Brasil se torna o primeiro país sul-americano na Sail GP

A Mubadala Capital, subsidiária de gestão de ativos pertencente integralmente à Mubadala Investment Company, e a SailGP, o campeonato de regatas internacionais, anunciaram nesta sexta-feira (21) um investimento estratégico para adquirir uma equipe recém-formada que representará o Brasil no evento.

A equipe brasileira da Mubadala SailGP se associará à IMM, empresa brasileira de esportes e entretenimento, para operar a equipe.

Comandada pelo ex-velejador olímpico e campeão mundial Alan Adler, o portfólio da IMM inclui alguns dos eventos mais icônicos do Brasil, como o Rio Open, Cirque Du Soleil e a São Paulo Fashion Week. Adler também é CEO da Brazil Motor Sports, promotora do Grande Prêmio da Fórmula 1 de São Paulo.

O país será o primeiro sul-americano a ingressar na SailGP e o primeiro de novas equipes e novos proprietários confirmados antes da temporada 5, que começa em novembro de 2024. ”A equipe brasileira da Mubadala SailGP inspirará e se conectará com nossa comunidade, promovendo o esporte e seus valores em toda a América do Sul”, contou Adler.

A brasileira Kahena Kunze, bicampeã olímpica, esteve a bordo do time alemão nesta temporada. A SailGP é conhecida como a “Fórmula 1 aquática”, onde dez barcos, cada um representando um país, disputam grandes prêmios ao redor do mundo.

Atualmente, os países competidores incluem Nova Zelândia, Espanha, Austrália, França, Dinamarca, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Alemanha e Suíça. Com a entrada do Brasil, o cenário da competição ganha um novo e promissor participante.

Atualmente, as regatas ocorrem em locais como Estados Unidos, França, Itália, Espanha, Bermuda, Canadá, Emirados Árabes, Austrália e Nova Zelândia.
”O Brasil tem uma história incrível de sucesso na vela olímpica e é apropriado que agora esteja entrando nas fileiras profissionais da SailGP – competindo contra os melhores do mundo. Isso abre um mercado novo e muito significativo para a SailGP e estamos incrivelmente entusiasmados em desenvolver ainda mais a apaixonada base de fãs do Brasil e fortalecer nossa conexão com a região”, disse o CEO da SailGP, Sir Russell Coutts.

Leia mais aqui.

Compartilhe este artigo
Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media.