Casa Economia ACIC inaugura Câmara de Arbitragem e Mediação em Campinas
Economia

ACIC inaugura Câmara de Arbitragem e Mediação em Campinas

Compartilhar
Img 20231025 Wa0094
Foto: Divulgação
Compartilhar

A Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) inicia neste mês de outubro sua câmara de arbitragem e mediação para associados, em parceria com a CEMAAC (Câmara Empresarial de Mediação e Arbitragem).

O novo serviço foi lançado em 22 de setembro, durante encontro de contadores parceiros, na sede da ACIC. A ferramenta oferece a possibilidade de solucionar conflitos extrajudicialmente e segue os mesmos moldes desenvolvidos pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

A experiência na capital aponta que 80% dos casos levados para a mediação foram resolvidos na primeira sessão. Já os conflitos mais complexos, que necessitam recorrer ao processo arbitral, foram solucionados em, média, em seis meses.

“Nós da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas) entendemos que as unidades de mediação (câmaras arbitrais) são ferramentas importantes para auxiliar as empresas na solução de conflitos, sejam ele trabalhistas, societários ou contratuais, entre outros.”, destaca Adriana Flosi, presidente da Entidade.

“O ingresso em uma Câmara Arbitral resulta em vantagens, principalmente pela rapidez como ela costuma solucionar o problema. É, sem dúvida, uma parceria importante, não só para as empresas de Campinas e região, mas para a ACIC que, com a oferta desse mais esse serviço, segue cumprindo seu principal propósito: o de auxiliar os empreendedores e fomentar a economia com o crescimento das empresas”, completa.

O que é?

Conciliação, Mediação e Arbitragem são métodos usados e difundidos no mundo inteiro e que cada vez mais são consolidam-se como opções no mundo empresarial brasileiro, podendo ser

aplicadas a todo e qualquer conflito contratual entre partes, desde divergências com clientes, sócios, fornecedores, indústrias, importadoras, exportadoras, construtoras até em condomínios, entre muitos outros.

São exemplos: situações de descumprimento de contratos; conflitos societários; recuperação de crédito; conflitos trabalhistas e empresariais; discordâncias em contratos e comércio exterior.

“Às vezes, pequenos desentendimentos contratuais, se constarem em processo ao público, podem expor a empresa de forma negativa. Na Câmara de Mediação e Arbitragem, além da rapidez na solução, esse processo é sigiloso e pensado de forma que ninguém saia prejudicado”, destaca Adriana.

Interessados em saber mais sobre o serviço devem procurar a ACIC.

Compartilhar

Copyright 2024 rededesitesbr. All rights reserved powered by rededsitesbr