Social
ABM comemora 80 anos de contribuições para o desenvolvimento técnico-científico brasileiro e a competitividade da indústria nacional

Fundada durante a 2ª Guerra Mundial, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração celebrou aniversário com festa homenageando ex-presidentes e inaugurou novas dependências, como um moderno estúdio de gravação
A Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) comemorou seus 80 anos de trajetória em uma noite memorável, marcada por homenagens, inaugurações e coquetel de relacionamento. O evento foi realizado na sede da ABM, na zona sul de São Paulo, e reuniu cerca de 200 convidados, entre associados, ex-presidentes e parceiros, celebrando a longevidade e a relevância da instituição para o desenvolvimento técnico-científico e a competitividade da indústria brasileira.
Desde sua fundação, em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, a ABM tem desempenhado um papel crucial ao conectar academia e indústria, disseminar conhecimento e fortalecer a competitividade da Indústria de Base. Atualmente, com mais de 1.000 associados, 16 empresas mantenedoras e 56 empresas associadas, a ABM se destaca como referência técnica na América Latina, especialmente por meio da ABM Week e da revista científica Journal of Materials Research and Technology (JMR&T), a única brasileira no top 10 mundial em metalurgia e engenharia metalúrgica.
Sergio Leite de Andrade, Presidente do Conselho da ABM, celebrou o vigor da associação e a dedicação de seus mais de 300 voluntários. “A ABM chega aos 80 anos revitalizada, forte, pujante, com uma equipe muito competente e um corpo de voluntários que é, sem dúvida, a força da Associação. A ABM está sintonizada com os desafios do momento, especialmente no contexto da descarbonização, e está preparada para o futuro, dando continuidade à sua missão de contribuir para a indústria e a sociedade”, garante Leite, também Presidente do Conselho do Instituto Aço Brasil.
Sergio Leite de Andrade, Presidente do Conselho da ABM
O Presidente Executivo da ABM, Horacidio Leal Barbosa Filho, reforçou o compromisso contínuo da associação de conectar academia e indústria. “A ABM começou com a missão de difundir e transmitir conhecimento, conectando academia e centros de pesquisa à indústria. Por isso, eu falo sempre: se quer adquirir conhecimento e fazer negócio, vá aos eventos da ABM, pois quem toma decisões e quem domina a tecnologia está lá. Nosso papel é conectar e fomentar essas interações”, disse Leal, destacando o importante papel de promover networking desempenhado pela Associação.
Plateia atenta durante cerimônia no auditório Antônio Ermírio de Moraes, na sede da ABM
O início da Associação
Diante de uma plateia de importantes executivos e acadêmicos, Leal relembrou o início da Associação, fundada nos anos 1940. “Em 1942, durante uma missão do Instituto de Pesquisas Tecnológicas nos Estados Unidos, o engenheiro Miguel Siegel foi questionado por que no Brasil não havia uma associação técnica-científica do setor. Ao voltar para o Brasil, ele articulou a criação da ABM, cujos anos iniciais foram em uma sala cedida pelo IPT”, contextualizou Leal em discurso realizado no auditório Antônio Ermírio de Moraes, em homenagem ao industrial do Grupo Votorantim que cedeu o terreno para a construção da sede da ABM.
Após a doação do terreno de 2.240 m2, o projeto da nova sede da ABM foi desenvolvido pelos arquitetos premiados Plínio Croce, Roberto Aflalo e Gian Gasperini. Inaugurada nos anos 1980 – no ano do 40º aniversário da Associação – e desenvolvida em estrutura de aço aparente, a construção tornou-se um ícone da arquitetura metálica brasileira, cujo formato foi representada no bolo do aniversário de 80 anos da ABM.
O edifício-sede da ABM possui uma função didática sobre o uso do aço na construção civil. Com estrutura aparente, a obra foi executada com aço patinável, que sofre oxidação na superfície, dando origem a uma camada protetora que evita a corrosão do interior das vigas. O material pode ser utilizado sem acabamento e se estabiliza por si só.
