Teatro
A Monja Coen é a convidada para o debate após o espetáculo de “A Última Sessão de Freud”, ao lado de Gabriel Inticher Binkowski,
Escrito por Mark St. Germain, dirigido por Elias Andreato e estrelado por Odilon Wagner (indicado ao Prêmio Shell e Prêmio APCA 2022 por este trabalho) e Claudio Fontana, o espetáculo narra um encontro entre o pai da Psicanálise e o escritor C.S. Lewis.
A Última Sessão de Freud, o maior sucesso do teatro brasileiro desde 2022, dirigida por Elias Andreato para o texto do premiado autor americano Mark St. Germain já foi vista por mais de 80 mil pessoas. Espetáculo retorna a São Paulo para uma nova, e curta, temporada, de 12 de outubro a 10 de dezembro, no Teatro Vivo.
A trama apresenta um encontro fictício entre Sigmund Freud (Odilon Wagner – indicado ao Prêmio Shell e Prêmio APCA 2022 por este papel) o pai da psicanálise, e o escritor, poeta e crítico literário C.S. Lewis (Claudio Fontana), dois intelectuais que influenciaram o pensamento científico filosófico da sociedade do século 20.
Durante esse diálogo, Sigmund Freud, crítico implacável da crença religiosa, e C.S. Lewis, renomado professor de Oxford, crítico literário, ex-ateu e influente defensor da fé baseada na razão, debatem, de forma apaixonada, o dilema entre ateísmo e crença em Deus. O texto de Mark St. Germain é baseado no livro Deus em Questão, escrito pelo Dr. Armand M.Nicholi Jr. – professor clínico de psiquiatria da Harvard Medical School. Freud quer entender por que um ex-ateu, um brilhante intelectual como C.S. Lewis, pode, segundo suas palavras, “abandonar a verdade por uma mentira insidiosa” – tornando-se um cristão convicto.
No gabinete de Freud, na Inglaterra, eles conversam sobre a existência de Deus, mas o embate verbal se expande por assuntos como o sentido da vida, natureza humana, sexo, morte e as relações humanas, resultando em um espetáculo que se conecta profundamente com o espectador através de ferramentas como o humor, a sagacidade e o resgate da escuta como ponto de partida para uma boa conversa. O sarcasmo e ironia rondam toda essa discussão. As ideias contundentes ali propostas nos confundem, por mais ateus ou crentes que sejamos.
O cenário assinado por Fábio Namatame (indicado ao Prêmio Shell melhor cenário) reproduz o consultório onde Freud desenvolvia sua psicanálise e seus estudos. Ele estava exilado na Inglaterra depois de ter fugido da perseguição nazista na Áustria, em plena segunda guerra mundial, no ano de 1939.
Em uma entrevista sobre o espetáculo, o autor comenta: “A peça mostra um embate de ideias. Isso é uma armadilha, e eu não queria que o espetáculo se transformasse em um debate. Por isso, pelo bem da ação dramática, situei o encontro entre Freud e Lewis no dia em que a Inglaterra ingressou na Segunda Guerra Mundial. Então, são dois homens no limite, sabendo que Hitler poderia bombardear Londres a qualquer minuto”.
O diretor Elias Andreato optou por uma encenação que valorize a palavra, construindo as cenas de modo que o texto seja o protagonista e as ideias estejam à frente de qualquer linguagem.
“O Teatro é uma forma de arte onde os atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados. É isso o que me interessa: despertar sentimentos e acreditar na força de se contar uma história. É muito prazeroso brincar de ser outro e viver a vida dessa pessoa em um cenário realista, com figurino de época, jogando com ficção e realidade. Isso é a realização para qualquer artista de teatro. E é assim que defino essa experiência de me debruçar sobre a obra teatral de Mark St. Germain: A Última Sessão de Freud. Depois de 25 anos de sessões de psicanálise, talvez seja necessário me deixar conduzir, cada vez mais, pela paixão que tenho por meu ofício: o Teatro. A minha profissão de fé. E crer: a arte sempre nos salva de todos os perigos”, comenta o diretor.
Para Odilon Wagner a experiência de interpretar Freud é fascinante: “Para um ator ter a oportunidade de representar um personagem tão intenso e profundo, que fez parte de nossa história recente, é um privilégio. A construção desse personagem me fez vibrar desde a primeira leitura, foram meses estudando sua vida e personalidade, para tentar trazer um recorte mais fiel possível do último ano de vida desse grande gênio do século 20”, revela.
Sinopse
No gabinete de Freud, na Inglaterra, o pai da psicanálise e o escritor C.S. Lewis conversam sobre a existência de Deus, mas o embate verbal se expande por assuntos como o sentido da vida, natureza humana, sexo e as relações humanas, resultando em um espetáculo que se conecta profundamente com o espectador através de ferramentas como o humor, a sagacidade e o resgate da escuta como ponto de partida para uma boa conversa. O sarcasmo e ironia rondam toda essa discussão. As ideias contundentes ali propostas nos confundem, por mais ateus ou crentes que sejamos.
Ficha Técnica
Texto: Mark St. Germain
Tradução: Clarisse Abujamra
Direção: Elias Andreato
Assistente de Direção: Raphael Gama
Idealização: Ronaldo Diaféria
Elenco: Odilon Wagner e Claudio Fontana
Cenário e figurino: Fábio Namatame
Assistente de cenografia: Fernando Passetti
Desenho de Luz: Gabriel Paiva e André Prado
Iluminação: Nádia Hinz
Trilha Sonora: Raphael Gama
Arte Gráfica: Rodolfo Juliani
Fotografia: João Caldas
Designer de som: André Omote
Coordenador Geral de Produção: Ronaldo Diaféria
Produtora Executiva: Jade Minarelli
Direção de palco / Contra-regragem: Tadeu Tosta, Vinicius Henrique, Kauã Nascimento e Jonathan Alves
Produtores Associados: Diaféria Produções e Itaporã Comunicação
Serviço
A Última Sessão de Freud, de Mark St. Germain
Teatro: VIVO
Endereço: Av. Chucri Zaidan, 2460 – Vila Cordeiro, São Paulo – SP, 04583-110
Temporada: de12 de outubro a 10 de dezembro de 2023
Quinta, Sexta e Sábado às 20h e Domingo às 18h
Bilheteria:Fone: 11 3430-1524 – Funcionamento somente nos dias de peça 2h antes da apresentação. Ponto de Venda Sem Taxa de Conveniência: Av. Dr. Chucri Zaidan, 2460 (antigo 860) – Morumbi
Vendas online: www.freud.art.br e www.sympla.com.br
Formas de Pagamentos aceitas na bilheteria: todas
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos
Capacidade: 274 lugares Acessibilidade: sim
Teatro
Sucesso de público, “Uma Noite Em Ritmo Quente” volta ao Teatro RioMar Recife
Sucesso na passagem pela capital pernambucana no ano passado, o espetáculo de teatro e dança “Uma Noite em Ritmo Quente” volta ao Teatro RioMar, localizado no Piso L4 do RioMar Recife, neste início de 2025. A montagem, que será apresentada às 17h deste sábado, dia 18 de janeiro, motiva o público a reviver o filme Ritmo Quente (Dirty Dancing), um dos maiores clássicos do cinema.
A produção cearense lotou os teatros por onde passou na sua temporada de 2024, arrastando uma legião de fãs e lotando casa em todas as sessões realizadas. Agora a montagem volta ao Teatro RioMar Recife para apresentar essa emocionante história, em uma produção dirigida e roteirizada pela atriz premiada Fernanda Zeballos (As Mães de Chico Xavier) e Iuri Cintra.
Isabela Barbosa é a jovem Baby que se apaixona por seu instrutor de dança Johnny interpretado pelo idealizador Diego Borges, coreógrafo que já percorreu o mundo, conhecido no Brasil por compor o elenco da Dança dos Famosos. Muitas emoções, dramas e risadas estão reservadas para essa incrível história de amor que marcou gerações.
Uma Noite em Ritmo Quente, que conta com a produção do experiente Alisson Braga, que traz no currículo produções nacionais da rede Globo/Multishow, se tornou um verdadeiro fenômeno de sucesso em renomados palcos do Brasil e fazendo história com recordes de público.
Os ingressos custam a partir de R$ 35 e podem ser adquiridos no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br), na bilheteria do teatro e no App RioMar Recife.
