Jovem velejador carioca conquista título no Nordeste

Eduardo Backheuser domina Campeonato Norte Nordeste de Optimist e garante vaga na equipe brasileira

Salvador, 5 de maio de 2024 – O velejador Eduardo Backheuser, do Iate Clube do Rio de Janeiro, consagrou-se campeão geral do Campeonato Norte Nordeste de Optimist, realizado entre os dias 1º e 5 de maio no Yacht Clube da Bahia (YCB). A competição, que reuniu mais de 150 jovens atletas de oito estados brasileiros, serviu como seletiva para a Equipe Brasileira de Vela na categoria Optimist, com vagas para disputas internacionais.

- Publicidade -

Backheuser dominou o campeonato desde o início, liderando a classificação geral após as 12 regatas. Com apenas 20 pontos acumulados, o jovem velejador carioca superou o vice-campeão, Henrique Lucena, também do ICRJ, que finalizou com 52 pontos. Manuel Bragança, outro atleta do ICRJ, completou o pódio na terceira posição, com 66 pontos.

“Tive um desempenho muito bom e estou muito feliz com a minha performance. Treino bastante e pude mostrar isso nas regatas. Foi um dos melhores campeonatos da minha vida, e dedico essa vitória ao meu irmão, à minha família e ao meu treinador Tijolo”, declarou Backheuser.

Joana Freitas se destaca entre as meninas

No feminino, a velejadora Joana Freitas se destacou como a melhor atleta da competição. Entre os estreantes, a pernambucana Maria Eduarda Vieira Beltrão, do Cabanga Iate Clube de Recife (PE), conquistou o título, seguida por Arthur Elpídio de Almeida Alves e Rafaela Gagno, ambos do Yacht Clube da Bahia.

Presença ilustre

- Publicidade -

A medalhista olímpica Fernanda Oliveira marcou presença no Yacht Clube da Bahia para acompanhar a performance de sua filha, Roberta de Oliveira Horn Mirim, representante do Clube dos Jangadeiros, de Porto Alegre (RS). Beta, como é conhecida, finalizou a competição na 64ª posição.

“A vela começou como um hobby para mim e se tornou minha profissão. Agora, acompanhar minha filha competindo é muito especial. Eu vou todos os dias com ela na água para que ela se sinta segura”, disse Fernanda Oliveira, que conquistou a medalha de bronze na classe 470 nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, ao lado de Isabel Swan.

Oportunidades internacionais

Os donos das últimas vagas para torneios internacionais da classe Optimist, como Mundial, Europeu, Norte Americano, Africano e Asiático, serão anunciados pela Optibra – Associação Brasileira dos Velejadores da classe Optimist nos próximos dias.

O Campeonato Norte Nordeste de Optimist foi um grande sucesso, reunindo jovens talentos da vela e revelando novos nomes para o cenário nacional e internacional. A competição também serviu como importante preparação para os velejadores que almejam representar o Brasil em competições internacionais.

- Publicidade -
Compartilhe este artigo
Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media.