Esporte
Liga esportiva terá ícones do esporte em Floripa

No sábado, 7 de dezembro, Florianópolis recebe a 9ª e última etapa da Liga Esportiva NESCAU® 2024, na Praia Barra da Lagoa. O evento será marcado por muita atividade física, sol e mar, com a presença das embaixadoras da marca Flávia Saraiva e Sophia Medina. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial: https://www.nescau.com.br/liganescau.
Considerado o maior campeonato poliesportivo estudantil do Brasil, a Liga Esportiva NESCAU® promove a inclusão de jovens com e sem deficiências, unindo modalidades adaptadas e não adaptadas em um só lugar. A etapa de Floripa contará com diversas atividades, como futebol de areia 5×5, surfe, vôlei de praia e beach tênis. Além disso, haverá oficinas e desafios como altinha, chute ao gol e bambolê, com opções adaptadas para todos.
As categorias de competição incluem Kids (7 a 9 anos), Pré-mirim (10 a 11 anos), Mirim (12 a 13 anos), Infantil (14 a 15 anos) e Juvenil (16 a 17 anos), além de oficinas e desafios para meninos e meninas nascidos a partir de 2017.
“Encerramos a temporada com uma energia contagiante, em um ambiente praiano e descontraído. Vai ser mais um dia de inclusão e diversão com a participação das nossas embaixadoras Flávia Saraiva e Sophia Medina”, afirma Anamaria Monte, gerente de marketing da Liga Esportiva NESCAU®.
A Liga Esportiva NESCAU® já impactou mais de 55 mil jovens em nove edições, com a participação de cerca de 2 mil instituições de todo o Brasil. A 10ª edição, em 2024, segue como o maior e mais inclusivo campeonato poliesportivo estudantil do Brasil.
Serviço:
Local: Praia Barra da Lagoa, Rua Amaro Lagoa, 225
Data: 7 de dezembro
Horário: 9h às 17h
Inscrições: Gratuitas pelo site https://www.nescau.com.br/liganescau
Esporte
TV Brasil mostra jogo Brasil X Colômbia pela Copa América Feminina

A TV Brasil transmite o quarto jogo da seleção brasileira na Conmebol Copa América Feminina 2025 nesta sexta-feira (25), às 21h. A emissora pública leva ao ar as emoções do duelo Brasil x Colômbia pela quinta e última rodada da fase de grupos do torneio disputado em Quito, capital do Equador, às 20h45, em sinal aberto, para todo o país, logo após a novela Sangue Oculto.
O app TV Brasil Play também exibe em tempo real o confronto no estádio Banco Guayaquil, que marca o término da participação do elenco canarinho na primeira etapa da competição. A partida tem a narração de Luciana Zogaib e comentários de Brenda Balbi e Rachel Motta.
O canal acompanha todos os jogos do Brasil na busca pelo título.
Campanha invicta
Com a vaga garantida nas semifinais, após ganhar suas três partidas e conseguir nove pontos na tabela do Grupo B da Conmebol Copa América Feminina 2025, o Brasil disputa com a Colômbia o primeiro lugar da chave. Se empatar o confronto direto, a seleção canarinho assegura a liderança. O rival só toma a posição em caso de vitória sobre o Brasil.
O elenco treinado pelo técnico Arthur Elias venceu com autoridade os três duelos disputados na competição. A campanha iniciou com o 2 x 0 sobre a Venezuela com gols de Amanda Gutierres e Duda Sampaio.
Na sequência, a Amarelinha goleou a Bolívia por 6 x 0. Balançaram as redes Luany com dois gols, Kerolin com três tentos e, novamente, Amanda Gutierres. Na última partida, a seleção canarinho superou o Paraguai por 4 x 1 e carimbou a classificação para as semifinais com uma rodada de antecedência e 100% de aproveitamento. Yasmin, duas vezes, Amanda Gutierres e Duda Sampaio marcaram pelo país. A paraguaia Claudia Martínez descontou ao fazer o primeiro gol sofrido pelo Brasil na competição.
