Esporte
Brasil fatura 28 medalhas, 11 de ouro, no tênis de mesa paralímpico

A seleção brasileira de tênis de mesa paralímpico voltou a brilhar esta semana no ITTF World Future de Santiago (Chile), uma semana após somar 30 pódios em competição similar em Buenos Aires (Argentina). Nesta quinta-feira (5) a equipe amarelinha encerrou sua participação com outras 28 medalhas, 11 delas de ouro. Os últimos pódios do Brasil foram hoje (5) nas duplas. A participação do país nos dois torneios tem como objetivo aumentar a experiência internacional dos atletas.
Os brasileiros fizeram uma final 100% nacional nas duplas mistas XD 14-20. A parceira da paulista Jennyfer Parinos com catarinense Gabriel Antunes foi ouro após derrotar a dupla da catarinense Danielle Rauen (Paris 2024) ao lado do paulista Luiz Manara, por3 sets a 0 (12/10, 11/2 e 11/4). Rauen e Manara ficaram com a prata e Lethicia Lacerda e Jean Mashki com o bronze.
Medalhista de bronze nos Jogos de Paris (ao lado de Bruna Alexandre), Daniele Rauen assegurou outro ouro hoje (5) nas duplas femininas classe WD14-20. Em parceria com a paulista Jenniffer Parinos, a catarinense venceu todas as partidas da fase de grupos, sem perder um set sequer. Vale destacar que na disputa de algumas classes, não houve eliminatórias nem finais.
Seleção Brasileira de tênis de mesa paralímpico encerra disputas em duplas no Chile com 12 medalhas 🥇🏓🇧🇷
Foram 4⃣ ouros, 3⃣ pratas e 5⃣ bronzes conquistados nesta quinta-feira, dia 5. Somadas às medalhas individuais, o Brasil encerrou o Para Future, em Santiago, com 30 PÓDIOS!… pic.twitter.com/b33Xivhi28
— Comitê Paralímpico Brasileiro (@BraParalimpico) June 5, 2025
Quem também comemorou o topo do pódio foi a parceria da goiana Thaís Fraga com a mineira Mariliane Amaral, que passou invicta na fase de grupos das duplas femininas WD14-20.
Já no masculino, na classe MD19, a dupla dos paulistas Cláudio Massad com Luiz Manara foi vice-campeã após ser superada na final, no detalhe, pelos chilenos Manuel Echaverguren e Claudio Benjamin Bahamondes por 3 sets a 2 (9/11, 11/8, 11/9, 7/11 e 7/11).
A segunda prata do dia foi dos paulistas Carlos Moraes e Fábio Silva que perderam a decisão para os argentinos Elias Romero e Gabriel Copola por 3 sets a 2 (11/4, 11/4, 11/6, 14/12 e 16/14).
Nas disputas individuais, na quinta (5), a seleção já havia faturado 17 medalhas, sete delas de ouro. Subiram ao lugar mais alto do pódio Danielle Rauen, Thaís Fraga, Gabriel Antunes, Lucas Carvalho, Luiz Manara, Paulo Salim e Carlos Moraes.
Pódios brasileiros em Santiago
Disputas individuais
OURO
Danielle Rauen – classe 8-10
Thais Fraga – classe 1-2
Gabriel Antunes – classe 10
Lucas Carvalho – classe 9
Luiz Manara – classe 8
Paulo Salmin – classe 7
Carlos Eduardo – classe 4-5
PRATA
Marliane Amaral – classe 1-2
Cláudio Massad – classe 10
Lucas Arabian – classe 4-5
Fábio Silva – classe 3
Iranildo Espíndola – classe 1-2
BRONZE
Jennyfer Parinos – classe 8-10
Lethicia Lacerda – classe 8-10
Aline Ferreira – classe 6-7
Jean Mashki – classe 8
Ryan Victor – classe 10
Guilherme Costa – classe 1-2
Duplas
OURO
Thais Fraga e Fábio Silva – classe XD4-10
Thais Fraga e Marliane Amaral – classe WD10
Danielle Rauen e Jennyfer Parinos – classe WD14-20
Gabriel Antunes e Jennyfer Parinos – classe XD14-20
PRATA
Danielle Rauen e Luiz Manara – classe XD14-20
Cláudio Massad e Luiz Manara – classe MD18
Carlos Moraes e Fábio Silva – classe MD4-8
BRONZE
Paulo Salmin e Lucas Carvalho – classe MD18
João Pedro Possas e Logan Wade (Estados Unidos) – classe MD18
Lucas Arabian e Gabriel Mataruna – classe MD4-8
Jean Mashki e Lethicia Lacerda – classe XD14-20
Lethicia Lacerda e Jeanelly Scarlett (México) – classe WD14-20
Esporte
Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run dá a largada e confirma as sete primeiras etapas da temporada

Com três etapas a mais que em 2024, série de corridas de rua mais tradicional entre os brasileiros tem abertura programada para o dia 14 de agosto, em Cuiabá (MT)
Julho, 2025 – O segundo semestre chegou e com ele a temporada 2025 do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series. Considerada a mais tradicional série de corridas de rua do Brasil, está ainda maior. Serão 14 etapas, três etapas a mais em relação ao ano passado, e a expectativa é de engajar ainda mais brasileiros na jornada por mais saúde e qualidade de vida. E a primeira será em Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso, dia 14 de agosto.
As inscrições para as primeiras etapas do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series estão abertas e podem ser feitas on-line, basta acessar o site www.circuitocaixa.com para obter todas as informações.
Após a abertura da temporada 2025 em Cuiabá, a caravana do Circuito Caixa pega a estrada para cumprir agenda com os corredores brasileiros nas seguintes cidades: Maceió/AL (07/09); João Pessoa/PB (21/09); Rio de Janeiro/RJ (28/09); Aracaju/SE (05/10); São Luís/MA (12/10); Natal/RN (19/10).
Criado em 2004, recebeu mais de 316 mil pessoas em 143 provas pelo Brasil até 2018, quando teve sua interrupção forçada em função da pandemia após 15 anos de uma história de sucesso. Em 2024, no retorno às atividades, foram 11 etapas em diferentes cidades espalhadas pelo País. “Agora, o evento chega com quase 30% de crescimento, o que reafirma sua força como ferramenta de inclusão por meio do esporte”, comenta Hélio Takai, diretor da HT Sports, confirmando que as demais sete etapas serão anunciadas em breve.
O diretor da HT Sports comemora o crescimento do número de etapas e reafirma o compromisso com a qualidade dos eventos. “A retomada do Circuito CAIXA, ano passado, foi um verdadeiro sucesso e superou nossas expectativas. E isso nos motiva a trabalhar para fazer de 2025 um ano com resultados melhores para os atletas”, completa Hélio Takai, lembrando que o evento seguirá a pegada democrática e inclusiva, valorizando tanto os corredores amadores e PCDs quanto atletas de elite do Brasil e do exterior, que sempre prestigiam a prova.
Estreante – Cuiabá fará sua estreia nessa nova fase do Circuito CAIXA. E os corredores podem se preparar para grandes desafios nas ruas da capital, conhecida pelo forte calor, que pode chegar aos 40 °C nos meses mais quentes. A boa notícia é que no outono e no inverno, os termômetros podem cair para cerca de 10 °C, devido principalmente às frentes frias que vêm do sul e têm sido mais intensas em 2025. Mas a temperatura média gira em torno dos 26 °C.
CIRCUITO CAIXA
TEMPORADA 2025
24/08 – Cuiabá (MT)
07/09 – Maceió (AL)
21/09 – João Pessoa (PB)
28/09 – Rio de Janeiro (RJ)
05/10 – Aracaju (SE)
12/10 – São Luís (MA)
19/10 – Natal (RN)
Mais informações:
site: www.circuitocaixa.com
Instagram: @circuitocaixa
Foto: Luiz Doro / @dorofot
Esporte
Festival Vamos Passear leva atividades gratuitas ao Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre (RS)

Será a sexta etapa da edição 2025 do evento, neste domingo (27), com ações a partir das 7 horas e até as 12 horas, abertas ao público em geral, sem necessidade de inscrição
Julho, 2025 – O Festival Vamos Passear chega a Porto Alegre (RS) neste domingo (27), com diferentes atividades gratuitas, para todas as idades. Serão realizados, ao longo da manhã, esportes em quadra poliesportiva e quadra de areia, com torneios e aulas de beach tennis, vôlei de areia, futevôlei, vôlei e basquete, assim como uma mini pista de skate que promete ser atração entre a garotada. Sem falar em atividades de yoga, pilates e dança no palco principal da arena montada especialmente para o evento, no Parque Marinha do Brasil, na Praia de Belas
Professores acompanham as ações, todas abertas ao público em geral, sem necessidade de inscrição, a partir das 7 horas e até as 12 horas. A arena terá, ainda, Espaço Kids, Espaço Saúde e assistência gratuita para manutenção básica de bicicletas, patins e skates. Será montada uma área de alimentação com food trucks e opções de alimentação saudável, assim como um espaço para descanso.
