Evento
Associação São Martinho realiza atividades sociais e culturais gratuitas no mês da Consciência Negra

Completando 39 anos, a ONG realiza uma grande ação social no bairro de Vicente de Carvalho no próximo dia 30 de novembro
Atuando na causa da infância e juventude na cidade do Rio de Janeiro, a Associação Beneficente São Martinho completou, no último dia 11 de novembro, 39 anos de inúmeras atividades sociais destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em comemoração a um trabalho que resiste por muitas mãos, uma missa foi realizada na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro e uma intensa programação direcionada ao mês da Consciência Negra está sendo realizada para atender ainda mais o público. No último dia 23, na unidade Centro, um evento cultural foi oferecido com oficinas de grafite, turbante e poesia, além de apresentações de capoeira, maculelê e contação de histórias.
Já para o próximo dia 30 de novembro, quinta-feira, é a vez da unidade de Vicente de Carvalho realizar uma série de ações culturais e sociais ao longo do dia. A partir das 9h, o público vai poder acessar aos serviços do CRAS, que tem como objetivo prevenir a ocorrência de situação de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios; da Clínica da Família, com atendimentos básicos à população; e da Fundação Leão XIII, com os projetos de assistência do social do Governo do Estado. Além disso, haverá o Momento da Beleza, com colocação de cílios, trancistas, massagem relaxante e design de sobrancelhas.
Na parte da tarde, as atividades culturais movimentam a unidade com o grupo de percussão “Apontando para o Futuro”, da Fundação CESGRANRIO, que faz um resgate do ritmo negro através dos tambores; apresentações de Capoeira, Samba de Roda, Jongo e Maculelê pelas famílias que participam das oficinas de canto da São Martinho; uma apresentação musical em homenagem à Cartola; e muito samba no pé com a participação da escola de samba mirim Filhos da Águia, da Portela.
O evento, que acontece há dez anos, é promovido pela ONG envolvendo os talentos de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, além de famílias assistidas pela instituição. Aberto a todo público e com entrada franca a toda população, a unidade está localizada na Rua Soldado Bernardino da Silva, 144, Vila Kosmos. Mais informações podem ser adquiridas no telefone: (21) 2481-4619.
Confira a programação completa:
9h – Abertura
9:15 às 12h – Serviços:
- CRAS
- Clínica da Família
- Fundação Leão XIII
- Momento da Beleza: colocação de cílios, trancistas, massagem relaxante e design de sobrancelhas
13h às 16h – Atividades Culturais:
13h – 13:30 – Musicalidade (cantando Cartola)
13:30 14:30 – Capoeira, Samba de Roda, Jongo e Maculelê
14:30 – 15h – Apresentação de percussão com “Apontando para o Futuro”
15h – 16h – Apresentação da Escola de Samba Mirim Filhos da Águia
Sobre a Associação Beneficente São Martinho
Criada por um grupo de educadores voluntários em 1984, a Associação São Martinho possui atualmente duas unidades e atende 2.000 crianças, jovens e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Nosso objetivo é contribuir para democratizar o acesso aos direitos fundamentais que o Estatuto da Criança e do Adolescente garante, com a finalidade de pleno desenvolvimento da cidadania, em busca do combate à exclusão social a partir de práticas esportivas, lazer, cultural, educação e da promoção e fortalecimento da convivência familiar e comunitária.
Sendo integrante da Rede de Assistência Carmelitana, é mantida por meio de
doações e acredita na construção de uma sociedade mais justa, respeitosa, igualitária e acolhedora. Com prêmios, matérias e reportagens na imprensa, e a visita de personalidades internacionais, a São Martinho possui o reconhecimento de um trabalho sério e comprometido com a transformação de vidas e o combate à desigualdade social.
Serviço:
Ação Social e Cultural da Associação São Martinho
Data: 30 de novembro
Local: Associação São Martinho unidade Vicente de Carvalho
Endereço: Rua Soldado Bernardino da Silva, 144, Vila Kosmos
Contato: (21) 2481-4619
Entrada franca
Evento
Seminário Nacional sobre Crédito Consignado chega à segunda edição para debater os desafios do mercado e os caminhos para a desjudicialização

Organizado pela Revista Justiça & Cidadania, o simpósio será realizado em setembro no auditório do Banco Central, em Brasília, e contará com coordenação acadêmica do vice-presidente do STJ, ministro Luis Felipe Salomão
A Revista Justiça & Cidadania promove, no dia 18 de setembro, a segunda edição do Seminário Nacional sobre Crédito Consignado. Com o objetivo de trazer soluções para a judicialização em massa que envolve a contratação de crédito consignado no Brasil e debater o impacto jurídico-econômico do instrumento, o seminário será realizado no auditório do Banco Central, em Brasília, e contará com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e da Comissão de Direito Bancário da OAB-RJ.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Instituto Justiça e Cidadania. A coordenação acadêmica do seminário será do vice-presidente do STJ, ministro Luis Felipe Salomão, com colaboração do advogado Diego Monteiro Baptista. Entre os palestrantes confirmados estão o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso; o presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo; o ministro de Estado do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney; o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior; o diretor-geral da Enfam, ministro Benedito Gonçalves; entre outras autoridades.
O público-alvo inclui profissionais do setor bancário e operadores do Direito. A proposta é fomentar o diálogo entre o Poder Judiciário e os representantes do setor de crédito consignado na busca de soluções para mitigar a judicialização que envolve essa matéria.
O evento discutirá temas do mercado de crédito consignado, como as tendências e os desafios do instituto no Brasil; o papel das fintechs e bancos digitais; e os caminhos para a desjudicialização.
Para o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, o Poder Judiciário precisa estar atento à judicialização em massa no mercado de crédito consignado e garantir a segurança jurídica para todos os atores envolvidos nesse segmento.
“A sociedade brasileira deseja um mercado de crédito consignado limpo e que funcione adequadamente, servindo de instrumento para o fornecimento de crédito rápido e seguro. Espera-se também que o Poder Judiciário possa oferecer precedentes firmes e seguros e que confiram segurança jurídica para essa importante operação de crédito“, explica o ministro Luis Felipe Salomão, coordenador do evento.
Confira a programação completa: https://lnk.bio/s/jc_revista/IIseminario_18setembro
Serviço:
⚖ II Seminário Nacional sobre Crédito Consignado
📍 Auditório Edifício Sede do Banco Central (SBS Q. 3 Bloco B – Asa Sul, Brasília)
📆 18 de setembro, às 9h
🔗 Inscreva-se em: https://lnk.bio/s/jc_revista/IIseminario_18setembro
Evento
Conexão Rio traz três dias de música, esporte, gastronomia e cultura com entrada gratuita na Barra da Tijuca

O Conexão Rio transforma o Parque Rita Lee, na Cidade do Rock (Barra da Tijuca), em um grande ponto de encontro cultural entre os dias 22, 23 e 24 de agosto. Serão três dias de programação gratuita reunindo música, esporte, gastronomia, empreendedorismo e inclusão social, com atividades para todas as idades.
Além das oficinas de basquete, skate, boxe, jiu-jitsu e MMA Drill, o festival contará com área kids para a diversão das crianças e o aguardado sorteio de uma guitarra autografada pelos Detonautas. O público também poderá visitar a Feira de Empreendedorismo, com expositores de artesanato, moda autoral, perfumaria, bijuterias, acessórios, roupas pet e muito mais.
Na parte gastronômica, serão 26 espaços com pratos típicos da culinária nordestina, oriental, mineira, brasileira, mediterrânea e outras montados próximos ao palco principal.
A programação musical reúne artistas consagrados e novos talentos da cena independente, com apresentações confirmadas de Detonautas, Tiago Millores, intérprete do Fred Mercury, Guilherme Lemos, Intérprete do Renato Russo , VA’A Surf Band, Banda Notturnia, Salnaveia, Ultra Hertz, Gleison Túlio, BPU, entre outros nomes que vão embalar o festival com muito som e energia.
Mais do que um evento, o Conexão Rio é um manifesto pelo acesso democrático à arte, ao lazer e à convivência comunitária. O festival reforça a potência da cultura carioca e convida todos a viver o Rio em sua versão mais inclusiva, afetiva e transformadora.
—
SERVIÇO
Local: Parque Rita Lee – Cidade do Rock, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Funcionamento:
- Sexta-feira (22/08): 16h às 23h
- Sábado (23/08)
- domingo (24/08): 12h às 23h
Contato para imprensa: count.eventos@gmail.com
Evento
João Pessoa recebe Caravana Judiciária

Com edições já realizadas em Belém/PA, Recife/PE, Curitiba/PR, Maceió/AL e Goiânia/GO, a próxima parada da Caravana Nacional da Cooperação Judiciária será em João Pessoa/PB, no dia 22 de agosto, às 15h, no plenário do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB).
O projeto, idealizado pela Revista Justiça & Cidadania, busca sensibilizar e capacitar magistrados, assessores jurídicos de tribunais de todo o país, advogados e estudantes sobre os impactos do fenômeno no sistema de Justiça com o apoio institucional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), do Centro de Inteligência do Poder Judiciário e do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), ambos vinculados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A proposta da Caravana é percorrer diversas capitais brasileiras promovendo debate sobre os efeitos negativos da litigância abusiva na duração dos processos, nos custos operacionais do Judiciário e na credibilidade do sistema judicial. Os setores mais afetados incluem instituições financeiras, operadoras de telecomunicações e planos de saúde.
O evento contará com a presença de autoridades como o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, desembargador Fred Coutinho; o corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, desembargador Leandro Santos; o coordenador do Centro de Inteligência, Inovação e Governança do TJPB, juiz de Direito Jeremias de Cássio Carneiro de Melo; a diretora de governança, compliance e estratégia corporativa da Conexis Brasil, Danielle Crema; e a advogada especialista em fraudes, Viviane Ferreira.
Para o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, “sem dúvida, a Caravana Nacional da Cooperação Judiciária se mostra exitosa desde o início. Precisamos replicar as boas práticas que devem nortear nossa atuação nesse tema. Refiro-me às chamadas demandas sem lastro, ou, como costumo denominar, à litigância predatória. O objetivo é garantir uma sintonia fina com a magistratura de ponta, preparando juízas e juízes em início de carreira para lidarem com esse tipo de prática”.
Segundo o presidente da Revista Justiça & Cidadania, Tiago Santos Salles, a Caravana tem como principal objetivo promover o compartilhamento de diretrizes eficazes para combater a litigância abusiva e, assim, melhorar a prestação jurisdicional no país. “Nossa expectativa é conscientizar os magistrados, suas equipes e os advogados na compreensão de que a litigância abusiva prejudica não só o funcionamento do sistema de Justiça como um todo mas também a sociedade. Ao incentivar boas práticas e qualificar o debate, contribuímos para o fortalecimento do Judiciário e para uma prestação jurisdicional mais eficiente”, afirmou Salles.
A litigância abusiva desvia recursos públicos que deveriam ser destinados ao processamento e à decisão de casos legítimos, provocando aumento considerável do tempo médio de tramitação processual.
Com agenda nacional paralela à da correição realizada pelo CNJ, a Caravana pretende realizar outras quatro edições por todo o país, no decorrer do ano de 2025, visando fomentar o intercâmbio de boas práticas e estratégias que tornem o Judiciário brasileiro mais eficiente, acessível e preparado para enfrentar os desafios crescentes relacionados ao uso indevido da máquina judiciária.
Serviço:
⚖ 6ª Caravana Nacional da Cooperação Judiciária
📍 Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, (Praça João Pessoa, s/n, João Pessoa)
📆 22 de agosto, às 15h
Serão concedidas 3 horas de atividades complementares
🔗 Inscreva-se em: https://lnk.bio/s/jc_revista/caravana_22agosto
☎ Para mais informações ou dúvidas entre em contato (61) 99119-5391