Siga-nos nas Redes Sociais

Agronegócio

Brasil não importará Tilápia do Vietnã, garante Ministério da Pesca e Aquicultura

Publicado

em

Brasil não importará Tilápia do Vietnã, garante Ministério da Pesca e Aquicultura
"Blue Tilapia" by Michael R Hayes is licensed under CC BY-SA 2.0

O Ministério da Pesca e Aquicultura divulgou Nota Oficial, em 23.10.2023, esclarecendo sobre “especulações que circulam nas últimas duas semanas envolvendo o mercado doméstico de tilápia”.
Diz a Nota que:

  1. Não existe nenhuma negociação comercial em curso entre o Brasil e o Vietnã envolvendo a importação de tilápias daquele país
  2. Não há em curso qualquer pedido de licença de importação de tilápias oriundas do Vietnã registrado no Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil
  3. Brasil e Vietnã firmaram quatro Termos de Cooperação Técnico-Científica e outros documentos referentes à cooperação técnica, que preveem troca de dados e informações. Todos esses acordos foram devidamente tornados públicos pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e podem ser acessados por qualquer cidadão.

A Peixe BR agradece o empenho dos ministros da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e do Trabalho, Luiz Marinho, no esclarecimento da questão e na tomada de decisões em defesa da piscicultura brasileira.

Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR)

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agronegócio

CPM 22 é confirmado no Festival Timbre 2025 e promete show histórico em Uberlândia

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Banda ícone do hardcore brasileiro se junta a Samuel Rosa e Duda Beat na escalação de artistas já confirmados para o festival deste ano

O line-up do Festival Timbre 2025 acaba de ganhar ainda mais peso. Após anunciar Samuel Rosa e Duda Beat, o evento confirma agora a presença de uma verdadeira lenda do rock nacional: a banda CPM 22. Com quase três décadas de estrada, o grupo promete um show explosivo no dia 9 de agosto, que vai atravessar gerações e colocar o público para cantar junto do começo ao fim.

Formada por Badauí (voz), Luciano Garcia (guitarra base), Phil Fargnoli (guitarra solo), Ali Zaher Jr (baixo) e Daniel Siqueira (bateria), a CPM 22 é uma das bandas mais representativas do hardcore melódico brasileiro. Vencedora do Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro em 2008, é também uma das poucas do gênero a conquistar disco de ouro no país.

Influenciados pela cena punk californiana dos anos 90 — com nomes como No Use for a Name, Face to Face e Lagwagon — o CPM 22 conquistou o Brasil com músicas rápidas, melódicas e letras que retratam o cotidiano com intensidade e verdade.

No repertório do show no Timbre não faltarão sucessos como “Um Minuto para o Fim do Mundo”; “Dias Atrás” (trilha sonora da novela Malhação); “Atordoado” (trilha sonora da novela Da Cor do Pecado); “Vida ou Morte”, entre muitos outros. A banda também apresenta faixas de seu novo álbum “Enfrente”, que reafirma a relevância do grupo em meio às transformações do cenário musical brasileiro — sempre mantendo sua essência combativa, emotiva e intensa.

Uma história que começa no underground e chega aos grandes palcos

Fundada em 1995, a banda inicialmente se chamava apenas CPM, e ganhou o “22” após a criação de uma caixa postal usada para divulgar suas demos. Desde então, foram 10 álbuns lançados, cinco DVDs, milhares de shows e uma legião de fãs fiéis espalhados pelo Brasil inteiro.

Mesmo com diferentes versões sobre a origem do nome — de “Caixa Postal Mil e Vinte e Dois” a “Crucificados e Podres Hasta la Muerte” — o que nunca mudou foi a entrega e a energia da banda sobre os palcos.

Ingressos já estão à venda com parcelamento e opção sem taxa de conveniência

A venda de ingressos para o Festival Timbre 2025 já começou e traz condições especiais para quem deseja garantir presença nos dois dias do evento com comodidade e economia. Os ingressos estão disponíveis pela plataforma Ingressolive, com pagamento via PIX ou cartão de crédito, e parcelamento em até 3x sem juros.

Além da venda online, o público também pode adquirir os ingressos presencialmente na Loja da Cultura FM, localizada no Terminal Central de Uberlândia. No ponto físico, além do parcelamento facilitado, os compradores ainda contam com um benefício exclusivo: ausência da taxa de conveniência.

Um festival que marca história

Com mais de uma década de história e mais de 170 shows realizados, o Festival Timbre é um dos maiores festivais de música do interior do Brasil. É o principal evento de música independente do Triângulo Mineiro e um importante fomentador da cultura nacional.

Pelos palcos do evento já passaram artistas de todas as regiões do país, com destaque para nomes como Elza Soares, Duda Beat, Baco Exu do Blues, Anavitória, Zeca Baleiro, Pitty, Tiago Iorc, Marina Sena, Emicida, Rael, Nação Zumbi, Karol Conká, Criolo, Maria Gadú, Armandinho, Bayana System, Maneva, Detonautas e Criolo, além de diversos artistas em início de carreira que tiveram no Timbre a oportunidade de se apresentar para grandes públicos.

 

O Timbre é mais do que um festival; é um movimento que promove a diversidade, a inclusão e o fortalecimento da cultura. Desde 2018, o evento assume o compromisso de uma line-up composta por pelo menos 50% de artistas mulheres, além de valorizar artistas negros, LGBTQIA+ e talentos mineiros. Também investe em iniciativas sociais, ambientais, reafirmando seu papel como um evento transformador para a cidade e para o país.

Continue Lendo

Agronegócio

Novo episódio de ‘Rota Regenerativa’ mostra potencial da mamona na agricultura do futuro

Publicado

em

ORÍGEO
ORÍGEO

Segundo episódio da websérie já está no ar e mostra como a mamona pode transformar o solo; iniciativa é de Bunge e ORÍGEO.

Já está disponível o episódio “A cultura da mamona” da websérie “Rota Regenerativa – Caminhos que renovam o futuro”. Neste capítulo, é apresentado o grande potencial da mamona na agricultura regenerativa, mostrando como ela vai além do uso tradicional na produção de óleo e pode ajudar na melhoria do solo onde outros cultivos serão plantados. O projeto, uma iniciativa de ORÍGEO e Bunge, também explora a evolução das práticas agrícolas, seus impactos ao longo do tempo e os principais pilares da agricultura regenerativa.

O episódio está disponível no YouTube e no site oficial rotaregenerativa.origeo.com.br. Nele, especialistas e produtores rurais compartilham experiências sobre os benefícios da mamona para a saúde do solo. Seu sistema radicular (ou o conjunto de raízes da planta) ajuda na descompactação da terra e no controle natural de pragas, deixando o solo mais fértil e produtivo para as próximas culturas.

“Apesar dos desafios que ainda existem em áreas como produção, colheita e mecanização, a mamona apresenta um grande potencial quando bem desenvolvida. No começo, muitos a viam apenas como uma alternativa para a produção de biodiesel, competindo com culturas como a soja. Mas, ao conhecer de perto a indústria e explorar suas possibilidades, ficou claro que a mamona oferece uma gama de produtos e soluções, como matérias-primas para cosméticos, produtos farmacêuticos, lubrificantes industriais e bioinsumos”, destaca Rossano de Angelis Jr., vice-presidente de agronegócio da Bunge para a América do Sul. Essa diversidade amplia seu papel na economia agrícola, indo além da função energética.

Além de seus benefícios para o solo, o segundo episódio destaca a mamona como uma ótima opção de entressafra, isso acontece porque a mamona é muito resistente à falta de água. Em tempos de clima imprevisível, essa característica oferece segurança e oportunidade de renda adicional aos produtores.

Para Roberto Marcon, CEO da ORÍGEO – joint venture entre a Bunge e UPL que oferece soluções sustentáveis e gestão técnica para os agricultores das regiões MATOPIBAPA, Mato Grosso e Rondônia –, em áreas com falta de chuva, onde não é possível cultivar uma segunda safra, a mamona é uma excelente alternativa. “Com suas características de enraizamento, descompactação do solo e controle de nematoides, ela é uma cultura positiva no sistema de rotação e ainda pode trazer benefícios para a soja, que é plantada depois.”

“Um grande avanço está sendo a forma como a indústria de petróleo está começando a olhar para o agronegócio como uma solução. A produção de oleaginosas, como fonte para biocombustíveis como HVO [Óleo Vegetal Hidrotratado, na sigla em inglês] e SAF [Combustível Sustentável de Aviação, na sigla em inglês], está ganhando cada vez mais espaço. É possível melhorar a segunda safra, aumentando a produção de óleo por hectare. Sem dúvida, esse é o futuro da agricultura regenerativa”, finaliza o executivo.

Assista ao segundo episódio clicando aqui.

Vem aí

A jornada continua: no terceiro capítulo, que será lançado no dia 13 de maio, será a vez de a canola mostrar seu potencial como protagonista na construção de uma agricultura mais regenerativa. Nesse episódio, ela é apresentada como uma cultura alternativa que vem ganhando destaque nos campos brasileiros. A canola abre portas para novos mercados e oportunidades de negócios, sendo utilizada em alimentos, biocombustíveis e até cosméticos.

Sobre a ORÍGEO  

Fundada em 2022, ORÍGEO é uma joint venture de Bunge e UPL e está comprometida com o produtor e o seu legado na terra, oferecendo um conjunto de soluções sustentáveis e técnicas de gestão – antes e depois da porteira. A empresa fornece soluções de ponta a ponta para grandes agricultores de Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia e Tocantins, valendo-se do conhecimento de equipes técnicas altamente qualificadas, com foco em aumento de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. Para mais informações, acesse origeo.com

Sobre a Bunge

Na Bunge (NYSE: BG), nosso propósito é conectar agricultores a consumidores para fornecer alimentos, ingredientes para nutrição animal e combustíveis essenciais para o mundo. Com mais de dois séculos de experiência, escala global incomparável e relacionamentos profundamente enraizados, trabalhamos para fortalecer a segurança alimentar global, aumentar a sustentabilidade onde operamos e ajudar as comunidades a prosperarem. Como líder mundial no processamento de sementes oleaginosas e na produção e fornecimento de óleos e gorduras vegetais especiais, valorizamos nossas parcerias com os agricultores para levar produtos de qualidade de onde eles crescem para onde são consumidos. Ao mesmo tempo, colaboramos com nossos clientes para desenvolver soluções personalizadas e inovadoras para atender às necessidades e tendências alimentares em evolução em todas as partes do mundo. Nossa empresa tem sua sede registrada em Genebra, na Suíça, e seu escritório corporativo principal está em St. Louis, Missouri. Temos mais de 23.000 colaboradores trabalhando em mais de 300 instalações localizadas em mais de 40 países. Conheça mais em www.bunge.com.br

Continue Lendo

Agronegócio

Nelore será destaque na 90ª ExpoZebu, em Uberaba (MG) 

Publicado

em

ACNB
ACNB

A 90ª ExpoZebu será palco de mais uma grande mostra do Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens, com julgamentos raciais válidos para os rankings promovidos pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). A entidade, que tem seu estande permanente no Parque Fernando Costa, estará com sua equipe técnica e seus diretores no evento, à disposição para receber os criadores e demais visitantes. A exposição acontece de 26 de abril a 4 de maio, em Uberaba (MG) – com organização da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) – e contará com 13 leilões e dois shoppings de grandes criatórios oficializados pela ACNB.  

A expectativa é reunir mais de 1.300 animais entre todas as variedades: Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens. Serão mais de 130 expositores da raça na ExpoZebu 2025.  

“Nós vemos a ExpoZebu como uma grande oportunidade para mostrarmos para o Brasil e para o mundo, o estágio de desenvolvimento do Nelore, fruto do trabalho realizado pelos criadores e técnicos que se dedicam diariamente para o melhoramento da raça, e em paralelo, apresentarmos o trabalho da ACNB. O Nelore é a raça mais importante do Brasil, simbolizando predominantemente o nosso rebanho nacional. Cada dia que passa, a raça vai crescendo mais ainda, sendo símbolo de qualidade e eficiência, mostrando o motivo dela ser o centro da pecuária do nosso país. Cada exposição é muito importante para nós, pois além de apresentarmos nossa dedicação com a raça, trocamos conhecimentos e nos conectamos com pessoas que tem a mesma paixão que nós”, comenta Victor Paulo Silva Miranda, presidente da ACNB, que também participará do evento, presencialmente.    

Os julgamentos de animais Nelore começam no dia 27 de abril, enquanto as avaliações de Nelore Pelagens serão iniciadas no dia seguinte (28). Em 30 de abril, será a vez de a pista receber o gado Nelore Mocho. Com início sempre às 7h30 (horário de Brasília), todos os trabalhos serão concluídos em 3 de maio, data em que serão conhecidos os vencedores. As pontuações obtidas na exposição contarão para o Ranking Nacional Nelore, o Ranking Nelore Mocho e o Ranking Nelore Pelagens, organizados pela ACNB.  

Além dos julgamentos de animais na ExpoZebu, uma longa lista de eventos oficializados pela ACNB será promovida. Ao todo, serão treze leilões e dois shoppings: Leilão Tradição Maab & Ibiza, 6º Leilão Guadalupe Agropecuária, Leilão Ipê Ouro, Leilão Elo de Raça, 37º Leilão Noite do Nelore Nacional, Leilão Matinha, Leilão Noite dos Campeões, Leilão Fêmeas Nelore Mafra, 2º Leilão Pilares do Mocho, Leilão Elite Provada, 2º Leilão Pintado Expozebu, 5º Mega Leilão EAO, Shopping Nelore Mônica e Shopping Especial Agro Mata Velha.  

Sobre a ACNB    

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 70 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.    

Continue Lendo