Momento de reunir a família e os amigos, para uma manhã de muito esporte e saúde, com lazer e diversão no Parque Marinha do Brasil, proporcionando um estilo de vida mais saudável por meio de atividade física.
Paralelamente às atividades gratuitas, a etapa de Porto Alegre, a sexta da edição 2025 do Festival Vamos Passear, terá Passeio de Bike, Caminhada e Corrida Infantil. As inscrições já estão encerradas.
Ações de conscientização do meio ambiente e sustentabilidade também fazem parte de cada etapa, com todos os resíduos separados para reciclagem ou compostagem. E o evento é inclusivo para pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, oferece estrutura de acessibilidade, como rampas e banheiros químicos equipados.
O Festival Vamos Passear está percorrendo o Brasil entre os meses de junho e agosto, com um total de oito etapas e expectativa de mais de 30 mil participantes em 2025.
Serviço
Etapa Porto Alegre
Local: Parque Marinha do Brasil (Av. Borges de Medeiros, 2035 – Praia de Belas)
Dia : 27 de julho (domingo)
8h – Passeio de Bike, 10km
9h – Caminhada, 4km
10h – Corrida Infantil, de 50 a 400 mts.
7h às 12h – Atividades gratuitas (beach tennis, vôlei de areia, futevôlei, vôlei e basquete, aulas de yoga, pilates e dança, além de atividades no Espaço Kids e Espaço Saúde)
Etapas 2025
08/06 – Salvador (BA) – Praça de Piatã – realizada
15/06 – Recife (PE) – Praia do Pina – realizada
22/06 – Belém (PA) – Portal da Amazônia – realizada
29/06 – São Paulo (SP) – Parque Villa-Lobos – realizada
20/07 – Brasília (DF) – Parque da Cidade Sarah Kubitschek – realizada
27/07 – Porto Alegre (RS) – Parque Marinha do Brasil
10/08 – Belo Horizonte (MG) – Parque Municipal Juscelino Kubitschek
31/08 – Rio de Janeiro (RJ) – Aterro do Flamengo
O Festival Vamos Passear 2025 é apresentado pela Brasilprev, uma empresa BB Seguros, por meio do Governo Federal/Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte.
Mais informações:
Site: www.vamospassearbr.com
Instagram: www.instagram.com/vamospassearbr/
Foto: André Ramos / MTBBrasíla / Divulgação
Esporte
Piastri supera Norris e vence GP da Bélgica; Bortoleto termina em 9º
O britânico Lando Norris, da McLaren, esperava reduzir a distância para o colega de equipe australiano Oscar Piastri na classificação da Fórmula 1 após registrar a pole position no GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps.
No entanto, ao final da prova deste domingo (27) aconteceu o contrário: Piastri o ultrapassou logo na largada, venceu a corrida e ampliou a vantagem na frente da tabela. Norris foi o segundo e Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, chegou em nono e pontuou pela segunda vez na temporada.
A prova na Bélgica teve o início atrasado em 1 hora e 20 minutos por conta da forte chuva. Na relargada, Piastri ultrapassou Norris e não deu mais chances ao rival, que tentou uma recuperação nas voltas finais.
Piastri chegou à sexta vitória na temporada, alcançando 266 pontos, contra 250 de Norris.
Já a corrida de Bortoleto foi altamente positiva. Ele largou em décimo, teve uma disputa com o companheiro Nico Hulkenberg, mas conseguiu ganhar uma posição, terminando em nono. Ele somou dois pontos e agora tem seis no total.
Os outros quatro foram conquistados no GP da Áustria, há um mês, quando terminou em oitavo.
A 14ª prova da temporada, o GP da Hungria, será no próximo fim de semana, de 1º a 3 de agosto.