Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

Brasil encara Colômbia em busca do 9º título da Copa América Feminina

Publicado

em

© Lívia Villas Boas/CBF/Direitos Reservados

A seleção feminina de futebol coloca a prova, neste sábado (2), a hegemonia na Copa América. A partir das 18h (horário de Brasília), as brasileiras enfrentam a Colômbia no Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador, valendo o título da décima edição da competição. A TV Brasil transmite ao vivo. A jornada esportiva começa às 17h30.

Este será o segundo encontro entre as seleções nesta Copa América. Na fase de grupos, Brasil e Colômbia empataram sem gols no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, casa do Independiente del Valle. A partida foi marcada pela expulsão da goleira Lorena, ainda na metade do primeiro tempo, e pelo clima tenso em campo, com divididas ríspidas e discussões. Mesmo com uma a menos, a equipe verde e amarela teve mais oportunidades ao longo dos 90 minutos.

O Brasil domina o futebol de mulheres sul-americano com folga. Em nove edições da Copa América, são oito títulos brasileiros. O último, em 2022, foi conquistado em cima da própria Colômbia, na casa das adversárias. A seleção canarinho venceu por 1 a 0 no Estádio Alfonso Lopez, em Bucaramanga, com gol de pênalti da atacante Debinha.

As equipes chegam à final deste sábado (2) invictas. Dos cinco jogos que disputou, o Brasil apenas não venceu a Colômbia. Na primeira fase, as brasileiras bateram a Venezuela por 2 a 0, a Bolívia por 6 a 0 e o Paraguai por 4 a 1. Na última terça-feira (29), no Casa Blanca, pelas semifinais, o time de Arthur Elias fez 5 a 1 no Uruguai, garantindo vaga na final e na Olimpíada de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028. A TV Brasil transmitiu, ao vivo, todas as partidas da campanha.

A atual edição da Copa América pode ser a última na carreira da meia-atacante Marta, de 39 anos. Curiosamente, a Rainha nunca disputou uma final de Copa América – Lívia Villas Boas/CBF/Direitos Reservados

A rainha e a artilheira

Na vitória sobre as uruguaias, Marta anotou, de pênalti, o primeiro gol dela nesta Copa América. A meia-atacante de 39 anos, disputa o torneio continental – possivelmente – pela última vez. Entre as brasileiras que estão no Equador, a craque é quem tem mais títulos sul-americanos: três (2003, 2010 e 2018).

Curiosamente, a Rainha nunca disputou uma final de Copa América, já que, nas edições por ela vencidas, o campeão foi definido em um quadrangular. A última decisão que Marta ganhou pelo Brasil foi a dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. As brasileiras golearam os Estados Unidos por 5 a 0, com dois gols da craque no Maracanã.

Outro destaque da campanha verde e amarela no Equador é Amanda Gutierres. A centroavante do Palmeiras, de 24 anos, é a vice-artilheira da Copa América, com cinco gols, balançando as redes nos quatro jogos em que atuou. Ela está a um gol de igualar a também atacante Cláudia Martínez, do Paraguai. A camisa 9 é, ainda, a goleadora principal do Campeonato Brasileiro Feminino, transmitido ao vivo pela TV Brasil.

A busca pela primeira

Amanda Gutierres é uma das 13 jogadoras, entre as 23 convocadas, que buscam o primeiro título pela seleção principal. As demais são as goleiras Camila Rodrigues e Cláudia, as zagueiras Tarciane, Kaká, Mariza e Isa Haas; as laterais Yasmim e Fátima Dutra; a volante Yaya e as atacantes Jhonson, Dudinha e Luany.

Nove das outras dez atletas, por sua vez, estiveram na conquista de 2022: a goleira Lorena, a lateral Fê Palermo, a zagueira Antônia, as volantes Ary Borges e Angelina, a meia Duda Sampaio e as atacantes Gabi Portilho, Gio Garbelini e Kerolin. Marta estava se recuperando de uma lesão no joelho e ficou fora daquela equipe, que era comandada por Pia Sundhage.

Para o confronto de sábado, Arthur Elias terá força máxima. Em relação à vitória sobre o Uruguai, a novidade será a volta de Lorena, que cumpriu suspensão – Cláudia foi a titular. O técnico, porém, não tem adotado uma formação padrão nesta Copa América e pode mandar a campo a sexta escalação diferente em seis jogos. O Brasil pode atuar com Lorena: Antônia, Isa Haas, Tarciane e Fátima Dutra; Angelina, Duda Sampaio e Marta; Luany, Gio Garbelini e Amanda Gutierres.

Escrete feminino chega invicto à final deste sábado (2) contra a Colômbia. A partida será uma reedição da decisão de 2022, quando o Brasil saiu vitorioso por 1 a 0 na casa das adversárias – Lívia Villas Boas/CBF/Direitos Reservados

Elas querem revanche

A Colômbia atinge a segunda final de Copa América, tendo aplicado a maior goleada desta edição: 8 a 0 sobre a Bolívia, na fase de grupos. As Cafeteras, como são conhecidas as rivais deste sábado, ainda fizeram 4 a 1 no Paraguai, mas passaram em branco contra Venezuela, Brasil e Argentina, esta última pelas semifinais, na segunda-feira passada (28), também no Casa Blanca. A goleira Kate Tapia, do Palmeiras, brilhou na disputa de pênaltis, vencida pelas colombianas por 5 a 4.

Além de Tapia, outro nome importante das Cafeteras é Linda Caicedo. A jogadora do Real Madrid, da Espanha, foi eleita a revelação da última Copa América, aos 16 anos. A joia colombiana marcou três gols nesta edição e forma dupla de ataque com outra estrela da modalidade: Mayra Ramírez, do Chelsea, da Inglaterra, uma das dez transferências mais caras do futebol feminino.

O técnico Angelo Marsiglia também não tem desfalques e deve escalar a Colômbia com Kate Tapia; Carolina Arias, Daniela Arias, Jorelyn Carabalí e Daniela Caracas; Lorena Bedoya, Leicy Santos, Catalina Usme e Valerin Loboa; Mayra Ramírez e Linda Caicedo. Delas, apenas a zagueira Carolina Arias e a meia Loboa não estiveram na final de 2022.

Fonte

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Depay e Yuri Alberto desequilibram e Corinthians vence Majestoso

Publicado

em

© Reuters/Marcelo Machado De Melo/Direitos Reservados

O Corinthians contou com o brilho do holandês Memphis Depay e do centroavante Yuri Alberto para derrotar o São Paulo por 3 a 1, na noite desta quinta-feira (20) em Itaquera, em jogo válido pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

VENCE O SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA!!! 🏴🏳️🦅

AO LADO DA FIEL, O TIME DO POVO SOMOU ➕3️⃣ NO BRASILEIRÃO NO MAJESTOSO!

Corinthians 3 🆚 1 São Paulo

⚽⚽ Yuri Alberto
⚽ Memphis#VaiCorinthians pic.twitter.com/fwf5ELXV8P

— Corinthians (@Corinthians) November 21, 2025

A vitória no Majestoso foi importante para o Timão alcançar os 45 pontos, assumindo a 10ª colocação da classificação e se afastando da zona do rebaixamento. Já o Tricolor Paulista viu diminuírem as possibilidades de classificação para a próxima edição da Copa Libertadores, pois permaneceu com 45 pontos, mas na 9ª posição.

Corinthians dominante

Jogando em casa, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior foi muito melhor na etapa inicial, aplicando uma grande pressão na defesa adversária, que, aos 25 minutos, vacilou e cometeu um pênalti. Yuri Alberto foi para a cobrança e não falhou diante do goleiro Rafael para abrir o placar.

Logo nos primeiros movimentos da etapa final a equipe de Hernán Crespo mudou sua postura e deu a impressão de que poderia buscar uma virada, em especial após o gol de cabeça do atacante chileno Tapia aos oito minutos.

Os artilheiros do Majestoso! 🤳🏼😄😘#VaiCorinthians pic.twitter.com/WnYRbdk9ps

— Corinthians (@Corinthians) November 21, 2025

Porém, o Timão contava no banco com o talento de Memphis Depay. E o holandês entrou no gramado aos 17 minutos e não demorou a desequilibrar o confronto. Aos 38 minutos, o camisa 10 do Corinthians aproveitou falha da defesa adversária para dominar a bola, se livrar da marcação de Sabino com um drible desconcertante e bater colocado para marcar um belo gol.

O tento do holandês animou de vez o time do Parque São Jorge, que chegou ao terceiro aos 43 minutos, quando Yuri Alberto aproveitou bola que sobrou viva na área para dar números finais ao marcador.

