Ação promovida pelo Instituto Unimed-BH no Morro das Pedras reuniu cerca de 800 pessoas

Marcando o Dia Internacional do Voluntariado, celebrado em 5 de dezembro, conheça a iniciativa da Unimed-BH que contribui para transformar a vida de crianças e jovens

O Voluntariado integra as linhas de atuação do Instituto Unimed-BH, braço de responsabilidade sociocultural e socioambiental da Unimed-BH. São diversas iniciativas promovidas pelo Instituto que contam com o apoio de voluntários ao longo do ano. Uma delas aconteceu na última semana, quando cerca de 800 pessoas participaram do encerramento das atividades da Escola de Artes Instituto Unimed-BH. A ação ocorreu na E.M. Hugo Werneck, no bairro Grajaú, e reuniu alunos, familiares, professores, parceiros e comunidade do Morro das Pedras.

- Publicidade -

A programação contou com diversas atividades e os voluntários da Unimed-BH, atuaram ativamente para possibilitar a realização do encontro. Entre as ações voltadas para os alunos da Escola de Artes e suas famílias, foram promovidas oficinas de tapeçaria, aula de dança, varal de desenhos, oficina de cabelo e maquiagem artística, oficina musical do Projeto Revelando Sonhos, exibição de filmes e apresentação musical.

A ação contou também com apresentações das turmas de balé, percussão, danças urbanas e jazz que são ministradas pelo Grupo Arautos do Gueto e pelo Grupo de Dança Camaleão, parceiros da Escola de Artes Instituto Unimed-BH. Durante todo o dia foram distribuídos lanches para os presentes.

A diretora-presidente do Instituto Unimed-BH, Mercês Fróes, esteve presente e enfatizou a importância da ação para toda a comunidade. “O Instituto Unimed-BH está presente no Morro das Pedras há mais de 20 anos e essa ação já faz parte do calendário da comunidade. Estamos muito felizes em celebrar com todos os familiares, alunos e professores o ano que passou e reafirmar os votos para a continuidade do projeto em 2024. Além disso, conseguimos colocar em prática a nossa vocação para o voluntariado com o apoio de dezenas de colaboradores que nos ajudam a construir essa grande celebração”. 

Voluntários colocaram a mão na massa

Durante a ação, os voluntários foram responsáveis por acompanhar e organizar as oficinas, distribuir lanches e cuidar da estrutura do evento. “Foi ótimo fazer parte da ação, com toda certeza estarei presente nas próximas oportunidades. Já contribuo com o Instituto Unimed-BH, mas nunca tinha participado como voluntário. É uma experiência fantástica ver o sorriso, interação e entrega das crianças e pessoas envolvidas. Seja elas da comunidade ou parceiras dos projetos. A inserção da cultura, aprendizado e direcionamento nas comunidades acolhidas pelo instituto Unimed-BH é uma ferramenta essencial para formação de uma sociedade igualitária, justa e próspera”, afirmou o colaborador e voluntário Robson Rodrigues Pinheiro Sousa.

- Publicidade -

Outra colaboradora e voluntária também deixou seu relato. “Experiência única, saí de casa com a intenção de me doar e ganhei novas habilidades, unimos afetos e solidariedade, pude me ressignificar. Os olhares cheios de esperança e os sorrisos espalhados revigoraram minha alma. O Instituto Unimed-BH me proporcionou um sábado de grande alegria, me senti viva e útil”, completou a colaboradora, Adriana Aparecida Maia Santos.

Dia Internacional do Voluntariado

No dia 5 de dezembro é celebrado o Dia Internacional do Voluntário, data instituída em 1985 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar ações voluntárias pelo mundo. O Instituto Unimed-BH realiza diversas ações durante todo o ano com objetivo de incentivar a participação de médicos cooperados e colaboradores como voluntários. Entre as ações de 2023 estão o Programa Jovens Profissionais, que ocorre anualmente, a arrecadação de alimentos para instituições, eventos culturais em praças públicas e a Mostra Somos Comunidade.

Crédito das fotos: Bendita Conteúdo e Imagem/Élcio Paraíso

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *