Siga-nos nas Redes Sociais

Rio de Janeiro

2º Fórum Ilumina Zona Oeste debate desenvolvimento sustentável e economia criativa na região do Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro

Publicado

em

Imagem Do Whatsapp De 2023 11 23 à(s) 11.36.01 Bffdc68d
Foto: Divulgação

O evento acontecerá no dia 28 de novembro das 8h às 18h com programação gratuita, na Casa SerCidadão

Rio de Janeiro – A segunda edição do Fórum Ilumina Oeste vai debater questões cruciais para o desenvolvimento sustentável do Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro e da Baía de Sepetiba, com a participação de artistas, produtores culturais, lideranças sociais, empresas, pesquisadores e moradores da zona oeste do Rio, Itaguaí e Mangaratiba no dia 28/11 (terça), na SerCidadão,em Santa Cruz, para discutir caminhos possíveis para impulsionar o crescimento dessa região através da cultura.

Nesta edição, o foco será a cultura como dispositivo fundamental para o desenvolvimento da região, abordando a aplicabilidade do conceito ASG (Ambiental, Social e Governança) na gestão da cadeia de suprimentos empresariais, na promoção da indústria criativa local, fortalecendo oportunidades de geração de renda. Além disso, o evento explora os percursos culturais, o mapa afetivo do Oeste Metropolitano e destaca o papel fundamental das juventudes na comunicação comunitária, entre outros temas relevantes.

Programação

No painel sobre ‘ASG e cadeia de suprimentos’, com a participação de Aline Pimenta, sócia e cofundadora, da Oito Sustentabilidade, Izabel Loureiro, gestora de responsabilidade social da Via Rio, Leonardo Silva, coordenador de Compras da FCC e um representante da Ternium, que abordarão a importância do ASG na cadeia de suprimentos como valor para o negócio das empresas e comunidades locais.

Já o painel ‘O ir e vir pelo Oeste Metropolitano’ explora trajetórias culturais, afetivas e de vida na região. Com mediação de Francisco Jorge, gestor de projetos da SerCidadão, conta com a participação do artista Guilherme Kid, Henrique Silveira, geógrafo, cofundador da Casa Fluminense e coordenador de Desenvolvimento Socioeconômico do Instituto Pereira Passos, Grasiela Cordeiro, produtora cultural e comunicadora, e Claudina Oliveira, da Encontrarte, instituição cultural que atua na Baixada Fluminense. Um dos cases será a produção literária de Jessé Andarilho, escritor de Antares e criador da Biblioteca Marginow.

O tema da juventude nos processos de inovação comunicacional será abordado em um painel que contará com a participação de convidados como Ana Musa, do PPG Informativo (Jornal comunitário do Pavão Pavãozinho e Cantagalo), Salvino Oliveira, Secretário Municipal de Juventudes, Kawan Lopes, Conselheiro Municipal da Juventude pela Zona Oeste, e Rene Silva, criador do Voz das Comunidades. O foco será discutir estratégias para contribuir com uma rede metropolitana de comunicação comunitária. Para encerrar o painel, o case será apresentado pelo projeto Alô Comunidade, da empresa Ternium.

O painel ‘Narrativas Colaborativas: como dar mais visibilidade às histórias de vida real?’ contará com a participação de Alexandre Henderson e outros integrantes da equipe Expedição Rio. O bate-papo vai debater a importância da disciplina ‘Sintonia com a Sociedade’, dentro da TV Globo, e como diferentes percepções norteiam ações e projetos da emissora. A intenção é conhecer o público, para criar narrativas mais reais e alinhadas com a sociedade. Para dar ainda mais força a este movimento, a Globo tem uma série de iniciativas, como o “Comunidade RJ”, “Expedição Rio” e diversos quadros construídos com pautas comunitárias.