A tabela do Grupo A do torneio é parecida. A Argentina também está na primeira colocação com os mesmos nove pontos do Brasil e a classificação confirmada. O Chile ocupa a vice-liderança com seis pontos. A segunda vaga ainda é disputada por Equador e Uruguai que dividem a terceira posição com quatro. Sem pontos conquistados, o Peru está eliminado da competição.
Próximos jogos
Em caso de classificação para as semifinais como primeiro do Grupo B, o Brasil joga na terça (29), às 21h, no estádio Casa Blanca. Se terminar como vice-líder da chave, a seleção canarinho entra em campo antes, na segunda (28), às 21h, no mesmo estádio.
A grande final será no sábado (2), às 18h, também no estádio Casa Blanca. Em caso de derrota na semifinal, a seleção brasileira disputa o terceiro lugar na sexta (1º), às 21h, no palco que recebe a decisão do campeonato.
Competição
A primeira fase da Conmebol Copa América Feminina 2025 é disputada no sistema de pontos corridos em dois grupos com cinco seleções cada que jogam entre si. As duas mais bem classificadas conquistam vaga para as semifinais que ocorrem em partidas eliminatórias únicas. As seleções ganhadoras do mata-mata decidem o torneio.
Maior vencedora e atual campeã da Conmebol Copa América Feminina, com o título de 2022, a seleção brasileira busca a nona taça este ano. O escrete canarinho levou oito títulos nas nove edições disputadas desde 1991. Na competição atual, o Brasil está no Grupo B, junto com Bolívia, Colômbia, Paraguai e Venezuela. O Grupo A é formado por Argentina, Chile, Equador, Peru e Uruguai.
A final está prevista para o dia 2 de agosto. Três estádios equatorianos recebem as disputas do torneio: Casa Blanca, da equipe LDU Quito; Chillogallo, do clube Aucas; e Banco Guayaquil, do time Independiente del Valle.
O Brasil já tem vaga assegurada para a próxima Copa do Mundo Feminina, em 2027, por ser o país-sede, mas ainda tenta se garantir nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. Para isso, a seleção canarinho precisa levantar a taça ou ficar com o vice-campeonato da Conmebol Copa América Feminina 2025.
Esporte feminino em destaque
A transmissão da Conmebol Copa América Feminina 2025 está integrada à estratégia da TV Brasil de ampliar a presença do esporte feminino em sua programação.
O canal exibe atualmente os jogos da Série A1 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino e as fases decisivas das Séries A2 e A3 da modalidade, além das finais das categorias de base pelo título do Brasileirão Feminino Sub-17 e Sub-20.
A TV Brasil também é a emissora oficial da Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa) e mostra os confrontos da competição.
Por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), que reúne 167 emissoras de televisão e 165 de rádio, os torcedores de todo o país podem assistir às partidas e acompanhar seus times na disputa dos campeonatos.
Repercussão
A exibição do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol tem trazido cada vez mais espectadores para a TV Brasil. Em 2025, a audiência média da competição teve aumento de 23,8% em relação a 2024. Os números consideram a primeira fase da Série A1, que neste ano terminou em 18 de junho e são relativos às praças do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. O desempenho representa 51% mais audiência que a média da TV Brasil em 2025.
O aumento da audiência veio acompanhado de crescimento do alcance médio de 118 mil para 140 mil domicílios por jogo. Também houve aumento no tempo domiciliar, o que representou uma média de 2 minutos a mais por partida.
Na Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), a primeira fase do Brasileirão registrou aumento de 42,8% no alcance das emissoras parceiras: de 2,1 milhões de indivíduos em 2024 para 3 milhões em 2025. Essas são as praças e emissoras onde a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) possui coleta de programação: TV Brasil/SP, RJ e DF; Rede Minas/MG; TV Cultura do Pará/PA; TV UFG/GO; TVE/RS; TVU Recife/PE; TVE Bahia/ Salvador; TV UFSC/ SC; TV Encontro das Águas/AM; TV Ceará/CE.
