Siga-nos nas Redes Sociais

Gastronomia

4 tipos de feijão e seus diferentes benefícios à saúde

Publicado

em

assorted-colored bean lot
Photo by Shelley Pauls on Unsplash

Dupla perfeita com o tradicional arroz branco, o feijão tem grande presença na culinária brasileira. Popular e versátil, ele também é o ingrediente principal de muitos outros pratos, como sopas, saladas e até mesmo petiscos. Reunindo uma série de propriedades benéficas à saúde, o feijão se apresenta em diferentes versões, como preto, branco, vermelho e carioca; cada uma delas com nutrientes específicos, o que torna ainda mais relevante a escolha por uma dieta diversificada, com a participação frequente de todas essas variedades.

Aos que ainda não conhecem as propriedades nutricionais e os benefícios de consumo desses alimentos, a Josapar, detentora das marcas Tio João e Meu Biju, reuniu uma série de informações relevantes sobre esses grãos. Confira:

 

Feijão preto

Utilizado principalmente na tradicional feijoada, o feijão preto é mais consumido na região sul e sudeste. Possui grãos pequenos e de cor preta. É muito utilizado também na culinária mexicana, em pratos como chili e burritos. Com sabor mais intenso, o feijão preto é a variedade mais rica em ferro, possui grandes concentrações de magnésio e ácido fólico, além de pequenas quantidades de ômega 3 ― substância que eleva o bom colesterol (HDL) e protege o coração.

 

Feijão carioca

Um dos mais consumidos no Brasil, o feijão carioca possui formato arredondado, cor bege com listras marrons, rende bom caldo e cozinha rapidamente. Mais consumido com arroz branco, pode também acompanhar carnes vermelhas, frangos e peixes. Este grão é uma boa fonte de cobre e molibdênio, mineral responsável pelo metabolismo saudável, e fitonutrientes, que ajudam a prevenir alguns tipos de câncer, como o de estômago. Seu alto teor de fibras auxilia também no trato intestinal.

 

Feijão branco

É mais consumido na região sudeste, possui grãos alongados e de cor branca. Ideal para a preparação de sopas, saladas e cassoulets. Recentemente, o feijão branco passou a ser utilizado em dietas para emagrecimento, pois é rico em faseolamina, nutriente que dificulta a absorção do carboidrato transformado em açúcar, que seria absorvido e estocado em forma de gordura. Para essa finalidade, o ideal é que seja consumido em forma de farinha de feijão. Além de minerais como zinco, cálcio, magnésio e ferro, a alta presença de antioxidantes nesse tipo de feijão diminui o envelhecimento das células, melhora a aparência da pele e fortalece o organismo, aumentando a imunidade.

 

Feijão vermelho

É um feijão de grãos avermelhados, maiores que os do feijão preto e carioca. Excelente acompanhamento para saladas e carnes. É muito utilizado também na culinária francesa, no preparo de sopas. Este tipo de grão apresenta a vitamina K entre suas propriedades, essencial para proteção do sistema nervoso contra os danos dos radicais livres. Devido à sua alta quantidade de fibras, dá saciedade e é uma ótima opção para quem quer perder peso. Seu consumo ainda está atrelado à redução da enxaqueca e dos cálculos renais.

 

Sobre a Josapar

Com uma tradição de qualidade desde 1922 e líder nacional do mercado de arroz, a Josapar possui unidades industriais em Pelotas (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Itaqui (RS), Tatuí (SP) e Cristalina (GO), e conta com os mais modernos processos de produção. A empresa detém a Certificação FSSC 22000, uma norma internacional de segurança de alimentos reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), para as principais unidades de arroz branco e arroz parboilizado. Além do tradicional Arroz Tio João, a Josapar está presente no mercado com o arroz e o feijão Meu Biju; com a marca SupraSoy, de alimentos em pó à base de proteína vegetal; com o Azeite Nova Oliva; e as marcas Soy+, Beleza, Exato, Tio Mingote e No Ponto.

