Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

Jovem velejador carioca conquista título no Nordeste

Publicado

em

437482 1105998 Norte E Nordeste De Op
Norte e Nordeste de Op Foto: Ícaro Cerqueira

Eduardo Backheuser domina Campeonato Norte Nordeste de Optimist e garante vaga na equipe brasileira

Salvador, 5 de maio de 2024 – O velejador Eduardo Backheuser, do Iate Clube do Rio de Janeiro, consagrou-se campeão geral do Campeonato Norte Nordeste de Optimist, realizado entre os dias 1º e 5 de maio no Yacht Clube da Bahia (YCB). A competição, que reuniu mais de 150 jovens atletas de oito estados brasileiros, serviu como seletiva para a Equipe Brasileira de Vela na categoria Optimist, com vagas para disputas internacionais.

Backheuser dominou o campeonato desde o início, liderando a classificação geral após as 12 regatas. Com apenas 20 pontos acumulados, o jovem velejador carioca superou o vice-campeão, Henrique Lucena, também do ICRJ, que finalizou com 52 pontos. Manuel Bragança, outro atleta do ICRJ, completou o pódio na terceira posição, com 66 pontos.

“Tive um desempenho muito bom e estou muito feliz com a minha performance. Treino bastante e pude mostrar isso nas regatas. Foi um dos melhores campeonatos da minha vida, e dedico essa vitória ao meu irmão, à minha família e ao meu treinador Tijolo”, declarou Backheuser.

Joana Freitas se destaca entre as meninas

No feminino, a velejadora Joana Freitas se destacou como a melhor atleta da competição. Entre os estreantes, a pernambucana Maria Eduarda Vieira Beltrão, do Cabanga Iate Clube de Recife (PE), conquistou o título, seguida por Arthur Elpídio de Almeida Alves e Rafaela Gagno, ambos do Yacht Clube da Bahia.

Presença ilustre

A medalhista olímpica Fernanda Oliveira marcou presença no Yacht Clube da Bahia para acompanhar a performance de sua filha, Roberta de Oliveira Horn Mirim, representante do Clube dos Jangadeiros, de Porto Alegre (RS). Beta, como é conhecida, finalizou a competição na 64ª posição.

“A vela começou como um hobby para mim e se tornou minha profissão. Agora, acompanhar minha filha competindo é muito especial. Eu vou todos os dias com ela na água para que ela se sinta segura”, disse Fernanda Oliveira, que conquistou a medalha de bronze na classe 470 nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, ao lado de Isabel Swan.

Oportunidades internacionais

Os donos das últimas vagas para torneios internacionais da classe Optimist, como Mundial, Europeu, Norte Americano, Africano e Asiático, serão anunciados pela Optibra – Associação Brasileira dos Velejadores da classe Optimist nos próximos dias.

O Campeonato Norte Nordeste de Optimist foi um grande sucesso, reunindo jovens talentos da vela e revelando novos nomes para o cenário nacional e internacional. A competição também serviu como importante preparação para os velejadores que almejam representar o Brasil em competições internacionais.

Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media. 

Continue Lendo

Esporte

Itaguaíense Alice Mello brilha no Chapefem feminino e inspira novas gerações

Publicado

em

Itaguaíense Alice Mello brilha no Chapefem feminino e inspira novas gerações
Divulgação

Alice Mello, nascida e criada em Itaguaí , está conquistando seu espaço no cenário do futebol feminino. Atualmente defendendo as cores do Chapefem FC , a atleta tem encantado a torcida com sua habilidade e determinação. A decisão de focar no futebol veio de forma natural, quando Alice percebeu que o esporte era sua terapia. No entanto, como toda jornada, a dela não foi livre de obstáculos.

As críticas, muitas vezes cruéis e injustas , tentaram minar sua confiança. Mas com o apoio incondicional de seus pais e treinadores , ela encontrou a força para seguir em frente. No campo, Alice se destaca pela versatilidade, capaz de atuar em diversas posições, ela é um verdadeiro coringa, sempre pronta para ajudar o time. Sua marcação forte é uma das suas principais características, especificamente quando atua nas laterais. Um de seus momentos mais marcantes foi marcar um gol de falta na taça das favelas, um feito que ainda deixou mais motivada .