Cultura
Sucesso nacional, “D.P.A. A Peça 2 – Um Mistério Musical em Magowood” chega ao Teatro Clara Nunes para sua última temporada
Com elenco original da TV e participações especiais, super produção vai animar a criançada com apresentações aos sábados e domingos, de 04 de janeiro a 09 de fevereiro de 2025, na Gávea
Fenômeno na TV, no cinema e no teatro, os Detetives do Prédio Azul chegam ao Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, para a última temporada do grande sucesso “D.P.A. A Peça 2 – Um Mistério Musical em Magowood”. De 04 de janeiro a 09 de fevereiro de 2025, a criançada vai embarcar numa emocionante e divertida história, com o elenco original da telinha e participações especiais, que, ao longo de pouco mais de um ano, passou por 13 cidades pelo Brasil e foi vista por mais de 80 mil pessoas. As sessões serão aos sábados e domingos, em diversos horários. A estreia, no dia 04 de janeiro, sábado, será às 16h.
A peça teatral é inspirada na série “D.P.A. – Detetives do Prédio Azul”, grande sucesso do Gloob, que segue há mais de dez anos no ar, e está indo para sua 20ª temporada. O famoso e destemido trio de detetives segue conquistando uma legião de fãs, com suas histórias cheias de magia, mistérios e aventuras. Além da TV, os pequenos já puderam conferir o universo D.P.A. nos cinemas, com três filmes lançados, e no teatro com a peça “D.P.A. A Peça 1 – Um Mistério no Teatro”. Agora, será a última oportunidade de conferir toda turma do Prédio Azul em sua segunda aventura nos palcos.
Muitas novidades
“D.P.A. A Peça 2 – Um Mistério Musical em Magowood” está recheada de novidades. Os detetives Max (Samuel Minervino) e Zeca (Stéfano Agostini) ganham a companhia da nova detetive da capa vermelha, Mel, interpretada por Emilly Puppim. A investigadora chegou à série na segunda parte da 18ª temporada e já ganha sua primeira missão no teatro.
As irmãs feiticeiras Berenice (Nicole Orsini) e Brisa (Cleo Faria) também fazem sua primeira participação no espetáculo, assim como Leocádia (Cláudia Netto) e Theobaldo (Charles Myara). E, claro, não poderia faltar a presença do porteiro mais querido, Severino Capim (Ronaldo Reis). As apresentações contarão ainda com as participações especiais de Dadá Coelho, que vive a bruxa Cassandra Brum, e Gabi Amaral, como a bruxa Anabel.
Escrita por Flávia Lins e Silva e Pedro Henrique Lopes, com direção de Ernesto Piccolo, “D.P.A. A Peça 2 – Um Mistério Musical em Magowood” é uma realização da Ziss Produções, com direção de produção da Elisa Padilha, coprodução e marketing da Inova Brand, coprodução e apoio da Gloss Produções, e curadoria de conteúdo do Gloob. O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Brasilprev.
Um novo mistério a desvendar
Em “D.P.A. A Peça 2 – Um Mistério Musical em Magowood”, Max, Zeca e Mel tentam ir ao cinema, mas estão todos estranhamente fechados. No Prédio Azul, Theobaldo recebe um convite para dirigir um filme na cinematográfica Magowood. Ao mexer no envelope, Severino fica alterado, agindo como um ator de cinema antigo. Cassandra e sua filha, Anabel Brum, que serão as estrelas do filme, convidam Severino para atuar também. Enciumada, Leocádia cisma de ir e prepara uma mala-baú. Enquanto isso, os detetives, preocupados com Severino, resolvem ir e se escondem no baú de Leocádia. Theobaldo, com seu magular, leva todos para os estúdios no reino de Ondion.
Em Magowood, todos participam das filmagens, inclusive Berenice e Brisa, que ficam amigas de Anabel. Até que, no meio de uma cena, Cassandra toma um banho de concreto e fica petrificada. Quem terá sabotado o concreto cênico?
Theobaldo tenta reverter aquilo e descobre que seu magular foi roubado. Mas por quem? Os detetives precisam entrar em ação para salvar a famosa atriz de Magowood e encontrar o celular desaparecido do mago Theobaldo.
Sucesso em expansão
Além da série no Gloob, as histórias de D.P.A. ultrapassaram a TV e chegaram aos cinemas com três longas lançados – em 2017, 2018 e 2022 – todos sendo sucesso de bilheteria, com mais de 5 milhões de espectadores. Nos palcos, as aventuras e diversões dos detetives rodaram o país com “D.P.A. – A Peça 1 – Um Mistério no Teatro”, entre 2019 e 2020, assistida por mais de 50 mil pessoas.