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Gastronomia do Mar chega à Praça Mauá no sábado

Publicado

em

Gastronomia do Mar chega à Praça Mauá no sábado
Fotos: Ulisses Franceschi

Festival Gastronomia do Mar 2024 fecha com chave de ouro sua programação, neste sábado (7), a partir das 10h, na Praça Mauá, entre o MAR e o Museu do Amanhã, produzido pela C Comunicação, sob curadoria da chef Flávia Quaresma.

Depois de passar pelo Jardim Icaraí e pelo Mercado São Pedro, em Niterói, o festival chega ao Porto do Rio de Janeiro, de frente para as águas da Guanabara, onde três chefs e um sommelier de renome darão aulas gratuitas de receitas e de harmonização de vinhos e pescados, no Palco Naturgy.

As aulas começam às 11h, com Monique Gabiatti, chef e proprietária do Polvo Bar. Em seguida, vêm a curadora Flávia Quaresma (12h) e o chef do premiado Gruta de Santo Antônio, Alexandre Henriques (13h). O sommelier Marcelo Copello fecha as aulas, ensinando as melhores harmonizações entre vinhos e pescados, às 14h, mas o festival ainda terá uma apresentação musical, às 15h, no Palco Sesc.

“Fiquei muito feliz em fazer a curadoria deste festival, que é o primeiro voltado para a gastronomia de peixes e frutos do mar, essa riqueza que o Rio de Janeiro e Niterói têm em comum. A nossa ideia é movimentar os restaurantes das duas cidades, movimentar o público, mostrando como comer peixe é bom, além de ser saudável, e, com as aulas, ensinar a praticidade de se fazer peixe”, ressalta a chef Flávia Quaresma, curadora do festival.

Circuito gastronômico reúne mais de 30 restaurantes

Também vai até sábado o Circuito Gastronômico do festival, que acontece todos os dias. São mais de 30 restaurantes, do Rio, de Niterói e região, servindo pratos especiais de pescados, incluindo estabelecimentos premiados, como a Babbo Osteria e a já citada Gruta de Santo Antônio.

A versatilidade do festival se mostra em massas com frutos do mar, como no Ragazza di Pasta, do Centro; e no Mr. Lang, de Itaipu, além de combinações nordestinas, no Canto do Peixe (Centro), Dos Sertões (Icaraí) e Siri (São Francisco), até hambúrguer de salmão do Odashi (Icaraí) e o rosbife de pirarucu do Gurumê (Icaraí).

O lado mais tradicional destaca nomes como o Berbigão Grill, de frente para as colônias de pescadores de Jurujuba; o arroz de polvo da Família Paludo (São Francisco). De Niterói, também participam Armazém São JorgeBoteco ConfrariaCasa Di Lucy, FafelliLucca ForneriaMalbekNamorandoPitangaQueen JardimSalve Simpatia e Torninha (Icaraí); Ancestral (Engenho do Mato), Bicho Papão (Jurujuba), Sagrado Mar (Mercado Municipal) e Único Casa na Praia (Piratininga).

O circuito conta ainda com ArabescoGutas, do Centro do Rio; Polvo Bar, de Botafogo; Espeto Brasileiro, de Copacabana; Tasca do Marquês, no Barra Shopping; e o Malona’s, de Itaipuaçu (Maricá), além do food truck itinerante Sushi Barcellos.

A relação de participantes, além dos endereços dos restaurantes e locais dos eventos de rua, está no site https://gastronomiadomar.com.br.

‘Riquezas do Mar’ tem frutos-do-mar em exposição

Em paralelo aos eventos de rua o festival mostrará a exposição “Riquezas do Mar”, organizada pela Fiperj (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro). Mesclando arte e ciência, a mostra reúne imagens e textos de dez frutos-do-mar comuns à Baía de Guanabara e ao litoral fluminense em geral, como polvo, mexilhão, camarão-rosa e sete espécies de peixes: tamboril, trilha, dourado, tainha, namorado, robalo-flecha e sardinha-verdadeira.