Ícone da arquitetura metálica brasileira, edifício-sede da ABM foi representado pelo bolo
Noite de homenagens e perspectivas para o futuro
A cerimônia contou com homenagens a ex-presidentes, que receberam troféus em reconhecimento às suas contribuições. O primeiro Presidente eleito da ABM, o general engenheiro Edmundo de Macedo Soares e Silva, foi representado pela presença de seu filho, Edmundo de Macedo Soares e Silva Filho. “O meu pai começou a siderurgia pesada no Brasil e um dos primeiros atos dele, ainda durante a construção da usina siderúrgica de Volta Redonda foi fundar a ABM, então Associação Brasileira de Metais. Ele sempre teve um carinho muito grande pela ABM e é um prazer muito grande estar aqui hoje representando-o em uma solenidade tão bonita dos 80 anos da Associação”, disse Edmundo Filho, cujo pai exerceu mandatos em 1944, 1946, 1955 e 1961. Miguel Siegel – um dos fundadores da Associação, primeiro vice-presidente e também presidente em duas gestões, 1945 e 1968 – também foi homenageado e seu representante foi seu enteado, Sérgio Loeb.
Filho do 1º presidente da ABM recebe homenagem em nome do pai das mãos de Horacidio Leal
Também foram homenageados os ex-presidentes Paulo Diederichsen Villares (1981-1982), representado por Paulo Villares Musetti; Fernando Antonio Paschoal Guerra (1990-1991); Fernando Cosme Rizzo Assunção (1993-1994); Sylvio Nóbrega Coutinho (1996-1998); Antonio José Polanczyk (1988-1989 e 1998-200); Omar Silva Júnior (2000-2002); Paulo Villares Musetti (2005-2007); José Armando de Figueiredo Campos (2007-2009); Nelson Guedes de Alcântara (2011-2013); Alfredo Huallem (2013-2015); Albano Chagas Vieira (2015-2017); Sergio Neves Monteiro (2017-2019); Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira (2019-2021); e o atual presidente Sergio Leite de Andrade (2021-2023 e 2023-2025).
Homenageados da noite
A cerimônia também homenageou a Diretoria Executiva da ABM: o Presidente Executivo, Horacidio Leal Barbosa Filho; o Diretor Administrativo e Financeiro, Hideyuki Hariki; e o Diretor de Operações, Valdomiro Roman da Silva.
“A ABM chega aos 80 anos repleta de energia e preparada para os novos desafios ambiental, social e de governança. Carregando na bagagem toda a tradição e conhecimento adquiridos, estamos entusiasmados e engajados para continuar contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico e para o aumento da competitividade das empresas nas áreas de metalurgia, materiais e mineração do Brasil. Com isso, temos certeza de estamos colaborando para o fortalecimento da economia brasileira gerando impactos positivos para toda a sociedade”, discursou Leal.
Valdomiro Roman da Silva, Diretor de Operações da ABM, explicou o foco da associação para os próximos anos: “A missão da ABM permanece a mesma desde sua fundação: gerar e difundir conhecimento técnico-científico, capacitar pessoas, conectar indústria e academia e promover a competitividade das empresas. Nosso desafio é continuar fazendo isso com excelência, atraindo jovens e garantindo a continuidade desse legado”.
Entre os homenageados, a Diretoria Executiva representada por Horacidio Leal, Valdomiro Roman e Hideyuki Hariki
Inauguração de novas instalações
Durante a celebração, foram inauguradas a Galeria dos Presidentes e novas dependências, incluindo um estúdio equipado para gravações de podcasts, videocasts e webinars. O evento também marcou a abertura de um auditório no piso superior e espaços de coworking e reuniões, demonstrando o compromisso da ABM com a modernização e inovação.
Painel traça a cronologia da ABM e homenageia todos os presidentes da Associação
“A ABM chega aos 80 anos se rejuvenescendo, porque isso é uma exigência do mercado. O que nós vimos hoje na comemoração dos 80 anos é a inauguração de uma série de espaços que demonstram que ela está se preparando para o futuro. Esse futuro pressupõe toda essa mídia que existe hoje – webinars, talk shows, podcasts e videocasts – e a ABM está pronta para adentrar nesse mundo, trazendo dezenas ou até centenas de milhares de seguidores”, afirma Hideyuki Hariki, Diretor Administrativo e Financeiro da ABM.
