Automação reduz rupturas nas gôndolas em até 90%, trazendo mais eficiência e rentabilidade no varejo alimentar

No varejo alimentar, a velocidade em que os produtos chegam para o estoque, a disposição correta dos mesmos na loja e as etiquetas com informações corretas fazem toda diferença no balanço final do negócio, por isso o uso de uma tecnologia que traga eficiência e agilidade para esses processos é fundamental.

Para se ter uma ideia, segundo dados da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas – Abrappe, desde o começo da pandemia até 2022 as perdas no varejo cresceram 23%. Nos supermercados as perdas tiveram um aumento de 52,54%.

A GIC Brasil, líder em automação para prevenção de perdas no varejo alimentar, criou o RUB, uma solução que visa melhorar a experiência de compra do consumidor, simplificar processos e transformar negócios, oferecendo total visibilidade das operações do negócio como, por exemplo, rupturas, abastecimento, aumento das vendas, melhoria na exposição dos produtos e, principalmente, indicadores da operação mais precisos.

Atualmente, cerca de 1300 lojas e mais de 20 mil usuários utilizam o RUB em suas operações em supermercados e atacados de todo o Brasil e LATAM. O Sul do País é uma das regiões que mais utilizam as soluções da GIC Brasil. Em exemplo da dimensão da ferramenta: uma rede de supermercados sulista mencionava uma ruptura de gôndola entre 8 e 10% antes do RUB. Após a implantação do sistema, a ruptura operacional medida pela solução foi de aproximadamente 25% e a comercial em 26% em média.

“Este é um número que impacta muito, mas que mostra aos varejistas que é necessário mudanças. Num cenário desafiador como o do varejo brasileiro, a busca pela eficiência operacional é fundamental para garantir o resultado esperado da operação independente de seu tamanho”, comenta Ivan Fernandes, CEO e Fundador da GIC Brasil.

Segundo dados da GIC Brasil, com a implantação da tecnologia é possível reduzir a ruptura de produtos na gôndola em até 90% e as divergências de etiquetas em até 85%, garantindo um aumento na produtividade de até 87%. Já na margem de vendas do negócio é possível obter um incremento de até 2%.

Quanto mais as equipes se familiarizam com o RUB melhor é o nível de exposição dos produtos e a experiência dos clientes. A implantação da ferramenta na operação propicia maior integração entre as áreas e auxilia no desenvolvimento de todos os colaboradores que utilizam a ferramenta, contribuindo para a capacitação e qualificação das equipes, além de ampliar a eficiência nas lojas. “Nossa solução é baseada em processos, pessoas e tecnologia, visando maior visibilidade de toda a cadeia, desde a chegada do produto no estoque até a venda ao consumidor. Sem esses três pilares o processo fica incompleto”, salienta Ivan.

GIC Brasil

Presente no mercado há mais de 20 anos, a GIC é líder em automação para operação de chão de lojas oferecendo soluções para gestão da cadeia de suprimentos no varejo para melhorar a experiência de compra, simplificar processos e transformar negócios. As soluções da empresa estão disponíveis em mais de 1300 lojas e já conta com cerca de 20 mil usuários. Além disso, a GIC está presente nos principais supermercados e atacados do Brasil e vem expandindo seu negócio na América Latina e África, transformando a experiência de compras de milhões de pessoas. As soluções GIC otimizam a operação do chão de loja, reduzem perdas e fornecem dados em tempo real, garantindo a rentabilidade e eficiência do negócio. É a tecnologia ajudando a transformar o varejo e a vida de milhões de pessoas. Para mais informações acesse Link

Compartilhe este artigo
Segue:
Autora na Gazeta24h e agora na ImprensaBr, sempre com comprometimento com a imparcialidade na informação.
Deixe um comentário