 

Sobre o festival

Criado para movimentar toda a cadeia econômica e produtiva, da rede de pesca ao prato, o Festival Gastronomia do Mar tem patrocínio da Naturgy, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O festival ainda tem apoio institucional da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, apoio da Fecomércio-RJ e coparticipação do Sesc e parceria educacional do Senac, além de parcerias com SindiRio e da Abrasel – representando os bares e restaurantes – e com as prefeituras de Niterói e do Rio de Janeiro.

 

Continue Lendo

Gastronomia

Restaurante Vila Don Patto celebra dezembro com cardápio especial e atrações natalinas

Publicado

em

Restaurante Vila Don Patto celebra dezembro com cardápio especial e atrações natalinas
Divulgação

Com as festas de fim de ano se aproximando, o restaurante Vila Don Patto, referência em gastronomia portuguesa e italiana, preparou uma programação especial para o mês de dezembro, com opções para toda a família e sabores que celebram o Natal e o Ano Novo.

Cardápio de Natal e Programação

A partir do dia 2 de dezembro, o restaurante português passa a atender diariamente, trazendo pratos típicos e receitas tradicionais para os amantes da culinária lusitana. Já o restaurante italiano inicia seu funcionamento no dia 5, de quarta a domingo, com destaque para massas, risotos e outros clássicos da Itália.

Reprodução: Divulgação

No dia 16, a Vila Don Patto adiciona ainda mais diversão à experiência, com a abertura do espaço kids e da loja de artesanato a partir das 12h. Este é o momento ideal para famílias que desejam aproveitar um passeio completo, combinando boa comida, lazer para as crianças e a oportunidade de adquirir produtos únicos e artesanais.

Continue Lendo

Gastronomia

SABORES DA SERRA: CANTO DA GULA – BISTROZIN DA MONTANHA PROPORCIONA EXPERIÊNCIA AFETIVA EM SANTO ANTÔNIO DO PINHAL

Publicado

em

SABORES DA SERRA: CANTO DA GULA – BISTROZIN DA MONTANHA PROPORCIONA EXPERIÊNCIA AFETIVA EM SANTO ANTÔNIO DO PINHAL
Elias Gomes

Com pratos autorais e ingredientes regionais de produtores locais, Canto da Gula ganha destaque pela sua gastronomia afetiva

Localizado no coração da serra, em Santo Antônio do Pinhal, Serra da Mantiqueira, o Canto da Gula – Bistrozin da Montanha é mais do que um simples restaurante: é uma imersão sensorial que transporta os visitantes para um universo de sabores, afetos e tradições familiares. Fundado em 10 de junho de 2000 por Cristina Castro, o endereço nasceu com o propósito de oferecer uma casa especializada em sopas, mas a acolhida e o carinho no preparo de cada prato fizeram com que o restaurante rapidamente ganhasse popularidade e se expandisse, passando a servir receitas autênticas da família.

A trajetória do Canto da Gula começa com uma herança culinária passada de mãe para filha. A matriarca, com seu jeito único de cozinhar, ensinou para Cris, as receitas que são preparadas até hoje no restaurante, mantendo viva a memória afetiva e o sabor autêntico de cada prato. O famoso slogan da casa, “receitas consagradas com o tempero da montanha”, reflete bem esse elo entre o passado e o presente, em que cada prato conta uma história de dedicação e amor à culinária.

A proposta gastronômica do Canto da Gula – o Bistrozin da Montanha é simples, mas sofisticada. Por lá, o frescor e a qualidade dos ingredientes são prioridades. “Os produtos locais e regionais são a base de pratos como o nosso bacalhau e o picadinho da gula, duas especialidades da casa que não podem faltar no menu”, conta Cris.