Estúdio de gravação será palco de podcasts, videocasts, webinars e talk shows
O presente e o futuro da ABM
Entre os convidados, lideranças do setor destacaram a importância da ABM na promoção de conhecimento e inovação. Omar Silva Junior, Gerente Regional do CIESP na Baixada Santista, elogiou a vitalidade da associação: “A ABM é um pilar de sustentabilidade muito grande para o setor”. Já José Armando Figueiredo Campos, ex-presidente da ArcelorMittal Brasil, reforçou o papel da ABM como integradora da indústria e academia. “O primeiro papel da ABM é como o grande divulgador do conhecimento de metalurgia e de mineração no Brasil. Nosso país sempre foi inovador na área minero-metalúrgica e hoje as oportunidades são grandes, já que a nossa economia tem vantagens competitivas sobre outras economias. Há nos países desenvolvidos uma frustração na capacidade de atrair gente nova e o Brasil pode se aproveitar disso e ser exportador não de cérebros, mas de gente capacitada a fazer a engenharia mineral crescer no mundo”, disse Campos.
O CEO da Usiminas e vice-presidente da ABM, Marcelo Chara, destacou a importância da Associação em sua trajetória pessoal e profissional. “Desde estudante, a ABM foi uma referência para mim. Hoje, com a ABM Week e outros fóruns, temos um espaço único para troca de ideias e enriquecimento técnico de nível internacional. A Associação tem um futuro muito interessante, por conta da sabedoria e da capacidade profissional desse time de desenvolver iniciativas para a longevidade, incorporando tecnologias, material de comunicação, iniciativas como a ABM Week. Enfim… eu vejo uma Associação muito criativa e muito ativa. Seus integrantes claramente transmitem uma paixão, um compromisso que dá uma boa expectativa para o futuro, sem dúvida”, atesta o executivo.
Marcelo Chara, da Usiminas, Albano Chagas, José Armando e Alfredo Huallem durante o evento
Diretora do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e Diretora da Regional Rio da ABM, Iêda Caminha é sócia da Associação há cerca de 40 anos, desde a época em que era estudante de engenharia metalúrgica, na PUC Rio, e vê o momento atual como crucial para a atuação da Associação. “A ABM tem um papel fundamental na disseminação do conhecimento técnico-científico nas áreas de metalurgia, materiais e mineração, e teve um papel relevante em vários momentos da política industrial brasileira, como é caso de agora, quando estamos reindustrializando o país”, acredita.
Horacidio Leal, Presidente Executivo da ABM, e Iêda Caminha, Diretora da Regional Rio da ABM
Com a modernização de suas instalações e o lançamento de novos projetos, a ABM reforça sua missão de continuar liderando o desenvolvimento técnico-científico no Brasil e na América Latina, conectando pessoas e inspirando futuras gerações. A comemoração dos 80 anos marca não apenas o passado de conquistas, mas também a construção de um futuro promissor para a associação e seus setores de atuação.
Cerca de 200 convidados celebraram os 80 anos da ABM
Social
Campanha do Agasalho 2025 do Cartão de TODOS arrecada mais de meio milhão de agasalhos

Iniciativa reforça a importância da solidariedade coletiva e convida colaboradores, parceiros e comunidade a se unirem em prol dos que mais necessitam
O Cartão de TODOS realizou a entrega de mais de meio milhão de agasalhos, arrecadados por meio de sua tradicional Campanha do Agasalho, que neste ano entrou na 11ª edição. A campanha começou no dia 10 de abril e seguiu até 10 de junho, com a esperança de que todos se unam nesta ação de solidariedade em prol de quem mais precisa, especialmente durante o inverno.
O sucesso da Campanha do Agasalho foi resultado do empenho e da solidariedade de colaboradores, parceiros e da comunidade em geral. O Cartão de TODOS acredita que, juntos, é possível fazer a diferença na vida de muitas pessoas e, por isso, mais uma vez, reforça o convite para que todos participem ativamente deste movimento de doação.
A campanha arrecadou roupas e agasalhos novos ou em bom estado de conservação que serão destinados a instituições de caridade de todo o Brasil. Os pontos de coleta foram as clínicas AmorSaúde, a franqueadora e as franquias do Cartão de TODOS (CDT) espalhadas por todas as partes do país.
Para Mara Vilar, idealizadora do projeto e vice-presidente social do Cartão de TODOS, a solidariedade é um dos pilares da empresa, e a Campanha do Agasalho é um exemplo de como pequenas atitudes podem transformar realidades. “Sabemos que o inverno pode ser um desafio para muitas pessoas, especialmente para aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade social ou situação de rua. Mais uma vez, contamos com a ajuda de todos — colaboradores, parceiros e a comunidade e fizemos desta edição mais um sucesso de solidariedade, afirmou Mara Vilar.
Coletividade
A 11ª edição da campanha também traz um apelo à conscientização sobre a importância de agir de forma coletiva, unindo forças para apoiar aqueles que enfrentam dificuldades em decorrência das baixas temperaturas. A doação de agasalhos é um gesto simples, mas que tem um impacto imenso na vida de quem recebe, oferecendo conforto e dignidade para atravessar os dias frios.
O Cartão de TODOS reafirma, assim, seu compromisso com a responsabilidade social, e reforça seu pilar de Relações Solidárias, promovendo iniciativas que oferecem benefícios aos seus clientes e contribuem para o bem-estar coletivo.
Sobre o Cartão de TODOS
O Cartão de TODOS é referência no mercado de cartões de descontos. Criado em 2001 por Altair Vilar, em Ipatinga (MG), a empresa oferece a intermediação de descontos entre os usuários do cartão e as empresas parceiras. A adesão ao Cartão de TODOS dá direito a descontos nas mais de 450 clínicas médico-odontológicas parceiras, permitindo o acesso da população à saúde primária de qualidade, além de oferecer descontos em atividades que englobam serviços voltados à educação e ao lazer e, ainda, a itens essenciais. A empresa atende, hoje, o equivalente a mais de 20 milhões de pessoas, e possui uma rede com mais de 12.000 estabelecimentos parceiros em todo o Brasil.
Social
Solidariedade em ação: 13ª Carreata do Agasalho doa mais de 16 mil peças para o Lar Pequeno Leão

Cerca de 70 condomínios e empresas do mercado imobiliário participaram da ação
A Campanha do Agasalho 2025 organizada pela Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC (ACIGABC) em parceria com o Big Riso (Programa de Responsabilidade Social da MBigucci) foi um show de solidariedade com 16.621 peças doadas ao Lar Pequeno Leão. Iniciada em maio, a campanha finalizou no dia 8 de junho com uma animada carreata pelas ruas do Centro de São Bernardo do Campo para recolher as doações.
“O resultado foi incrível! O engajamento dos voluntários, condomínios e empresas participantes só aumenta. Agradecemos a todos que participaram”, destacaram os organizadores, Roberta Bigucci, coordenadora do Big Riso, e Júlio Diaz, presidente da ACIGABC.
A moradora do condomínio Shasta Saint Germain, Silvia Casini Quelhas, que também é voluntária no Lar Pequeno Leão, agradeceu: “Fico muito orgulhosa de ver a motivação dos moradores. Estas doações ajudam muito o Lar. Em nome das nossas crianças e diretoria, agradeço a todos e deixo um convite para quem quiser nos visitar, na Rua Franciso Visentainer, 610- B. Assunção/SBC.”
Valentina Voltolini Mancuso, de 10 anos, moradora do condomínio América Central, entregou várias sacolas com roupas: “É importante doar, pois tem pessoas que precisam e não conseguem comprar com o próprio dinheiro”, explica. A mãe, Gisele, conta que a família participa da campanha desde que a filha era bebê.
A famosa Vovó Tik Tokers, influencer Nair Donadelli Miolaro, de 94 anos, também fez sua doação e, assim como em todas as edições da campanha, com alegria e simpatia, conversou e tirou foto com todos.
As doações foram entregues ao Lar Pequeno Leão, (www.larpequenoleao.org.br) entidade localizada no Bairro Assunção, em São Bernardo do Campo/SP que acolhe desde bebês recém-nascidos até jovens de 17 anos em situação de vulnerabilidade social. Com 44 anos de existência, o Lar foi fundado em 1981 pelo construtor Milton Bigucci com um grupo de amigos do Lions Clube.
