A cerimônia de premiação do ” Earthshot 2025″ aconteceu no dia 05 no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro com a presença do príncipe Willian. A atriz Lian Gaia, 34 anos, conhecida pela atuação em ” Falas da Terra” ( Globo) e “Dom” ( Amazon Prime Video) fala da importância de lideranças indígenas de retomada no evento.
” É preciso proteger as pessoas que protegem os territórios, florestas, assentamentos e favelas. Fiquei feliz com o convite, pois venho de uma família materna e paterna que temos uma longa história de luta pela a terra o direito à moradia digna e ao manuseio respeitoso de plantio. De um lado, os Teixeiras lutando por melhorarias em seus trabalhos no campo pedindo a reforma agrária a custo da própria vida em prol de uma sociedade inteira viver e se alimentar de modo saudável. Do outro lado, a família de minha mãe, retirada de seu território na Amazônia por conflito que dizimou a aldeia de meu bisavô. Acabamos em ocupações e favelas na baixada Fluminense e periferias da capital do Rio de Janeiro. Sou a continuidade de um povo que luta pela terra. Uma vez ouvi de um amigo que sou a princesa sem terra. Apesar de soar estranho a frase, faz sentido, pra quem entende que não possui a terra, e sim, é a própria terra. Nós somos a terra. Cuidar da gente, mesmo estando em favelas e periferias em territórios que não são oficialmente demarcados é cuidar da terra.
Em tempos de crise climática, quem tem moradia construída com oportunidade, a chuva soa poética. E o ato de ligar o ar condicionado em dias quentes é uma opção.
E quem tem a moradia construída em lugares de risco?
A crise climática também pede justiça” diz Gaia.
A atriz também elogia a atuação do príncipe Willian no que tange a consciência ambiental.
“A realeza está agindo. É importante pensar no agora e no futuro. Um início otimista para um reencontro com quem veio outras vezes do outro lado do mar. Iniciando uma nova história com o planeta.
O príncipe premia e reconhece ações sustentáveis que recuperam a terra e espero que a atitude possa servir de inspiração para outras pessoas”, declara a atriz.