O restaurante se destaca pela hospitalidade e pelo carinho com que os clientes são recebidos. “A experiência vai muito além de uma refeição comum; é como um abraço acolhedor, que alimenta não apenas o corpo, mas também a alma. Cada prato é preparado na hora e servido individualmente para que o cliente perceba, em cada garfada, nosso carinho e amor pela cozinha”, comenta Cristina.

Seja pela beleza dos pratos, pela qualidade dos ingredientes ou pela imersão emocional que oferece, o Canto da Gula – Bistrozin da Montanha é uma verdadeira celebração da gastronomia regional e da hospitalidade que faz do endereço um lugar único.

RESTAURANT WEEK

O Canto da Gula Bistrozin da Montanha participa até dia 15 de dezembro do festival gastronômico Campos do Jordão Restaurant Week. Com o tema “Diversidade Culinária Regional”, o festival oferece menus com entrada, prato principal e sobremesa por um valor fixo e atrativo. São quatro categorias Tradicional, Plus, Premium e Diamond que podem contemplar almoço e jantar. Os valores partem de R$54,90 até R$149,00. Os restaurantes Alquimia – Serra da Estrela, Kanguru’s e Harry Pisek também fazem parte do festival.

O Menu Week no Canto da Gula acontece no almoço e sai a R$68,90. São duas opções de entradas Crostata servido com pasta de ricota com pinhão e caponata ou Mix da gula mix (Bolinho de truta, bolinho de arroz e pastel de queijo); três opções de prato principal Risoto da Roça, uma releitura caipira do baião de dois com arroz arbóreo, feijão, linguiça fina defumada, queijo da Mantiqueira e couve crocante; Nhoque recheado de pinhão, feito com massa de sêmola recheada com requeijão e pinhão, servida com molho de tomates frescos; e Laranja de Berinjela, fatias de berinjela empanadas, entremeadas com molho de tomates frescos e muçarela, gratinada com parmesão maturado.

É claro que a sobremesa não poderia faltar. O Mousse de queijo com Goiabada, uma releitura do Romeo e Julieta e Sorvete de creme com farofinha crocante de pinhão e calda de nutella. 

“Todos os pratos trazem um pouco da história da nossa região. E o pinhão é o protagonista nas nossas receitas no Menu Week por representar muito bem a Serra da Mantiqueira”, conta Cristina Castro. 

O Canto da Gula – Bistrozin da Montanha fica na Avenida Antônio Joaquim de Oliveira, 646 – Centro, Santo Antônio do Pinhal e funciona de quinta a domingo: quinta-feira das 12h às 16h e das 19h às 22h; sexta-feira e sábado: das 12h às 16h30 e das 19h às 22h30; e domingo das 12h às 17h. 

AÇÃO SOCIAL

Além de estimular o mercado gastronômico da região, o festival também mira na transformação social. A cada menu vendido, o cliente poderá realizar a doação de R$2 para o para o GACC – Grupo de Assistência à Criança com Câncer, com sede em São José dos Campos. As doações poderão ser feitas diretamente ao @gaccvale pelo QR Code nos totens do festival encontrados nas mesas das casas participantes.

DICA DE HOSPEDAGEM:

Localizado a poucos passos do charmoso centrinho turístico de Vila Capivari, a pousada D’Biagy Premium, em Campos do Jordão, oferece uma experiência única de luxo e conforto. Com acomodações em estilo provençal, equipadas com piso aquecido nos banheiros, o hotel garante um ambiente aconchegante e sofisticado. Além disso, sua área de lazer conta com um bar exclusivo, spa privativo e uma estrutura elegante para eventos, perfeita para reuniões e encontros de negócios. A Pousada fica na: Avenida. Senador João Sampaio, 187, Campos do Jordão, SP. Reservas: familiadbiagy.com.br

Continue Lendo

Em Alta