Apoiadores da Carreata: Viatura Educativa do Corpo de Bombeiros (8º GB -SBC), Polícia Militar (6º BPM/MP3 – SBC), Departamento de Trânsito da Prefeitura de São Bernardo do Campo, empresas ENEL, Rodomarca, Avant Signs, Giga Som, ABC Promo e Ana Rigollet Marca e Design.
A Campanha do Agasalho é patrocinada pelas empresas associadas à ACIGABC: Absoluta, Acamargo, Aluprime, America Realty, Aparecido Viana, Atipass, Atlas Schindler, Basilar, Ciasul, Conquista, Ellofer, Engestrauss, Guaíra, Iansee, Jacy, JCR, Jet, Linus, Martinez e Fernandes, Maximo Aldana, MBigucci, MGTEC, Motiró, Movimobi, Murador, Navarro, Nazaré, Neon, OMA, Paddan, Patriani, Pedro Mariano, PHD, Sammarone, Suporte Engenharia, TR9, Verde Brasil e Zangari.
Social
Instituto Rede Incluir promove Feirão de Empregos com mais de 380 vagas para pessoas com deficiência no TRT 1ª Região

O evento, que acontece em 17 de junho, também irá oferecer orientação jurídica sobre benefícios previdenciários
O Instituto Rede Incluir irá realizar no dia 17 de junho uma nova edição do ‘Circuito Dia D – Feirão de Empregos’ no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, localizado no Centro do Rio. A iniciativa representa uma ação voltada para ampliar a inserção de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho formal, disponibilizando mais de 380 oportunidades profissionais.
O Feirão contará com a participação de mais de 15 empresas de diversos segmentos, incluindo logística, enfermagem, fisioterapia, tecnologia, administração e transporte, todas comprometidas com práticas de empregabilidade inclusiva. A realização do evento é resultado de uma parceria estratégica entre o Instituto Rede Incluir, a Superintendência Regional do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho e o TRT da 1ª Região.
Cenário nacional evidencia necessidade de inclusão
Os números do Censo IBGE 2022 demonstram a dimensão do desafio da inclusão no Brasil. Com 14,4 milhões de pessoas com deficiência, que correspondem a 7,3% da população brasileira, apenas 26,6% desse público está inserido no mercado de trabalho, enquanto entre pessoas sem deficiência esse percentual alcança 60,7%. A taxa de desocupação também se mostra mais elevada neste grupo, revelando obstáculos relacionados a barreiras atitudinais, estruturais e limitações no acesso a oportunidades igualitárias.
A experiência anterior do projeto comprova sua eficácia. Em 22 de maio, o Circuito Dia D realizado em Niterói, no Espaço Niemeyer, conseguiu conectar mais de 100 pessoas com deficiência a oportunidades concretas de emprego, demonstrando que ações articuladas e bem estruturadas produzem resultados efetivos na promoção da inclusão.
“Estamos realizando um movimento consistente pela inclusão real. Inclusão não é apenas contratar, é estruturar, sensibilizar, preparar empresas e dar oportunidades com dignidade”, ressalta Antoniel Bastos, presidente do Instituto Rede Incluir.
Orientação jurídica complementa atendimento
Além das oportunidades de emprego, o evento oferecerá atendimento jurídico especializado para orientação sobre questões previdenciárias, incluindo dúvidas sobre o INSS, auxílio inclusão, BPC/LOAS e aposentadoria. O serviço será prestado pela Dra. Célia Castro e a Dra. Fernanda Prado, representante do Instituto Rede Incluir e do NAJI (Núcleo de Apoio Jurídico Incluir), proporcionando suporte integral aos participantes.
SERVIÇO
Circuito Dia D – Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS
Data: 17 de junho
Horário: das 10h às 15h
Local: TRT da 1ª Região – Av. Antônio Carlos, 251, Centro – RJ
Realização: Instituto Rede Incluir, TRT da 1ª Região , Ministério Público do Trabalho RJ, Superintendência Regional do Trabalho RJ