Reconhecimento do CFM se junta a demais indicadores de qualidade da formação médica oferecida pelo Centro Universitário de Montes Claros e destaca a relevância do Norte de Minas no cenário de saúde do Estado
A Afya Centro Universitário de Montes Claros passou a integrar o seleto grupo de escolas médicas acreditadas pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME/CFM). A acreditação atesta que a escola atende aos mais elevados padrões de qualidade para formação médica, reconhecidos internacionalmente.
Desenvolvido por pesquisadores especializados em educação médica no Brasil, o SAEME/CFM é um sistema de avaliação padronizado e independente, que comprova que a instituição realiza o seu papel de modo eficaz e seguro. O modelo analisa dimensões como gestão educacional, programa educacional, corpo docente, corpo discente e ambiente de aprendizagem e foi reconhecido pela World Federation of Medical Education (WFME), o que confirma sua aderência a parâmetros internacionais para acreditação de escolas médicas. Entre as instituições que já receberam a acreditação estão universidades como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Para Renata Nobre, reitora da instituição, a certificação representa um avanço significativo não só para a unidade, mas para toda a população da região do Norte de Minas. “A certificação SAEME/CFM reconhece o padrão de excelência que buscamos diariamente. Ela reflete a qualidade do nosso corpo docente, a estrutura dos nossos laboratórios, clínica acadêmica, além do compromisso em formar médicos preparados para atuar com responsabilidade e impacto social.”
A acreditação reforça os diferenciais da formação oferecida pela Afya Montes Claros, que já havia obtido nota máxima (5) na avaliação do MEC (Ministério da Educação). Assim como todas as instituições do grupo, a faculdade utiliza uma metodologia ativa exclusiva, desenvolvida a partir de referências internacionais dos Estados Unidos, Canadá e Holanda, aproximando teoria e prática desde os primeiros períodos. Os estudantes também têm acesso a laboratórios e centros de simulação modernos, com acreditação pela Sociedade
Americana de Simulação em Saúde (SSH), o que amplia a experiência prática, imersiva e segura para os alunos.
Além disso, a unidade mantém parcerias com três grandes hospitais públicos, garantindo acesso contínuo a cenários reais de prática clínica e contribuindo diretamente para o atendimento à população. Em 2025, a unidades realizou mais de 25 mil atendimentos gratuitos de Medicina, fortalecendo o raciocínio crítico e o compromisso científico dos futuros médicos.
Sobre a Afya
A Afya, maior ecossistema de educação e soluções para a prática médica do Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior, 33 delas com cursos de Medicina e 25 unidades promovendo pós graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde em todas as regiões do país. São 3.753 vagas de Medicina aprovadas pelo MEC e 3.643 vagas de Medicina em operação, com mais de 24 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da Medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil e “Valor 1000” (2021, 2023, 2024 e 2025) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em: www.afya.com.br e ir.afya.com.br.