Esporte
Amazona mirim segue liderando ranking da Sociedade Hípica Brasileira

Valentina Teixeira Sodré Nascimento de Almeida, aos dez anos, vem despontando no hipismo dentro da sua categoria
A jovem amazona Valentina Almeida, que começou a praticar hipismo aos sete anos, desde então nunca mais parou de se desenvolver neste esporte tanto tradicional quanto diferenciado, chamando a atenção de professores e profissionais mais experientes. Ela segue liderando o ranking da Sociedade Hípica Brasileira em sua categoria.
“Já se passaram quase quatro anos, e a cada dia gosto mais do hipismo. Treino de terça à sexta, depois da escola. Nos finais de semana participo de competições e também dos treinos”, disse a menina, empolgada com os elogios sobre a sua atuação no esporte. “Além disso, comecei a fazer preparação física com a professora Lívia de Castro Lima, o que vai ajudar ainda mais o meu desempenho”, contou a menina.
Os treinos com os cavalos nem sempre são leves. “Tem dias que os treinos são mais pesados, alguns outro dias são mais leves. Isso depende do tipo de trabalho que o treinador planejou para aquele dia”, conta ela. “Faço parte da equipe de Felipe Tavares, que um treinador bem exigente, ao mesmo tempo muito paciente para me ensinar. Ele utiliza um método de aprendizagem que funciona muito bem e, nas competições, fica do meu lado o tempo todo. Quando venço ele comemora comigo. Mas quando não fico bem classificada, ele me dá muita força para melhorar e faz com que eu veja a situação como motivação para treinar mais”, explicou a jovem amazona.
Valentina Almeida disse que seus pais apoiam muito sua iniciativa junto ao hipismo. “Minha mãe fica muito focada em oferecer toda a estrutura que preciso para me desenvolver bem. Ela quem cuida das inscrições em competições, arruma meu equipamento e trata das questões relacionadas à saúde da minha égua. Minha mãe é sempre antenada em tudo, para eu me preocupar apenas em montar. Meu pai está sempre ao meu lado no esporte, já que ele pratica hipismo também. Está sempre me dando uns toques, corrigindo, passando informações que vão me ajudar no conhecimento técnico”, se empolga a menina.
O hipismo também oferece benefícios à saúde da jovem. “Posso viver estes momentos junto com meus pais. Nós três temos em comum a paixão pelo esporte e pelos cavalos. Além disso, também fiz muitos amigos aqui na Sociedade Hípica Brasileira (SHB), que é onde passo a maior parte do meu tempo, após a escola. É muito bom para meu crescimento”, conta Valentina, que se anima com o futuro dentro do esporte. “Quero continuar treinando muito, aprendendo cada vez mais sobre o esporte, e me tornar uma amazona experiente. No futuro, quero participar de diversas competições importantes no Brasil e pelo mundo”, conclui a talentosa e dedicada jovem.
Valentina Almeida: despontando no hipismo dentro da sua categoria.
Esporte
F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

O britânico Lando Norris, da McLaren, registrou o melhor tempo no treino classificatório deste sábado (26) e vai largar na frente no GP de Spa-Francorchamps, na Bélgica.
Outro destaque na qualificação – que teve Oscar Piastri, também da McLaren e Charles Leclerc, da Ferrari, no top 3 – foi o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, que vai largar no 10º lugar.
É a segunda vez que o piloto paulista, estreante na categoria, consegue largar no top 10, posição que dá pontos na corrida. Há quase um mês, ele largou na oitava posição no GP da Áustria, colocação que sustentou ao final da prova, rendendo a ele seus primeiros – e até agora únicos – quatro pontos na Fórmula 1.
Na parte de cima da classificação, a disputa pela pole position foi acirrada. Norris fez o tempo de 1min40s562, apenas 0s085 à frente do companheiro de equipe Piastri. Na tabela de pilotos, o australiano, no entanto, aparece à frente do colega, com 241 pontos, contra 232 de Norris.
Dependendo dos resultados na prova deste domingo, a liderança no campeonato pode mudar de mãos.
Já o bom resultado de Gabriel Bortoleto teve ajuda direta do britânico Lewis Hamilton, da Ferrari, sete vezes campeão da categoria. Na segunda parte do treino de classificação, ele acabou eliminado, abrindo espaço para o brasileiro adentrar o top 15. Ao final, o tempo que rendeu a 10ª posição a Bortoleto foi de 1min42s387.
O GP da Bélgica – 13ª parada do circuito da F1 – terá largada neste domingo a partir das 10h de Brasília.
Esporte
Brasil vira sobre o Japão e alcança final da Liga das Nações de vôlei

