Cultura
Ator Thiago Jesus é escalado para novo longa metragem amazônico ‘Jamary’

Thiago Jesus, tem 24 anos, nasceu em Manaus/AM, tem descendência indígena e é ator amazonense, foi escalo para as gravações do novo longa metragem amazônico chamado Jamary, com direção do ator global Begê Muniz.
O projeto é de uma série na amazônica voltada para o público infantojuvenil, roteirizado e dirigido por Begê Muniz.
O ator amazonense fala sobre o novo projeto. “Eu fico muito feliz de participar deste novo projeto amazônico, farei um personagem indígena amazônico que vai de encontro com as minhas raízes ancestrais. Nesse processo de construção de personagem eu me recheei mais ainda da nossa cultura amazônica e me voltei para as lembranças da minha avó onde tenho minhas raízes indígenas. Estou animado e feliz por este novo projeto”, contou o ator Thiago Jesus.
Mais sobre o ator
Thiago Jesus é um artista amazonense, ator e diretor, é descendente indígena do povo munduruku, tem bacharelado pela Universidade Federal do Amazonas e especialização em Gestão Comercial e Marketing de Negócios. No cinema, tem trabalhos independentes como ator e/ou diretor, sendo os principais projetos: “A LUZ DO SOL” (2023), “O BICO” (2023), premiado pelo FESTIVAL ITA FILMES do Amazonas, “A PIPOCA” (2023), “QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ”(2023), “ENCONTRO DAS ÁGUAS” (2023), “INOCENTE ELA” (2023), “CABEÇA DE MARTELO” (2023), “UM ANO PARA RECORDAR” (2023), “PONTO FINAL” (2023), “A DOR FANTASMA” (2023). VIDEOCLIPE METAMORFOSES/EFEITO BORBOLETA (2023) DA CANTORA PARTICIPANTE DO THE VOICE BRASIL KRISHNA PENNUTT E DA SÉRIE SHADOW SQUAD – ESQUADRÃO DAS SOMBRAS (2022), PREMIADA PELO FESTIVAL DE SÉRIES DE NOVO HAMBURGO. EM 2024, ATUOU NO FILME “NHANDÊ” E NA SÉRIE “JAMARY” DA JAMARY FILMS, NO CURTA “EVANECER” (2024) E TAMBÉM DIRIGIU “PUGA” (2024) FILME DE CURTA METRAGEM.
Cultura
Mostra Cine Conexões exibe produções autorais de jovens do Pina e Brasília Teimosa no Cinemark do RioMar Recife

Para projetar novos talentos e inserir jovens de comunidades na indústria criativa do cinema, a Mostra Cine Conexões acontece nesta terça-feira (26), às 10h, no Cinemark do RioMar Recife, reunindo quatro produções audiovisuais inéditas realizadas por estudantes do Pina e de Brasília Teimosa. Com sessão exclusiva para convidados, a programação faz parte do Conexão Juventudes 2025, um evento anual promovido pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), que mobiliza cerca de 5 mil estudantes entre 14 e 24 anos, de quatro capitais do Nordeste (Recife, Salvador, Aracaju e Fortaleza), em uma intensa programação que une arte, tecnologia e sustentabilidade, nas celebrações do Dia Internacional da Juventude.
Os filmes exibidos são resultados de uma oficina de audiovisual gratuita, realizada pela EducAdois em parceria com o IJCPM, entre junho e agosto deste ano, com 24 participantes, capacitando-os em todas as etapas de produção: do roteiro à finalização. Entre as obras estão: “Salgadas”, fashion film que une moda sustentável, cultura periférica e consciência ambiental; “Podemos Continuar”, videoclipe que reflete sobre tecnologia, trabalho e equilíbrio de vida; “Sereias do Mangue”, curta-documentário que investiga o papel das marisqueiras como guardiãs da cultura e da sobrevivência no mangue; e “Coração Negro”, videoclipe de trap que dialoga com a ciranda e a potência das experiências comunitárias. As exibições serão seguidas de bate-papo com os realizadores.
A mostra leva para sala de rede em shopping center narrativas criadas pelos próprios jovens, sem mediações externas. “As comunidades do Pina e de Brasília Teimosa são algumas das mais filmadas na cinematografia pernambucana, mas muitas vezes os cargos importantes não são ocupados por moradores da comunidade. O intuito da oficina é inserir os jovens nessa economia criativa e no mercado de trabalho, além de instigar a produção artística como ferramenta de afirmação de identidade”, destaca Lucas Marçal, instrutor e idealizador da oficina, concluindo do curso de Cinema na UFPE e morador de Brasília Teimosa.
Com sessão de cinema exclusiva para convidados, as produções estarão disponíveis a partir da próxima semana no canal do Youtube do Instituto JCPM. “Além dos estudantes realizadores e seus convidados, participam da premier representantes de festivais, plataformas e produtoras para que abram espaço para os estreantes, projetando uma nova geração de realizadores do audiovisual pernambucano”, completa Lucas Marçal.
Cultura
Ator global comemora aniversário com festa e show em São Paulo

