Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

Brasil abre Mundial de Optimist 2024 na Argentina

Publicado

em

Brasil abre Mundial de Optimist 2024 na Argentina
Matias Capizanno

Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata

O Campeonato Mundial de Optimist, em Mar del Plata, Argentina, terá início neste fim de semana. A competição, que reúne 227 atletas de 52 países, segue até sábado (14), consolidando-se como um dos principais eventos da vela jovem mundial. 

Além dos desafios técnicos, os jovens velejadores enfrentam condições de vento e mar exigentes em Mar del Plata, cenário que promete intensas disputas até o final da semana. A equipe brasileira começou com ótimos resultados após as duas primeiras regatas:

Arthur Back ocupa a segunda posição, enquanto Eduardo Backheuser está em sétimo. O líder é o argentino Lucas Andres Vogta. A jovem Joana Freitas, atual campeã brasileira geral e feminina, aparece em 15º lugar. Theo Sartor e Henrique Sasaki estão em 17º e 22º, respectivamente.

O Brasil é liderado pelo técnico Tijo e pela Team Leader Ana Barbachan, velejadora olímpica que atua como mentora e suporte técnico para a equipe.

”O Mundial de Optimist é uma vitrine do futuro da vela mundial. Ver o Brasil começando tão bem, com atletas entre os melhores do mundo, é motivo de orgulho e reforça o trabalho que temos realizado na base. Estamos confiantes no desempenho dessa equipe e certos de que eles representam o país com talento e dedicação”, disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

O Brasil tem um título mundial na classe, que foi obtido em 2021 por Alex Kuhl no Lago di Garda, na Itália.

A classe Optimist é uma das mais populares na vela mundial, sendo ideal para a iniciação ao esporte. Com 2,34 metros de comprimento, o barco é fácil de manobrar e oferece segurança para crianças e adolescentes de até 15 anos aprenderem os fundamentos da navegação em monotipos.

Além de ser uma embarcação ideal para iniciação à vela e de ótimo custo-benefício, o design do Optimist limita velocidades elevadas, reforçando a segurança durante o aprendizado. O veleiro, que suporta até 60 quilos, é adequado para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos. O nome, traduzido do inglês, significa “otimista”, refletindo o espírito de confiança e entusiasmo que a classe inspira nos jovens velejadores.

Sobre a CBVela

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.

Sobre o VelaID

Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.

Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse: velaid.com.br

Foto: Matias Capizanno 

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez

flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035

Inscreva-se para receber notícias sobre Esporte

Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media. 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

DaniCup atrai mais de 160 times para torneio de futebol infantojuvenil em Salvador

Publicado

em

DaniCup atrai mais de 160 times para torneio de futebol infantojuvenil em Salvador
Crédito Fotos: Paloma Miguez/Taurus Group

Entre os dias 12 e 19 de dezembro, Salvador será palco da DaniCup, uma das maiores competições de futebol infantojuvenil da América Latina. Nesta edição, o evento reunirá 168 equipes de categorias sub-7 ao sub-14, incluindo clubes tradicionais como Vitória, Bahia, Corinthians, Santos, Palmeiras, Fluminense e Atlético-MG, além de times da Bolívia e do Canadá.

Com jogos no complexo do Barradão, Centro de Treinamento do Vitória, a DaniCup também inova ao unir esporte e tecnologia com duas atrações especiais promovidas pelo Portal Brazuca: a Arena Gamer — espaço dedicado a Playstation, Xbox e jogos de dança — e o DaBase Cast, que promoverá debates e conteúdos exclusivos sobre o universo do futebol de base.

“Essa edição tem tudo para ser mais um grande sucesso dentro e fora de campo. A participação de grandes clubes brasileiros representado 13 estados, além de times internacionais, mostra como o evento se consolidou como referência no futebol de base. Estamos muito felizes e focados em promover mais um evento histórico para times, atletas e familiares,” destaca Bruno Brosler, Diretor Executivo da DaniCup.

Além das partidas, a programação inclui estruturas como praça de alimentação, áreas de descanso, e um dia dedicado ao turismo, proporcionando uma experiência completa para atletas e familiares.

Inscreva-se para receber notícias sobre Esporte

Continue Lendo

Esporte

Da ginástica rítmica ao futebol profissional: a história de superação de Kaylla

Publicado

em

Da ginástica rítmica ao futebol profissional: a história de superação de Kaylla
Divulgação

Kaylla Fernandes, 20 anos de idade, de Brasília , no Sol Nascente , nunca imaginou que a menina que passava os dias em casa, sonhando com a bola , se tornaria uma das principais jogadoras de futebol de sua comunidade.

A paixão pelo esporte surgiu ainda na adolescência, quando decidiu trocar a ginástica rítmica pelo futebol, enfrentando preconceitos e desafios para seguir seu sonho.

Com determinação e apoio da família, ela trilhou um caminho de superação, conquistando títulos e inspirando outras meninas a buscarem seus objetivos. Tudo começou quando aos 13 anos , cansada de uma rotina sedentária, Kaylla pediu para sua mãe que a matriculasse na vila Olímpica.

Apesar do desejo de jogar futebol, a falta de horários específicos para meninas a levou a experimentar a ginástica rítmica. Mesmo gostando da modalidade, a jovem atleta sentia que seu coração batia mais forte pelo futebol.

Com muita determinação Kaylla decidiu que jogaria futebol mesmo com os meninos. Com o apoio de sua família e uma chuteira de presente, iniciou sua jornada em um time onde era a única menina.