A música será por conta do músico Gabriel Américo, de Mangaratiba. Recentemente, o artista está arrecadando fundos para cursar a Berklee College of Music, a maior faculdade de música contemporânea do mundo. O evento acontece das 8h às 18h. Para participar é preciso realizar inscrição em: https://www.sympla.com.br/evento/ii-forum-ilumina-zo/2243354

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

João Loroza navega entre o amor e o desejo em seu novo EP: “SOUL EU”

Publicado

em

Capa do EP SOUL EU, de João Loroza
Capa do EP SOUL EU, de João Loroza

Multiartista reflete sobre as subjetividades das relações afetivas, em especial do povo preto, em cinco faixas recheadas com participações especiais de grandes cantoras da nova cena do R&B e produção musical de “Gu$t”

As entrelinhas desde um olhar, um flerte até a proposta de uma vida a dois, podem ser indecifráveis. E até onde vai tudo isso? A fim de trazer à tona discussões sobre as subjetividades de relações afetivas entre pessoas, mas especificamente do povo preto, sobre sua lida com o desejo e o amor, o cantor João Loroza lança o seu primeiro EP: “SOUL EU”. Trata-se do primeiro lançamento de seu mais novo selo independente, “JL Records”. Para conferir, acesse https://onerpm.link/SOULEU

O EP conta com 5 faixas, com a proposta de reafirmar sua pesquisa musical com o R&B, mostrando sua diversidade, podendo ouvir no fone relaxando ou até mesmo na pista dançando, no baile charme ou em qualquer lugar. Cada faixa traz referências diferentes em subgêneros diferentes do R&B, como o Afrobeats, Neosoul, Pop R&B, Bounce e Alt R&B. O projeto traz 3 feats femininos da cena carioca ao longo do EP, na faixa “Sem Nada” traz a cantora “Tabatha Aquino”, a faixa “Proposta” com “Dona Nyna”, e na faixa “Em Casa” conta com a cantora Jucy. Enquanto as faixas “Na Brisa” e “Encanto” são solos. Todas as faixas com a produção musical de “Gu$t”.

Sem Nada

Uma das novidades apresentadas por João em seu novo EP é a faixa “Sem Nada”, que aborda as relações casuais movidas pelo calor do momento, o artista João Loroza. A canção tem a participação da artista carioca “Tabatha Aquino” com sua voz potente e um swing natural, além do grande produtor musical “Gu$t”, trazendo a real essência do R&B e do que se toca nos bailes charme.

– Um som de R&B dançante, pensado para atingir a nova geração que frequenta os Bailes Charme e tocar em nostalgia as gerações anteriores. A música traz referências do R&B dos anos 2000, músicas dos DVD’s “HipHop Videotraxx”, muito vendidos no subúrbio carioca, remetendo a “Usher”, “50 Cent”, “Ashanti”, “Mariah Carey” e “Nelly” – explica João.

Talento que está no DNA

João Loroza (Crédito fotográfico: Himiny)
João Loroza (Crédito fotográfico: Himiny)

Carioca de Madureira, João Loroza vem de uma família de músicos e iniciou sua paixão aos 11 anos, acompanhando seu pai, o artista Serjão Loroza, e sua irmã, Luiza Loroza, em diversos shows que lhe serviram de inspiração para sua carreira. Aos 15 anos, fazia parte da banda “Os Caras & Carol”, onde atuou por cinco anos como guitarrista, apresentando-se nos maiores eventos e casas de shows no RJ e em SP, como Rock in Rio, Circo Voador e Áudio, e abrir shows de artistas renomados, de Paralamas do Sucesso a Filipe Ret. O músico coleciona colaborações com nomes como Isabel Fillardis, Muse Maya e Ella Fernandes.

João Loroza (Crédito fotográfico: Himiny)
João Loroza (Crédito fotográfico: Himiny)

A sua estreia solo como cantor foi em 2021, com o single “31 de agosto”. Em 2022, desponta com mais dois lançamentos especiais, incorporando elementos como o Neo Soul, Dancehall e afrobeats: os singles “Quando Chega” e “Dengo”, canção que fez parte da segunda edição do Low Profile, projeto criado pela Groovestudio, mesmo estúdio que gravou “Na Brisa” e “Proposta”, seus singles mais recentes, que integram o EP “SOUL EU”. João tem um trabalho de pesquisa das sonoridades que o R&B pode proporcionar a cada faixa mostra uma referência diferente do gênero.