Na sua segunda adaptação para o teatro, em “D.P.A. A Peça 2 – Um Mistério Musical em Magowood”, o público ganha novamente a oportunidade de vivenciar uma experiência ainda mais interativa e imersiva com o universo da série. Garantia de diversão para toda família.
O espetáculo estreou em outubro de 2023 e realizou, até o início de fevereiro de 2024, duas temporadas: uma no Teatro Multiplan, na cidade do Rio de Janeiro, e outra no Teatro Villa Lobos, na cidade de São Paulo – ambas temporadas recordes de públicos dos respectivos teatros – e uma turnê pelas cidades de Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. Em junho de 2024, a peça retomou seu tour com uma grande maratona de apresentações que percorreu 13 cidades: Campinas (RJ), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Brasília (DF), Manaus (AM), Belém (PA), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Vitória (ES) e Nova Iguaçu (RJ). No total, foram vistos por mais de 80 mil pessoas pelo país.
“D.P.A. se posiciona como uma marca forte e influente que conversa com as gerações de crianças que se identificam com as histórias de aventura e magia dos personagens. Esta forte conexão construída ao longo dos anos com o público infantil se desdobra em diversas frentes e expande sua narrativa para outros meios. Nos palcos, nosso objetivo é oferecer uma experiência imersiva e aproximar ainda mais os espectadores de seus personagens queridos”, comenta Viviane Banharo, Gerente de Marketing de Relacionamento e Licenciamento da Globo.
Sobre a BRASILPREV
Com 30 anos de atuação, a Brasilprev Seguros e Previdência S.A tem como acionistas a BB Seguros, braço de seguros, capitalização e previdência privada do Banco do Brasil, e a Principal Financial Group, uma das principais instituições financeiras dos Estados Unidos. Líder do setor, a companhia conta com mais de R$ 404,5 bilhões em ativos sob gestão e uma carteira de 2,6 milhões de clientes. Especialista no negócio de previdência privada, com produtos acessíveis e serviços diferenciados, a Brasilprev conta com a rede de agências do Banco do Brasil como seu principal canal de distribuição.
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Sobre o Gloob
Um mundo de diversão para crianças, a qualquer hora e em qualquer lugar. Esse é o Gloob, uma marca de entretenimento que oferece conteúdo infantil de alta qualidade nas mais diversas plataformas – TV, VOD, redes sociais, games, aplicativos, streamings de música, eventos e produtos licenciados. Disponível também no Globoplay + Canais, a marca infantil tem DNA 100% brasileiro, investe e acredita em boas histórias e em produções nacionais e internacionais de alta qualidade, nas quais a criança se reconheça como protagonista. O Gloob e seu irmão caçula, o Gloobinho, compõem a oferta de canais infantis pagos da Globo.
Serviço:
“D.P.A” A Peça 2 – Um Mistério Musical em Magowood
TEMPORADA: DE 04 JANEIRO ATÉ 09 FEVEREIRO
Apresentações: dias 04 e 11 (sábados) e 11 e 12 de janeiro (domingos), às 16h e às 18h30, e sábados e domingos, de 18 de janeiro a 09 de fevereiro, às 14h e às 16h30
Local: Teatro Clara Nunes – Shopping da Gávea – Rua Marquês de São Vicente, 52, loja 370, Gávea, Rio de Janeiro – RJ
Entrada: de R$ 45 a R$ 120, vendas no site https://bileto.sympla.com.br/event/100634/d/288715
Classificação etária: Livre, menores de 14 anos acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Duração: 70 minutos.
Crianças até 1 ano e 11 meses de colo não pagam.
Site oficial do espetáculo: https://www.dpaapeca.com/
Cultura
O mundo é uma paçoca: “Dona Paçoca” estreia no Teatro Candido Mendes, em Ipanema
Com texto da escritora Regiana Antonini e protagonizada por Luzimar Trottmann, comédia mergulha na jornada de uma paçoqueira e suas histórias fantásticas
Dona Paçoca é uma mulher simples, porém cheia de histórias extraordinárias. E parte desses “causos” será contada no palco do Teatro Candido Mendes, em Ipanema, na comédia “Dona Paçoca”, que fará temporada de 10 de janeiro a 02 de fevereiro, com sessões às sextas-feiras, sábados e domingos, às 20h.
