Esporte
Calderano derrota japonês e conquista o WTT Contender de Buenos Aires

Depois de conquistar o título na chave de duplas mistas com Bruna Takahashi na véspera, o mesatenista Hugo Calderano voltou a se sagrar campeão no WTT Contender de Buenos Aires neste domingo (27), desta vez na chave simples masculina.
Na final, o brasileiro derrotou o japonês Mizuki Oikawa por 4 a 1 (11-5, 12-10, 10-12, 11-7 e 11-5).
Calderano, número 3 do ranking mundial até a próxima atualização, era o favorito diante do número 106 do mundo.
Na primeira parcial, o brasileiro confirmou o status com uma vitória tranquila por 11 a 5.
No entanto, na segunda e na terceira parciais, Oikawa causou bastante dificuldade a Calderano. No segundo set, ele chegou a abrir 10 a 3, ficando a um ponto de vencer a parcial, mas Hugo reagiu de forma sensacional, emendando nove pontos seguidos para fechar em 12 a 10.
No terceiro set, o japonês novamente pulou à frente, fazendo 6 a 0, mas viu Calderano reagir de novo e virar. No entanto, na parte final da parcial, Oikawa voltou a tomar a frente e fechou em 12 a 10.
Nos dois últimos sets, Calderano evitou os altos e baixos e esteve praticamente o tempo todo à frente, vencendo ambos e garantindo o título e um fim de semana perfeito na capital argentina.
Esporte
Festival Vamos Passear leva atividades gratuitas ao Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre (RS)

Será a sexta etapa da edição 2025 do evento, neste domingo (27), com ações a partir das 7 horas e até as 12 horas, abertas ao público em geral, sem necessidade de inscrição
Julho, 2025 – O Festival Vamos Passear chega a Porto Alegre (RS) neste domingo (27), com diferentes atividades gratuitas, para todas as idades. Serão realizados, ao longo da manhã, esportes em quadra poliesportiva e quadra de areia, com torneios e aulas de beach tennis, vôlei de areia, futevôlei, vôlei e basquete, assim como uma mini pista de skate que promete ser atração entre a garotada. Sem falar em atividades de yoga, pilates e dança no palco principal da arena montada especialmente para o evento, no Parque Marinha do Brasil, na Praia de Belas
Professores acompanham as ações, todas abertas ao público em geral, sem necessidade de inscrição, a partir das 7 horas e até as 12 horas. A arena terá, ainda, Espaço Kids, Espaço Saúde e assistência gratuita para manutenção básica de bicicletas, patins e skates. Será montada uma área de alimentação com food trucks e opções de alimentação saudável, assim como um espaço para descanso.
Momento de reunir a família e os amigos, para uma manhã de muito esporte e saúde, com lazer e diversão no Parque Marinha do Brasil, proporcionando um estilo de vida mais saudável por meio de atividade física.
Paralelamente às atividades gratuitas, a etapa de Porto Alegre, a sexta da edição 2025 do Festival Vamos Passear, terá Passeio de Bike, Caminhada e Corrida Infantil. As inscrições já estão encerradas.
Ações de conscientização do meio ambiente e sustentabilidade também fazem parte de cada etapa, com todos os resíduos separados para reciclagem ou compostagem. E o evento é inclusivo para pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, oferece estrutura de acessibilidade, como rampas e banheiros químicos equipados.
O Festival Vamos Passear está percorrendo o Brasil entre os meses de junho e agosto, com um total de oito etapas e expectativa de mais de 30 mil participantes em 2025.
Serviço
Etapa Porto Alegre
Local: Parque Marinha do Brasil (Av. Borges de Medeiros, 2035 – Praia de Belas)
Dia : 27 de julho (domingo)
8h – Passeio de Bike, 10km
9h – Caminhada, 4km
10h – Corrida Infantil, de 50 a 400 mts.
7h às 12h – Atividades gratuitas (beach tennis, vôlei de areia, futevôlei, vôlei e basquete, aulas de yoga, pilates e dança, além de atividades no Espaço Kids e Espaço Saúde)
Etapas 2025
08/06 – Salvador (BA) – Praça de Piatã – realizada
15/06 – Recife (PE) – Praia do Pina – realizada
22/06 – Belém (PA) – Portal da Amazônia – realizada
29/06 – São Paulo (SP) – Parque Villa-Lobos – realizada
20/07 – Brasília (DF) – Parque da Cidade Sarah Kubitschek – realizada
27/07 – Porto Alegre (RS) – Parque Marinha do Brasil
10/08 – Belo Horizonte (MG) – Parque Municipal Juscelino Kubitschek
31/08 – Rio de Janeiro (RJ) – Aterro do Flamengo
O Festival Vamos Passear 2025 é apresentado pela Brasilprev, uma empresa BB Seguros, por meio do Governo Federal/Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte.
Mais informações:
Site: www.vamospassearbr.com
Instagram: www.instagram.com/vamospassearbr/
Foto: André Ramos / MTBBrasíla / Divulgação
Esporte
Piastri supera Norris e vence GP da Bélgica; Bortoleto termina em 9º
O britânico Lando Norris, da McLaren, esperava reduzir a distância para o colega de equipe australiano Oscar Piastri na classificação da Fórmula 1 após registrar a pole position no GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps.
No entanto, ao final da prova deste domingo (27) aconteceu o contrário: Piastri o ultrapassou logo na largada, venceu a corrida e ampliou a vantagem na frente da tabela. Norris foi o segundo e Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, chegou em nono e pontuou pela segunda vez na temporada.
A prova na Bélgica teve o início atrasado em 1 hora e 20 minutos por conta da forte chuva. Na relargada, Piastri ultrapassou Norris e não deu mais chances ao rival, que tentou uma recuperação nas voltas finais.
Piastri chegou à sexta vitória na temporada, alcançando 266 pontos, contra 250 de Norris.
Já a corrida de Bortoleto foi altamente positiva. Ele largou em décimo, teve uma disputa com o companheiro Nico Hulkenberg, mas conseguiu ganhar uma posição, terminando em nono. Ele somou dois pontos e agora tem seis no total.
Os outros quatro foram conquistados no GP da Áustria, há um mês, quando terminou em oitavo.
A 14ª prova da temporada, o GP da Hungria, será no próximo fim de semana, de 1º a 3 de agosto.
Esporte
Itália vira, faz 3 a 1 e Brasil fica com o vice na Liga das Nações

