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Teatro

‘Cabaré Chinelo’ espetáculo que conta a história das prostitutas que viveram no período da belle époque na cidade de Manaus

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Cabare
Foto: Divulgação

CABARÉ CHINELO conta o outro lado da história das prostitutas que viveram no período da belle époque para a cidade de Manaus.  Inspirada na pesquisa do historiador Narciso Freitas, a montagem é assinada pelo Ateliê 23, companhia amazonense que celebra dez anos de atuação, em parceria com a cia de teatro argentina García Sathicq. Em julho deste ano, a companhia apresentou a produção no Sesc Pinheiros e no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. Todas as sessões com ingressos esgotados. O espetáculo retorna a São Paulo para três únicas apresentações no Teatro B32, de 17 a 19 de novembro.

A história não contada nos livros ganha espaço em CABARÉ CHINELO 100 anos depois de seus acontecimentos. A belle époque manauara esconde o sangue de mulheres prostituídas em um grande esquema de tráfico internacional e sexual no início do século XX.

A obra traz a história de Mulata, Balbina, Antonieta, Soulanger, Felícia, Laura, Joana, Luiza, Enedina, Sarah, Maria e Gaivota, que cantam suas vidas, pondo em cena verdades, até então, desconhecidas, levando o público uma imersão entre 1900 e 1920, com registros históricos por meio de recortes dos jornais da época.

“Escolhemos quatro momentos para os recortes de jornais de verdade, material presente no programa do espetáculo e disponível em QR Code para a plateia”, destaca Taciano Soares, diretor do Ateliê 23, que interpreta o Kafter. “Nessas cenas, o público é convidado a abrir o arquivo e ler junto o que foi narrado no jornal da época”.  

O QUE FOI O CABARÉ CHINELO?  

Durante o período da belle époque, nas dependências do suntuoso Hotel Cassina existiu um cabaré. O lugar serviu como base para o desenvolvimento da cidade porque reunia os políticos e os poderosos da época. Como o principal produto que era extraído naquela época era o látex, principal elemento da borracha, isto deu nome ao “chinelo” e consequentemente ao Cabaré. Essa é a história que ouvimos e lemos nos livros narrados que chegam ao acesso de grande parte da população.  

Quando o Ateliê 23 conheceu o pesquisador de mestrado em história da Universidade Federal do Amazonas, Narciso Freitas, teve acesso às verdades por trás dessa história. As mulheres conhecidas como prostitutas que chegavam a Manaus vinda de outras partes do mundo eram, na verdade, traficadas sexualmente, visto que muitas delas não tinham consciência de que estavam vindo à cidade para exercer esse papel, sem seu consentimento.  

Com isso revelou-se a necessidade em denunciar esta realidade, bem como trazer essas vozes ao palco, metaforicamente, para compartilhar como mulheres foram consideradas desde o período áureo da borracha em Manaus e como isso reverbera até os dias atuais acerca do machismo e a misoginia que se apresenta de forma enraizada na sociedade atual.  

O projeto, em parceria com a companhia de teatro argentina García Sathicq, tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), além da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Fondo de Ayudas para las Artes Escénicas Iberoamericanas – IBERESCENA.

Hamyle Nobre  Rudá Marques Ateliê 23 apresentaCabaré Chinelo’

Direção: Taciano Soares

Com: Vivian Oliveira, Sarah Margarido, Andira Angeli, Julia Kahane, Thayná Liartes, Fernanda Seixas, Daphne Pompeu, Daniely Peinado, Vanja Poty, Ana Oliveira, Bruna Pollari, Allícia Castro, Taciano Soares e Eric Lima, além dos músicos Yago Reis, Guilherme Bonates e Stivisson Menezes.

Duração: 130 minutos. 

