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Exposição

A Marinha do Brasil, Instituto Bienal Amazônia (IBA), Espaço BB e Saphira & Ventura ocupam o Galpão Cultural da Marinha do Brasil com a Pré-Bienal Amazônia, com o tema “Somos Todos Amazônia – por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”

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A Marinha do Brasil, Instituto Bienal Amazônia (IBA), Espaço BB e Saphira & Ventura ocupam o Galpão Cultural da Marinha do Brasil com a Pré-Bienal Amazônia, com o tema “Somos Todos Amazônia – por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”
Car Moss

Além de exposições de arte, haverá mostra de jóias, design e moda, Música no Museu, conferência sobre Metaverso e a montagem do projeto de um espaço saudável

A Marinha do Brasil, o Instituto Bienal Amazônia (IBA), o Espaço BB e a Saphira & Ventura ocupam o Galpão Cultural da Marinha do Brasil/Espaço Cultural da Marinha do Brasil, Rio de Janeiro , entre os dias 13 de novembro de 2024 e 16 de fevereiro de 2025, com um evento paralelo ao G20, que junta exposição de arte e  “Amazônia Azul” do acervo da Marinha do Brasil,  apresentando a Pré-Bienal Amazônia, com o tema “Somos Todos Amazônia – por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.

Além das exposições de arte, haverá mostra de jóias, design e moda, rodas de conversa semanal, com o Educativo e Guias da Marinha orientando o público durante o evento, e a Orquestra Maré do Amanhã, dentro do programa Música no Museu, de Sérgio Costa e Silva. No dia 20 de novembro haverá uma Conferência, com tema em consonância com o G20, sobre metaverso. Importante lembrar que o objetivo é conscientizar sobre sustentabilidade e o futuro do planeta.

A curadoria é de Marcia Marschhausen e Alcinda Saphira, com Anna Persia Bastos (Eco Gaia) e Mariza Guimarães no design de interiores, que vai mostrar o projeto/conceito de um espaço saudável , e Rodrigo Bonan na cenografia. Entre os artistas convidados estão os Arassari Pataxó, Ana Ferreira (paisagista – decoração/arte /kokedamas), Beth Padula (jóias), Car Moss, Claudia Galindo, Denilce Meirelles, Dominika Koczot, Gasco Prata & Pedra, Giovanni Gargano, Greg Hajdarowicz, Hijo Nam, Kerstin Kage, Luíza Guedes, Mariana Bonifatti, Maycon Nunes, Norma Corrêa, Patrícia Di Basso, Regina Moura, Rita Basumallick, Rodrigo Bonan, Rodrigo Saramago, Sidnei Santos e Zzn Peres.

Do Coletivo BB participam Alex Persson, Ana Luiza Varella, Angela Lemos, Antônio Garcia, Bianca Farah, Bruna MP, Carlomagno, Chris Acyoli, Christiano Whitaker, Daniel Corrêa, Gelia Ashton, Gilda Goulart, Guilherme Quintanilha, Jasmina Di Monaco, Nando Paulino, Naiara Junqueira, Natália Lima, Nilmar Ashton, Rose Assumpção, Sandoval Tibúrcio, Sergio Joppert, Lukschal e Madalena Bento de Mello.

O Espaço Cultural da Marinha fica na  Av. Alfred Agache, S/N – Centro, Rio de Janeiro e funciona de terça a domingo, das 11h às 16h30. Entrada gratuita. A abertura será no dia 13 de novembro, das 15h às 17h.

👉 Programação

13/11/2024 a 16/02/2025 – Exposição “Pré-Bienal Amazônia: Somos Todos Amazônia”

13/11 – 15h às 17h – Recepção de abertura (gratuita)

14 e 15/11 – 10h às 16h – Summits/Palestras (Museu Naval)

16/11 – Celebração Amazônia Azul (Aquele Abraço)

17/11 – 10h às 14h – Meditação Ecumênica Coletiva

17/11 – 19h às 21h – Música no Museu (Navio Museu Bauru)

20/11 – Celebração Consciência Negra

Texto curatorial

“Exposição “Somos Todos Amazônia”

A exposição “Somos Todos Amazônia” no Galpão Cultural da Marinha do Brasil é um chamado urgente à ação para a preservação da Amazônia e do Oceano que dependem diretamente de seu equilíbrio ecológico. Em um momento crítico para nosso planeta, a urgência em proteger a Amazônia, muitas vezes referida como o “coração verde” do mundo, é mais evidente do que nunca. Sua preservação não é apenas uma questão ambiental, mas um imperativo para a sustentabilidade global.