Ficha técnica:

Idealização/ dir. Musical e criativa: João Loroza

Produção Executiva/Criativa: Himiny

Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho

Gestão de Tráfego: Bruna Alves dos Santos

Capa: Ahoo Criativo

Fotos: Himiny

Distribuição: One rpm

Selo: JL Records

Faixas:

Sem Nada:

Intérpretes: João Loroza, Tabatha Aquino

Autores: João Loroza, Tabatha Aquino, Marcus Azevedo.

Guitarra: GTR Black, João Loroza

Beatbox: João Loroza

Produção Musical: Gu$t

Mixagem/Masterização: Smile Mix

Na Brisa:

Intérpretes: João Loroza

Autores: João Loroza

Guitarra: João Loroza, Gu$t

Produção Musical: Gu$t

Mixagem/Masterização: Smile Mix

Proposta:

Intérpretes: João Loroza, Dona Nyna

Autores: João Loroza, Dona Nyna

Violão: João Loroza

Beatbox: João Loroza

Produção Musical: Gu$t

Mixagem/Masterização: Smile Mix

Encanto:

Intérpretes: João Loroza

Autores: João Loroza, Chelle, Koliver

Baixo/Guitarra: João Loroza

Produção Musical: Gu$t

Mixagem/Masterização:Smile Mix

Em Casa:

Intérpretes: João Loroza, Jucy

Autores: João Loroza, Jucy

Teclados/Synth Bass: Sir Lucas

Guitarra: Gu$t, João Loroza

Produção Musical: Gu$t

Mixagem/Masterização: Smile Mix

Rede social: https://www.instagram.com/joaolorozaoficial/

Continue Lendo

Cultura

É gratuito: “Palco Futuro R&B” celebra os 44 anos do “Dia do Charme” em Madureira

Publicado

em

JOÃO LOROZA, THÁLIA, ISACQUE LOPES E ELLA FERNANDES
JOÃO LOROZA, THÁLIA, ISACQUE LOPES E ELLA FERNANDES

Evento apresenta a nova geração do R&B carioca na Arena Cultural Fernando Torres no dia 19 de novembro, terça-feira, véspera de feriado, das 17h às 21h

Os 44 anos do Dia do Charme serão comemorados em grande estilo, com muita música, dança e no bairro que abriga o mais famoso e tradicional baile do gênero da cidade, Madureira. Trata-se do “Palco Futuro R&B”, que chega à Arena Cultural Fernando Torres no dia 19 de novembro, terça-feira, véspera do feriado do Dia da Consciência Negra, das 17h às 21h.

Totalmente gratuito, o evento abrirá espaço para a nova geração de cantores de R&B carioca, com shows de João Loroza, Thália, Isacque Lopes e Ella Fernandes. A abertura será com DJ Michell, um dos organizadores do evento, que será coroado com um grande Baile Charme. “Palco Futuro R&B – Dia do Charme” comemora a lei que estabeleceu o “Dia do Charme”, oficialmente celebrado em 08 de março. 

– Passamos a existir para o poder público. A lei em comemoração ao Dia do Charme já foi fruto disso. Em 2013, o baile charme foi decretado como patrimônio cultural e imaterial da cidade. Em 2015, aprovamos essa lei e muita coisa boa aconteceu depois disso. É a consagração e o reconhecimento de um trabalho iniciado lá atrás, na década de 1980, pelo DJ Corello e muitos outros, como Fernandinho, Orlando e Loopy, que construíram essa história. Neste dia batemos no peito e falamos: somos charmeiros com muito orgulho! É muito gratificante saber que nasci dentro dessa cultura e construí toda minha vida profissional e pessoal graças ao Charme – afirma DJ Michell. 

De acordo com o coreógrafo, diretor artístico e ativista do Movimento Charme Marcus Azevedo, a história do Charme se constrói com quatro pilares como base – a música, a dança, a vestimenta e o comportamento – e pela mobilização do povo preto periférico e suburbano, sobretudo os dos arredores de Madureira, nas Zonas Norte e Oeste, mas também da Baixada Fluminense. Os happy hours do Centro da cidade, nas décadas de 1980 e 1990, também fortaleceram o ritmo. 

– Temos uma cultura com um jeito muito particular de contemplar, ouvir e dançar essa música black norte-americana, que trouxemos para o nosso jeito carioca de viver e, a partir disso, construímos uma outra história, que também pode ser visto no nosso dia a dia, buscando um jeito elegante e cordial. Não queremos ser mais que ninguém, mas temos nosso estilo de vida – reforça Marcus.

DJ Michell exalta a essência do Baile Charme de muita dança, coletividade, ambiente seguro e familiar, com muitas famílias construídas a partir dos bailes. Mas também sempre atento às novidades e transformações. E esse encontro de gerações se faz presente na pista e consolida a força do gênero. 

– Foi preciso se adaptar para permanecer vivo. Hoje absorvemos diversos estilos da Black Music dentro dos bailes charme, como o Afrobeat, Hip Hop e Dancehall. As roupas antigamente eram tipo as de casamento, com muitas pessoas até alugando roupa para ir ao baile. Hoje o público é mais despojado, fica mais à vontade para usar uma bermuda, um short curto, e continuam se sentindo à vontade e bem-vestidos. Nós criamos tendências de moda, tem muita gente estilosa no baile – explica DJ Michell.

E o público tem muitos motivos para comemorar, pois DJ Michell já adianta que o evento deste ano é uma prévia do que está sendo preparado para 2025.

– A nossa proposta é muito maior do que apenas um baile, mas uma grande oportunidade de interação entre os charmeiros. Será um dia de celebração e reconhecimento a um movimento tão importante e que impacta a vida de muitos negros periféricos há 44 anos. Além disso, a edição de 2024 é um momento importante para potencializarmos novos talentos para que a cena do R&B Brasil se fortaleça e cresça como merece – completa.

O projeto “Dia do Charme 2024” é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo – Edital Conexões Urbanas.

R&B em cena

JOÃO LOROZA

Carioca de Madureira, João Loroza vem de uma família de músicos e iniciou sua paixão aos 11 anos. Após cinco anos trabalhando como instrumentista, João teve sua estreia solo como cantor e compositor em 2021. João busca sonoridades que o R&B e a Black Music pode proporcionar. Sempre falando de amor e autoestima com poesia, elegância melódica e energia em seus lançamentos.

THÁLIA 

Cantora, compositora, mobilizadora social e mãe, Thália tem 21 anos, é cria da favela de Acari e recentemente representou o R&B no reality show da TV Globo “Estrela da Casa”. 

ISACQUE LOPES 

Direto da Zona Norte do Rio de Janeiro, Isacque Lopes é cantor, compositor, bailarino e ator. Com raízes no R&B, funk e hip hop, suas músicas trazem a antiga estética brasileira misturando um novo estilo para a atualidade. Na música, iniciou aos 13 anos com o single “Foi Você”. Já como MC Isacque, lançou singles como “Quando Tu Jogar”, “Só de Malícia” e “Trava”. Em 2018, teve seu primeiro feat. no trap “Preto Abusado”. Em 2020, começou a ter maior notoriedade nas redes sociais com sua série de medleys “Mashups A Capella”, somando mais de 500K de visualizações. O seu primeiro EP, “Isacque Lopes”, foi lançado em 2021, com faixas que vão do R&B ao funk. Recaída, Blondor e Bailão iniciam uma nova fase musical do cantor, com a mistura do gueto carioca e a vida glamurosa de um superstar.

