‘A influência africana na MPB’ é tema de palestra de Luiz Antônio Simas no Programa Aprendiz Musical

Alunos do Programa Aprendiz Musical vão participar, na próxima quinta-feira (13), no Salão Aprendiz do Conservatório de Música de Niterói, de uma palestra especial do Professor Luiz Antônio Simas – que vai abordar o tema ‘A influência africana na música popular brasileira’.

O público faz parte do projeto complementar Decola (intermediário e avançado), que são os alunos do Aprendiz com idade entre 10 e 20 anos. O Decola é um dos projetos de formação do Programa Aprendiz Musical – e visa o desenvolvimento emocional e a cidadania, além de potencializar os jovens em suas habilidades e competências. Essa palestra será a abertura do segundo dos três módulos realizados pelo Programa Aprendiz este ano. A palestra contribui para formação e comunicação para o Letramento Crítico Racial, com a organização e implementação de encontros formativos com estudiosos e pesquisadores.

- Publicidade -

Os objetivos da palestra – e dos próximos eventos que serão realizados com a mesma proposta – são os de: criar espaços de convivência para sensibilização estética e reflexão ética sobre o racismo e suas consequências na sociedade brasileira – com o concurso da etnomusicologia por meio de palestras, rodas de conversa e oficinas; promover ações de cuidado envolvendo jovens, adolescentes e crianças para relações étnico-raciais respeitosas, generosas e fraternas; e contribuir para construção de igualdade racial fundada no reconhecimento pleno dos direitos dos afro-brasileiros.

“A palestra especial do professor Luiz Antônio Simas contempla a atuação ampla da formação musical do programa Aprendiz, que vai além do conhecimento técnico e teórico relacionado aos instrumentos musicais. A partir do conhecimento a cerca de nossa cultura, ampliamos a compreensão dos jovens e o entendimento sobre a música que fazemos hoje no país. Nossa música popular, formada em um contexto diverso, foi muito potencializada pela influência do povo africano e o professor Luiz Antônio Simas é um grande estudioso dessas encruzilhadas. Tenho certeza de que a palestra será enriquecedora na formação destes jovens músicos”, acrescenta o secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, André Diniz.

Compartilhe este artigo