Numa partida bastante emocionante em Lódz, na Polônia, a seleção brasileira feminina de vôlei derrotou o Japão por 3 sets a 2 (23-25, 25-21, 25-18, 19-25, 15-8) neste sábado (26) e garantiu vaga na final da Liga das Nações. A adversária na busca pelo título inédito será a Itália, que derrotou a Polônia por 3 a 0 (25-18, 25-16, 25-14), também neste sábado. A final, neste domingo, começa às 15h de Brasília.
A equipe comandada por Zé Roberto Guimarães teve dificuldades na primeira parcial, vencida pelas japonesas por 25 a 23. Porém, pouco a pouco, o Brasil ficou mais à vontade em quadra e fechou os dois sets seguintes sem maiores ameaças (25 a 21 e 25 a 18).
Com as costas contra a parede, o Japão aumentou a intensidade no quarto set para evitar a eliminação e fez os últimos cinco pontos de forma consecutiva para fechar em 25 a 19.
No decisivo tie-break, o Brasil foi abrindo vantagem e as japonesas sucumbiram diante da pressão. Em um ataque de Júlia Bergmann, a seleção brasileira fechou em 15 a 8. Bergmann, com 24 pontos, foi a segunda maior pontuadora do Brasil na partida, apenas um ponto atrás de Gabi, que registrou 25.
A vitória representou uma revanche para o Brasil, que foi derrotado exatamente pelo Japão na semifinal da competição no ano passado. Agora, a seleção tem pela frente a atual campeã da Liga das Nações e dos Jogos Olímpicos e que chega à decisão com uma campanha invicta. A Itália não perde há 28 partidas. O Brasil tenta seu primeiro título da Liga das Nações. Será a quarta vez que a seleção brasileira feminina chega à decisão, depois dos vices em 2019, 2021 e 2022.
Esporte
TV Brasil exibe duelo entre Unimed Campinas e Sesi Araraquara

A TV Brasil exibe ao vivo, neste domingo (27), às 10h45, o confronto entre Unimed Campinas e Sesi Araraquara pela Liga de Basquete Feminino (LBF). As equipes se enfrentam diretamente do Tênis Clube de Campinas, em São Paulo, na primeira partida que garante vaga na final do campeonato.
Nesta fase, os times disputam séries melhor de três jogos. Ou seja, quem conquistar duas vitórias sobre o mesmo adversário avança para disputar o título da 15ª edição da competição.
Atual bicampeã, a equipe de Araraquara é um dos destaques do torneio, após vencer os dois confrontos das quartas de final contra o Sodiê Mesquita. O rival Unimed Campinas também ganhou por 2 a 0 na fase anterior, ao superar o Corinthians.
Ambos os jogos foram transmitidos pela TV Brasil, veículo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que é a emissora oficial da competição e a única a exibir as partidas em sinal aberto.
A cobertura faz parte das iniciativas para ampliar a visibilidade do esporte feminino na programação.
Além disso, o canal público transmite o Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol e a Conmebol Copa América Feminina 2025. Torcedores de todas as regiões do país podem acompanhar as transmissões por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
Para saber como assistir à TV Brasil na sua cidade, acesse: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Sobre a competição
Os times Unimed Campinas, Blumenau, AD Santo André, Pontz São José Basketball, Sodiê Mesquita, Sampaio Basquete, Sesi Araraquara, Corinthians e os estreantes ADRM Maringá, Cerrado Basquete e Ourinhos/AOBE são os participantes da LBF 2025.
O sistema de disputa é com todas as equipes se enfrentando em turno e returno, em 22 rodadas. Os oito melhores seguiram para os playoffs. Nas quartas de final e na semifinal, as equipes se enfrentam em séries de melhor de três jogos.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone.
O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
Serviço
Semifinais – Liga de Basquete Feminino – Ao Vivo na TV Brasil
Unimed Campinas X Sesi Araraquara
A partir das 10h45 de domingo (27)
TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play – http://tvbrasilplay.com.br