“A TV Brasil se orgulha de ser a tela do esporte feminino. Acreditamos que o esporte merece e precisa de mais espaço, o que muitas vezes não ocorre na mídia comercial. É uma forma de incentivo e difusão da prática. Desde o ano passado, essa é uma diretriz clara da programação da TV pública”, afirma o diretor-presidente da EBC, Jean Lima.
Videocast Copa Delas
Fique por dentro das novidades, curiosidades e bastidores do futebol feminino com o Copa Delas, videocast da TV Brasil disponível no Youtube. A produção esportiva traz entrevistas exclusivas, análises das partidas, destaques das jogadoras e conteúdos inéditos sobre os clubes e a seleção brasileira. Veja aqui.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
Serviço
Conmebol Copa América Feminina 2025 – 1ª fase na TV Brasil
5ª rodada – Brasil x Colômbia – sexta, dia 25/7, às 20h45
Esporte
Cléber Machado: Uma voz que ecoa memórias no tempo da televisão

Entrevista-manifesto celebra a jornada de um narrador que transcendeu o microfone e transformou a crônica esportiva em linguagem afetiva
Crédito: LeoDias TV/Divulgação
Legenda: Cléber Machado ao lado de Flávio Ricco nos bastidores da LeoDias TV: reencontro marcado por confidências, emoção e histórias que moldaram a crônica esportiva brasileira.
Há vozes que apenas informam. Outras, formam memória coletiva. Cléber Machado pertence à segunda linhagem. Em sua participação no Programa Flávio Ricco, que vai ao ar em 29 de julho na LeoDias TV, o narrador compartilha não apenas marcos de uma carreira de quatro décadas, mas emoções de quem se fez parte do imaginário nacional. O especial, gravado como uma espécie de acervo oral, é menos entrevista e mais celebração de um percurso narrativo que acompanhou gerações.
“Eu achava que o auge da minha carreira seria ser diretor artístico de uma rádio”, revela Cléber. A declaração, dita com a simplicidade de quem não imaginava narrar Copas do Mundo, finais olímpicas e histórias que atravessaram fronteiras, dá o tom de um episódio íntimo, generoso e revelador.
A saída da TV Globo, após décadas de casa, é tratada por Cléber com a honestidade de quem vê a vida como um campo aberto. “Para mim foi inesperado, para eles não”, resume. Em seguida, reflete sobre a passagem para a Record com a elegância de quem sabe que legado não se apaga: “Não cometi nenhuma traição”. Cada resposta é um exercício de pausa, de escuta interior, de postura ética num mercado muitas vezes ruidoso.
A conversa conduzida por Flávio Ricco revela, com precisão, a transição de Cléber como mais do que mudança de emissora: uma nova camada em sua própria narrativa — menos institucional, mais existencial.
Entre lembranças de bastidores e reflexões sobre o futuro da narração, Cléber emociona-se ao ouvir mensagens de sua esposa e filha. Em silêncio, enxuga os olhos. A câmera permanece. Não há ensaio, não há enquadramento que prepare o telespectador para esse instante de humanidade pura. É ali, sem microfone ou escalação, que o narrador revela-se narrado — e, por um momento, desarmado.
No outro extremo da emoção, o riso também encontra espaço. Entre takes, Cléber gargalha de si mesmo, dos tropeços e dos improvisos, como quem entende que, no fundo, o que fica não é a voz — é o gesto.
Ao abordar a presença feminina na narração esportiva, Cléber fala menos sobre mercado e mais sobre vocação. A admiração que nutre pelas profissionais que chegam não é protocolar — é parte de sua escuta ativa ao tempo. Há, em seu discurso, uma atenção rara à mudança, sem ressentimento ou superioridade. Apenas respeito.