Para Alice, o futebol feminino vai muito além das quatro linhas. É uma luta por igualdade de gênero e uma inspiração para milhares de meninas. Apesar das diferenças entre o futebol masculino e feminino, ela acredita que as mulheres estão conquistando cada vez mais seu espaço e que o futuro é promissor. Com Neymar e Marta como suas maiores referências, Alice sonha em seguir os passos de seus ídolos e representar Itaguaí e o Brasil em competições internacionais.

Em entrevista exclusiva para o podcast edinhotaon, Alice compartilhou sua trajetória, os desafios enfrentados e os sonhos que a impulsionam a seguir em frente. Porque o futebol? “ Sempre gostei de jogar bola desde pequena, eu jogava bola na rua com os meninos e até hoje jogo ” . Quando decidiu focar no esporte? “ Eu comecei a perceber que era minha terapia ” . Teve dificuldades ? “ Muitas críticas” . O que te fortaleceu ? “ Meus pais e meus treinadores ” .

Uma qualidade? “ É a minha marcação, adoro jogar na lateral”. Um momento inesquecível? “ um gol de falta na taça das favelas “. Um conselho para as meninas que estão iniciando no esporte? “ Não deixe que as opiniões dos outros te derrubem , se você quer aquilo, vai até o final, o que importa é sua opinião, de resto é já passageiro “. Na sua opinião existe muita diferença entre futebol masculino e feminino? “ Que mulheres estão melhor que os meninos RS RS “. Um desejo? ” Que todas as meninas consigam realizar seus sonhos. Por exemplo, viajar para jogar fora e etc “. Como disse Alice, “ O futebol feminino no Brasil vai além das quatro linhas, representando uma luta pela qualidade de gênero “. Com essa determinação a atleta de Itaguaí seque em busca de novos desafios com o sonho de jogar em grandes clubes internacionais e inspirar ainda mais meninas a realizarem seus sonhos no esporte.

Com sua versatilidade em campo e um espírito de equipe inigualável, Alice mostra que o futebol feminino no Brasil vai muito além das quatro linhas. Sua trajetória é um lembrete de que o esporte tem o poder de transformar vidas e construir um futuro mais justo e igualitário.

Continue Lendo

Esporte

ADXC 8: Atletas se encaram e batem peso antes do show desta sexta; saiba como assistir ao vivo

Publicado

em

ADXC 8: Atletas se encaram e batem peso antes do show desta sexta; saiba como assistir ao vivo
Divulgação

Depois de uma semana intensa de programações oficiais para a oitava edição do Abu Dhabi Extreme Championship – ADXC 8, os lutadores estão finalmente prontos para o show, que acontece nesta sexta-feira, 6, em Al Ain, Emirados Árabes Unidos. Liderando o card, estão os astros brasileiros Jafel Filho, Roberto Cyborg e Thalison Soares, que enfrentam o iraquiano Amir Albazi, o ganês Haisam Hida e o emiradense Khaled Al Shehhi, respectivamente, nas três lutas principais. O evento será transmitido ao vivo, com exclusividade, pela plataforma online tx7.com, a partir das 11h (de Brasília).

Nesta quinta-feira, 5, foi realizada a cerimônia oficial de pesagem, na qual todos os atletas confirmaram os pesos das suas respectivas categorias. A maior diferença na balança ficou entre Roberto Cyborg e Haisam Hida. Mais pesado, o brasileiro cravou 107kg, enquanto o africano ficou um pouco acima dos 103kg. Na sequência, todos os integrantes do card ficaram frente a frente, mais uma vez, para a última encarada antes do evento.

A cena já havia sido vista também após a coletiva de imprensa, na última quarta-feira, 4. O evento, que contou com as principais estrelas do card, teve também a presença de autoridades, incluindo Tareq Al Bahri, gerente geral da International Vision Sports Management (IVSM) e mandatário do ADXC, que expressou seu entusiasmo e sua satisfação com mais uma edição de sucesso do evento.

“Enquanto celebramos o 53º Dia Nacional dos Emirados Árabes Unidos, é um prazer receber todos em um evento que honra nossa identidade e herança nacional, ao mesmo tempo em que promove o jiu-jitsu, o grappling e as artes marciais mistas. A oitava edição do Abu Dhabi Extreme Championship consolida ainda mais o papel de Abu Dhabi como líder global nesses esportes”, afirmou Al Bahri.

Também estiveram no evento Saeed Al Dhaheri, diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional de Al Ain e Al Dhafra do DCT Abu Dhabi, nomes fundamentais para a realização do show.

