Abril Azul: profissionais com Transtorno do Espectro Autista ganham espaço na Takeda

Companhia visa atrair, desenvolver e reter talentos de diversos perfis, reforçando a construção de um ambiente cada vez mais inspirador e acolhedor

O Abril Azul foi estabelecido em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a população sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e buscar uma sociedade mais inclusiva. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas possuem TEA no mundo e, no mercado de trabalho ainda é um tabu, mas na Takeda a realidade é outra. Hoje, a empresa possui colaboradores neurodivergentes nas áreas de Neurociências, DD&T, Medical Affairs e Recursos Humanos.

“No Brasil, pesquisas apontam que os passos em direção à neurodiversidade são lentos, mas podem acelerar se as empresas se mostrarem abertas às possibilidades. Pensando nisso, em 2019, a Takeda realizou uma parceria com a Specialisterne, organização social dedicada à inclusão de pessoas neurodiversas no mercado de trabalho”, detalha Eliane Pereira, diretora executiva de Recursos Humanos da Takeda no Brasil.

- Publicidade -

O projeto conquistou espaço e em 2022, a Takeda lançou o Programa Neurodiversidade, contratando quatro profissionais neurodiversos em parceria com a Specialisterne. Entre os colaboradores que ingressaram pelo programa, está Guilherme Leite (31), Analista Jr. de Estratégia de Digital Data & Technology (DD&T). “Ao longo da minha vida, sempre tive apoio com psicólogos, porém não tinha o laudo. Aos 17 anos, fui fazer um teste vocacional e recebi o diagnóstico de TEA. Com isso, comecei a fazer acompanhamento médico direcionado para a minha condição”, destaca Leite.

Na companhia desde janeiro de 2022, ele conheceu a Specialisterne por indicação de sua psiquiatra. “O que me interessou no programa foi a oportunidade de me recolocar no mercado de trabalho”, afirma Leite. Antes de ingressar na Takeda, Guilherme já tinha trabalhado como auxiliar de professor de academia, professor de futebol e menor aprendiz em uma indústria siderúrgica.

“Fiquei muito feliz de ter começado a trabalhar na Takeda, pois é uma empresa focada na inclusão. Eu me sinto muito acolhido com meus colegas de trabalho, eles me dão apoio, me orientam e dão dicas para vida profissional. É um trabalho que me proporciona muitos pontos positivos, principalmente independência e autonomia”, conta Guilherme. “A história de Guilherme é um exemplo do compromisso da Takeda de construir um ambiente de trabalho excepcional para todos”, complementa Eliane.

Para o futuro, o colaborador deseja se desenvolver ainda mais na empresa. “Minhas expectativas para daqui um ano consistem em aperfeiçoar a carreira profissional, meu inglês e galgar meu espaço na Takeda. Com o tempo, eu creio que eu consiga melhorar bastante”, projeta.

Em maio de 2023, a Takeda também lançou o Programa Hikari no Michi, expressão em japonês que significa Caminho da Luz, busca promover a inclusão de pessoas com deficiência, atrair e reter talentos. O programa estreou com a contratação de oito profissionais para atuar nas áreas de Oncologia, Neurociências, Facilities, Inteligência de Vendas, Ética & Compliance, Assuntos Regulatórios, Medical Affairs e Recursos Humanos.

- Publicidade -

Diversidade, Equidade e Inclusão na Takeda

Lançado em 2019, o Programa de Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I) da Takeda foi consolidado a partir de cinco Comitês: Gênero, LGBTI+, Racial, Pessoas com Deficiência e Gerações. Em constante evolução, o Programa de DE&I ganhou em 2021 mais dois Comitês, o Religiosidades e Espiritualidades, e Parentes e Cuidadores (PACT). Os grupos visam aprofundar o olhar a respeito das possibilidades de exercer a religiosidade e a espiritualidade, e apoiar funcionários que possuem dependentes sob a sua responsabilidade, respectivamente.

Em 2021, DE&I tornou-se uma área estratégica para a empresa, passando a ter a mesma estrutura de uma área de negócios, com planejamento, estratégia e orçamento próprios.

 

Sobre a Takeda
A Takeda está focada em criar uma saúde melhor para as pessoas e um futuro melhor para o mundo. Nosso objetivo é descobrir e oferecer tratamentos que transformem vidas em nossas principais áreas terapêuticas e de negócios, incluindo gastrointestinal e inflamação, doenças raras, terapias derivadas de plasma, neurociência, oncologia e vacinas. Junto com nossos parceiros, visamos melhorar a experiência do paciente e avançar uma nova fronteira de opções de tratamento por meio de nosso pipeline dinâmico e diverso. Como uma empresa biofarmacêutica líder baseada em valores e orientada por Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com sede no Japão, somos guiados por nosso compromisso com os pacientes, nossas pessoas e o planeta. Nossos funcionários em aproximadamente 80 países e regiões são movidos por nosso propósito e fundamentados nos valores que nos definem há mais de dois séculos. Para mais informações, visite www.takeda.com.

- Publicidade -

 

Compartilhe este artigo
Segue:
Meu nome é Leonardo Oliveira e sou graduado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Escola Superior de Propaganda & Marketing. Possuo cerca de 10 anos de experiência com assessoria de imprensa e trabalhei em diversas agências de comunicação do país. Já atendi clientes como Aché Laboratórios, Mundo Verde, Superbom, Royal Palm Plaza, Associação Nacional de Restaurantes, Red Hat, entre outros. São organizações de diversos portes e segmentos. Tenho expertise no relacionamento com a imprensa e possuo importantes técnicas de redação de textos jornalísticos.