ELLA FERNANDES 

Ella Fernandes é cantora, compositora, atriz e poeta da cidade de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Cantora AFROPOP com influências do Soul, gravou em parceria com Marcelo Mello Jr. a música “Fazendo Falta” e, no projeto Mana Música, as canções “De São Gonça a Salvador” e “Miçanga Balança”. Autora também das músicas “Vai ficar tudo bem”, “Barbie de rua” e “Feitiço”, Ella viralizou a sua poesia “80 tiros” (versão de “Cálice”, de Chico Buarque) alcançando milhares de pessoas com o questionamento do genocídio da população negra. Em setembro de 2022, a cantora lançou a música “Deixa Brilhar”, em parceria com o produtor angolano JossDee, e realizou o show “A vedete da Favela” no “Espaço Favela” do Rock In Rio.

SERVIÇO:

“PALCO FUTURO R&B – DIA DO CHARME”

Dia e horário: 19 de novembro, terça-feira (véspera de feriado), das 17h às 21h

Local: Arena Cultural Fernando Torres – R. Bernardino de Andrade, 200 – Madureira

Entrada: GRATUITA

Rede social: https://www.instagram.com/diadocharmeoficial/ 

LINE UP:


17h – DJ Michell 

18h – Pocket Show

  • João Loroza
  • Thália
  • Isacque Lopes
  • Ella Fernandes 

19h15 – Open Mike 

20h – “Baile Charme”

21h – Encerramento  

Continue Lendo

Rio de Janeiro

Bar da Kombi em Búzios: O Destino que Todo Turista Precisa Conhecer

Publicado

em

Bar da Kombi em Búzios: O Destino que Todo Turista Precisa Conhecer
Divulgação

Imagine um lugar onde cada detalhe é pensado para que você se sinta especial. No coração de Búzios, a poucos passos da praia, há um ponto único e acolhedor: O Bar da Kombi. Lá, você não só experimenta drinks deliciosos, mas vive uma experiência única, com a simplicidade e o toque pessoal que tornam esse lugar memorável.

O bar é literalmente uma Kombi adaptada – uma fusão de criatividade e charme – sempre cercada por um ambiente vibrante, com música boa, cores alegres e a brisa do mar ao fundo. E quem dá vida a esse espaço é Luciano Francesconi , um argentino apaixonado pelo Brasil e pela energia de Búzios & sua companheira Josy Almeida a proprietária e idealizadora de tudo. Com sorrisos acolhedores e uma simpatia que conquista à primeira conversa, Luciano e Josy não apenas servem drinks; eles oferecem momentos.

O atendimento vai além de ser apenas “maravilhoso” – Luciano um grande “Hermano”, transforma cada interação em algo especial, autêntico, sempre buscando fazer você se sentir em casa. Já a Josy Almeida sua companheira e proprietária do bar, recebe cada cliente como um velho amigo, num lugar onde o respeito e a qualidade no atendimento estão em primeiro lugar.

Ali, não há pressa. A experiência é feita para ser saboreada, assim como os drinks únicos e refrescantes, preparados com cuidado. E o melhor de tudo? É fácil aproveitar sem preocupações, pois Luciano mantém preços justos e acessíveis, que parecem uma surpresa diante do serviço impecável que oferece. 

O Bar da Kombi também é um espaço de liberdade: você pode escolher uma porção no restaurante em frente e degustá-la ali mesmo, aproveitando a energia contagiante do lugar. Luciano, sempre generoso e atencioso, faz questão de que você se sinta à vontade, como se aquele cantinho especial fosse uma extensão de sua própria casa.

Então, quando estiver em Búzios, permita-se a experiência de passar pelo Bar da Kombi. Não é apenas um drink – é um momento de alegria, uma conversa animada, e uma conexão genuína que tornam sua visita a Búzios completa. Você vai entender o que é atendimento de verdade, aquele que toca o coração e deixa saudades.

Conheça melhor sobre o espaço em:

Instagram @bardakombibuzios.

WhatsApp: +55(22)99804-3436

Endereço do bar : Rua das pedras , em frente ao shopping N1.

Texto: revistabx.com

Continue Lendo

Em Alta