Esporte
Brasil conquista vitória histórica sobre os EUA no futebol feminino

“Um dia histórico”. Foi desta forma que o técnico Arthur Elias qualificou a vitória de 2 a 1 do Brasil sobre os Estados Unidos em partida amistosa disputada na madrugada desta quarta-feira (9) no estádio PayPal Park, em San Jose. Este foi o primeiro triunfo da história da seleção feminina sobre as atuais líderes do ranking de seleções da Fifa em território norte-americano.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Seleção Feminina de Futebol (@selecaofemininadefutebol)
“Fizemos mais um dia histórico para a seleção brasileira, com uma vitória aqui, no território americano, contra uma seleção muito vitoriosa, com uma mentalidade forte e com muitas opções de jogadoras extremamente qualificadas. Estou muito, muito satisfeito, pois a equipe foi consistente e merecedora de um resultado histórico e muito difícil de acontecer”, declarou o comandante do time brasileiro.
O jogo
Apesar de garantir a vitória após o apito final, a seleção brasileira ficou em desvantagem no marcador com menos de um minuto de bola rolando. Com 35 segundos, Catarina Macario aproveitou falha da goleira Natascha para chutar para o fundo do gol.
Porém, ainda no primeiro tempo, aos 23 minutos, a camisa 10 Kerolin recebeu na ponta direita, avançou com liberdade e bateu cruzado para deixar tudo igual. A partir daí tanto Brasil como Estados Unidos partiram em busca da vitória, deixando o confronto aberto.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Seleção Feminina de Futebol (@selecaofemininadefutebol)
Na etapa final a seleção brasileira mostrou mais eficiência para ficar com a vitória final. Já aos 49 minutos, o Brasil aproveitou o ímpeto ofensivo das norte-americanas para encaixar rápido contra-ataque que culminou em passe de Luany para Amanda Gutierres, que teve apenas o trabalho de escorar para o fundo do gol.
Próximo compromisso
Após a vitória sobre os Estados Unidos a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou o próximo compromisso da seleção feminina. O Brasil medirá forças com a França no dia 27 de junho em Grenoble. O jogo faz parte da preparação da equipe para a disputa da Copa América, que será disputada no Equador entre os dias 12 de julho e 2 agosto.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Seleção Feminina de Futebol (@selecaofemininadefutebol)
“O amistoso [com a França] fechará a preparação para a Copa América, que terá enfrentamentos diferentes na maneira de jogar das seleções. Mas quando enfrentamos seleções de alto nível, nos preparamos para qualquer cenário”, declarou o técnico Arthur Elias.
Esporte
Sada Cruzeiro derrota Vôlei Renata/Campinas e é campeão da Superliga

Depois de parar de forma surpreendente nas quartas de final da temporada passada, o Sada Cruzeiro deu o troco no Vôlei Renata/Campinas neste domingo (4) e se sagrou campeão da Superliga Masculina 2024-25 ao derrotar o adversário, de virada, por 3 sets a 1, parciais de 18-25, 25-23, 25-23 e 25-21, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Com o título, a equipe mineira se iguala ao rival estadual, o Minas, como maior vencedor da história da competição, com nove conquistas. O detalhe é que todos os títulos do Cruzeiro foram conquistados da temporada 2011-12 para cá, com nove troféus nas últimas treze edições (a temporada 2019-20 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19).
Pouco mais de 10 mil pessoas estiveram presentes no Ibirapuera, três dias depois da final da edição feminina, realizada no mesmo local. No primeiro set, chamou a atenção o domínio da equipe de Campinas, que conseguiu abrir vantagem e sustentar a liderança sem maiores problemas, fechando em 25-18, no que acabou se tornando a parcial menos acirrada da final.
No segundo set, foi a vez de o Cruzeiro disparar na frente, mas o Campinas reagiu e chegou a igualar. No entanto, na hora decisiva o Cruzeiro soube fechar.
A terceira parcial teve equilíbrio constante, sendo decidida apenas na reta final com um ponto de Lucão, que acabou como maior pontuador do time na final, com 12 pontos.
Aliviando a pressão, o Cruzeiro chegou ao quarto set com a confiança no alto, chegando a abrir seis pontos de vantagem no meio do set. A vitória e o título vieram em um erro de saque de Judson.
O triunfo cruzeirense negou ao Campinas a possibilidade de ser campeão pela primeira vez da Superliga, depois do vice na temporada passada. Além disso, foi a primeira vitória da equipe mineira sobre o adversário nesta Superliga, já que os dois confrontos da fase de classificação terminaram com vitória do Campinas. Por último, vingou a derrota nas quartas de final no ano anterior, quando o Cruzeiro, dono da melhor campanha na primeira fase, caiu por 2 a 1 na série melhor de três jogos.
Porém, neste ano, o Cruzeiro teve uma temporada praticamente perfeita. Além da Superliga, conquistou Supercopa do Brasil, Campeonato Mineiro, Sul-Americano e o Mundial de Clubes. Só não conseguiu a Copa Brasil, que ficou com o Minas.
Esporte
De forma dramática, Brasil vence Itália no Mundial de futebol de praia

Foi com sofrimento, mas o Brasil manteve os 100% de aproveitamento no Mundial de beach soccer (futebol de praia), disputado em Seicheles. Na manhã deste domingo (4), numa reedição da última final da competição, vencida pelos brasileiros, o Brasil derrotou a Itália por 2 a 1.
Mauricinho fez os dois gols do Brasil, o último deles quando faltavam quatro minutos para o fim. Com o resultado, a equipe está classificada para as quartas de final. O Brasil ainda tem um compromisso pela primeira fase da competição, na terça-feira (6), contra Omã, às 12h no horário de Brasília.
Erro resulta em gol
O Brasil abriu o placar no fim do primeiro tempo. Após erro na saída de bola italiana, Mauricinho ficou com a bola e chutou colocado para fazer 1 a 0.
A Itália igualou logo no início da segunda etapa, quando uma roubada na saída de bola do Brasil proporcionou o gol de Fazzini.
Com um duelo disputado, a definição ficou para o fim. Rodrigo foi acionado por Mauricinho e, acossado por dois italianos, devolveu para o camisa 11, que chutou rasteiro no canto direito para dar a vitória ao Brasil.
Esporte
Flamengo vence e tira invencibilidade da Ferroviária no Brasileirão A1

O Flamengo surpreendeu a Ferroviária e derrotou a adversária em plena Fonte Luminosa por 2 a 1, na manhã deste domingo (4), em partida transmitida ao vivo pela TV Brasil. O triunfo da equipe carioca representou a primeira derrota das Guerreiras Grenás no campeonato e a possibilidade de perda da liderança na tabela.
A equipe paulista tem os mesmos 20 pontos do Cruzeiro, que ainda vai entrar em campo na rodada (encara o Real Brasília nesta segunda na conclusão da 9ª rodada). Já o Flamengo, com 14 pontos, ocupa a sexta colocação no momento. Todos os gols do jogo foram marcados no segundo tempo, com Cristiane e Gláucia abrindo a vantagem para a equipe carioca e Nat Vendito diminuindo para a Ferroviária.
No primeiro tempo, a melhor chance caiu nos pés de Fernanda. A atacante do Flamengo, no entanto, não estava preparada para a tentativa falha de corte da defesa adversária e acabou chutando para fora.
No início do segundo tempo, o Rubro-Negro foi fatal. Aos cinco minutos, Fernanda cruzou da direita e Cristiane, bem posicionada, cabeceou para vencer a goleira Luciana.
Praticamente na saída de bola, o Flamengo construiu a jogada do segundo gol. Novamente o cruzamento veio da direita e, após passar por toda a defesa grená, a bola chegou para Gláucia. A camisa 10 se jogou na bola e conseguiu desviar para o gol.
As Guerreiras Grenás passaram então a fazer uma blitz na área do Flamengo. No entanto, pararam na goleira Vivi Holzel ou na própria pontaria, desperdiçando diversas chances. Aos 52, enfim, Nat Vendito, de cabeça, conseguiu marcar. Porém, já era tarde para evitar a derrota.
Na próxima rodada, as duas equipes serão mandantes. O Flamengo recebe o Real Brasília, no sábado (10), enquanto a Ferroviária será anfitriã diante do Corinthians no dia seguinte.