Esporte
Belém do Pará tem etapa do Cross Urbano CAIXA em julho, no Mangueirão

Uma prova de 6k, marcada para o dia 12, a segunda do calendário de 2025 do circuito de corridas de rua. As inscrições estão abertas
Maio, 2025 – A cidade de Belém (PA) recebe em julho o Cross Urbano CAIXA. Conhecido como corrida dos estádios, o circuito estará no Mangueirão, no dia 12, para uma prova de 6k, na segunda etapa da edição 2025. Os atletas passam pelas dependências do estádio, dando a volta olímpica no gramado, percorrendo o anel interno, as rampas de acesso, o estacionamento, os corredores, assim como a parte externa, entre outras instalações. As inscrições já estão abertas.
O Estádio Olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença, conhecido como Mangueirão, foi construído na década de 70 e reestruturado em 2023, transformado em uma das principais arenas multiuso da região norte do País, que agora terá a edição 2025 do circuito de corridas de rua Cross Urbano CAIXA.
O Mangueirão é um local que une tradição, modernidade e rivalidade – palco do clássico de futebol Re-Pa, entre Clube do Remo e Paysandu. O estádio foi batizado assim pelos moradores da cidade das mangueiras, árvore que se tornou patrimônio do município.
O circuito de corridas Cross Urbano CAIXA vai percorrer o Brasil, com sete etapas ao longo da temporada. Lançado em 2014, ano da Copa do Mundo no País, veio para fomentar a ideia de multiuso das arenas. Desde então, já foram 26 etapas pelos maiores estádios de futebol brasileiros. A ideia do evento é não usar as vias públicas, em um circuito de corridas conceito.
“Um circuito que é destaque junto aos participantes que, além da corrida em si, podem levar a família, os amigos para curtir o evento e aproveitar toda a sua estrutura, como a de alimentação, com food trucks e as lanchonetes do estádio abertas”, destaca o organizador Freddy Carvalho.
Inscrições – As inscrições do Circuito Cross Urbano Caixa estão abertas no Instagram do evento, na página @crossurbanocaixa, e no site www.crossurbanocaixa.esp.br, com valor inicial de R$ 90,00. O Kit Cross conta com camisa dry fit, viseira, sacola e pochete 3 em 1 (celular, squeeze e chave).
O Cross Urbano CAIXA é organizado pela Corpore Sano, com patrocínio da CAIXA e Governo Federal. A etapa de Belém tem apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer – Governo do Pará.
Calendário 2025
25/05 – Guará – Brasília (DF) – realizada
12/07 – Estádio Mangueirão – Belém (PA)
19/07 – Estádio Albertão – Teresina (PI)
10/08 – Estádio Moisés Lucarelli – Campinas (SP)
06/09 – Arena Castelão – Fortaleza (CE)
04/10 – Estádio Rei Pelé – Maceió (AL)
Etapa de encerramento – Rio de Janeiro (RJ) – Maracanã ou Parque Olímpico da Barra – data a definir
Mais informações:
Instagram: @crossurbanocaixa
E-mail: crossurbano2025@gmail.com
Foto: Cross Urbano CAIXA / Divulgação
Esporte
Pedro sai do banco e garante vitória do Flamengo sobre Fluminense

Após uma semana conturbada, o atacante Pedro mudou a história do clássico carioca Fla x Flu na noite deste domingo (20) ao marcar o gol da vitória rubro-negra, aos 39 minutos do segundo tempo, 18 minutos após deixar o banco de reservas. Com o triunfo na 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Flamengo segue firme na briga pelo título. Está em segundo lugar, com 30 pontos, a apenas três de alcançar o líder Cruzeiro.
Essa foi a primeira atuação do centroavante depois de conflitos com integrante da diretoria do clube, culminando com repreensão do técnico Filipe Luís, durante entrevista coletiva.no início da semana. Pedro não entrou em campo nos dois últimos jogos do Rubro-Negro. Ao final da partida deste domingo (20), aclamado pela torcida, Pedro deu um longo depoimento sobre o que viveu nos últimos dias.
“Sem dúvida, muito feliz pelo gol de hoje, um momento importante para mim, individualmente falando. Quero agradecer aos companheiros, à torcida também. A vitória, sem dúvida, não é só minha porque eu fiz gol, mas de todo mundo, de todo o coletivo”, disse o jogador em entrevista ao canal Premiere.
DEU FLAMENGO NO CLÁSSICO!
O @flamengo ganha do @fluminensefc pelo placar de 1×0, no Maraca!
