Educação
Academia Educar mobiliza jovens protagonistas de várias partes do Brasil

Você sabia que desenvolver habilidades socioemocionais e estimular o protagonismo juvenil pode contribuir significativamente para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na sociedade? A Academia Educar, primeiro projeto da Fundação Educar — que existe há 35 anos — está, em 2025, atuando com inúmeros jovens de diversas escolas públicas de Campinas em atividades presenciais, além de outros estudantes de todo o Brasil no formato online. Com o lema “Os incomodados que mudem o mundo”, esses jovens tornam-se agentes das transformações que desejam ver na sociedade, atuando como multiplicadores dos aprendizados em suas escolas, famílias, comunidades e cidades.
Foi o pedagogo Antônio Carlos Gomes da Costa, junto a Luis Norberto Pascoal, idealizador da Fundação Educar, quem implantou o conceito de protagonismo juvenil na Academia Educar. O protagonismo juvenil reconhece que adolescentes e jovens têm o poder de gerar mudanças significativas nos contextos sociais, ambientais, culturais em que estão inseridos.
“Na Academia Educar, os jovens são convidados a fazer parte das soluções para os desafios que enfrentam em suas vidas, escolas e comunidades. Um dos exemplos é o Oásis Educar, um projeto inspirador em que os participantes escolhem uma escola para transformar. Eles pintam, criam espaços verdes, tudo isso a partir dos sonhos dos alunos que estudam lá”, explica a gestora da Fundação Educar, Cristiane Stefanelli.
Segundo o Relatório Global de Educação da UNESCO (2021), as habilidades socioemocionais são essenciais para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, promovendo tanto o bem-estar pessoal quanto o sucesso acadêmico. Elas dizem respeito à capacidade de reconhecer e gerenciar emoções, estabelecer relações saudáveis, tomar decisões responsáveis e lidar com adversidades de forma construtiva. Entre essas competências estão empatia, autocontrole, resiliência, cooperação e comunicação.
Dentre os jovens que fizeram Academia Educar está Luciana Agatha Melo Guimarães, de 14 anos. Ela foi aluna da Academia Educar em 2024 e hoje atua como monitora do projeto presencial. “Eu vejo que me aprofundei muito em questões como autoconhecimento, ética, valores e empatia. Esses aprendizados me ajudaram a entrar na adolescência com mais tranquilidade, me conhecendo melhor. Também aprendemos a olhar o outro com mais generosidade e a acreditar no nosso potencial de ajudar a construir um mundo melhor para todos”, relata.
Os irmãos Tábita, 18 anos, e Luís Enéas Dutra, 15 anos, de Pelotas (RS), também fazem parte da Academia Educar e hoje atuam como monitores da versão online. “Fiz a Academia Educar online em 2022 e me encantei com a metodologia. Sei que tudo o que aprendi vou levar para a vida. Em 2023 me inscrevi para ser monitora, fui selecionada e continuo nessa função. Também incentivei meu irmão a participar da Academia. Nestes três anos de vivência, percebo o quanto mudei: hoje posso dizer que sou uma jovem protagonista e consigo falar em público com muito mais tranquilidade”, conta Tábita.
Luís Enéas, irmão de Tábita, também se tornou monitor em 2025. “Participei da edição online em 2024 e me apaixonei. Minha irmã sempre falava com entusiasmo sobre tudo o que aprendia na Academia Educar, e pude comprovar como é uma oportunidade única e cheia de afeto. O conteúdo é passado de forma leve e fácil de compreender. A Academia não só me ajudou a desenvolver o meu protagonismo, mas também a me conhecer melhor. Aprendi a me respeitar, porque, para viver em sociedade e respeitar o outro, é preciso antes entender nossos próprios limites.”
Sobre a Fundação Educar
A Fundação Educar é o investimento social da Companhia DPaschoal e atua com educação para a cidadania como estratégia de transformação social. Seus projetos – divididos nos eixos “Educar Para o Protagonismo”, “Educar Para Ler”, “Educar Para Empreender”, “Cooperar com o Social” e “SER Educar” – visam garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam habilidades e sejam verdadeiras agentes de mudança para um futuro melhor.
Educação
Alunos da Escola Canadense vivem experiência gastronômica no Gurumê

Legenda: Alunos da Escola Canadense de Brasília participam de oficina de gastronomia japonesa no restaurante Gurumê, sob orientação do chef Lucas Sena, em celebração ao Dia das Crianças.
No início do mês de outubro, alunos da Escola Canadense de Brasília participaram de uma experiência exclusiva no restaurante Gurumê, no ParkShopping. A ação de Dia das Crianças teve como objetivo unir aprendizado e cultura gastronômica, permitindo que os estudantes conhecessem de perto ingredientes da culinária japonesa e preparassem seus próprios pratos sob a orientação do chef Lucas Sena.
Promovido em parceria entre o Gurumê e a Escola Canadense de Brasília, o evento foi voltado exclusivamente a um grupo selecionado de alunos, com idades entre 6 e 11 anos, que vivenciaram uma tarde de descobertas e prática culinária. A proposta pedagógica da atividade integrou-se ao currículo internacional da escola, que valoriza experiências sensoriais e o aprendizado ativo fora da sala de aula.
Segundo Carolina Oliveira, supervisora de Marketing da Escola Canadense de Brasília, que acompanhou o grupo de alunos a iniciativa reforça o compromisso da instituição com uma formação multicultural e dinâmica. “Foi uma experiência incrível. As crianças exploraram, de forma prática e divertida, a cultura japonesa por meio da gastronomia. Para muitos, foi o primeiro contato com ingredientes como o salmão, o que despertou curiosidade e encantamento”, afirma.
Durante a oficina, os alunos participaram de todas as etapas do preparo, da montagem dos pratos à degustação final. O encontro também promoveu valores como cooperação, respeito e apreciação de diferentes tradições, alinhados à proposta educacional da escola.
Alunos das unidades Águas Claras e Sudoeste participaram, em conjunto, dessa ação.
O evento reforçou a sinergia entre gastronomia e educação. Caso novas atividades ocorram, o Gurumê divulgará as informações em seus canais oficiais.
Serviço:
Restaurante Gurumê – ParkShopping Brasília
📍 St. de Habitações Individuais Sul Q. 7 – Guará, Brasília – DF
🌐 www.gurume.com.br
📸 Instagram: @gurume_oficial / @escolacanadensedebrasilia
Sobre a Escola Canadense de Brasília:
A Escola Canadense de Brasília é uma instituição educacional que oferece um currículo bilíngue, que utiliza uma metodologia internacional de excelência, com uma mentalidade global e uma abordagem pedagógica voltada para a formação integral dos alunos. Com foco no desenvolvimento acadêmico e sócio emocional, a escola prepara seus alunos para serem cidadãos globais. https://www.escolacanadensedebrasilia.com.br/.
Unidade SIG
SIG Quadra 8, Lote 2225, Parte F • Brasília – DF
Celular / WhatsApp: +55 (61) 9276-4957
Unidade Águas Claras
QS 05 Av. Areal, Lote 04 • Águas Claras – DF
Celular / WhatsApp: +55 (61) 9276-4957
Cultura
Governo do Estado e Sesc RJ celebram o Dia do Professor com grande encontro cultural e formativo no Teatro da Ilha

Ação da Secretaria de Cultura contará com palestras de Mario Sergio Cortella e Gabriel Chalita
Em mais uma iniciativa que reforça seu compromisso conjunto com a valorização da educação e da cultura, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SececRJ) e o Sesc RJ realizam, no dia 9 de outubro, às 19h, no Teatro da Ilha, o encontro Cultura do Saber. O evento marca as comemorações do Dia do Professor e homenageia educadores de todo o estado, reunindo grandes nomes do pensamento brasileiro em uma noite de reflexão, troca de ideias e reconhecimento à importância do magistério. A entrada é gratuita, com ingressos disponíveis exclusivamente na página do Teatro da Ilha no Instagram: https://instagram.com/teatrodailha
A programação contará com palestras de Mario Sergio Cortella e Gabriel Chalita, dois expoentes do cenário intelectual e educacional brasileiro. A expectativa é reunir cerca de 700 professores de diferentes municípios fluminenses, que participarão gratuitamente da atividade, com transporte assegurado pelo programa Passaporte Cultural RJ, iniciativa da SececRJ voltada à democratização do acesso à cultura em todas as regiões do estado.
“Ao promover este encontro, o Governo do Estado do Rio de Janeiro reafirma seu compromisso com a valorização dos profissionais da educação. Essa ação conjunta com o Sesc RJ fortalece a visão de que cultura e ensino são pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, crítica e transformadora”, destaca Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa.
A ação é resultado de uma parceria sólida entre a SececRJ e o Sesc RJ, que chega ao segundo ano com foco na formação continuada e na valorização dos educadores. Professores de diversas unidades do Sesc RJ também participarão do evento, fortalecendo o intercâmbio entre educação formal e ações culturais de impacto social.
“O professor é o elo fundamental entre o conhecimento e a vida em sociedade. Valorizar esse profissional é investir no futuro do país. Para o Sesc RJ, que tem na educação uma de suas vocações centrais, participar dessa homenagem é reafirmar nossa convicção de que cultura e ensino caminham juntos na construção de uma sociedade mais consciente e plural”, afirma Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sesc RJ.
Sobre os palestrantes
Gabriel Chalita – Escritor e educador, é doutor em Comunicação e Semiótica e em Direito, com mestrado em Sociologia Política e Filosofia do Direito. Foi Secretário da Educação no Estado e no Município de São Paulo, além de ter exercido mandatos como vereador e deputado federal. É autor de mais de 90 livros e membro de importantes academias culturais e educacionais do país.
Mario Sergio Cortella – Filósofo e educador, com Mestrado e Doutorado em Educação pela PUC-SP, onde atuou como professor por mais de três décadas. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo, é autor de 54 livros e um dos pensadores mais influentes do país, com forte presença em mídias tradicionais e digitais.
Serviço:
Data: 9/10 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro da Ilha – Estrada do Galeão – Galeão, Ilha do Governador – RJ (ao lado do Colégio Cenecista Capitão Lemos Cunha)
Entrada: gratuita, com ingressos disponíveis exclusivamente no link: https://www.instagram.com/teatrodailha/p/DPj5XMXEYII/
Educação
Cia Athletica promove aulas especiais em apoio ao Outubro Rosa com arrecadação de lenços para pacientes do Hospital Pio XII

Em apoio à campanha Outubro Rosa, a CIA Athletica de São José dos Campos realiza ao longo do mês de outubro uma série de aulas especiais com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção ao câncer de mama e promover a solidariedade com as pacientes em tratamento. A iniciativa convida os alunos a participarem das atividades especiais mediante a doação de lenços, que serão destinados às pacientes em tratamento no Hospital Pio XII.
A ação une saúde, bem-estar e empatia, reforçando o compromisso da academia com causas sociais e com a promoção de hábitos saudáveis, bem como, reforça a importância da prevenção e do cuidado com a saúde. A participação nas aulas é aberta aos alunos e está condicionada à doação de pelo menos um lenço.
“Mais do que uma programação especial, queremos que cada aula seja um momento de conexão, conscientização e solidariedade. Os lenços representam carinho, autoestima e apoio às mulheres que estão enfrentando uma fase delicada”, afirma a diretora técnica e proprietária da Companhia Athletica, Mônica Marques.
Confira a programação das aulas especiais do Outubro Rosa
10/10 – 15h: Desafio nas Alturas – com Thaís
13/10 – 8h10: HidroRosa – Mexa-se pela vida – com Lualina
14/10 – 9h30: Prana Balls Rosa – com Mariana Zaitune
14/10 – 10h15: Ritmos Rosa – com Mariana Zaitune
15/10: Hidro Jump Rosa – com Cinthia
15/10 – 17h: Double Pink Pilates – com Ana e Dani
17/10 – 9h45 e 17h: Yoga e Saúde – com Giselle
22/10 – 6h15: Yoga e Cuidados Diários – com Danubia
24/10 – 9h: Sh’Bam Rosa – com Marcelo Vinicyus