Siga-nos nas Redes Sociais

Educação

Apenas seis cursos de medicina têm nota máxima no Enade

Publicado

em

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Dos 309 cursos de medicina que foram avaliados pelo Ministério da Educação via Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicado em 2023, apenas seis tiraram nota 5, o mais alto conceito do exame. 

Do grupo dos mais bem avaliados, cinco estão no estado de São Paulo e um em Minas Gerais. Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (11). 

Apenas um dos cursos de nota 5 é público e cinco são de instituições particulares: 

  • Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) – Pública
  • Universidade do Oeste Paulista (Unoeste/ SP) – Privada
  • Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP/SP) – Privada
  • Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC/MG) – Privada
  • Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE/SP) – Privada
  • Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSalesiano/SP) – Privada

Conceitos

Ainda em relação ao curso de medicina, quatro ficaram sem avaliação por não terem formandos ou em quantidade reduzida. Outros 119 cursos tiveram nota 4, enquanto que 156, nota 3, outros 22 tiraram nota 2, e dois ficaram com a nota 1.

O conceito final é extraído das avaliações do desempenho dos estudantes, da infraestrutura e instalações das instituições, dos recursos didático-pedagógicos, do corpo docente e de um questionário para o estudante. 

Saúde na frente

Ao todo, o Enade 2023 avaliou 9.812 cursos em todo o Brasil. Segundo o MEC, numa escala de 0 a 100, os cursos da área de saúde e bem-estar que mais se destacaram foram medicina (65) e fisioterapia (53,67). 

Os cursos de arquitetura e urbanismo (56,94) e engenharia ambiental (55,22)  e de segurança do trabalho (52,62) também tiveram destaque..

Em 2023, Enade avaliou as seguintes áreas em bacharelado de agronomia, arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica e engenharia química.

Entre os cursos da área de saúde, além de medicina foram avaliados biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina veterinária, nutrição, odontologia, zootecnia. E, da área de tecnologia, fizeram a prova formandos nos cursos de agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar, radiologia e segurança no trabalho.

A distância

Ao todo, 7.857 cursos presenciais foram avaliados e 492 tiveram o mais alto conceito (o que representa 5% do total). Entre os cursos a distância, estudantes de 623 cursos fizeram o Enade e apenas seis tiveram o mais alto conceito (o que significa 0,9%). 

Fonte

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Prazo para recurso do Celpe-Bras 2025/2 começa nesta terça

Publicado

em

© Divulgação/ MEC

O prazo para os candidatos da segunda edição do ano da prova do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras 2025/2) recorrerem das negativas às solicitações de atendimento especializado e nome social tem início nesta terça-feira (26) e se estende até as 23h59 de sexta-feira (29).

Os resultados dos pedidos foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ontem (25) e devem ser consultados no sistema próprio do exame. 

O atendimento especializado é um direito de candidatos com deficiências, transtornos ou condições específicas, bem como gestantes, lactantes e idosos.

Já o tratamento pelo nome social é destinado ao participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente conforme sua identidade de gênero.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Nova comprovação

De acordo com edital do Celpe-Bras 2025/2, o participante deverá inserir novamente no sistema um documento legível, em língua portuguesa, que comprove a condição que motiva a solicitação de atendimento especializado, para ser considerado válido para análise.

A documentação enviada deve conter o nome completo do participante; diagnóstico com a descrição da condição que motivou o pedido e/ou o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10); além da assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro no conselho de classe que emitiu o parecer.

O participante com o documento, a declaração ou o parecer que motivou a solicitação de atendimento especializado reprovado terá os recursos de acessibilidade solicitados no ato da inscrição, exceto o direito ao tempo adicional de 60 minutos.

Quem participa

O exame é voltado a estrangeiros e a brasileiros que não têm o português como língua materna.

A certificação da proficiência em língua portuguesa é aceita em processos que exijam domínio do idioma português, a exemplo de instituições de educação superior para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

O Celpe-Bras é admitido também, por empresas brasileiras em processos seletivos e pode ser considerado para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.

