BEVAP expande atuação no desenvolvimento sustentável

De Peterson Carvalho - Editor

Empresa conta com serviços de consultoria, matriz de materialidade e relatório de sustentabilidade, desenvolvidos com apoio do Bureau Veritas, demonstrando compromisso com práticas sustentáveis

O Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), realizou o diagnóstico das práticas ESG implementadas pela BEVAP, uma das usinas mais avançadas tecnologicamente no Brasil para a produção de etanol, açúcar e co-geração de energia elétrica. O escopo de serviços contemplou consultorias sobre o grau de maturidade em ESG, matriz de materialidade e o desenvolvimento do relatório de sustentabilidade. O objetivo da BEVAP é reforçar aos stakeholders o seu compromisso sustentável.

“É cada vez mais importante que produtores de commodities demonstrem suas práticas sustentáveis, principalmente em um cenário em que todo mercado global está preocupado com as questões climáticas. Por meio do trabalho prestado pelo Bureau Veritas, a BEVAP se mostra como uma empresa comprometida com a sustentabilidade e atende as expectativas dos stakeholders”, explica Andressa Lisboa, diretora de Certificação e Auditoria do Bureau Veritas.

“Nosso objetivo é solidificar a agenda ESG na BEVAP e o Bureau Veritas está nos auxiliando na implantação de uma estratégia de negócio atrelada à sustentabilidade, alavancando nosso desempenho neste novo desafio. O nosso diferencial é a gestão hídrica e a tecnologia, mas queremos mostrar que também somos uma empresa com foco em toda a agenda ESG, desde a proteção da biodiversidade, até o desenvolvimento de pessoas, diversidade e inclusão”, afirma Adaiane Pereira de Souza, Gerente de Sustentabilidade da BEVAP.

No escopo dos serviços prestados para a BEVAP está o relatório de sustentabilidade que contempla todas as informações e indicadores da empresa (GRI Standards e próprios). Além disso, o Bureau Veritas também realizou o serviço de matriz de materialidade, que se trata da consulta aos stakeholders da empresa sobre o que é mais relevante divulgar em relação aos pilares de governança, ambiental e social, juntamente com o serviço de consultoria interna em ESG, em que o Grupo apresentou um plano de ação, com lacunas e oportunidades que podem ser aproveitadas. Com os três produtos, a BEVAP está trilhando a jornada de sustentabilidade de maneira mais consistente, transparente e assertiva.

A BEVAP consolidou os compromissos em ESG a partir dos temas mais relevantes para os stakeholders, reportados no relatório de materialidade e baseados nos principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Entre os temas estão saúde, segurança e bem-estar do colaborador; gestão hídrica; ética, integridade e transparência; desenvolvimento de pessoas, diversidade e inclusão, respeito aos direitos humanos; gestão de resíduos; conservação e proteção da biodiversidade; estratégica climática. Na agenda ambiental, o foco principal será na redução no consumo de água, aprimoramento da segurança hídrica e aumento de negócios renováveis. No social, as metas estão vinculadas ao fomento de cursos de formação e capacitação para a comunidade, com vagas afirmativas para mulheres. E na governança, serão implementadas políticas de suprimentos e desenvolvimento de auditorias de integridade para os prestadores de serviço.

Compartilhe este artigo
Segue:
Web designer e entusiasta da internet desde 1998, apaixonado por criar soluções inovadoras e eficientes para a web.
Deixe um comentário