📸: Adriano Fontes pic.twitter.com/MiBU4PT3m8
— Brasileirão Betano (@Brasileirao) July 21, 2025
“Foi uma semana bem diferente, bem turbulenta, bem abaixo do que eu poderia produzir, após um episódio que mexeu comigo, um vazamento que expôs a minha pessoa. Acho que não teve um respeito por tudo que eu fiz nesses cinco anos. E, sem dúvida nenhuma, essa postagem de um membro da diretoria mexeu com o meu emocional. Acho que foi uma semana difícil para mim, mas pude receber o acolhimento dos companheiros. O aprendizado que eu tenho é que não deveria ter levado esse vazamento para o meu coração. Toda vez que eu visto essa camisa é uma alegria imensa, me sinto em casa, como torcedor, como jogador. Sempre dei minha vida pelo Flamengo. Mas não quero mais falar sobre isso. Hoje graças a Deus foi uma resposta, como eu sempre faço de campo. Da mesma maneira que eu estou reconhecendo que eu tive a semana abaixo, eu espero que quem me feriu, esse membro da diretoria também reconheça o erro”, desabafou Pedro.
O centroavante referiu-se ao vazamento de prints (imagens da tela do celular) de uma conversa entre um dirigente do Flamengo e um jornalista, cujo assunto seria a possível venda do jogador por 15 milhões de euros. Depois disso, Pedro foi repreendido pelo técnico Filipe Luís durante entrevista coletiva e não entrou em campo nos dois últimos jogos.
“Da mesma maneira que eu estou reconhecendo que eu tive a semana abaixo, eu espero que quem me feriu, esse membro da diretoria, também reconheça o erro”, afirmou Pedro.
O CAMINHO DO GOL!
Confira a bola na rede de @Pedro9oficial que ajudou o Mengão a conquistar os 3 pontos no Maracanã, diante Fluminense! ⚽️❤️🖤#vids pic.twitter.com/PFbz6BqM4w
— Flamengo (@Flamengo) July 21, 2025
O primeiro tempo do clássico carioca foi sem emoção. Embora com mais posse de bola (68%), o Rubro-Negro parou na eficiente marcação tricolor. Pouco criativo e naa ofensivo, o Flamengo não deu trabalhou ao goleiro Fábio. Já o Flu, bem posicionado na defesa, apostou nos contra-ataques. Mesmo chegando com mais facilidade à area adversária, o Tricolor: chegou com mais facilidade à àrea adversária, mas também pecou as finalizações. A melhor chance de gol na partida foi do Fluminense, aos 43 minutos, com um chute de fora da área do volante Bernal, direto nas mãos do goleiro Rossi.
Na volta do intervalo, o Flamengo foi mais ofensivo, mas pouco eficaz. Luiz Araújo chegou a cobrar três escanteios, com finalizações sem perigo ao gol de Fábio. Na terceira, aos 24 minutos, Luiz Araújo mandou a bola na área e Ortiz desvio de cabeça por cima do travessão. O Rubro-Negro seguiu com mais posse de bola (70%), mas a partida seguia insossa. Já na reta final, aos 39 minutos, em mais uma cobrança de Luiz Araújo na área, Ortiz desviou de cabeça, a bola foi em direção à segunda trave e Pedro atento se jogou e a empurrou para o fundo da rede.
Esporte
Cross Urbano CAIXA: noite especial no Albertão, em Teresina (PI), reúne 800 corredores

Circuito de corrida de rua realizou sua terceira prova na temporada, a segunda noturna. Agora, a próxima etapa será diurna, no dia 10 de agosto, em Campinas (SP)
Julho, 2025 – Correr em um estádio à noite é uma experiência única. E, neste sábado (19), o Cross Urbano CAIXA proporcionou isso a 800 atletas em Teresina (PI). O circuito de corridas de rua realizou a sua terceira etapa da temporada – a segunda noturna – no estádio Albertão, na capital piauiense. Os participantes fizeram a festa, vivendo momento especiais ao longo e depois da prova. Agora, a próxima parada do circuito será no interior paulista, no dia 10 de agosto, na cidade de Campinas.
“Teresina é sempre especial, um estádio de futebol antigo, vintage, mas com um charme convidativo. E a energia dos atletas que participam e elogiam fazem esse Cross Urbano ser especial. Trabalhamos o multiuso do Albertão, somando para a reforma que está prevista”, destacou o organizador Freddy Carvalho.
O Albertão – Estádio Governador Alberto Tavares – é sinônimo do futebol piauiense, inaugurado na década de 70 e usado como uma arena multiuso. Foram 5k de percurso, correndo nas dependências do estádio, no gramado, percorrendo o túnel de acesso dos ônibus, o anel interno – superior e inferior, as rampas de acesso, o estacionamento, e ao redor.
O primeiro lugar geral entre as mulheres na etapa de Teresina ficou com Mara Cardoso da Silva (Equipe Rômulo Pinheiro), completando o percurso em 23min35seg. No masculino, vitória de Artemio Wellington Nascimento (Vulcano Sports), com 18min16seg.
Uma prova elogiada por todos os atletas, em um desafio para superar seus limites, com toda a emoção de correr o Cross Urbano CAIXA. Um evento especial, também, para familiares, amigos, assim como o público em geral, que puderam acompanhar das cadeiras, assistindo aos participantes no gramado e na cerimônia de premiação.