Enfrentou preconceitos e dificuldades , mas sua paixão pela bola a impulsionou a seguir em frente, a oportunidade de treinar com um time feminino profissional foi um marco em sua carreira, Kaylla conciliava trabalho, estudos e treinos com muita disciplina.

Aos 16 anos, a chance de jogar o brasileiro Sub 16 pelo C R S S P O M a deixou eufórica , mas a ansiedade e a pressão a impulsionaram de se destacar . Mesmo com desafios, Kaylla nunca desistiu de seu sonho.

Participou de diversos campeonatos, como o Cantango , e conquistou títulos importantes na taça das favelas, representando sua comunidade com orgulho. A conquista no bicampeonato na taça das favelas foi um marco em sua carreira.

“ Bom , por ser um campeonato de grande visibilidade só de estar jogando , já é uma experiência incrível, é um campeonato onde vários nomes foram revelados assim como Hendrick do Palmeiras, ter tido essa oportunidade foi tudo pra mim, já estávamos muito felizes de estar participando e quando vimos que lutamos até conseguir chegar na final e vencer a emoção tomou conta da gente, foi muito bom ter vivido essa experiência, uma pena que o pessoal de Brasília não ter dado valor e ter parado de fazer as edições da taça das favelas por aqui ” , afirma a atleta.

Ao longo de sua trajetória, Kaylla enfrentou diversos desafios, com a conciliação dos estudos com os treinos e o trabalho.

“ Tinha dias que acordava às 5h 40 da manhã, e só voltava para casa depois das 23 h 30 . Mas nunca desistir do meu sonho ” , revela para o podcast edinhotaon.

A atleta também falou sobre a oportunidade de jogar o brasileiro Sub 16 e a frustração de não ter sido convocada para o nacional na taça das favelas em 2022.

“ A ansiedade e a preocupação tomaram conta de mim em alguns momentos, mas aprendi a lidar com as dificuldades e a seguir em frente ” , afirma.

Hoje, Kaylla é uma das principais jogadoras do ARRAIAS E. C , e continua trabalhando por seus objetivos:

“ Meu sonho é continuar crescendo no futebol e poder representar o Brasil em competições internacionais ” , afirma. Hoje, Kaylla Fernandes, aos 20 anos, continua sua jornada no A R R I A S E . C , o time que a transformou em atleta .

Sua história é um exemplo de superação, determinação e paixão pelo futebol. Ao superar obstáculos e quebrar barreiras, ela inspira outras meninas e seguirem seus sonhos e a acreditarem em seu potencial.

Fonte: Edno Mariano

Inscreva-se para receber notícias sobre Esporte

Continue Lendo

Esporte

Torneio Interclubes da ACN entra para calendário oficial de eventos de Niterói

Publicado

em

Torneio Interclubes da ACN entra para calendário oficial de eventos de Niterói
Divulgação

A Associação de Clubes de Niterói (ACN) se reuniu no mês de novembro na sede Grupo de Regatas Gragoatá. O Presidente do Gragoatá, Alexandre Pinto, o Xanxão, recebeu todos os Presidentes, Comodoros, diretores e imprensa com muito carinho. Na pauta da reunião estava a construção de emendas para a Lei Orçamentária Anual de 2025 do Município de Niterói, o Torneio Interclubes e os próximos passos para a continuidade dos trabalhos de valorização e proteção dos clubes da cidade. A reunião também serviu para celebrar a aprovação do Projeto de Lei que inclui o Torneio Interclubes de Niterói no Calendário Oficial de Eventos da cidade. Na Sessão Plenária daquele mesmo dia, quinta-feira (28-11) foi aprovado por unanimidade dos vereadores a proposta de inclusão do Torneio Interclubes no calendário oficial da cidade. Os Presidentes e Comodoros debateram ainda o Edital do Carnaval da cidade, onde os clubes poderão apresentar projetos para realizar eventos. O Presidente da ACN, Fernando Tinoco, que também preside o Clube Central, informou que iniciou tratativas com o Poder Executivo para que os clubes sejam incluídos no projeto de construção do Pan-Americano 2031, que poderá acontecer na cidade, em uma parceria Rio-Niterói.

“Fizemos mais uma reunião muito produtiva e definimos algumas prioridades para 2025. Vamos levar emendas para serem incluídas na Lei Orçamentária e buscar assim ampliar a capacidade de atuação dos Clubes no incentivo ao esporte e na valorização da cultura da cidade. O Torneio Interclubes é um sucesso, envolve milhares de atletas amadores e precisa ser cada vez mais fortalecido. A possibilidade de envolver os clubes na construção do Pan-Americano, que é um sonho do Prefeito Rodrigo Neves, nos anima muito e queremos avançar nesse diálogo. Temos clubes com enorme tradição no esporte, como, por exemplo, o Iate Clube Brasileiro, que é o primeiro clube de iatismo do Brasil, e isso precisa ser melhor explorado por todos nós.”, disse Fernando Tinoco, que é também advogado e Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Clubes Sociais e Esportivos da OAB/RJ.

A inclusão do Torneio Interclubes no Calendário Oficial de Eventos de Niterói foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal e seguiu para sanção do Prefeito Axel Grael. Com a aprovação, a Lei Municipal define que “O Poder Público Municipal estimulará a participação da sociedade civil organizada na programação e na execução das ações relacionadas às datas.”. O Torneio Interclubes está em curso no momento, com mais de 3 mil atletas inscritos, e já conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e de diversas empresas comprometidas com a promoção do esporte e do lazer na cidade.

Inscreva-se para receber notícias sobre Esporte

Continue Lendo

Em Alta