Cyborg: “Estou há dois anos esperando essa revanche”

Um dos destaques do ADXC 8, Roberto Cyborg também foi um dos protagonistas na frente do microfone. O atleta pesadíssimo, que enfrenta Haisam Hida, admitiu ter uma motivação extra para o confronto, já que foi finalizado pelo ganês em 2022, no único confronto entre eles.

“Enfrentei o Haisam em 2022, e as coisas não saíram como o esperado. Acabei subestimando seu potencial, tentei entrar em uma queda, não deu certo e ele acabou me finalizando em um armlock. Desde esse dia, quero essa revanche. E agora chegou o momento. Estou muito feliz por ter essa oportunidade, e grato ao ADXC por fazer isso acontecer. A hora chegou”, afirmou Cyborg.

O iraquiano Amir Albazi, número 3 da sua categoria no UFC, se mostrou entusiasmado com a estrutura do evento. Ele enfrenta o brasileiro Jafel Filho, na luta principal do card, sem quimono, na categoria dos pesos-penas.

“O Abu Dhabi Extreme entregou um evento de classe mundial, destacando os Emirados Árabes Unidos como a capital global dos esportes de combate e um destino de destaque para os atletas. Cada edição eleva o nível dos esportes de combate no cenário internacional”.

Todas as emoções do ADXC 8 poderão ser assistidas ao vivo pela TX7.com, a partir das 11h (de Brasília). A plataforma também oferecerá a reprise para quem não puder acompanhar no momento. O Instagram oficial do ADXC (adxcofficial) também anunciará os resultados em tempo real. Mais informações sobre o evento no site ADXCworld.com. Confira abaixo o card completo:

ADXC 8

6 de dezembro

Sexta-feira, 11h (de Brasília)

Al Ain, Emirados Árabes Unidos

CARD PRINCIPAL

Amir Albazi vs Jafel Filho (Grappling)

Roberto Cyborg vs Haisam Rida (Grappling)

Thalison Soares vs Khaled Al Shehhi (Jiu-Jitsu)

Movlid Khaybulaev vs James Gallagher (Grappling)

Maria Luisa Delahaye vs Brenda Larissa (Jiu-Jitsu)

CARD DE APRESENTAÇÃO

Daniel Barbosa 220v vs Thor Coringa (Grappling)

Saif Al Azeri vs Pablo Henrique (Jiu-Jitsu)

Salem Al Qbaisi vs Mukhammad Ramazanov (Jiu-Jitsu)

CARD PRELIMINAR

Omar Alfadhli vs Nicolás Ponce (Jiu-Jitsu)

Bakhromjon Ruziev vs Mido Mohamed (Grappling)

Abdulmalik Al-Murdhi vs Abdullah Al Farsi (Jiu-Jitsu)

Ahmed Al Bousari vs Craig McIntosh (Grappling)

Shamma Al Kalbani vs Peiqin Ge (Jiu-Jitsu)

Continue Lendo

Esporte

Curitiba receberá o Campeonato Sul-Americano de Escalada

Publicado

em

Curitiba receberá o Campeonato Sul-Americano de Escalada
Divulgação

Evento acontecerá entre os dias 14 a 20 de dezembro na capital paranaense

Em dezembro, a cidade de Curitiba receberá a etapa do Campeonato Sul-Americano de Escalada (South American Cup), torneio de escalada que, pela primeira vez no Brasil, incluirá as três modalidades olímpicas: Boulder, Guiada e Velocidade.

O evento acontecerá no Parque Olímpico do Cajuru entre os dias 14 e 20 de dezembro, com realização da CBEscalada e gestão da MCS. Espera-se um número recorde de atletas na competição, que representarão 9 países, e será um marco importante para a escalada esportiva no continente.

Na modalidade Boulder, os atletas serão desafiados a superar obstáculos em paredes baixas, utilizando somente a força dos braços e a técnica. Essa atividade exige uma combinação de agilidade, força e estratégia, testando ao máximo as habilidades dos competidores. Já as modalidades Guiada e Velocidade complementarão o evento, destacando o preparo físico e mental dos escaladores em diferentes formatos de prova.

A escalada esportiva, um esporte olímpico em pleno crescimento, vem ganhando mais espaço e representatividade com eventos como este, que promovem o desenvolvimento da modalidade e inspiram novas gerações de atletas.

Com realização CBEscalada e da gestão da MCS, e o apoio da prefeitura de Curitiba, do COB (Comitê Olímpico do Brasil) e do Ministério do Esporte.

Continue Lendo

Em Alta