Siga-nos nas Redes Sociais

Social

Arquitetura profética: um estilo que reúne tradição e a valorização da conexão do indivíduo com Deus.

Publicado

em

Arquitetura profética: um estilo que reúne tradição e a valorização da conexão do indivíduo com Deus.
Divulgação

Repleta de significados surpreendentes, símbolos impactantes, ora misteriosos, ora revelados à luz do conhecimento, sempre com estética e performances próprias, a arquitetura profética – que reúne formas de acordo com o conteúdo bíblico – tem sido a cada vez mais notada no Brasil, seja em ambientes tradicionais ou não, como monumento que remete à história da conexão do homem com Deus. Diante disto, a arquiteta e urbanista Celeste Carvalho, autora do minucioso projeto da Primeira Igreja Batista do Ingá, em Niterói, Rio de Janeiro, destaca este estilo de construção, neste momento histórico da humanidade, em uma pós-pandemia e à sombra de guerras cruéis, que têm feito o homem buscar publicamente sua espiritualidade e fé.

A arquitetura profética consiste em projetos que seguem dados e orientações bíblicas e, como se crê, é inspirada por Deus. Nada é criado aleatoriamente. O Espirito Santo revela, edifica e depois enche de vida! Na história do tabernáculo israelita, o Senhor enviou um projeto detalhado, por intermédio de Moisés, a um construtor: Bezalel. É interessante notar que Êxodo 35:30-33 apresenta a primeira menção bíblica a uma pessoa cheia do Espírito Santo. Tecnicamente, é possível dizer que naquela época ele desempenhava várias funções que hoje em dia correspondem às atividades de arquitetos, engenheiros, mestres de obras e operários, entre outros.

Este legado incontestável da arquitetura profética também é visto em outras construções, na mesma cidade, como na Primeira Igreja Batista de Niterói, Igreja de São Judas Tadeu( católica), na Praia de Icaraí, Igreja Salesianos, em Santa Rosa(católica), Igreja Porciúncula de Sant’ana(católica).

No Brasil, há outras como: A Catedral da Fé, da Igreja Universal, na Av. Suburbana; O Templo de Salomão, erguido em São Paulo; a Catedral de Brasília e a Igreja da Pampulha, no DF, ambas com projetos de Oscar Niemeyer.

Tendo sido amplamente difundida com a revelação dada por Deus a Moisés para a construção do tabernáculo, onde o povo prestava culto ao Altíssimo, esse tipo de construção sacra é visto entre os judeus, muçulmanos, cristãos católicos e, de forma excelente e criativa, com os evangélicos, que a manifestam, através de jardins, paredes representativas, vitrais, foyers, pisos, tetos, etc, tudo que um arquiteto pode levar das santas escrituras para espaços como templos e locais de convívios sociais, onde a tradição e costumes milenares são guardados com os mais nobres sentimentos.

Na Primeira Igreja Batista do Ingá (construída entre 1976 e 1982), Celeste Carvalho aliou paredes brancas ao conceito de paz e tranquilidade logo no jardim externo; o teto interno apresenta cimento aparente, que significa que os membros, diante de Cristo, sempre estarão em construção pessoal; a marquise da porta do templo é côncavo, representando a mão do Filho de Deus sobre os fiéis; o lago remete à água do rio da vida; a posição e corte do mármore do piso do foyer foi inspirada nas pegadas do rebanho, que vai após o Messias; o amor de Jesus é representado com um cálice de concreto e a cruz foi posta como única coluna à mostra no templo.

A arquiteta e urbanista foi constante em todas as suas iniciativas. Foram beneficiados 17 colégios municipais, 6 postos de saúde, cooperou para que 22 comunidades recebessem o Projeto Vida Nova ( com escadarias, caminhos e ruas pra todos os moradores), além do patamar equipado para UMEIS, ensino infantil e também de ensino fundamental; e o Medico de Família.

Colocou o chafariz no Campo de São Bento (em 1980) para alcançar, além da beleza, solução o problema com os mosquitos na região.

Construiu canal com 1km e 600m, na Av. Roberto Silveira.

Construiu o Túnel Raul da Veiga, entre 1976 e 1982, que liga São Francisco a Icaraí, tendo sido concluído no Governo Moreira Franco. Executou o calçadão da Praia de Icaraí. Promoveu a dragagem para alargamento das vias da Praia de São Francisco.

É neta do Pastor Manoel Avelino de Souza. Filha do Pastor Samuel de Souza, da Pib Ingá. Como arquiteta e urbanista, foi funcionária da Prefeitura de Niterói por 46 anos. É autora do Projeto de Lei n° 307, DE 1997, aprovado e sancionado, que trata da isenção das taxas de obras para templos de quaisquer cultos e para associações de moradores.

A Conecta é a sua agência de Comunicação e Marketing. Há 10 anos no mercado, atendemos clientes em todo o Rio de Janeiro ao trabalharmos na Assessoria de Imprensa, Comunicação Empresarial, campanhas de marketing e gerenciamento das redes sociais.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social

Campanha do Agasalho 2025 do Cartão de TODOS arrecada mais de meio milhão de agasalhos

Publicado

em

Divulgação Cartão de TODOS
Divulgação Cartão de TODOS

Iniciativa reforça a importância da solidariedade coletiva e convida colaboradores, parceiros e comunidade a se unirem em prol dos que mais necessitam

 

O Cartão de TODOS realizou a entrega de mais de meio milhão de agasalhos, arrecadados por meio de sua tradicional Campanha do Agasalho, que neste ano entrou na 11ª edição. A campanha começou no dia 10 de abril e seguiu até 10 de junho, com a esperança de que todos se unam nesta ação de solidariedade em prol de quem mais precisa, especialmente durante o inverno.

O sucesso da Campanha do Agasalho foi resultado do empenho e da solidariedade de colaboradores, parceiros e da comunidade em geral. O Cartão de TODOS acredita que, juntos, é possível fazer a diferença na vida de muitas pessoas e, por isso, mais uma vez, reforça o convite para que todos participem ativamente deste movimento de doação.

A campanha arrecadou roupas e agasalhos novos ou em bom estado de conservação que serão destinados a instituições de caridade de todo o Brasil. Os pontos de coleta foram as clínicas AmorSaúde, a franqueadora e as franquias do Cartão de TODOS (CDT) espalhadas por todas as partes do país. 

Para Mara Vilar, idealizadora do projeto e vice-presidente social do Cartão de TODOS, a solidariedade é um dos pilares da empresa, e a Campanha do Agasalho é um exemplo de como pequenas atitudes podem transformar realidades. “Sabemos que o inverno pode ser um desafio para muitas pessoas, especialmente para aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade social ou situação de rua. Mais uma vez, contamos com a ajuda de todos — colaboradores, parceiros e a comunidade  e fizemos desta edição mais um sucesso de solidariedade, afirmou Mara Vilar.

 

Coletividade

A 11ª edição da campanha também traz um apelo à conscientização sobre a importância de agir de forma coletiva, unindo forças para apoiar aqueles que enfrentam dificuldades em decorrência das baixas temperaturas. A doação de agasalhos é um gesto simples, mas que tem um impacto imenso na vida de quem recebe, oferecendo conforto e dignidade para atravessar os dias frios.

O Cartão de TODOS reafirma, assim, seu compromisso com a responsabilidade social, e reforça seu pilar de Relações Solidárias, promovendo iniciativas que oferecem benefícios aos seus clientes e contribuem para o bem-estar coletivo. 

 

Sobre o Cartão de TODOS

O Cartão de TODOS é referência no mercado de cartões de descontos. Criado em 2001 por Altair Vilar, em Ipatinga (MG), a empresa oferece a intermediação de descontos entre os usuários do cartão e as empresas parceiras. A adesão ao Cartão de TODOS dá direito a descontos nas mais de 450 clínicas médico-odontológicas parceiras, permitindo o acesso da população à saúde primária de qualidade, além de oferecer descontos em atividades que englobam serviços voltados à educação e ao lazer e, ainda, a itens essenciais. A empresa atende, hoje, o equivalente a mais de 20 milhões de pessoas, e possui uma rede com mais de 12.000 estabelecimentos parceiros em todo o Brasil.

Continue Lendo

Social

Solidariedade em ação: 13ª Carreata do Agasalho doa mais de 16 mil peças para o Lar Pequeno Leão

Publicado

em

Divulgação/Big Riso
Divulgação/Big Riso

Cerca de 70 condomínios e empresas do mercado imobiliário participaram da ação

A Campanha do Agasalho 2025 organizada pela Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC (ACIGABC) em parceria com o Big Riso (Programa de Responsabilidade Social da MBigucci) foi um show de solidariedade com 16.621 peças  doadas ao Lar Pequeno Leão. Iniciada em maio, a campanha finalizou no dia 8 de junho com uma animada carreata pelas ruas do Centro de São Bernardo do Campo para recolher as doações.

“O resultado foi incrível! O engajamento dos voluntários, condomínios e empresas participantes só aumenta. Agradecemos a todos que participaram”, destacaram os organizadores, Roberta Bigucci, coordenadora do Big Riso, e Júlio Diaz, presidente da ACIGABC.

A moradora do condomínio Shasta Saint Germain, Silvia Casini Quelhas, que também é voluntária no Lar Pequeno Leão, agradeceu: “Fico muito orgulhosa de ver a motivação dos moradores. Estas doações ajudam muito o Lar. Em nome das nossas crianças e diretoria, agradeço a todos e deixo um convite para quem quiser nos visitar, na Rua Franciso Visentainer, 610- B. Assunção/SBC.”

Valentina Voltolini Mancuso, de 10 anos, moradora do condomínio América Central, entregou várias sacolas com roupas: “É importante doar, pois tem pessoas que precisam e não conseguem comprar com o próprio dinheiro”, explica. A mãe, Gisele, conta que a família participa da campanha desde que a filha era bebê.

A famosa Vovó Tik Tokers, influencer Nair Donadelli Miolaro, de 94 anos, também fez sua doação e, assim como em todas as edições da campanha, com alegria e simpatia, conversou e tirou foto com todos.

As doações foram entregues ao Lar Pequeno Leão, (www.larpequenoleao.org.br) entidade localizada no Bairro Assunção, em São Bernardo do Campo/SP que acolhe desde bebês recém-nascidos até jovens de 17 anos em situação de vulnerabilidade social.  Com 44 anos de existência, o Lar foi fundado em 1981 pelo construtor Milton Bigucci com um grupo de amigos do Lions Clube.

 Apoiadores da Carreata: Viatura Educativa do Corpo de Bombeiros (8º GB -SBC), Polícia Militar (6º BPM/MP3 – SBC), Departamento de Trânsito da Prefeitura de São Bernardo do Campo, empresas ENEL, Rodomarca, Avant Signs, Giga Som, ABC Promo e Ana Rigollet Marca e Design.

A Campanha do Agasalho é patrocinada pelas empresas associadas à ACIGABC: Absoluta, Acamargo, Aluprime, America Realty, Aparecido Viana, Atipass, Atlas Schindler, Basilar, Ciasul, Conquista, Ellofer, Engestrauss, Guaíra, Iansee,  Jacy, JCR, Jet, Linus, Martinez e Fernandes, Maximo Aldana, MBigucci, MGTEC, Motiró, Movimobi, Murador, Navarro, Nazaré, Neon, OMA, Paddan, Patriani, Pedro Mariano, PHD,  Sammarone, Suporte Engenharia, TR9, Verde Brasil e Zangari.

Continue Lendo

Social

Instituto Rede Incluir promove Feirão de Empregos com mais de 380 vagas para pessoas com deficiência no TRT 1ª Região

Publicado

em

Divulgação

O evento, que acontece em 17 de junho, também irá oferecer orientação jurídica sobre benefícios previdenciários

O Instituto Rede Incluir irá realizar no dia 17 de junho uma nova edição do ‘Circuito Dia D – Feirão de Empregos’ no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, localizado no Centro do Rio. A iniciativa representa uma ação voltada para ampliar a inserção de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho formal, disponibilizando mais de 380 oportunidades profissionais.

O Feirão contará com a participação de mais de 15 empresas de diversos segmentos, incluindo logística, enfermagem, fisioterapia, tecnologia, administração e transporte, todas comprometidas com práticas de empregabilidade inclusiva. A realização do evento é resultado de uma parceria estratégica entre o Instituto Rede Incluir, a Superintendência Regional do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho e o TRT da 1ª Região.

Cenário nacional evidencia necessidade de inclusão

Os números do Censo IBGE 2022 demonstram a dimensão do desafio da inclusão no Brasil. Com 14,4 milhões de pessoas com deficiência, que correspondem a 7,3% da população brasileira, apenas 26,6% desse público está inserido no mercado de trabalho, enquanto entre pessoas sem deficiência esse percentual alcança 60,7%. A taxa de desocupação também se mostra mais elevada neste grupo, revelando obstáculos relacionados a barreiras atitudinais, estruturais e limitações no acesso a oportunidades igualitárias.

A experiência anterior do projeto comprova sua eficácia. Em 22 de maio, o Circuito Dia D realizado em Niterói, no Espaço Niemeyer, conseguiu conectar mais de 100 pessoas com deficiência a oportunidades concretas de emprego, demonstrando que ações articuladas e bem estruturadas produzem resultados efetivos na promoção da inclusão.

“Estamos realizando um movimento consistente pela inclusão real. Inclusão não é apenas contratar, é estruturar, sensibilizar, preparar empresas e dar oportunidades com dignidade”, ressalta Antoniel Bastos, presidente do Instituto Rede Incluir.
Orientação jurídica complementa atendimento

Além das oportunidades de emprego, o evento oferecerá atendimento jurídico especializado para orientação sobre questões previdenciárias, incluindo dúvidas sobre o INSS, auxílio inclusão, BPC/LOAS e aposentadoria. O serviço será prestado pela Dra. Célia Castro e a Dra. Fernanda Prado, representante do Instituto Rede Incluir e do NAJI (Núcleo de Apoio Jurídico Incluir), proporcionando suporte integral aos participantes.

SERVIÇO

Circuito Dia D – Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS
Data: 17 de junho
Horário: das 10h às 15h
Local: TRT da 1ª Região – Av. Antônio Carlos, 251, Centro – RJ
Realização: Instituto Rede Incluir, TRT da 1ª Região , Ministério Público do Trabalho RJ, Superintendência Regional do Trabalho RJ

Continue Lendo