Por isso, talvez, Cléber Machado continue a ser uma das vozes mais reconhecíveis — e confiáveis — do país: porque fala como quem ainda escuta. Como quem sabe que, na era da velocidade, permanecer é quase um ato de resistência.
A participação de Cléber no Programa Flávio Ricco é mais do que uma entrevista: é uma homenagem viva à delicadeza em meio ao espetáculo. Uma reafirmação de que, no mundo veloz do entretenimento, há espaço — e reverência — para quem fez da televisão um lugar de encontro, da voz um gesto de afeto, e da carreira, um legado sensorial.
A edição completa estará disponível a partir de 29 de julho na LeoDias TV, no YouTube. Um convite à escuta, ao riso contido, à lágrima que escapa — e à memória que insiste em ficar.
Serviço
Programa Flávio Ricco
– Data: 29 de julho de 2025 (terça-feira)
– Onde assistir: LeoDias TV (YouTube), às 19h
Esporte
Vôlei: Brasil vence Alemanha e encara Japão na semi da Liga das Nações

A seleção brasileira feminina de vôlei assegurou a classificação às semifinais da Ligas das Nações e ficou mais perto do título inédito na competição. Nesta quinta-feira (24), a amarelinha derrotou Alemanha por 3 seta a 0 (25/19, 26/24 e 25/14), em Lodz (Polônia). A adversária do Brasil na semi será a equipe japonesa, que mais cedo bateu a Turquia por 3 sets a 2. Brasileiras e japonesas se enfrentam no próximo sábado (26), a partir das 15h (horário de Brasília). Antes, às 11h, ocorrerá a outra partida da semi, entre Itália e Polônia.
O confronto pode ser a chance de a seleção brasileira devolver o revés sofrido para o Japão (3 sets a 2) na semifinal da edição do ano passado da Liga das Nações. Na final, as asiáticas foram superadas pelas italianas, que faturaram o título. Coincidentemente, os duelos das semifinais de 2024 se repetiram este ano. Brasil e Japão se enfrentaram no último dia 13, no encerramento da primeira fase (classificatória), com vitória da amarelinha por 3 sets a 0.
#VNLFinals: BRAZIL SWEEPS! 🇧🇷🔥
A dominant 3-0 win over Germany sends “A Seleção” to the semifinals in style! 💚💛
🎥 Highlights coming soon — stay tuned!
🏐 #VNL2025 #BePartOfTheGame #Volleyball #Volei pic.twitter.com/Tw2Bpk1EkK
— Volleyball World (@volleyballworld) July 24, 2025
O triunfo desta quinta (24) sobre a Alemanha foi o segundo do Brasil na competição. Na primeira semana da fase classificatória, no Rio de Janeiro, a amarelinha já havia superado a Alemanha por 3 sets a 2. No jogo desta quinta (24), a oposta Rosamaria foi a maior pontuadora, com 13 acertos, seguida pela capitã Gabi, que anotou 12 pontos.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
“Uma ótima vitória, jogo de quartas de final é sempre uma tensão, porque o próximo passo é ir para uma zona de medalha. A Alemanha fez uma campanha incrível, nosso primeiro jogo no Brasil foi muito duro e acho que hoje também, o resultado de 3 sets a 0 não demonstra o quanto, de fato, esse jogo foi duro para ambos os lados. Acho que a gente começou muito bem o primeiro set, que nos deu energia. Acho que a gente encontrou nosso ritmo pra conseguir essa vitória. Agora nossa missão é descansar e pensar no nosso próximo adversário que é o Japão”, analisou Rosamaria.
A final da Liga das Nações será no domingo (27), às 15h. Antes, a partir das 11h, haverá a disputa do terceiro lugar.
ROSAMARIA COM 13 PONTOS pic.twitter.com/ojgIr7gfBZ
— Vôlei Brasil (@volei) July 24, 2025