Outros resultados:

Juventude 3 x 3 Cruzeiro
Bahia 2 x 3 Fortaleza

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Palmeiras derrota Ferroviária e conquista Copa do Brasil feminina

Publicado

em

© Rebeca Reis/Staff Images Woman/CBF/Direitos Reservados

O Palmeiras conquistou pela primeira vez na história o título da Copa do Brasil de futebol feminino. O feito foi garantido graças a uma vitória de 4 a 2 sobre a Ferroviária, na tarde desta quinta-feira (20) na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).

A equipe comandada pela técnica Rosana Augusto criou as melhores oportunidades nos primeiros minutos do confronto. A oportunidade inicial das Palestrinas foi obra da zagueira Pati Maldaner, que finalizou de primeira após a bola ser levantada na área aos sete minutos do primeiro tempo.

Dois minutos depois Amanda Gutierres recebeu na intermediária, avançou e soltou uma bomba para levar perigo ao gol defendido por Luciana. Aos 11 minutos quem deu trabalho à goleira da Ferroviária foi Tainá Maranhão.

Porém, aos 21 minutos, Luciana nada pôde fazer para impedir o primeiro gol palmeirense. A meio-campista Raíssa Bahia levantou a bola na área e Amanda Gutierres se antecipou à defesa para cabecear com força. Gol das Palestrinas.

O BRASIL É ALVIVERDE! AS PALESTRINAS SÃO CAMPEÃS DA COPA DO BRASIL FEMININA 2025! 🏆💚

🏆 Ferroviária 2×4 Palmeiras
⚽ Amanda Gutierres, Brena, Taina Maranhão e Greicy.#AvantiPalestrinas #FERxPAL #FimDeJogoSEP pic.twitter.com/P12N20WZ7F

— Palmeiras Feminino (@Palmeiras_FEM) November 20, 2025

Aos 37 minutos a Ferroviária chegou a igualar o marcador, quando a meio-campista Duda Santos cobrou falta em direção à área e a zagueira Andressa subiu mais do que a defesa palmeirense para marcar de cabeça.

Mas o Palmeiras voltou a ficar em vantagem antes do intervalo. Aos 47 minutos a artilheira Amanda Gutierres aproveitou vacilo da defesa da Ferroviária para finalizar. Luciana defendeu parcialmente e Brena ficou livre para bater para o fundo do gol.

Qualquer chance de reação das Guerreiras Grenás foi afastada logo nos primeiros minutos da etapa final. Com um minuto de jogo a técnica Rosana Augusto pediu o desafio em lance dentro da área envolvendo Tainá Maranhão. E a juíza marcou a penalidade máxima. A própria camisa 29 do Palmeiras foi para a cobrança e acertou o ângulo para superar Luciana.

A partir daí as oportunidades apareceram de lado a lado, mas quem voltou a mostrar eficiência para mudar o marcador foi o Palmeiras. Aos 34 minutos Diany recuperou a posse de bola na entrada da área e tocou para Greicy, que bateu colocado para superar a goleira Luciana. Já nos acréscimos a volante Raquel marcou o segundo da Ferroviária, mas a vitória final, e o título, ficou mesmo com as Palestrinas.

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Gabriel Medina retorna ao Circuito Mundial de Surfe em 2026

Publicado

em

© William Lucas/COB/Direitos Reservados

A WSL (Liga Mundial de Surfe) anunciou, nesta quinta-feira (20), que o brasileiro Gabriel Medina retornará ao Circuito Mundial em 2026. No início de 2025, o medalhista olímpico de bronze e três vezes campeão mundial sofreu uma lesão no ombro esquerdo, durante um treino na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), que o afastou das competições durante todo o ano.

ELE ESTÁ DE VOLTA! 🏆🏆🏆@gabrielmedina​ está confirmado para 2026.

Veja Gabriel de volta entre a elite do surf, 1 de abril de 2026, enquanto a temporada começa em Bells Beach.#WSLBrasil pic.twitter.com/ZukGi9n9lU

— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) November 20, 2025

“Gabriel Medina retorna ao Tour em 2026 pronto para escrever um novo capítulo [em sua carreira]. O tricampeão chega com fome, foco e aquela presença que muda o clima no lineup. Se tem Medina na água, tem expectativa lá em cima e a busca pelo tetra já começou”, publicou a WSL em suas redes sociais.

Em razão da lesão, em janeiro de 2025, Medina foi submetido a uma cirurgia para reconstruir o tendão do músculo peitoral maior do ombro esquerdo.

Fonte

Continue Lendo