Provas

As provas do governo federal que avaliam a proficiência em português ocorrem semestralmente, com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

As provas (escrita e oral) serão aplicadas entre os dias 21 e 24 de outubro, em postos aplicadores credenciados no Brasil e no exterior, como instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.

A parte escrita da prova deve ser feita em até três horas e é composta por quatro tarefas de produção de texto, que abrangem mais de um componente ou habilidade de uso da língua portuguesa.

Já a parte oral consiste em uma interação presencial, face a face, entre o participante, o avaliador-interlocutor e o avaliador-observador, com duração de 20 minutos.

A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante nas duas etapas.

Fonte

Continue Lendo

Educação

Educacional expande para o Ensino Médio a aplicação de sua plataforma para aprendizagem de programação e robótica com foco em IA

Publicado

em

Educacional
Educacional

Já usada no Ensino Fundamental, solução Robotis utiliza kits LEGO® Education se alinha às disciplinas da BNCC com foco em Python e montagens 2D e 3D para os alunos de séries mais avançadas  

Curitiba, 25 de agosto de 2025 – O Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, área de negócios da Positivo Tecnologia dedicada à educação, anuncia a expansão da plataforma Robotis, que passa a oferecer soluções também para o Ensino Médio, ampliando a experiência de robótica educacional já consolidada no Ensino Fundamental. A novidade inclui ensino de programação em Python, montagens em 2D e 3D, integração com inteligência artificial e alinhamento às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às profissões do futuro.

 

A solução, além das 32 aulas de robótica, inclui ainda aulas complementares com foco em inteligência artificial, dedicadas ao uso de ferramentas de IA no contexto educacional. A proposta é mostrar aos alunos como a inteligência artificial pode potencializar o aprendizado em robótica e prepará-los para os desafios e transformações do mercado de trabalho atual.

 
 

 

Utilizada em escolas de todo o país, a plataforma Robotis oferece atividades com programação por blocos, voltadas ao desenvolvimento de competências em codificação, pensamento computacional e habilidades socioemocionais. Com a expansão, alunos mais velhos também passam a explorar conceitos avançados de programação, robótica e IA. Além da plataforma digital, os usuários contam com o apoio dos kits LEGO® Spike Prime, que trazem instruções passo a passo para a montagem dos projetos acessíveis a educadores interessados em vivenciar a experiência prática.

“As escolas que já utilizam nossos serviços no Ensino Fundamental têm a possibilidade de ampliar a jornada dos alunos e integrar a plataforma ao Ensino Médio de forma simples e escalável”, afirma Alex Paiva, head do Educacional. “Cada vez mais as instituições trabalham com projetos que envolvem tecnologia e inteligência artificial, e isso nos motivou a antecipar recursos alinhados a soluções para atender também aos alunos que estão cursando séries mais avançadas.”

 

A plataforma pode ser adquirida separadamente por escolas que já possuem os kits LEGO®, permitindo ampliar o uso do material com conteúdos atualizados, desafios interativos e trilhas de aprendizagem organizadas de acordo com cada etapa de ensino.

 

O foco da solução está na formação pedagógica integrada, possibilitando que cada escola construa sua própria jornada de robótica educacional, seja de forma curricular ou extracurricular. A ampliação da plataforma acompanha o momento de crescimento da robótica nas escolas brasileiras e reforça a adesão a metodologias ativas como preparação para as profissões do futuro.

 

Essas atividades têm como principal objetivo promover a integração entre robótica, pensamento computacional e inovação tecnológica. Os desafios propostos envolvem controle preciso de movimentos até a criação de soluções automatizadas para a simulação do mundo real. Nessa etapa, o foco está no desenvolvimento do intelectual, do raciocínio lógico promovendo uma articulação na área de física, matemática, tecnologia e engenharia.

 

Mais informações sobre o Educacional e suas soluções podem ser obtidas no site oficial da marca. 

