Esporte
Brasil derrota Austrália pela 1ª vez na história do rugby sevens

A sexta-feira (21) foi histórica para a Seleção Brasileira Feminina de rugby sevens (rugby de sete). A equipe derrotou a Austrália – atual campeã mundial – pela primeira vez. O triunfo – 14 a 12 -, obtido de forma emocionante, veio na segunda rodada da quarta etapa do Circuito Mundial da modalidade, que está sendo disputada em Vancouver, no Canadá.
Como é comum no rugby sevens, que é modalidade olímpica, o time já havia jogado outra partida no mesmo dia, sendo derrotado pelo Canadá por 26 a 19 na estreia.
O resultado histórico foi conquistado de virada. A Austrália foi para o intervalo vencendo por 12 a 0, mas o Brasil pontuou em dois ataques, virando o placar para 14 a 12. No último lance da partida, Thalia evitou que a equipe australiana pontuasse e, provavelmente, vencesse o jogo, colocando um ponto de exclamação no triunfo brasileiro.
Para se ter uma ideia da dimensão do feito, na segunda etapa do Circuito 2024-25 da modalidade, na Cidade do Cabo, na África do Sul, as Yaras acabaram derrotadas pela mesma Austrália por 45 a 5.
Brasil x Espanha
Ainda neste sábado (22), o Brasil joga com a Espanha, e tenta confirmar a classificação para as quartas de final, mesmo resultado que obteve na etapa anterior, em Perth, na Austrália.
Seja o que acontecer, após encarar as espanholas às 19h46 (horário de Brasília), a seleção terá outro compromisso na noite de sábado ou madrugada de domingo. Caso não avance de fase, jogará as semifinais do nono lugar, que começam a definir quem termina da nona à 12ª colocação. Se conseguir a classificação, joga as quartas de final na madrugada.
Esporte
Rádio Nacional transmite final do Campeonato Carioca neste domingo

Flamengo e Fluminense disputam o título do Campeonato Carioca neste domingo (16), às 16h, com transmissão ao vivo pela Rádio Nacional. O segundo confronto da final da competição será no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e terá o time Rubro-negro como mandante.
Para acompanhar as emoções do clássico Fla-Flu que define o grande vencedor do torneio, a Nacional escalou o narrador André Marques e a comentarista Rachel Motta. As reportagens ficam a cargo de Rodrigo Ricardo e o plantão da informação é com Luiz Ferreira.
O pré-jogo na faixa Show de Bola Nacional começa meia hora antes do início da partida e traz as principais notícias dos duelos, as escalações e a tabela da competição. A jornada esportiva da emissora pública entra no ar para parte da rede em AM e OC, além do FM no Rio de Janeiro e no Alto Solimões.
A Nacional FM nas demais praças segue com o conteúdo musical. O ouvinte pode ficar ligado nas produções preferidas pelo dial, no app Rádios EBC e no site da emissora. Os áudios ainda estão disponíveis em tempo real por streaming nas duas plataformas.
Depois da vitória do Flamengo sobre o Fluminense por 2 a 1 no jogo de ida, na quarta-feira (12), o Rubro-negro carioca pode até empatar para ficar com a taça da competição estadual. O Tricolor precisa de pelo menos uma vitória por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis.
Sobre a competição
O Campeonato Carioca 2025 tem o mesmo regulamento pelo quinto ano consecutivo. A competição reúne 12 clubes que se enfrentam em turno único com 11 partidas. A equipe que fizer mais pontos nessa fase de classificação conquista a Taça Guanabara.
Os quatro times com melhor posição asseguram vaga nas semifinais do campeonato com disputas em jogos de ida e volta. Os vencedores decidem a final do Campeonato Carioca, também em formato de ida e volta. Já os clubes classificados entre o quinto e o oitavo lugar da primeira fase decidem o título de campeão da Taça Rio. O último colocado da etapa inicial sofre o rebaixamento.
Cobertura esportiva da Nacional
Esporte que é paixão do povo brasileiro, o futebol é um dos destaques da programação da Rádio Nacional, emissora pública referência em transmissões de partidas no país há décadas. Os jogos das principais competições e as notícias mais importantes têm espaço nas jornadas esportivas diárias.
A Nacional apresenta, ao vivo, vários duelos de diversos campeonatos. Os torcedores podem ficar ligados pelo rádio, site ou streaming para acompanhar as emoções das disputas entre os maiores clubes brasileiros. O destaque de janeiro é o estadual do Rio de Janeiro em dias e horários diversos, de acordo com a tabela da competição.
Antes e depois dos confrontos, o ouvinte se informa sobre a preparação das equipes e a repercussão do placar nas ondas da Nacional. A análise sobre os resultados da rodada ainda ganha janela diária para um rico debate em produções consagradas no radiojornalismo esportivo. O tradicional programa No Mundo da Bola tem edições de segunda a sexta, ao vivo, às 18h, com 30 minutos.
Durante a programação da emissora pública, as atrações também trazem a participação do time de esportes com informações atualizadas. A ideia é oferecer ao público noticiário preciso, conteúdo relevante, comentários embasados e opinião fundamentada sobre o que acontece de mais recente no futebol do país e no exterior.
Talentos do jornalismo esportivo
A equipe da Rádio Nacional reúne craques da crônica esportiva. Experientes comentaristas e talentos das novas gerações da imprensa segmentada brasileira integram o time de esportes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). São produtores, jornalistas e apresentadores que buscam o diferencial da notícia.
Além de informar o público nas ondas do rádio, o time também faz bonito na telinha da TV Brasil. Os profissionais realizam o programa Stadium, de segunda a sexta, em duas edições, às 12h30 e às 18h30, além da mesa redonda dominical No Mundo da Bola, às 20h30.
Sempre ao vivo, as tradicionais produções da emissora pública trazem análises e apurações atualizadas. O esporte tem espaço destacado na programação do canal. O telejornal diário Repórter Brasil, às 12h45 e às 19h, também oferece uma ampla cobertura dos principais resultados do dia.
Os profissionais que entram em campo na equipe de esporte da empresa ainda fazem a cobertura das jornadas de diversas modalidades e noticiam os principais resultados em reportagens no site da Agência Brasil.
Serviço
Flamengo x Fluminense – domingo, dia 16/03, às 16h, na Rádio Nacional RJ, AM, OC e AS
Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz
Celular – App Rádios EBC para Android e iOS
Esporte
Norris vence caótico GP da Austrália; Bortoleto bate em estreia na F1

O piloto britânico Lando Norris, da McLaren venceu o caótico GP da Austrália, o primeiro da temporada de 2025 da Fórmula 1, disputado na madrugada deste domingo (16) no circuito de Albert Park. A corrida, afetada pela chuva, teve seis acidentes, um deles sem gravidade do piloto paulista Gabriel Botoleto, da escuderia Sauber, a 10 voltas do fim. Estreante na categoria, após um jejum de oito anos sem brasileiros na F1, Bortoleto saiu do carro ileso, após derrapar com o carro e parar no muro.
“A corrida estava muito complicada. Acho que, até o momento em que eu bati, estava sendo muito boa. Eu tive alguns infortúnios ali, acho que com o pit [stop] também – um unsafe release, eu acabei levando um penalty que nos colocou atrás do safety car. Perdi muito tempo naquilo, não consegui recuperar a volta inteira quando ele me liberou, porque eu só tive uma volta para recuperar tudo”, analisou o brasileiro de 20 anos, em entrevista à Band TV, emissora oficial da F1 no Brasil.
“We knew anything could happen in conditions like these; we gave it everything but pushed a little too hard. On the other hand, I’m happy for Nico and the team for scoring points today: he did an amazing job, and everyone deserved it, both trackside and back at our HQ in Hinwil.”… pic.twitter.com/hJcF8PUiGk
— Stake F1 Team KICK Sauber (@stakef1team_ks) March 16, 2025
Bortoleto, que largara em 15º lugar no grid, ganhara duas posições antes da colisão, que ocorreu logo após levar punição (perda de cinco segundos ao final da prova) ao sair de forma insegura dos boxes para troca de pneus. Ao deixar o local, ele quase se chocou com o carro do neozelandês Liam Lawson, da Red Bull.
“Infelizmente ali, tentando tirar a distância do carro da frente, eu sabia que o pessoal na minha frente tinha alguns de slick, estava começando a chover mais – eu quis recuperar o tempo perdido para tentar chegar um pouquinho mais perto, forcei um pouquinho demais, peguei a zebra, o carro rodou para dentro e eu acabei tocando na parede. Não danificou muito, mas não dava para continuar a corrida. Destruiu a asa da frente. Faz parte” , lamentou Bortoleto.
Completaram o pódio do GP da Austrália o tetracampeão Max Vertappen, da Red Bull, que cruzou a linha de chegada em segundo lugar, e o britânico George Russel, da Mercedes, em terceiro. Já o heptacampeão Lewis Hamilton, em sua primeira corrida pela Ferrari, encerrou na 10ª posição.
A segunda corrida da temporada da F1 será no próximo domingo (23), com o GP da China.
Esporte
Fla x Flu: PM age rápido e dispersa torcedores em conflito

Torcedores do Flamengo e Fluminense se envolveram em uma briga neste domingo (16), no Engenho Novo, zona norte do Rio. Os torcedores dos dois clubes deixavam a comunidade do Rato Molhado, quando aconteceu um desentendimento, no acesso à Rua Souza Barros, principal acesso à favela.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um grupo, em torno de 30 pessoas, algumas usando camiseta do clube rubro-negro, mostra torcedores arremessando objetos em tricolores e correndo. Os envolvidos carregavam pedaços de pau e pedras.
Integrantes do 3° Batalhão da Polícia Militar, responsáveis pela região, chegaram rápido ao local para intervir no confronto. Motoristas que passavam na hora, retornaram dando marcha a ré nos carros.
De acordo com o comando da unidade militar, os agentes fizeram uso de bastões para dispersar os envolvidos. Não houve registro de prisões. Segundo a corporação, o policiamento foi reforçado na área.
Decisão
Flamengo e Fluminense decidem, a partir das 16h, no Estádio do Maracanã, a final do Campeonato Carioca 2025. O Flamengo leva vantagem na decisão, por ter vencido a partida de quarta-feira (12) por 2 a 1. Para o Flamengo, basta o empate para ficar com a taça, enquanto o Fluminense precisa da vitória por um gol de diferença para empatar o placar agregado e levar a decisão para a disputa por pênaltis.
Trânsito
O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) montou um esquema de interdições ao trânsito de veículos na região do estádio desde as 13h.
Segurança
A Polícia Militar já está com a tropa mobilizada no entorno do estádio. Segundo a PM, 0 Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe)) vai atuar com 300 agentes na parte interna. No entorno, mais de 150 militares do Batalhão de São Cristóvão, responsável pela área, já estão mobilizados. O efetivo conta também com apoio do Batalhão de Choque e do Batalhão de Ações com Cães nas estações ferroviárias, rodoviária e no metrô.