Por um set, o Brasil sonhou. No entanto, a Itália – atual campeã olímpica – chegou ao segundo título consecutivo da Liga das Nações de vôlei feminino ao vencer os três seguintes e fechar a final em 3 a 1 (22-25, 25-18, 25-22, 25-22), neste domingo (27), em Lódz, na Polônia.
As italianas mostraram a força que as levou a acumular agora 29 partidas seguidas de invencibilidade. Já o Brasil fica com o vice-campeonato pela quarta vez na história, depois de 2019, 2021 e 2022. O país nunca conquistou o título da competição entre as mulheres.
No primeiro set, o Brasil mostrou um poder de reação impressionante. Na reta final, a equipe perdia 21 a 17, mas emendou sete pontos consecutivos e conseguiu a virada para fechar em 25 a 22.
Na segunda parcial, a Itália conseguiu reagir e fechar sem maiores problemas por 25 a 18.
Os dois últimos sets tiveram roteiro parecido e placar idêntico. O Brasil correu atrás da Itália e por vezes conseguiu pontuar em sequência para até tomar a liderança no placar, no entanto as italianas logo encontravam o rumo e deslancharam na parte final.
Ambos os sets terminaram em 25 a 22 e, num ataque de Antropova, a Itália garantiu a vitória e o título.
A oposta, aliás, foi a principal pontuadora da final, com 18 pontos. Pelo Brasil, quem mais pontuou foi Gabi, com 15.
Mais cedo, a Polônia derrotou o Japão por 3 sets a 1 (25-15, 24-26, 25-16, 25-23) e ficou com o terceiro lugar na Liga das Nações.