teatro, boliche, Game Station, Game Box e operações como o Vila Trampolim e Clube das Estrelinhas, que contam com atrações para o público de todas as idades.

App

Toda a agenda de eventos, serviços e horário de funcionamento pode ser conferida no App RioMar Recife, disponível para download gratuito para iOS e Android. Além disso, a plataforma oferece funcionalidades como mapa de geolocalização das lojas do shopping, reserva de restaurantes, pagamento de estacionamento, conteúdos, entre outras.

Continue Lendo

Cultura

Atração internacional, Karl Dixon faz show gratuito na programação do Natal Musical do RioMar Recife

Publicado

em

Atração internacional, Karl Dixon faz show gratuito na programação do Natal Musical do RioMar Recife
Crédito: Arnaldo Carvalho/Especial para o RioMar Recife

O projeto Natal Musical do RioMar Recife traz uma atração internacional na programação deste final de semana. O cantor norte-americano Karl Dixon se apresenta nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro, às 19h, no palco montado na Praça de Alimentação, no Piso L3. O acesso é gratuito.

Esta é a segunda vez que Karl Dixon se apresenta no RioMar Recife, desta vez embalando a temporada natalina do mall com clássicos da época, com repertório de jazz, blues e gospel. O cantor norte-americano já foi atração do projeto RioMar Jazz Fest em abril deste ano.

O Natal Musical do RioMar Recife conta com uma ampla programação musical para embalar a temporada natalina, com shows para todas as idades e apresentações de corais. Além do show de Karl Dixon nesta sexta-feira, o final de semana também contará com outras atrações para toda a família no palco montado na Praça de Alimentação, no Piso L3.

Carol Levy se apresenta no sábado, dia 7 de dezembro, às 17h, fazendo a alegria das crianças com repertório natalino para lá de animado. Já no domingo, dia 8 de dezembro, às 16h, a Orquestra Matéria Prima faz apresentação especial.

Natal do RioMar

Para quem deseja vivenciar o clima natalino, o RioMar Recife conta com atrações gratuitas de Natal para toda a família. Com o tema “Encontros Divertidos de Natal no RioMar Recife”, a diversão e a emoção tomam conta do público neste período em que o mall, de forma descentralizada com ilhas de animação em todos os seus pisos, convida para vivenciar toda a atmosfera natalina. O projeto exclusivo do Natal do RioMar Recife conta com games, personagens, mega-árvore, entre outras atrações, no cenário principal, localizado no Piso L1. O espaço do Papai Noel fica no Piso L2, próximo da C&A, e conta também com espaço instagramável para os pets. O tradicional presépio está no Piso L4. Ainda há guirlandas gigantes e espaços para tirar fotos com o esquilo.

Continue Lendo

Cultura

Raul de Orofino reflete sobre a “realidade invisível” do amor e da vida em seu novo livro

Publicado

em

Raul de Orofino - Crédito Márcio Melges
Raul de Orofino - Crédito Márcio Melges

“Sara – Amor não rima com dor” será lançado em evento na Blooks Livraria, em Botafogo, no dia 09 de dezembro, às 19h

Quais são os limites e formas para o amor e a vida? E como “novas” realidades invisíveis podem transformar pessoas e suas atitudes? Esses questionamentos atravessam e se desenrolam em mais reflexões nas histórias contadas pelo escritor Raul de Orofino em seu novo livro, “Sara – Amor não rima com dor”, pela editora Ibis Libris. A obra será lançada na Blooks Livraria, em Botafogo, no dia 09 de dezembro, segunda-feira, às 19h, e contará com bate-papo com o autor apresentado por Lalá Guimarães.    

O livro percorre seis histórias perpassadas pelo amor, a vida, a morte e acontecimentos – ou “realidade invisível”, como classifica o autor – e mostra como cada personagem lida diante de seus desdobramentos, seja ganhar na loteria, a relação com o imponderável e a vida/morte, um triângulo amoroso, o preconceito e o desejo.

– Em cada história, os personagens entram em contato com uma “realidade invisível”, que os leva a pensar em como conduzem as suas atitudes nas relações familiares e consigo mesmo. Este livro provoca reflexões sobre como aprender a amar de forma saudável, construtiva e sem medo, mostrando que este aprendizado também é infinito – explica o autor. 

Raul, que, além de escritor, é autor teatral, ator, palestrante, tarólogo e professor de inteligência emocional, conta que, por mais que os relatos sejam ficcionais, a obra é uma construção a partir de décadas de vivências e observações no Brasil, na Espanha, na Itália, em Angola e em Portugal. A motivação para escrever veio, antes mesmo da pandemia, da vontade de contar as dinâmicas de cada realidade e seus impactos para melhores relações de afeto e amor nos âmbitos pessoais e profissionais. 

– Aprendi a lidar com aquilo que é invisível: o prato, nós o vemos; o amor, não, apenas o sentimos. E, assim, como o amor, há infinitos sentimentos e emoções que são “invisíveis”, que nos abrem caminhos para termos mais percepções e intuições que podem nos auxiliar a viver com mais sabedoria o dia a dia – reflete.

Ele espera que o público se atente a dois pontos importantes durante a experiência de leitura, que dizem respeito às nuances do amor e a reflexão sobre a morte. 

– Existe uma diferença entre o amor amargo, vindo de uma forma de amar doentia, e o amor saudável, que acontece quando realmente enxergamos o(s) outro(s) e sabemos que podemos aprender a amar melhor, nós mesmos e as pessoas que amamos. O segundo ponto é que desejo que mesmo as pessoas incrédulas possam pensar e questionar: “Será que realmente não morremos? Será que a morte pode ser dessa maneira?”. Se eu conseguir levar o leitor a se questionar pensando nos “serás”, já estou satisfeito. Pois aí, ele, leitor, pode começar a pesquisar e buscar mais respostas, mais perguntas e o caminho do conhecimento se estabelece de forma prazerosa – analisa.

“Sara – Amor não rima com dor” estará disponível nas melhores livrarias e pelo site da Ibis Libris: https://www.ibislibriseditora.com.br/sara-amor-nao-rima-com-dor—raul-de-orofino/p   

Múltiplo e sem fronteiras

Raul de Orofino é precursor do projeto “Teatro em Domicílio”, em que apresentou espetáculos em residências, dirigido por Irene Ravache e sucesso no Brasil e no exterior. O conceito evoluiu e foi representado em um voo comercial, o “Teatro a Bordo de Aviões”, tornando Raul a primeira pessoa a fazer teatro “nas nuvens”, sendo notícia na revista norte-americana Time. Publicou o livro “Mário, teu humor está no armário” (Vogais & Cia., 2010) e, em 2019, escreveu e interpretou a websérie de 21 episódios “Xarope Emocional” para o site português do jornal Dinheiro Vivo. Ao longo de 24 anos, tem apresentado seu trabalho, entre Europa, África e América Latina, como autor, professor, ator e palestrante, unindo a arte e a educação.

Além disso, ministra espetáculos-palestras e workshops de Inteligência Emocional em português, inglês, espanhol e italiano, ultrapassando a marca de 5 mil apresentações em multinacionais e universidades. O seu trabalho de espetáculo-palestra está documentado no livro “Teatro d’Impresa”, de Renata Borgato e Paolo Vergnani (Ed. Franco Angeli, 2007).

Serviço – Evento de lançamento:

Dia e hora: dia 09 de dezembro, segunda-feira, às 19h 

Local: Blooks Livraria – Praia de Botafogo, 316, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ

Entrada: gratuita

Site de Raul de Orofino: https://www.rauldeorofino.com/ 

Continue Lendo

Em Alta