Esporte
Santander Track&Field Run Series realiza etapa Boulevard Feira de Santana
Esporte
Brasil abre Mundial de Optimist 2024 na Argentina
Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata
O Campeonato Mundial de Optimist, em Mar del Plata, Argentina, terá início neste fim de semana. A competição, que reúne 227 atletas de 52 países, segue até sábado (14), consolidando-se como um dos principais eventos da vela jovem mundial.
Além dos desafios técnicos, os jovens velejadores enfrentam condições de vento e mar exigentes em Mar del Plata, cenário que promete intensas disputas até o final da semana. A equipe brasileira começou com ótimos resultados após as duas primeiras regatas:
Arthur Back ocupa a segunda posição, enquanto Eduardo Backheuser está em sétimo. O líder é o argentino Lucas Andres Vogta. A jovem Joana Freitas, atual campeã brasileira geral e feminina, aparece em 15º lugar. Theo Sartor e Henrique Sasaki estão em 17º e 22º, respectivamente.
O Brasil é liderado pelo técnico Tijo e pela Team Leader Ana Barbachan, velejadora olímpica que atua como mentora e suporte técnico para a equipe.
”O Mundial de Optimist é uma vitrine do futuro da vela mundial. Ver o Brasil começando tão bem, com atletas entre os melhores do mundo, é motivo de orgulho e reforça o trabalho que temos realizado na base. Estamos confiantes no desempenho dessa equipe e certos de que eles representam o país com talento e dedicação”, disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).
O Brasil tem um título mundial na classe, que foi obtido em 2021 por Alex Kuhl no Lago di Garda, na Itália.
A classe Optimist é uma das mais populares na vela mundial, sendo ideal para a iniciação ao esporte. Com 2,34 metros de comprimento, o barco é fácil de manobrar e oferece segurança para crianças e adolescentes de até 15 anos aprenderem os fundamentos da navegação em monotipos.
Além de ser uma embarcação ideal para iniciação à vela e de ótimo custo-benefício, o design do Optimist limita velocidades elevadas, reforçando a segurança durante o aprendizado. O veleiro, que suporta até 60 quilos, é adequado para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos. O nome, traduzido do inglês, significa “otimista”, refletindo o espírito de confiança e entusiasmo que a classe inspira nos jovens velejadores.
Sobre a CBVela
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.
Sobre o VelaID
Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.
Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse: velaid.com.br
Foto: Matias Capizanno
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Esporte
Phytoervas é vice-campeão da Copa Mitsubishi
Equipe foi a segunda a cruzar a linha de chegada na Volta a Ilhabela – Sir Peter Blake neste sábado (30/11)
O veleiro Phytoervas encerrou a temporada 2024 em grande estilo ao conquistar o vice-campeonato da Copa Mitsubishi na classe ORC. A equipe, comandada por Marcelo Bellotti, garantiu a segunda colocação na tradicional Regata Volta à Ilhabela – Sir Peter Blake, realizada no último sábado, 30 de novembro.
A prova, de 50 milhas náuticas (cerca de 90 km), desafiou mais de 40 veleiros nas águas do litoral norte de São Paulo. A largada ocorreu com ventos favoráveis de 13 a 16 nós, mas trechos do Canal de São Sebastião apresentaram condições de calmaria, exigindo habilidade e estratégia das tripulações. O Phytoervas, um Soto 40, cruzou a linha de chegada às 22h00’8″, pouco atrás do Phoenix 44, de Fabio Cotrim e Mauro Dottori, que finalizou às 19h32’26″. O terceiro lugar ficou com o Inaê Soto Transbrasa, que completou a prova às 2h39’40″.
“Foi uma regata desafiadora, especialmente no início, quando enfrentamos dificuldades com o vento. Do meio para o fim, conseguimos acertar a estratégia, e o desempenho da tripulação foi incrível. Concluir a prova em segundo lugar, numa disputa tão tradicional, é motivo de orgulho”, analisou o comandante Marcelo Bellotti.
Temporada de destaque
O desempenho na Regata Volta à Ilhabela consolidou um ano de vitórias para o Phytoervas, que acumulou títulos importantes, como o bicampeonato do Super 40 e o terceiro lugar na Copa Brasil da ABVO, ambos conquistados na Semana Internacional de Vela de Ilhabela, em julho. A equipe também foi campeã do Ubatuba Sailing Festival, abrindo a temporada com força total em março.
“A temporada 2024 foi fantástica. Somos gratos aos nossos patrocinadores, Phytoervas, Galápagos, Volvo Penta e Pier Boat, e principalmente à nossa tripulação. É um time unido, sem estrelas, mas com muita qualidade e entrosamento. Já estamos ansiosos por 2025”, celebrou Bellotti.
Linneu Sales, um dos integrantes da tripulação, destacou o entrosamento do grupo: “Este é o terceiro ano com todos velejando juntos. Nos momentos mais desafiadores, nossa sintonia faz a diferença. Encerramos a temporada de forma brilhante. Parabéns a todos!”.
Equipe e patrocinadores
A tripulação do Phytoervas é composta por Marcelo Bellotti, Alexandre Wissenbach, Patrick Woodyatt, Juan de la Fuente, Linneu Sales, Douglas Said, Gui Vest, Luca Bruggioni, Herculano Frazão e Klaus Gonçalves. O veleiro Soto 40 é co-patrocinado pela Galápagos Capital e conta com o apoio da Pier Boat e da Volvo Penta. As velas são fornecidas pela North Sails.
Sobre a Phytoervas
A Phytoervas nasceu em 1986 com a missão de oferecer beleza natural para os cabelos. Em sua identidade trabalha a Cosmética Integral com a extração de ativos da natureza em sua forma mais pura e de maneira responsável, sempre respeitando o meio ambiente.
A marca, pioneira no desenvolvimento do shampoo sem sal e que não para de inovar, se desenvolveu, se tornou totalmente vegana e cruelty-free. Seus produtos são livres de parabenos, sulfatos e corantes. Atualmente, vai além do haircare. Possui em seu portfólio produtos para os cuidados com o corpo e com a casa, todos podem ser encontrados no e-commerce www.phytoervas.com.br
Sobre a Galapagos Capital
A Galapagos Capital é uma companhia de investimentos full service. Fundada em 2019 por executivos seniores com vasta experiência de mercado, seu grupo econômico conta com mais de 340 profissionais em onze escritórios no Brasil e um em Miami. Possui mais de 50 mil clientes e cerca de 23 bilhões de reais sob gestão.
Foto: Flávio Perez | On Board Sports
————
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
redacao@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
Esporte
Resultados finais da Regata Sir Peter Blake
Associação Brasileira de Vela Oceânica (ABVO) é apoiadora do evento
Com a passagem do último veleiro em competição às 8h12’46” deste domingo (1º), a 24ª edição da Regata Volta à Ilhabela – Sir Peter Blake foi concluída, após mais de 20 horas de disputa.
O evento válido como a quarta etapa da Copa Mitsubishi, que também presta homenagem à Marinha do Brasil, reuniu mais de 40 equipes para o tradicional desafio de contornar Ilhabela (SP), com largada às 11h40 do sábado (30/11), nas proximidades da Vila.
A largada ocorreu sob ventos do quadrante sul, com intensidade entre 13 e 16 nós, proporcionando condições favoráveis durante grande parte do percurso. Apesar de alguns “buracos” de vento no Canal de São Sebastião, a flotilha enfrentou poucas dificuldades para alcançar a Ponta Sul da Ilha.
Diferentes rotas foram designadas de acordo com o tamanho e a classe dos veleiros:
- Contorno de Ilhabela (veleiros acima de 28 pés).
- Contorno da Ilha de Toque-Toque.
- Percurso no Canal de São Sebastião, incluindo o Farolete 4, para os HPE 25.
Resultados gerais
O Phoenix, de Mauro Dottori e Fabio Cotrim, destacou-se ao abrir vantagem ainda no Canal de São Sebastião, aproveitando ventos consistentes na área oceânica. A equipe cruzou a linha de chegada, na Ponta das Canas, às 19h32’26”, completando o percurso em 7h52’26”.
Os resultados dos primeiros colocados na linha de chegada e no tempo corrigido foram:
- Phoenix (7h52’26”).
- 4Z Phytoervas, de Marcelo Bellotti (22h00’8”).
- Inaê Soto (2h39’40”).
- Jazz, de John Julio Jansen (6h26’37”).
”Essa regata era uma disputa que deixa a gente sempre ansioso. Primeiro é que ela encerra a temporada e isso significa que vai começar uma outra. Mas a regata propriamente dita é uma regata que você não tem, às vezes, os ventos que está esperando. Normalmente é um período já que os ventos são variáveis. Depois de muita variação, momentos quase parados, conseguimos essa vitória”, disse Mauro Dottori, comandante do Phoenix.
Destaques por classe
- BRA-RGS A:
- Beleza Pura 2, de Felipe Degan, venceu no tempo corrigido, superando o Kameha Meha, de Alberto Kunath, que chegou em primeiro na linha e conquistou o título na classe Clássicos.
- Terceiro lugar: Bl3Urca, de Clauberto Andrade.
- BRA-RGS B:
- 1º lugar: Blu 1, de Marcelo Ragazzo.
- 2º lugar: My Boy, de Lars Muller.
- 3º lugar: Malagueta, de Fabio Tenório.
- BRA-RGS C (percurso Toque-Toque):
- Táquion, de Humberto Diniz, foi o campeão.
- 2º lugar: Triton, comandado por Ricardo Zamboni.
- C30 (percurso Toque-Toque):
- 1º lugar: Relaxa Building, de Tomás Mangabeira.
- 2º lugar: Bravo, de Jorge Berdasco.
- 3º lugar: Tonka, de Demian Pons.
- RGS Cruiser:
- Apenas dois veleiros completaram:
- João das Botas, da Marinha do Brasil, comandado por Paulo Donário, venceu a classe.
- Kon Tiki, de Michael Downey, ficou em segundo.
Classe HPE 25
Os veleiros HPE 25 realizaram um percurso limitado ao Canal de São Sebastião, contornando o Farolete 4 e finalizando no Farol da Ponta das Canas. Os resultados foram:
- Ginga, de Breno Chvaicer.
- Crazy Phoenix, de Mari Lindenhayn.
- Sibarita, comandado por Thiago Baraçal, com alunos da Escola de Vela de Ilhabela.
A Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica tem organização e realização do Yacht Club de Ilhabela (YCI) e patrocínio master da Mitsubishi Veículos.
A competição é apoiada por Prefeitura Municipal de Ilhabela, Associação Brasileira de Vela Oceânica (ABVO), Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Marinha do Brasil, Remax Mar & Vela, Balaio de Ideias, e-ventos, Control Service, Jornal Ancoradouro, e FEVESP.
Sobre a ABVO
Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.
A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.
Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.
Foto: Flávio Perez | On Board Sports
-
Evento7 meses atrás
AEXPI MEETING 2024
-
Cultura5 meses atrás
Orgulho de envelhecer
-
Saúde1 ano atrás
UNACCAM em Milão
-
Saúde12 meses atrás
Mentoria de carreira
-
Política1 ano atrás
Mercosul em risco?
-
Outras10 meses atrás
Revolucionando o Varejo
-
Agronegócio1 ano atrás
Inseminação em suínos
-
Gospel1 ano atrás
Unidos pela música