Sobre o Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação – reúne soluções de apoio à aprendizagem. Área de negócios da Positivo Tecnologia e dedicada à educação, conecta pais, alunos, escolas, edtechs, editoras, empresas nacionais e internacionais em ecossistema único. Veja mais no site do Educacional

Informações para a imprensa:

 

Continue Lendo

Educação

Pé-de-Meia: nascidos em março e abril recebem 6ª parcela

Publicado

em

© Antônio Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) paga nesta terça-feira (26), a sexta parcela do programa Pé-de-Meia de 2025 aos participantes aos nascidos nos meses de março e abril.

Os beneficiados pelo programa são os estudantes do ensino médio matriculados na rede pública regular e na modalidade educação de jovens e adultos (EJA), inscritos no Cadastro Nacional de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Nesta nova etapa, a Caixa Econômica Federal – responsável pela gestão dos recursos repassados pelo MEC – aponta que, ao todo, cerca de 3,4 milhões de estudantes de escolas públicas receberão o benefício de R$ 200 até a próxima segunda-feira (1º).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para ter direito ao benefício, eles devem ter presença mínima de 80% nas aulas.

Pagamento escalonado

Os pagamentos do incentivo-frequência do Pé-de-Meia ocorrem até a próxima segunda-feira (1º), conforme o mês de nascimento dos alunos que estão matriculados em uma das três séries do ensino médio na rede pública de ensino.

Confira o calendário:

Nascidos em janeiro e fevereiro recebem em 25 de agosto;

Nascidos em março e abril, em 26 de agosto;

Nascidos em maio e junho, em 27 de agosto;

Nascidos em julho e agosto, em 28 de agosto;

Nascidos em setembro e outubro recebem 29 de agosto;

Nascidos em novembro e dezembro, em 1º de setembro.

Confira as dicas de como usar as parcelas do benefício   

EJA

A parcela única dos concluintes aprovados no primeiro semestre da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio, em 2025, também será paga no período de 25 de agosto a 1° de setembro, no valor de R$ 1 mil.

Depósitos

A sexta parcela da chamada Poupança do ensino médio de 2025 está sendo depositada em uma conta poupança da Caixa Econômica, aberta automaticamente em nome dos estudantes. O valor pode ser movimentado ou sacado imediatamente, se o participante desejar. Basta acessar o aplicativo Caixa Tem, se o aluno tiver 18 anos ou mais. As informações relativas aos pagamentos também podem ser consultadas no mesmo aplicativo.

No caso de menor de idade, será necessário que o responsável legal autorize a movimentação da conta. O consentimento poderá ser feito no próprio aplicativo ou em uma agência da Caixa.

O participante poderá consultar no aplicativo Jornada do Estudante, do MEC, o status de pagamentos (rejeitados ou aprovados), as informações escolares e regras do programa.

Incentivos

A poupança do ensino médio tem quatro tipos de incentivo financeiro-educacional:

1. incentivo-matrícula: por matrícula registrada no início do ano letivo, valor pago uma vez por ano, no valor de R$ 200;

2.incentivo-frequência: por frequência mínima escolar de 80% do total de horas letivas. Para o ensino regular, são nove parcelas durante o ano de R$ 200.

3.incentivo-conclusão: por conclusão e com aprovação em cada um dos três anos letivos do ensino médio e participação em avaliações educacionais, no valor total de R$ 3 mil. O saque depende da obtenção de certificado de conclusão do ensino médio;

4.incentivo-Enem: paga após a participação nos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no ano que o estudante conclui o 3º ano do ensino médio. Os R$ 200 são pagos em parcela única.

Dessa forma, a soma do incentivo financeiro-educacional pode alcançar R$ 9,2 mil por aluno, no fim do ensino médio.

Pé-de-Meia

Lançado em janeiro de 2024, o programa do governo federal é voltado a estudantes de baixa renda do ensino médio da rede pública.  A iniciativa funciona como uma poupança para promover a permanência e a conclusão escolar nessa etapa de ensino.

Saiba aqui quais são os requisitos para ser inserido no programa.

O MEC esclarece que não há necessidade de inscrição. Todo aluno que se encaixa nos critérios do Pé-de-Meia é incluído automaticamente.

 

Fonte

Continue Lendo