A peça tem texto da escritora Regiana Antonini, autora de grandes sucessos no teatro e na TV, como “Doidas e Santas” encenada por Cissa Guimarães, feito sob medida para a atriz Luzimar Trottmann. Ela vive a personagem Samara, conhecida como “Dona Paçoca”, que conta seus “causos” e comenta aquilo que pensa para um censor do IBGE e para seu sobrinho, ambos vividos pelo ator Gabriel Sardinha. Dona de uma sabedoria popular, adora contar uma fofoca, falar dos seus oito gatos, e, é claro, vender a sua paçoca. Ela se diz membro da SSP, “Sociedade Secreta da Paçoca”, diz que ser paçoqueira é uma missão e que só ela possui a receita da verdadeira paçoca. E acaba misturando fatos históricos marcantes (como a Independência do Brasil), com suas fantasias, colocando a paçoca no centro das atenções.
Com direção de Bruno Seixas, a comédia, notavelmente rica e lúdica, é contada enquanto Dona Paçoca espera os candidatos à vaga de paçoqueiro, já que pretende se aposentar e precisa de alguém que reúna os requisitos para guardar os segredos dessa receita familiar de paçoca que é mundialmente famosa.
– Apesar de não ter conhecido muito o mundo por conta do trabalho como paçoqueira, Dona Paçoca sabe de coisas que até Deus duvida. E Ele não está de todo errado – brinca Luzimar.
Dos “causos” à lição de vida
O texto segue a jornada de Samara desde a infância, passando por seu grande e único amor, mas acaba revelando segredos históricos que vão desde o descobrimento da paçoca pelos portugueses quando aqui chegaram até o show da Madonna nas areias de Copacabana. E todos esses eventos, por mais incrível que pareça, têm conexões com Samara. Sem intenção de ser uma heroína, Dona Paçoca se encontra no meio de eventos como a Copa do Mundo, fotos polêmicas da revista Playboy, Fidel Castro, Carlota Joaquina, baratas ciborgues, a dieta da Cláudia Raia e tantas outras histórias.
– Através das idas e vindas da vida, Dona Paçoca mostra que a verdadeira grandeza não se encontra na inteligência ou na esperteza, mas na bondade, lealdade e perseverança – destaca a atriz.
Sobre Luzimar Trottmann
A atriz Luzimar Trottmann mudou-se para a Suíça há mais de 25 anos, onde se casou e tornou-se cidadã suíça. Hoje, divide-se residindo entre Europa e Brasil. Nos anos de 1990, foi considerada a atriz de maior destaque no curso de Qualificação Profissional de Ator da TV Globo, conquistando papéis na emissora em novelas e seriados, como “Mulheres de Areia”, de Wolf Maya, “Fera Ferida”, de Dennis Carvalho e Marcos Paulo, entre outras. Também atuou em diversas peças teatrais.
Trottmann ama a arte brasileira e é ativa associada do CEBRAC (Centro Brasil Cultural), em Zurique, instituição filantrópica que representa a cultura brasileira nas terras alpinas e presta serviços à comunidade brasileira lá situada, participando de palestras, lançamentos e vernissages. No Rio de Janeiro, ajuda o Retiro dos Artistas e retorna ao Brasil para dar a sua colaboração aos artistas brasileiros e retomar sua carreira artística com o novo espetáculo.
Ficha técnica:
Texto: Regiana Antonini
Direção: Bruno Seixas
Elenco: Luzimar Trottmann e Gabriel Sardinha
Assistente de direção e stand in: Eduardo Martinez
Cenógrafo e figurinista: Nello Marrese
Iluminador: Ricardo Meteoro
Trilha sonora: Rodrigo Chuva
Designer gráfica: Laura Levin
Coordenação geral e produção executiva: Beto Bruno e Dora Lima
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho
Redes sociais: Douglas Oliveira
Fotógrafo/Videomaker: Tiago Morena
Apoio: Smart Fit e Arcor
Realização: Evoé Produções Artísticas
Serviço:
Temporada: de 10 de janeiro a 02 de fevereiro
Dia e horário: sexta-feira, sábado e domingo, às 20h
Local: Teatro Candido Mendes – Rua Joana Angélica, 63, Ipanema, Rio de Janeiro – RJ
Entrada: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada), vendas pelo site https://bileto.sympla.com.br/event/102012/d/296282
Gênero: Comédia
Duração: 60 minutos
Lotação: 102 lugares
Rede social: https://www.instagram.com/luzimartrottmann/