Classificação: 18 anos 

Temporada:

17/11 – 20h

18/11 – 18h

19/11 – 19h

Ingressos: R$ 80 | R$ 40 meia

Ingressos online : https://teatrob32.com.br/cabare-chinelo/

Bilheteria: terça a sexta (14h às 18h)

Em dias de espetáculos abre 1h antes da sessão 

Teatro B32 | 490 lugares

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3.732 – Itaim Bibi

Estacionamento, com valet:

Rua Lício Nogueira, 92, Itaim Bibi 

www.teatrob32.com.br

FICHA TÉCNICA

Direção: Taciano Soares
Co-direção: Jazmín García Sathicq
Dramaturgia: Eric Lima e Taciano Soares
Elenco: Allícia Castro / Ana Oliveira / Andira Angeli / Bruna Pollari / Daniely Peinado / Daphne Pompeu / Eric Lima / Fernanda Seixas / Julia Kahane / Sarah Margarido / Taciano Soares, Thayná Liartes / Vanja Poty / Vivian Oliveira
Stand-in’s: Amanda Magaiver / Grazi Dias / Lely Costa / Naomi Tokutomi
Direção Musical e Coreografia: Eric Lima
Banda e Arranjos: Guilherme Bonates / Stivisson Menezes / Yago Reis
Assistência de direção: Carol Santa Ana / Eric Lima
Assistência Musical: Guilherme Bonates / Sarah Margarido
Preparação corporal: Viviane Palandi
Preparação vocal: Krishna Pennutt
Cenografia: Juca Di Souza
Figurino: Melissa Maia
Iluminação: Tabbatha Melo
Operação de luz: Lore Cavalcanti
Bilheteria e técnica de palco: Titto Silva
Pesquisa histórica: Narciso Freitas
Fotografia e vídeo: Hamyle Nobre / Rudá Marques
Identidade visual: Eric Lima
Produção: Ateliê 23

Sobre o Ateliê 23 

Em 2023, a companhia amazonense celebra dez anos de atuação. Com sede no Centro de Manaus desde março de 2015, na Rua Tapajós, 166, o Ateliê 23 tem 30 espetáculos, cinco shows e quatro obras audiovisuais no repertório.

A principal característica do grupo é trabalhar com histórias reais, objeto da tese de Doutorado “Bionarrativas Cênicas: Dispositivos de Comoção em Obras do Ateliê 23”, defendida pelo diretor Taciano Soares na Universidade Federal da Bahia.

Entre obras de sucessos de público e crítica estão “Helena”, selecionado para a mostra a_ponte: cena do teatro universitário do Itaú Cultural e indicado ao Prêmio Brasil Musical; “da Silva” e “Ensaio de Despedida”, indicados para o projeto Palco Giratório, do Sesc; “Vacas Bravas” e “Persona – Face Um”. Este último colocou em pauta o tema transfobia e ficou um ano e meio em cartaz.

Prêmios 

No 17º Festival de Teatro da Amazônia, realizado neste mês, o “Cabaré Chinelo” conquistou três prêmios: “Melhor Espetáculo”, “Direção” para Taciano Soares e “Melhor Figurino” para Melissa Maia. O espetáculo foi indicado ainda nas categorias “Melhor Atriz”, com Vivian Oliveira, “Melhor Ator” e “Trilha Sonora”, com Eric Lima.

A produção concorre no 22º Anual Prêmio Cenym de Teatro Nacional, da Academia de Artes no Teatro do Brasil, como “Melhor Elenco”, “Melhor Figurino” e “Melhor Companhia”. O resultado vai ser divulgado no dia 21 de novembro, em cerimônia de premiação.

Neste ano, o Ateliê 23 também conquistou o prêmio de melhor atuação nacional no 8º Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás, com a personagem Belinho, vivido por Taciano Soares no filme “A Bela é Poc”, primeiro curta do grupo.

Desde a estreia, em outubro de 2021, no Teatro Amazonas, o curta “A Bela é Poc” tem circulado por festivais, como Circuito Penedo de Cinema, em Alagoas; edição de 2022 do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte, na capital amazonense; Shorts México, um dos maiores festivais de curtas-metragens da América Latina; e KASHISH Mumbai International Queer Film Festival, evento anual LGBT que acontece em Mumbai, na Índia. O filme, que faz parte de um projeto que inclui o clipe “Glowria” e a videodança “Azul”, participou ainda da “Expedição Cultural”, do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e foi exibido em nove cidades do interior.