O conceito de Amazônia Azul ressalta a importância vital da pesquisa e das operações da Marinha do Brasil na proteção dos ecossistemas marinhos, que estão intrinsecamente conectados às florestas tropicais. A degradação da Amazônia tem repercussões profundas sobre o Oceano, exacerbando problemas como a acidificação e a elevação do nível do mar. Portanto, o compromisso com a sustentabilidade requer uma abordagem integrada que une as forças da ciência e da navegação para garantir a saúde desses sistemas.

(…)”Somos Todos Amazônia” propõe uma reflexão sobre como nossos atos podem beneficiar e/ou reduzir o impacto em todas as partes envolvidas, através de processos que se mantenham por prazo indefinido. A exposição é uma oportunidade para engajar o público na construção de um futuro sustentável, onde a harmonia entre desenvolvimento e conservação se torna a base para a prosperidade global.(…)

Marcia Marschhausen, arquiteta e curadora

Sobre a Bienal Amazônia

Em novembro de 2025, Belém, PA, sediará a 1ª Bienal Amazônia, com a participação de cerca de 400 artistas nacionais e internacionais, tornando-se uma das maiores exposições visuais do país. O objetivo de realizar a Bienal Amazônia durante a COP 30 é buscar o alinhamento com as discussões e decisões sobre mudanças climáticas e outras questões ambientais e sociais.

A Bienal Amazônia visa promover a cultura brasileira, especialmente a indígena, a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, buscando conscientizar sobre a importância da floresta amazônica. Além da projeção da arte brasileira, a Bienal tem compromisso com o fortalecimento da economia local, geração de empregos e incentivo ao turismo na região.  

Devido a realização da reunião do G20 no Brasil, as atividades pré-bienal terão início em novembro deste ano, pelo Rio de Janeiro, buscando conectar líderes, especialistas, artistas e cidadãos em uma profunda reflexão sobre os desafios ambientais atuais, utilizando a cultura como ferramenta de transformação social, através de debates temáticos, o lançamento de documentário, além de exposições de arte, design, arquitetura e tecnologia, com a participação de artistas nacionais e internacionais, que ocuparão espaços do Rio de Janeiro, como o Parque Glória Maria (Parque das Ruínas), o Aldeya Life Park e a PUC-Rio – Casa de Inovação. Depois passarão por Brasília e São Paulo.

Idealizadores: Alcinda Saphira & Louis Ventura

Apoio: G20 / Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro / Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro / Impacto Coalition

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Contato:

Espaço BB – Marcia Marschhausen

https://www.instagram.com/espacobbartesvisuais/

www.bbarte.com.br

Alcinda Saphira +1 (914) 433-0121 

alcinda@art

SVgallery.com 

Site: https://bienalamazonia.org/canal-bienal 

institutobienalamazonia.org 

https://www.youtube.com/@InstitutoBienalAmazonia 

saphiraventura.com 

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Exposição

Farol Santander São Paulo abre exposição do pernambucano Cícero Dias

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Farol Santander São Paulo abre exposição do pernambucano Cícero Dias
Raquel Silva

O Farol Santander São Paulo, centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia, inaugura no dia 24 de janeiro (sexta-feira), a exposição Cícero Dias – com açúcar, com afeto. Com 42 obras, a mostra, que tem curadoria de Denise Mattar, produção de MG Produções e consultoria de Sylvia Dias (filha do artista), será a primeira de 2025 e faz parte da programação comemorativa pelos sete anos do Farol Santander São Paulo. O público poderá visitar a exposição que ocupa toda a galeria do 22º andar, até 27 de abril (domingo).

“O Farol Santander tem orgulho em apresentar ao público a obra de Cícero Dias, artista emblemático do modernismo brasileiro, cujo trabalho transcende fronteiras e dialoga com as vanguardas internacionais. Sua arte, marcada por uma paleta de cores vibrante, reflete as paisagens e a cultura nordestina, evocando a essência lírica do Estado de Pernambuco”, comenta Maitê Leite, Vice-presidente Executiva Institucional Santander.

A exposição sustenta como proposta realçar a trajetória do artista, contextualizando sua história e evidenciando sua profunda relação às origens pernambucanas. Embora tenha vivido a maior parte de sua vida em Paris, onde foi amigo de Pablo Picasso, Paul Éluard, Alexander Calder entre outros, Cícero Dias nunca deixou de fato o Engenho Jundiá, onde nasceu.