Corrida dos estádios – O circuito de corridas Cross Urbano CAIXA começou em maio, em Brasília (DF), e teve sequência no dia 12 deste mês, em Belém (PA), com a primeira prova noturna do ano, e agora em Teresina. Os três primeiros colocados de cada faixa etária recebem troféus e todos os participantes ganham medalha.
Conhecido como corrida dos estádios, está percorrendo o Brasil, com sete etapas ao longo da temporada. Lançado em 2014, ano da Copa do Mundo no País, veio para fomentar o multiuso das arenas. A ideia do evento é não usar as vias públicas, em um circuito de corridas conceito.
O Cross Urbano CAIXA é organizado pela Corpore Sano, com patrocínio da CAIXA e Governo Federal. A etapa de Teresina teve apoio da Secretaria de Estado dos Esportes do Piauí (Secepi).
Calendário 2025
25/05 – Guará – Brasília (DF) – diurna – realizada
12/07 – Estádio Mangueirão – Belém (PA) – noturna – realizada
19/07 – Estádio Albertão – Teresina (PI) – noturna – realizada
10/08 – Estádio Moisés Lucarelli – Campinas (SP) – diurna
06/09 – Arena Castelão – Fortaleza (CE) – noturna
04/10 – Estádio Rei Pelé – Maceió (AL) – noturna
01/11 – Parque Olímpico da Barra – Rio de Janeiro (RJ) – noturna
Mais informações:
Instagram: @crossurbanocaixa
E-mail: crossurbano2025@gmail.com
Foto: Renato Andrade / Cross Urbano CAIXA
Esporte
Esquadrilha da Fumaça abre maior evento de vela da América Latina

Caças da Força Aérea Brasileira na abertura da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval
Pela primeira vez na história, a Esquadrilha da Fumaça e o Navio-Veleiro Cisne Branco se encontraram em um mesmo evento. Os dois marcaram a abertura da 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, na manhã deste domingo (20).
Milhares de pessoas tomaram o Píer da Vila e arredores, no Centro Histórico de Ilhabela (SP) para assistir ao tradicional Desfile dos Barcos. Logo depois, os cinco caças da Esquadrilha da Fumaça deram um show de manobras no céu de Ilhabela (SP). E, na sequência, o Cisne Branco deu o tiro de largada dos 120 veleiros na competição para as Regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil e Toque-Toque por Boreste.
“Hoje foi a primeira vez que a Esquadrilha da Fumaça se apresentou em Ilhabela, e poder representar a Força Aérea Brasileira na cerimônia de abertura da 52ª Semana Internacional de Vela foi uma honra imensa para todos nós. Levar nossas manobras a esse cenário único, entre o mar e a serra, certamente marcou não só a nossa equipe, mas também todos que estiveram presentes neste momento tão especial”, disse o Capitão Aviador André Nery Lima Bezerra, do Esquadrão de Demonstração Aérea | FAB.
A diretoria do Yacht Club de Ilhabela, sob o comando do comodoro Alex da Costa Pereira, acompanhou o início da 52ª edição da SIVI Daycoval a bordo do Cisne Branco, barco que recebe homenagem do evento neste ano.
“É uma honra ter o comandante da Marinha no nosso evento. De igual modo, é uma honra ter a presença da Aeronáutica no nosso clube. Tivemos um encontro inédito do ´Cisne Branco com a Esquadrilha da Fumaça, um evento lindo. Esse é um marco muito importante, e um grande orgulho que aconteça na Semana Internacional de Vela de Ilhabela”, destacou o Comodoro do Yacht Club de Ilhabela, Alex Pereira.
O Cisne Branco celebra neste ano seu jubileu de 25 anos de navegação. O icônico navio-veleiro representa em Ilhabela a Marinha do Brasil, grande homenageada pela 52ª SIVI Daycoval, pelo apoio e parceria com a competição desde as primeiras edições.
“Foi inédita a apresentação da Esquadrilha da Fumaça junto com o Cisne Branco. Uma honra para nós receber todas essas autoridades e esses símbolos da nossa Marinha e da Aeronáutica Brasileira. O evento está incrível, com toda essa estrutura, com muita alegria. Estamos muito felizes em sermos os anfitriões desse evento magnífico mais uma vez,” celebrou Suzana Pasternak, diretora de náutica do Yacht CIub de Ilhabela, realizador da competição.
Sobre o Banco Daycoval
O evento é apresentado pelo Banco Daycoval com realização do Yacht Club de Ilhabela e Prefeitura de Ilhabela, apoio da Marinha do Brasil e patrocínio da Mitsubishi Motors, Corona e FF Seguros.
O Banco Daycoval é uma Instituição financeira com 55 anos de experiência, especializado no segmento de créditos e serviços para empresas, com atuação relevante também no varejo, através de operações de crédito consignado, financiamento de veículos, câmbio turismo e investimentos.
Com sede em São Paulo (capital), o Banco possui 3.609 colaboradores distribuídos entre a matriz, 50 agências em todo País e mais de 250 pontos de atendimento.
Foto: Esquadrilha da Fumaça | FAB