Ambiental Pro lança Manual de Imprensa sobre Inovação Tecnológica

Henrique Gonzales conduz evento apresentando a evolução das tecnologias e sistemas voltados à área

Nesta quarta-feira (24), a Ambiental Pro apresentou seu Manual para Imprensa sobre Inovação Tecnológica para a área ambiental, voltado a profissionais do jornalismo e demais interessados no tema.

- Publicidade -

Henrique Gonzales, co-fundador da empresa brasileira fundada em 2019 junto com Adelino Netto, deu início à apresentação, contextualizando os jornalistas presentes sobre a história da empresa.

Durante sua fala, Henrique compartilhou detalhes sobre sua experiência profissional e a fundação da Ambiental Pro, explicando como surgiu a empresa e apontando uma lacuna entre o mercado de trabalho e o ensino universitário. Pontuou que a Ambiental Pro surgiu como um testemunho da dedicação e paixão pelo avanço da tecnologia na preservação ambiental,impulsionada pelo background pessoal e profissional de seus fundadores.

A Ambiental Pro já treinou diversos profissionais, contando atualmente com uma plataforma de mais de 2.100 alunos, onde oferece cursos sobre geoprocessamento, sensoriamento remoto, programação, análise de dados, automação de tarefas e inteligência artificial, sempre pautados em oferecer serviços atualizados e com excelência à sociedade.

Henrique Gonzales destacou a importância de decisões baseadas em dados, especialmente frente ao impacto da automação no mercado de trabalho, que pode tanto criar quanto eliminar empregos. Ainda,  detalhou o conceito de Sistemas de Informação Geográfica (GIS), que permite a aquisição, validação, gerenciamento e análise de dados, bem como a criação de cartografia digital, explicando na prática como o GIS pode ser aplicado em várias áreas, como eleitoral, ambiental e marketing.

Ao falar sobre a evolução da cartografia, Gonzales descreveu a transição dos mapas tradicionais para o uso de mapas na web, promovendo transparência e atualizações em tempo real. Adicionalmente, apresentou o conceito de sensoriamento remoto, que permite a obtenção de informações sem contato direto com o local, com a utilização de diferentes espectros para análise de dados. Exemplos práticos desse conceito incluíram o monitoramento de queimadas e o “mapa da Covid-19”.

- Publicidade -

A apresentação abordou ainda o potencial da inteligência artificial, destacando o uso de machine learning e deep learning para automação e análise de dados. Aplicações práticas da IA foram apresentadas, como sua utilização em segurança do trabalho, agricultura de precisão, fiscalização de tributos e outras áreas, o que proporcionou uma reflexão sobre a evolução da visão computacional para os profissionais presentes.

Henrique também destacou a importância de usar a tecnologia como uma ferramenta para potencializar o trabalho humano, e não para substituí-lo. Ao final, a Ambiental Pro apresentou e lançou a primeira edição do Manual de Imprensa sobre Inovação Tecnológica, um manual para a imprensa, contendo terminologias específicas sobre a área ambiental e tecnologia, que pode ser uma ferramenta valiosa para profissionais da área e jornalistas interessados no tema.

Para obter mais informações sobre  cursos e serviços, visite o site oficial em  https://ambientalpro.com.br. Acompanhe também o canal oficial no YouTube , https://www.youtube.com/channel/UCBtppU4hN4tTCsMTSqo7RMg . Para adquirir o Manual de Imprensa sobre Inovação Tecnológica, envie uma mensagem direta ao perfil oficial da empresa no Instagram (@ambientalpro). A Ambiental Pro também tem presença digital no TikTok (@ambientalpro). Para dúvidas adicionais, entre em contato pelo WhatsApp no número (+55) 54 9626-9043.

Compartilhe este artigo
Ana Carolina Herencio Aguiar é Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Paulista - UNIP