Mais informações e programação completa do Ateliê 23 em atelie23.com e pelo Instagram (@atelie23).

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Teatro

Jonathan Nemer traz novo especial de Natal para o Teatro RioMar Recife no dia 23 de dezembro

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Jonathan Nemer traz novo especial de Natal para o Teatro RioMar no dia 23 de dezembro
Crédito: Divulgação.

Jonathan Nemer traz para o Teatro RioMar, localizado no Piso L4 do RioMar Recife, o seu novo especial de Natal. No show de stand up comedy, o humorista aborda tudo que acontece nesta época do ano e promete muitas risadas ao revelar algumas coisas que todos fazem e comentam e outras que todos pensam, mas ninguém tem coragem de falar. A apresentação acontece na segunda-feira, dia 23 de dezembro, às 21h.

O Natal é gostoso porque envolve família, comidas e presentes, mas também pode ser terrível exatamente pelo mesmo motivo: família, comidas e presentes. Após o sucesso do antigo Especial de Natal, onde a Rena, o Duende e o Papai Noel ganharam vida e ficaram em cartaz de 2016 a 2022, com recorde de público e ingressos esgotados, Jonathan Nemer traz o Novo Especial de Natal.

O espetáculo é um Stand Up com censura livre, para toda família se divertir, independentemente da idade. Haverá a já tradicional Entrada Solidária, na qual pessoas que não são estudantes ou beneficiárias da Lei da Meia Entrada podem pagar um valor promocional levando 1kg de alimento não perecível, que posteriormente serão revertidos para uma entidade da cidade.

Na internet, Jonathan Nemer já conta com mais de 3 bilhões de visualizações e, nos palcos, esse sucesso não tem sido diferente. Os ingressos custam a partir de R$ 70 e podem ser adquiridos na bilheteria e no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br) ou através do app do RioMar Recife.

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Cultura

Originais do Charme celebra 10 anos no Imperator, no Méier, com novo espetáculo: “Flashblack”

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Companhia Originais do Charme no espetáculo Flashblack - Crédito fotográfico Tainã Santos
Companhia Originais do Charme no espetáculo Flashblack - Crédito fotográfico Tainã Santos

Espetáculo da aclamada companhia de dança faz uma viagem no tempo passando pelos sons, passos e momentos que embalaram os Bailes Black do subúrbio carioca nos anos 70, 80 e 90 

Grande sucesso em sua temporada itinerante pelo Rio de Janeiro, o espetáculo “Flashblack” sobe ao palco do Imperator, no Méier, no domingo, dia 01 de dezembro, às 19h, para sua última sessão em 2024. Encenada pela aclamada companhia Originais do Charme, que comemora 10 anos, a apresentação propõe uma viagem no tempo, estabelece pontes entre a música, os famosos passinhos das pistas de dança e as sensações de como nossas emoções vão reagir ao reviver 40 sucessos entre os anos 70, 80 e 90 dos Bailes Black do subúrbio carioca. 

No palco em performance, 14 dançarinos clássicos, entre 40 e 65 anos, oriundos dos Bailes de Charme de Madureira e sob a direção e coreografias de Marcus Azevedo e Eduardo Gonçalves. Um espetáculo inclusivo que convida o público a dançar, com vários flashes de momentos incríveis que vamos trazer ao presente e vai significar muito mais para você.

Flashblack

O termo flashback refere-se a uma técnica, na qual a ação no cinema é interrompida momentaneamente para voltar no tempo e, recuperar, trazer ao presente alguma memória, alguma referência significativa. No espetáculo Flashblack, os dançarinos / intérpretes dos Originais do Charme farão interrupções na narrativa do presente e vão contar o que marcou suas vidas nos anos 70, 80 e 90. Os cascudos (como são conhecidos os charmeiros mais velhos) vão apresentar várias histórias trazidas à tona, revividas e, depois, desdobradas nos laboratórios de construção do espetáculo, por meio de narrativas corporais. Tudo isso embalado por uma trilha sonora de 40 sucessos.

Crédito fotográfico Tainã Santos
Crédito fotográfico Tainã Santos

Buscando reflexões sobre as memórias entre a música Black (Soul, Charme, Funk e Disco), o corpo que dança, sobre como essas duas potências marcaram e ainda no presente marcam nossas vidas, FLASHBLACK é o espetáculo indispensável para recuperar suas melhores memórias afetivas. 

Companhia Originais do Charme no espetáculo Flashblack - Crédito fotográfico Tainã Santos
Companhia Originais do Charme no espetáculo Flashblack – Crédito fotográfico Tainã Santos

Antes um grupo de dança, os Originais do Charme tornaram-se companhia pela necessidade da preservação da memória da primeira geração dos bailes, completando 10 anos de história, foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, Governo Federal, Ministério da Cultura, chamada emergencial de apoio a dança “Giro RJ”, pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Ficha Técnica: 

Cia. Originais do Charme

Direção Geral: Marcus Azevedo 

Coreografia: Marcus Azevedo e Eduardo Gonçalves

Elenco: Aline Vasconcelos, Cleyton Santos, Andrea Gomes, Eduardo Costa, Claudia Perelli, Cristiano Guedes, Deise Cris, Katia Bispo, Jucilene Silva, Lucia Virgílio, Lula Santos, Marcelo Sales, Roberto Junior Baia e Xandy Neguitto

Técnico de Luz: Bru Trindade

Montador de Luz: Gil Santos

Técnico de Som: Eduardo Gonçalves

Edição Musical: DJ Cley 2

Direção Executiva: Himiny 

Arte e Design: DJ Dudu 

Mídias Sociais: Tainã Santos

Figurino: Lino Sales

Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho

Realização: Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura (Governo Federal)

Incentivo: Funarj

Apoio Institucional: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Parceria: Centro Coreográfico, Arena Carioca Fernando Torres, Giro Black e Viaduto de Madureira

Serviço:

Local: Teatro Imperator – Rua Dias da Cruz, 170 – Méier – Rio de Janeiro/RJ

Dia e hora: 01 de dezembro, domingo, às 19h

Entrada: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada), vendas pelo link https://linktr.ee/azevedocharme

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: livre

Rede social: https://www.instagram.com/originaisdoc/

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Teatro

Paul Cabannes volta ao Teatro RioMar com show de stand-up comedy nesta sexta-feira

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Paul Cabannes volta ao Teatro RioMar com show de stand-up comedy nesta sexta-feira
Crédito: Divulgação.

Francês que mora no Brasil há 10 anos e faz sucesso nas redes sociais compartilhando a sua visão peculiar e com muito humor sobre a cultura e os hábitos brasileiros, Paul Cabannes volta ao Teatro RioMar, localizado no Piso L4 do RioMar Recife, neste final de semana. Ele apresenta espetáculo no formato de stand-up comedy nesta sexta-feira, dia 29 de novembro, às 21h.

No espetáculo “Alma de Brasileiro”, Paul Cabannes responde à pergunta o que é ter alma de brasileiro? O comediante é casado com uma brasileira e é pai de duas meninas e, no stand-up comedy, conta histórias vividas por ele no país, com muito humor.

Paul Cabannes realiza shows de stand-up focados no comportamento cultural e social dos brasileiros sob a ótica do estrangeiro. Ele nasceu na França, mas se apaixonou pelo Brasil desde o primeiro dia que pisou no país. Paul se casou com uma brasileira, que foi à França para estudar, e decidiu fazer do nosso Brasil a sua nova casa.

Os ingressos custam a partir de R$ 40 e podem ser adquiridos na bilheteria e no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br) ou através do app do RioMar Recife.

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