O percurso circular da mostra apresenta as aquarelas oníricas da década de 1920. Exibe também as pinturas memorialistas dos anos 1930, atravessa o surrealismo dos anos 1940, aponta a abstração da década de 1950, e traz sua produção dos anos 1960 a 1990, quando ele retorna à figuração, incorporando toques nostálgicos dos anos 1930, acentos surrealistas da década de 1920 e as conquistas estruturais da abstração.

“Lírico, agressivo, caótico, sensual, poético e emocionante, o trabalho de Cícero Dias, no final dos anos 1920, era muito diverso de tudo o que se produzia na época. Ele sacudiu os nossos incipientes modernistas, estonteados pela força, a estranheza e a espontaneidade de sua obra”, diz Denise Mattar curadora da mostra.

Um dos destaques da exposição é a obra inédita Cabaré, déc.1920, uma aquarela sobre papel com dimensões de 49,5 x 29,5 cm. Este trabalho foi adquirido por um colecionador francês nos anos 1930, após uma exposição de Cícero Dias em Paris, permanecendo na Europa desde então. Recentemente, a obra foi adquirida pelos colecionadores brasileiros que a cederam para esta mostra.

Outro significativo trabalho de Cícero Dias exibido nesta exposição é a tela aquarelada Casa grande do Engenho Noruega (1933). Esta obra é uma das principais da carreira do artista e ilustrou a capa de diversas edições do livro Casa-Grande e Senzala, de Gilberto Freyre, um marco na literatura brasileira.

O ambiente também contará com duas obras táteis, com recurso de acessibilidade, incluindo Baile no Campo (1937), da Coleção Santander Brasil, e Sem Título (s.d.), da Coleção Marcos Ribeiro Simon, São Paulo, SP.

Entre as telas que integram o espaço, há peças provenientes de algumas das principais instituições, como o Santander Brasil, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (RJ), o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Museu de Arte Brasileira da FAAP (SP), o Instituto São Fernando (RJ), além de colecionadores particulares, como Gilberto Chateaubriand (RJ), Waldir Simões de Assis (PR), Marta e Paulo Kuczynski (SP), Leonel Kaz (RJ), Marcos Simon (SP), entre outros.

A exposição

A curadoria e a expografia organizaram a exposição em núcleos, mantendo a circularidade e criando assim uma leitura que não é estanque, mas simultânea e entrecruzada. A mostra não se apresenta como uma retrospectiva, mas sim como um recorte que evoca o aspecto doce e afetuoso do trabalho do menino de engenho.

“Sonhos”:

Em 1928, Cícero Dias, com apenas 21 anos, realizou uma exposição de aquarelas na Policlínica, no Rio de Janeiro, que atraiu a atenção de toda a intelectualidade carioca. O artista apresentou um trabalho que rompia com as correntes estéticas da época, sem seguir os estilos cubista, impressionista ou expressionista.

O núcleo reúne nove obras produzidas entre 1925 e 1933. Dentre as peças, destacam-se as aquarelas Bagunça, 1928 (coleção particular), Jogos, 1928 (acervo Museu de Arte Brasileira – MAB/FAAP) e Cabaré, tela inédita, 1920 (coleção particular).

Também como destaque deste conjunto há o Retrato de Manuel Bandeira, s.d. (coleção Gilberto Chateaubriand, MAM Rio), que carrega uma curiosidade importante: Cícero Dias e o poeta Manuel Bandeira foram grandes amigos. Em um de seus escritos, Bandeira fez uma homenagem ao artista, evidenciando a relação próxima entre ambos e a admiração mútua que existia entre eles.

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Exposição

Morgana realiza visita especial em 2 de fevereiro na exposição “Castelo Rá-Tim-Bum 30 Anos”

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Morgana realiza visita especial em 2 de fevereiro na exposição “Castelo Rá-Tim-Bum 30 Anos”
Foto: Divulgação

A personagem de Rosi Campos promete relembrar com os visitantes de toda a magia da época

Preparem-se! A eterna Bruxa Morgana, personagem interpretada pela atriz Rosi Campos, fará um visita especial na exposição “Castelo Rá-Tim-Bum 30 Anos”, no dia 2 de fevereiro, a partir das 16h. Na ocasião, o ator Álvaro Petersen, que interpreta a Celeste, também participará da visita especial.

Morgana é uma contadora de histórias que partilha conhecimentos sobre o passado e lendas. Mesmo sendo tia-avó do Nino, a personagem é como uma mãe para ele, e é mais paciente com o garoto do que o tio Victor. No quadro “Feitiçaria”, do Castelo, Morgana proporcionava aos que assistiam ao programa conhecimento sobre as muitas histórias que conhecia, desde lendas místicas da mitologia até fatos históricos como a construção da Grande Muralha da China ou a invenção do Dinheiro.

Exposição prorrogada
“Castelo Rá-Tim-Bum 30 Anos” segue aberta para visitação até o dia 2 de março, no Solar Fábio Prado, em São Paulo. A mostra ocupa mais de 600 metros quadrados com 18 cenários recriados. Os ingressos para a sessão especial já podem ser adquiridos pelo site oficial. Os valores dos ingressos permanecem os mesmos. Os convites são limitados.

A realização da mostra é da TV Cultura/Fundação Padre Anchieta, em parceria com a Boldly Go Entretenimento e o Atelier Casa do Trem Cenografia.

SERVIÇO

Visita especial de Morgana e Celeste na Exposição Castelo Rá-Tim-Bum 30 anos

Data: 2 de fevereiro (domingo)

Horário: a partir das 16h

Ingressos à venda no site: www.expocasteloratimbum.com.br

Local: Solar Fábio Prado – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo

Exposição prorrogada até 2 de março

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Exposição

Exposição “Monalisas Brasileiras” homenageia grandes mulheres do país

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Exposição “Monalisas Brasileiras” homenageia grandes mulheres do país
Imagem: Divulgação

A nova temporada gratuita no Circolo Italiano conta com uma série 30 telas de figuras femininas retratadas como se fossem o famoso quadro de Leonardo da Vinci

A partir do dia 04 de fevereiro, no Circolo Italiano, começa a mostra que homenageia renomadas mulheres brasileiras de um modo inusitado, em parceria com o Instituto Julio Karolino. A exposição Todo dia também é Dia da Mulher, do artista plástico Dilson Cavalcanti, traz 25 telas de figuras icônicas do país retratadas como se fossem “Monalisas”, do famoso quadro de Leonardo da Vinci.

As obras gigantes (1,70 m por 1,40 m) estarão expostas no Circolo Italiano, reconhecido por seu papel na promoção da cultura italiana no Brasil, será o palco ideal para essa exibição que une duas culturas ricas em tradição artística. A Galeria Edmondo Biganti, situada no coração do Edifício Itália, simboliza um ponto de encontro cultural que reflete a integração e o diálogo entre Brasil e Itália.”A ideia de usar a icônica imagem da Monalisa, uma das obras mais conhecidas do polímata italiano Leonardo Da Vinci, como ‘pano de fundo’ para homenagear brasileiras brilhantes e, por vezes, desconhecidas, veio em 2019. Na ocasião, após 500 anos da morte deste gênio italiano, o mundo todo rendia homenagens a Da Vinci. Foi nesse contexto que surgiu a ideia de trabalhar a famosa Monalisa como “moldura” para destacar grandes nomes de mulheres brasileiras”, explica Cavalcanti, conhecido pela arte abstrata, o pintor tem suas obras em Frankfurt (Alemanha), Alicante (Espanha) e Orlando (EUA).

As “Monalisas” estilizadas trazem importantes figuras femininas do Brasil, como a princesa Isabel, a recém-falecida cantora Elza Soares e Rita Lee, a ex-deputada Maria da Penha, a apresentadora Hebe Camargo, a guerreira negra Dandara, a empresária e ex-modelo Helô Pinheiro, a pintora Tarsila do Amaral, a médica Zilda Arns, a indígena Catarina Paraguaçu, a revolucionária Anita Garibaldi, a escritora Cora Coralina, a freira Santa Dulce dos Pobres, a escrava alforriada Chica da Silva, a combatente Maria Quitéria e a enfermeira Ana Neri.

SERVIÇO:

Exposição: “Monalisas Brasileiras – Todo Dia Também é Dia da Mulher”

Artista: Dilson Cavalcanti Curadoria: Chico Cortez

Vernissage: 04 de fevereiro de 2025, às 18h

Local: Galeria Edmondo Biganti no Circolo Italiano, Edifício Itália (1º andar)

Endereço: Avenida Ipiranga, 344, São Paulo

Duração: Até 28 de Fevereiro de 2025

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