ABB Fórmula E desfila safety car no Dia da Mobilidade Elétrica

Neste sábado (15), a Praça Charles Miller, em São Paulo (SP), foi o cenário do Dia da Mobilidade Elétrica, um evento voltado para discutir e promover o mercado de veículos elétricos e seus impactos em sustentabilidade e energia renovável.

Diversas marcas do segmento elétrico participaram, incluindo o Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, que tem uma parceria histórica com a capital paulista. Após dois E-Prix no Sambódromo, a categoria abrirá sua 11ª temporada em 7 de dezembro.

O campeonato mundial é a maior competição elétrica do mundo, trazendo as tecnologias mais avançadas do automobilismo e aplicando-as em carros de rua.

No estande da Fórmula E, os visitantes puderam ver um protótipo do carro Gen-3, desenvolvido pelo artista brasileiro Adhemar Cabral, com um design que incluía flores naturais, simbolizando a sustentabilidade. Além disso, o público desfrutou de um simulador da categoria e da exposição do Safety Car.

Bruno Grassi, sócio local e diretor de vendas da Fórmula E, comentou: “Nossa missão é promover a mobilidade sustentável através do nosso esporte, permitindo que as pessoas experimentem a emoção da Fórmula E de perto.”

O evento também ofereceu test drives com carros elétricos de diversas marcas, além de patinetes e bicicletas elétricas para o público experimentar.

Grassi destacou a importância de eventos como este para reduzir o preconceito contra carros elétricos e acelerar sua adoção: “Com um evento como a Fórmula E, você facilita a compreensão do público sobre a segurança, confiabilidade e diversão dos carros elétricos.”

O calendário da 11ª temporada da Fórmula E, com São Paulo abrindo em 7 de dezembro, também foi anunciado. Em 2025, a categoria estreará o carro Gen-3 Evo, que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 1,86 segundo, 30% mais rápido que um carro de Fórmula 1.

A Fórmula E teve um aumento de quase 18% na audiência no Brasil e grande aceitação no último E-Prix de São Paulo. O próximo compromisso é o E-Prix de Portland, entre 29 e 30 de junho.

Compartilhe este artigo
Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media.