“Água Digital” é cada vez mais crucial para sustentabilidade industrial

Conceito refere-se à integração tecnológica com a gestão e monitoramento do consumo de água
Soluções digitais estão transformando a gestão e consumo de água no setor industrial, de acordo com especialistas do setor na Automation Fair 2023

A tecnologia tem sido uma das principais aliadas da indústria para uma gestão mais eficiente de recursos naturais, como a água, permitindo otimizações de consumo, prevenção de perdas e melhorias de segurança em instalações industriais.
Diante disto, o tema “Água Digital”, conceito que se refere à utilização de soluções tecnológicas na gestão e monitoramento do consumo de água, foi destaque em um dos painéis da Automation Fair 2023, feira global de inovação da Rockwell Automation, maior empresa do mundo dedicada à automação industrial e transformação digital. Na sua 32ª edição, o evento aconteceu pela primeira vez em Boston e apresentou para mais de 10 mil participantes as grandes tendências e inovações da manufatura global.
De acordo com a head de estratégia digital OneWater no Jacobs Solutions, Jennifer Baldwin, os dados gerados por sensores inteligentes em plantas industriais estão tornando as operações mais sustentáveis e eficientes. “Agora eu posso identificar infiltrações, dizer ‘Olha, tem uma elevação do nível do mar acontecendo, e isso está aumentando minha infiltração’. Então, coisas que no passado a gente tinha apenas uma intuição, com as soluções digitais, agora somos capazes de realmente comprová-las”, explica Jennifer.
A Rockwell Automation oferece soluções para a automação do ciclo completo da água, incluindo gestão de infraestrutura, resposta a incidentes, sistemas e tratamentos de água automatizados, além de tratamento de efluentes industriais.
“Estamos usando esses dados que estão sendo coletados no nosso planejamento e nas operações, e estamos conseguindo efetivamente aumentar o tempo de vida dos nossos ativos. Há muita infraestrutura envelhecendo, temos problemas para manter equipes e nossos clientes também. Então, essas soluções digitais estão lá para tornar acessível a todos informações que antes eram perdidas quando um funcionário se aposentava ou deixava a equipe”, comenta Jennifer.
Entre as principais tendências em tecnologias para automação e gestão de água industrial estão o Machine Learning e a Inteligência Artificial, de acordo com a especialista. “Estamos usando Inteligência Artificial de diferentes maneiras. Uma solução em que estamos trabalhando agora combina a coleta de dados em tempo real de um modelo hidráulico de sistema de coleta de água. Com essa tecnologia, agora podemos dizer: ‘ok, temos essa chuva chegando. Então, 24 horas antes, é assim que vamos operar o sistema. Ah, a previsão mudou? Então é assim que vamos rodar o sistema de coleta.’ Antes, esse processo podia levar um dia. Atualmente, podemos rodar isso em segundos”, finaliza Jennifer.
Sobre a Rockwell Automation
Rockwell Automation, Inc. (NYSE: ROK) é líder global em automação industrial e transformação digital. Conectamos a imaginação das pessoas com o potencial da tecnologia para expandir o que é humanamente possível, tornando o mundo mais produtivo e sustentável. Com sede em Milwaukee, Wisconsin, a Rockwell Automation emprega cerca de 24 mil solucionadores de problemas dedicados a clientes em mais de 100 países. Para saber mais sobre como estamos dando vida à Connected Enterprise no setor industrial.

- Publicidade -
Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *