Em Setembro vai acontecer mais uma vez na Fábrica de Cultura de Diadema (SP), a entrega do Prêmio Mulheres Coragem que já está em sua 7a edição, idealizado pelo Artista plástico José Pereira de Souza (Zep). Entre muitas mulheres escolhidas para receber este prêmio uma B-Girl que também é atleta e tem apenas 16 anos, mais que já tem uma carreira consolidada no Brasil e reconhecimento nacional foi indicada para mais uma vez levar essa premiação para casa pois no passado já tinha com apenas 14 anos recebido o O Prêmio Sabotage que é uma honraria oficial da Câmara Municipal de São Paulo criada em 2008 para reconhecer e celebrar artistas que se destacam no cenário do Hip-Hop paulistano. E também foi a primeira menina brasileira a ficar no top 16 adulto na Red Bull BC One Cypher Rio de Janeiro.
Estamos falando de Chaya Gabor, na cena conhecida como B-Girl Angel do Brasil a menina de pouca idade mas que já tem uma carreira robusta tem uma história forte no palco e fora dele. Angel começou a dançar quando ainda era um bebe , com apenas 3 anos de idade. Mas a caminhada dela não começou fácil: nasceu prematura extrema, pesando só 850g, e ficou 90 dias numa UTI Neonatal lutando pela vida. Hoje em dia, com 1,81m de presença, ela carrega não só um porte de atleta, mas uma energia que domina qualquer roda. E quem já viu sabe, quando a Angel entra pra dançar, é só rajada e o parquinho pega fogo! Mesmo com pouca idade, o corre dela já é gigante.

A menina coleciona títulos e vivência pesada: já ficou em 2º lugar no E-Fise Montpellier, na França, e no ano passado colou na China, em Wuxi, pra representar o Brasil no Campeonato da WDSF, onde foi a segunda melhor colocada entre as brasileiras na categoria juvenil.
São dela as palavras: “Comecei a dançar e me preparar muito cedo, numa época em que nas rodas que eu colava, eu era a única criança e, muitas vezes, a única mulher. Sempre respeitei geral e nunca precisei apagar a luz de ninguém pra que a minha brilhasse. Tô trilhando meu caminho, degrau por degrau. Acredito que nunca reconhecimento vem antes de muito trabalho. Treino todo dia pesado, em alta performance. O que tô colhendo agora é fruto de um trampo que vem sendo feito há anos, com meu treinador e com minha família! Fiquei muito feliz de no passado ter recebido alguns prêmios como o Sabotage, o Arte em Movimento e de agora ser indicada para receber o Prêmio Mulheres Coragem é como fala uma música: “tem que ter coragem e muita fé para se manter em pé… “Coragem e foco é o que não falta! Principalmente no cenário do Breaking Brasileiro onde tem acontecido muitas situações vergonhosas para o Esporte Brasileiro e para a Cultura também ! Mas a palavra desistir não existe no meu vocabulário então sigo em frente acreditando que no futuro muitas coisas podem mudar e quem Deus ajuda quem faz a sua parte da melhor forma!
“O foco é treinar ainda mais e todos os dias evoluir! Gratidão a Deus, ao meu treinador que é monstro, e aos meus pais e meu irmão, que são minha base!”