6 dicas de planejamento financeiro para o início de um novo ano

A consultora de negócios Carine Oliveira fornece algumas dicas para organizar as finanças e ter um 2024 mais produtivo

Você conseguiu tirar as metas de 2023 do papel? Fazer um planejamento financeiro para o ano de 2024 é fundamental para quem busca alcançar as suas metas, objetivos e sonhos, afinal, o maior obstáculo para a maioria dos planos é a organização financeira. Pensando nisso, a consultora de negócios e especialista em planejamento e estruturação do desenvolvimento empresarial, nas áreas comercial e financeira, Carine Oliveira, compartilha algumas dicas para planejar as finanças de forma coerente e alinhada com seus objetivos.

1) Conheça sua real situação financeira
Em primeiro lugar, a pessoa precisa saber a sua real situação financeira para organizar as finanças. Por isso, é fundamental ter o registro de todos os gastos mensais, incluindo despesas fixas e variáveis. “Fazer esse balanço é necessário para identificar o quanto se gasta em cada despesa e para onde está indo o seu dinheiro, assim como visualizar quais mudanças são possíveis no seu orçamento”, explica Carine.

- Publicidade -

2) Defina seus objetivos de vida, curto, médio e longo prazo
A consultora também destaca que é importante definir quais são os seus objetos de vida a curto, médio e longo prazo, e quais são suas prioridades. “Isso ajuda a não gastar tudo que ganha de forma descontrolada e gera mais disciplina para alcançar as suas metas”.

3) Planeje seus gastos mensais em despesas fixas, variáveis, investimento e lazer
Estabeleça uma estimativa de valor para cada uma das suas despesas fixas, variáveis, assim como investimentos e lazer. “A partir disso, você tem uma noção do que precisa ser ajustado de seu salário e como modificar seus hábitos de consumo de forma sustentável”, comenta.

4) Desenvolva o hábito de acompanhar suas despesas diariamente
Hoje em dia, existem diversos aplicativos que o indivíduo pode usar para lançar as suas despesas e acompanhá-las diariamente, indica a consultora. “Controlar as despesas ao longo do mês é essencial para manter uma vida financeira saudável e atingir seus objetivos. Afinal, você precisa gastar menos do que ganha para conseguir poupar, investir e alcançar as metas que dependem do dinheiro, seja fazer um curso, comprar um carro ou abrir um negócio”.

5) Evite gastar por impulso
Quando a pessoa compra por impulso devido alguma questão emocional, ela pode adquirir dívidas que não tinha ou acumular com as que ela já tem. “As compras por impulso são capazes de arruinar a vida financeira e a qualidade de vida. Por isso, recomendo seguir a regra da espera antes de comprar algo novo, evitar fazer compras com pessoas muito consumistas e, principalmente, aprender a lidar com o desejo de comprar alguma coisa. Também é válido mapear quais são os seus gastos mais impulsivos, ou seja, qual o seu padrão de compras? Tem pessoas que cometem deslizes com sapatos, outras com livros e produtos temáticos, ou comida. Entender seu padrão de consumo ajuda a equilibrar as emoções e reais necessidades na hora da compra”, explica Carine.

6) Busque alternativas como: aplicativos de descontos e orientações de um profissional da área para obter bons resultados
Usar aplicativos de descontos e ter orientações de um profissional da área ajudam a aliviar o seu orçamento e conquistar suas metas e sonhos. “O planejamento financeiro elimina as suposições sobre o gerenciamento de suas finanças e ajuda a entender as implicações de cada decisão financeira que você toma. Todo mundo tem objetivos diferentes, por isso é importante ter um plano que funcione para você e sua situação financeira, agora e no futuro”, finaliza a consultora.

- Publicidade -

Sobre Carine Oliveira (@carineoliveiraconsultoria):

Carine Oliveira é consultora de negócios e especialista em planejamento e estruturação do desenvolvimento empresarial, nas áreas comercial e financeira. Ela é referência em diagnosticar processos comportamentais na gestão que impedem o desenvolvimento do negócio, gerando soluções pontuais de forma estratégica, de acordo com as necessidades de cada empresa e das pessoas que estão inseridas no processo. Mais informações: www.instagram.com/carineoliveiraconsultoria/

Compartilhe este artigo
Segue:
Autora na Gazeta24h e agora na ImprensaBr, sempre com comprometimento com a imparcialidade na informação.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *