Esporte
Atleta da APA Petrolina é vice-campeão dos 800m no Troféu Brasil

Joelson Pereira, conhecido como Dhioka, marcou 1min47s20 na competição disputada no Centro Paralímpico, em São Paulo
Agosto, 2025 – O atleta da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Joelson Pereira, conhecido como Dhioka, conquistou a medalha de prata nos 800 metros rasos do Troféu Brasil de Atletismo. A final da prova foi disputada na sexta-feira (1), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. O meio-fundista cruzou a linha de chegada com a marca de 1min47s20.
Emocionado após a prova, Dhioka celebrou o resultado e destacou a trajetória até a conquista. “Muito feliz. A gente vem fazendo um trabalho desde 2022 e vinha sempre batendo na trave. Hoje, Deus me presenteou com essa medalha. É nossa!”, vibrou.
Natural de Guanambi, na Bahia, Dhioka é treinado pelo professor Marciano Barros. Orgulhoso, o técnico destacou a importância da medalha e do trabalho contínuo com o atleta. “Essa conquista é fruto de muito esforço, paciência e comprometimento. Dhioka é um atleta determinado, e ver o nome dele no pódio do Troféu Brasil, representando a APA, é motivo de muito orgulho para todos nós que acreditamos nesse projeto”.
Esta é a segunda medalha da história da APA no Troféu Brasil e a melhor colocação já alcançada pelo clube na competição. A primeira havia sido o bronze conquistado em 2019 por Edson Amaro, na prova dos 10.000 metros.
A APA – Localizada em Petrolina (PE), no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência de impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco é considerado nacionalmente como modelo de inclusão social e alto rendimento.
Com 22 anos de atuação, já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.
Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão. As Escolinhas atendem 800 crianças, com e sem deficiência, em nove núcleos nas cidades de Petrolina, Bodocó, Lagoa Grande, Ouricuri, todas em Pernambuco, e Juazeiro e Remanso, na Bahia.
Mais informações:
Site: https://apapetrolina.com.br/
Instagram: @apapetrolina
Assessoria de Imprensa:
Ascom APA Petrolina – comunicacao@apapetrolina.com.br
Foto: APA / Divulgação
Esporte
Fluminense e Internacional decidem vaga às quartas da Copa do Brasil

O Maracanã recebe hoje, às 21h30 (horário de Brasília), o jogo da volta entre Fluminense e Internacional pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Em vantagem, o Flu garante a classificação com qualquer empate, já que no primeiro duelo na semana passada, em Porto Alegre, levou a melhor sobre o Colorado, com vitória por 2 a 1, com dois gols do atacante Everaldo. Em caso de vitória do Inter, por diferença de um gol, a vaga será decidida nas penalidades. O confronto decisivo terá transmissão ao vivo da Rádio Nacional, a partir das 21h15, com narração de André Luiz Mendes, comentários de Rodrigo Ricardo e reportagem de Rodrigo Campos.
🎵GUERREIRO NÃO FOGE DA LUTA
NÃO PODE CORRER🎵É #DIADEFLU NA COPA DO BRASIL! É DIA DE GARANTIR A VAGA NA PRÓXIMA FASE! VAAAAAMOS, TRICOLOR! pic.twitter.com/TwVldnn0Ww
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) August 6, 2025
O técnico Renato Gaúcho terá o desfalque do veterano Thiago Silva. Foi constatada uma lesão no jogador, sofrida durante a vitória sobre o Grêmio (1 a 0) no último sábado (2). O zagueiro de 40 anos deve ficar fora do time por quase um mês. Sem o “Monstro” – apelido dado pela torcida a Thiago Silva – Freytes e Manoel devem formar a dupla de zaga do Tricolor. A equipe deve contar ainda com Fábio; Samuel Xavier, e Guga; Hércules, Martinelli e Nonato; Serna, Keno e Everaldo
“Em algumas situações, a equipe se vê forçada a realizar alterações, seja por questões disciplinares, seja por lesões. A partir de agora, a intenção é manter uma base tática estável, sempre que possível, e promover modificações apenas quando estritamente necessário. Essas mudanças ocorrerão em casos de suspensões, ou quando houver risco de lesão para algum jogador, preservando, no entanto, a espinha dorsal da equipe”, disse Gaúcho, durante coletiva no domingo (6).
𝐃𝐈𝐀 𝐃𝐄 𝐈𝐍𝐓𝐄𝐑! 👊🏾❤️🔥👊🏾❤️🔥👊🏾❤️🔥
No Maracanã, o #ClubedoPovo decide vaga às quartas de final da Copa do Brasil diante do Fluminense, a partir das 21h30. 𝐕𝐀𝐌𝐎𝐒, 𝐌𝐄𝐔 𝐈𝐍𝐓𝐄𝐑! #TeApoiaremosDeCoração 🇦🇹
🔗 Aproveite o #DiaDeInter e jogue com responsabilidade na… pic.twitter.com/W3NrQHoTJD
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) August 6, 2025
Já o Inter entra em campo pressionado. No último domingo (2), quatro dias após a derrota para o Flu pela Copa do Brasil, a equipe gaúcha voltou a perder em casa ao ser superada pelo Sâo Paulo por 2 a 1. O clima é de cobrança, principalmente, sobre o treinador Roger Machado
“A permanência de qualquer treinador depende de vitórias. E eliminações acarretam prejuízos. Me sinto prestigiado, as conversas são quase diárias, reuniões frequentes sobre planejamento, sobre divisão de responsabilidades. Já passamos por outras instabilidades e o que me dá confiança é que o momento técnico dos jogadores volte a dar boas atuações e assim possamos vencer na Copa do Brasil”, projetou Machado, em coletiva de imprensa.
O Colorado deve começar a partida desta noite com Rochet; Vitão, Mercado e Juninho; Aguirre, Thiago Maia, Richard (Bruno Henrique), Alan Patrick e Bernabei; Carbonero e Borré.
Ouça na Rádio Nacional
Esporte
Curso S.I.M. para Inclusão tem primeiro encontro em Francisco Morato (SP) com mais de 50 profissionais

Organizada pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), em parceria com o Instituto Cyrela e a CashMe, formação chega com o objetivo de qualificar educadores e educadoras do município em ações voltadas para crianças e adolescentes neurodivergentes
Agosto, 2025 – Nesta quarta-feira (6), mais de 50 educadores e educadoras de Francisco Morato, município da Grande São Paulo, participarão do primeiro encontro de formação continuada do curso S.I.M. para Inclusão – Sensibilizar, Inspirar e Mover-se. A formação é organizada pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), em parceria com o Instituto Cyrela e a CashMe.
O curso tem como objetivo qualificar a prática pedagógica de profissionais da educação para que suas aulas de educação física, esporte educacional e atividades físicas sejam mais inclusivas e desafiadoras para crianças e adolescentes neurodivergentes, com foco especial em estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse primeiro encontro será realizado no Teatro Laura Bressane (Rua Virgílio Martins de Oliveira, 798 – Centro), das 8h às 17h30.
A formação, que tem início neste mês agosto, se estenderá até novembro, com um total de quatro módulos, composta por encontros presenciais e atividades na plataforma EaD do IEE. Ao longo do curso, serão aprofundados temas como os desafios da inclusão, diferentes tipos de deficiência, neurodiversidade, neurodivergência e boas práticas e estratégias pedagógicas.
“A proposta é utilizar o esporte, os jogos e as brincadeiras como ferramentas para promover o envolvimento e o desenvolvimento de habilidades e competências em crianças e adolescentes neurodivergentes”, destaca Alexandre Dezen Arena, coordenador pedagógico do IEE e um dos formadores do curso, ao lado da também coordenadora pedagógica, Celiane de Oliveira.
“Ficamos muito felizes em estar junto ao Instituto Esporte e Educação. Sabemos da importância do esporte para o desenvolvimento de crianças e jovens, não apenas no aspecto físico, mas também nos campos social e educacional. Quando conseguimos unir essas duas potentes ferramentas de transformação social, como a educação e o esporte, os resultados são claros. Qualificar profissionais e oferecer as ferramentas essenciais são formas de potencializar o desenvolvimento dessas pessoas e formar grandes cidadãos”, afirma Débora Galvão, gerente de Responsabilidade Social do Instituto Cyrela
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já impactou 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em cerca de 27% dos municípios brasileiros (1.548).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
Sobre o Instituto Cyrela – Fundado em 2011, o Instituto Cyrela é responsável pelos investimentos sociais privados do Grupo Cyrela, que tem a missão de transformar a cidade e o jeito de viver. O Instituto recebe como orçamento 1% do lucro líquido da operação da Cyrela e é guiado por sua missão de fazer o bem, desempenhando um papel crucial na transformação da sociedade e no fortalecimento das relações comunitárias. Mais informações em www.institutocyrela.org.br.
Quem é a CashMe – Somos a fintech de crédito com garantia imobiliária, do Grupo Cyrela, que nasceu para revolucionar o segmento no Brasil. Com mais de 7 mil pessoas impulsionadas em todo país, ultrapassamos a marca de R$ 4,4 bilhões de crédito já concedidos. Existimos para impulsionar sonhos, planos e pessoas de forma ágil, segura e descomplicada. Incentivamos suas conquistas, unindo a eficiência de processos 100% digitais à essência do atendimento humanizado.
Saiba mais sobre o IEE:
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram: https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/
Foto: IEE / Divulgação
Esporte
Kart Acelera Turismo leva adrenalina e diversão gratuita ao Speed Park

Após o sucesso da primeira edição do Turismo em Movimento, que reuniu mais de 6 mil pessoas em dois dias de evento no Speed Park, em Birigui (SP), o projeto continua acelerando com uma nova experiência gratuita para toda a família: o Kart Acelera Turismo. Com o objetivo de fortalecer a promoção do turismo regional por meio do lazer, o evento será realizado nos dias 9 e 10 de agosto, com diversas atrações sem custo ao público.
Durante o fim de semana, visitantes de todas as idades poderão curtir experiências emocionantes, com destaque para as pistas de kart adulto e infantil, que estarão 100% gratuitas, além do simulador de kart, recreação infantil e atrações fixas do complexo, como o Dino Park, Senninha GP Racing, Speed Drift, Kartoon e Kart Elétrico. Toda a programação será oferecida por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição prévia.
O evento é uma realização do Speed Motor Clube, com o apoio institucional da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento do turismo regional e a oferta de eventos acessíveis e educativos.
“O objetivo é manter o fôlego do Turismo em Movimento e continuar impulsionando o potencial da nossa região por meio de vivências únicas e inclusivas. O Speed Park, um dos principais polos turísticos de Birigui, será mais uma vez o palco dessa grande ação, que une entretenimento e valorização do turismo local”, explica a diretora do kartódromo, Tamires Escudeiro Ferrari.
Para garantir uma experiência segura e confortável, a organização recomenda o uso de calçado fechado para participar das atrações. A entrada é gratuita, e os únicos custos são referentes à praça de alimentação, conforme o consumo individual.
Horários de funcionamento do Kart Acelera Turismo:
• Sexta-feira (09/08) – das 12h às 21h
• Sábado (10/08) – das 9h às 18h