Gigantes do rock nacional se encontram no Kia Ora em noite especial de Jam Session e aniversário de Thiago Mendonça
No próximo dia 28 de agosto, o Kia Ora, em São Paulo, será palco de uma noite histórica para os fãs de rock. A 5ª edição do Kia Jam Session + B-Day Thiago Mendonça promete reunir grandes nomes da música brasileira em uma celebração que une talento, improviso e muita energia.
O anfitrião da noite é Thiago Mendonça, ator e músico que já brilhou em novelas globais como “Duas Caras” e “Em Família”, e eternizou personagens no cinema, entre eles Renato Russo, em “Somos Tão Jovens”, e Luciano, em “Dois Filhos de Francisco”. Dono de uma trajetória versátil, Thiago transformou sua paixão pela música em tradição no Kia Ora, com jam sessions que se consolidaram como encontros imperdíveis.
Desta vez, a comemoração será ainda mais especial: além de celebrar seu aniversário, Thiago sobe ao palco acompanhado de músicos que marcaram gerações, em uma verdadeira constelação do rock nacional. Entre os confirmados estão Bruno Graveto (Charlie Brown Jr.), PG (Tihuana), Rafa Bisogno e Felipe Rotta (Humberto Gessinger), Esteban Tavares (ex-Fresno), Marcelo Magal (Biquíni Cavadão), Fred Gonçalves e Ivan Sader (TREN), Ícaro Scagliusi (Paulo Ricardo) e Fred Berlowitz (Sacramento).
Reconhecida por sua atmosfera vibrante e pela liberdade criativa dos artistas, a Kia Jam Session já entrou para o calendário cultural paulistano como um evento de encontros únicos, onde clássicos ganham novas versões e colaborações surpreendem o público. Nesta edição, a expectativa é de uma noite eletrizante, marcada por riffs inesquecíveis e pelo espírito coletivo que move o rock.
Além da música, a noite também celebra a trajetória e o aniversário de Thiago Mendonça, que dividirá os microfones com os convidados em um espetáculo que promete emocionar.
Serviço
Kia Jam Session + B-Day Thiago Mendonça
Endereço: Rua Dr. Eduardo de Souza Aranha, 377 – Itaim Bibi, São Paulo
Data: 28/08/2025 – abertura da casa às 18h
Ingressos e informações: @kiaorabar – (11) 98416-0330
(Fotos: Divulgação)
Cultura
Coletivo de artistas “Todos nós somos um” realiza o seu primeiro Sarau na Casa com a Música, na Lapa

Formado por nomes de destaque e de resistência na música, o coletivo tem o objetivo de abrir espaço de amostra, interação, troca e fomento à arte
No dia 3 de setembro, às 20h, o grupo de artistas “Todos nós somos um” realizará o seu primeiro SARAU com o objetivo que acompanha o grupo desde a sua fundação: abrir um espaço de amostra, interação, troca e fomento à arte. Byafra, Projeto Caleidoscópio, Chiko Queiroga, Paulo Façanha, Natália Boere, Gabriel Vale, Luiz Guima, Marco Guahyba, Fábio Lima, Giovanna Farias, Guto Collina e Lander Andrade irão abrir a noite na Casa com a Música, na Lapa. Em seguida, o microfone estará disponível a todos que quiserem apresentar suas músicas, poesias e trabalhos artísticos.
O Sarau foi intitulado de “Coração Valente” em homenagem a um dos artistas, Tuninho Villas, que acabou de passar por uma cirurgia cardíaca. Tuninho, além de ser o presidente do Sindicato Nacional dos Compositores Musicais (SINDCOM), é o dono do espaço juntamente com sua esposa, Robertinha Villas, que também integra o coletivo.
O “Todos nós somos um” é um grupo formado por compositores, intérpretes, poetas, instrumentistas e artistas do Brasil inteiro. De acordo com Analu Paredes, do Projeto Caleidoscópio, os ideais do coletivo convergem com uma grande carência no mercado cultural atual.
– O nosso coletivo tem fome de arte, de poesia, da música que toca a alma. A ideia é fazermos Saraus por todo país e abrirmos espaço para artistas exporem seus trabalhos, fazerem novas parcerias e semearem cultura e afeto – conta.

Ela explica que a necessidade de se criar um movimento artístico nos dias de hoje é fundamental, pois, com a era dos streamings, as pessoas têm ficado cada vez mais individualistas e os espaços para artistas estão cada vez mais escassos.
– “Todos nós somos um” é um grito de ocupação de uma camada poderosa da música brasileira que clama por um novo amanhã democrático e espaço para todos expressarem a sua arte – completa.
Serviço:
Onde: Casa com a Música – Rua Joaquim Silva, 67, Lapa, Rio de Janeiro – RJ
Quando: 3 de setembro, quarta-feira, às 20h
Entrada: ingresso solidário
Redes sociais: