Aviso de regata da Semana de Vela de Ilhabela 2024

A 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela está se aproximando! De 20 a 27 de julho, o Yacht Club de Ilhabela (YCI) será o epicentro de uma das maiores competições de veleiros do país. Com classes como ORC, VPRS, BRA-RGS, C30, Clássicos e RGS Cruiser, mais de 100 veleiros de todo o Brasil e de países vizinhos são esperados para participar.

O evento é regido pelas regras da World Sailing – Federação Internacional de Vela e é organizado pelo Yacht Club Ilhabela, com apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, CBVela – Confederação Brasileira de Vela e ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

- Publicidade -

O Aviso de Regata, divulgado no início de abril, traz todas as informações importantes para os participantes, desde datas e horários até procedimentos de inscrição e regras de competição. Cuca Sodré, organizador técnico da SIVI, destacou a atmosfera única do evento, onde velejadores de todas as idades se reúnem para competir e compartilhar experiências.

Além das tradicionais classes como ORC e Clássicos, a Semana de Vela de Ilhabela também contará com novidades, como a inclusão dos barcos da regra VPRS e a mudança de nomenclatura da RGS Cruiser, anteriormente conhecida como Bico de Proa. A competição será acirrada, com diferentes condições de vento e correnteza desafiando os participantes.

A programação da semana inclui eventos especiais, como a Regata Vela do Amanhã, destinada a crianças e adolescentes de projetos sociais náuticos, e o tradicional Desfile dos Barcos da SIVI. Após as regatas, os participantes poderão desfrutar de momentos de confraternização e relaxamento no YCI.

As inscrições para a Semana Internacional de Vela de Ilhabela serão abertas em breve. Não perca a oportunidade de participar deste evento único, que promete muita emoção e diversão para todos os amantes da vela!

Baixe o Aviso de Regata — https://tinyurl.com/3uyrmxuu

- Publicidade -

”A SIVI tem uma característica de, primeiro geograficamente, está no sudeste, ou seja, não está nos extremos do nosso país, o que facilita um pouco. Além disso, é uma cidade pequena, onde as pessoas se encontram facilmente, então tem velejadores, por exemplo, que vêm aqui desde quando competiam de Optimist há 30 anos e reencontram amigos daquela época, tem pais velejando com filho, tem avô velejando com neto. Você fala com pessoas na rua, encontram moradores, todo mundo fala da Semana de vela. E acho que esse clima acolhedor é que faz a diferença”.

”Falando de regatas, com o El Niño, a semana ficará bem desafiadora com todo tipo de condição, correnteza, sem correnteza, correnteza fraca, correnteza forte, ventos médios, ventos fracos, ventos fortes, de vários quadrantes, é realmente um diferencial”, explicou Cuca Sodré, organizador técnico da SIVI.

Compartilhe este artigo
Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media.