CAM Oncoclínicas vai doar duas mil mamografias gratuitas para pacientes de 40 a 70 anos

A ação é fruto da campanha Meu Combustível Salva, realizada em parceria com a rede de postos Shell, e tem como objetivo aumentar o acesso de pacientes ao exame de rastreamento e contribuir para o combate ao câncer de mama

No Brasil, a falta de acesso ao exame de mamografia, considerado a forma mais eficaz de diagnóstico precoce do câncer de mama, é uma das principais causas das altas taxas de tumores mamários diagnosticados em estágio avançado. Para aumentar o acesso ao exame de rastreamento, o Grupo CAM vai oferecer duas mil mamografias gratuitas nos próximos dez meses. A ação, idealizada pela mastologista Carolina Argolo, é fruto de uma parceria da CAM Oncoclínicas com a rede de postos Shell através da campanha “Meu Combustível Salva”, realizada pelo terceiro ano consecutivo.

- Publicidade -

Pacientes com idade de 40 a 70 anos, usuárias do SUS, poderão se inscrever para a realização do exame nas unidades da clínica em Salvador (Itaigara e Canela) e Lauro de Freitas. Em casos de exames com resultados suspeitos, as pacientes serão encaminhadas para diagnóstico final (biópsia) e tratamento no Hospital Aristides Maltez.

“A mamografia é capaz de identificar nódulos muito pequenos, quando eles ainda não são palpáveis, e o diagnóstico em fase inicial faz toda diferença para o sucesso do tratamento”, revela Carolina Argolo, da CAM Oncoclínicas .

Inscrição para o exame

As mamografias podem ser agendadas no último sábado de cada mês através do telefone (71) 3512-8600, e realizadas no mês subsequente à marcação. Vale lembrar ainda os critérios para o agendamento: mulheres dos 40 aos 70 anos, que tenham realizado mamografia há um ano ou mais e que sejam usuárias da rede SUS.

Campanha Meu Combustível Salva

Através da campanha intitulada “Meu Combustível Salva”, todas as pessoas que abasteceram com gasolina V Power via aplicativo Shell Box, durante o mês de outubro, na Bahia e em Sergipe, além de terem recebido um desconto de R$ 0,20 centavos por litro, colaboraram automaticamente com a doação de mamografias. A novidade desta edição da campanha é que as doações de exames ocorrerão ao longo de todo o ano.

Cenário do diagnóstico de câncer de mama

O início do rastreamento aos 40 anos reduz em 25% a mortalidade em 10 anos por câncer de mama, de acordo com consenso da Sociedade Brasileira de Mastologia, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. “Mais de 40% das mulheres brasileiras com diagnóstico de câncer da mama têm menos de 50 anos”, pondera a médica, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Bahia.

- Publicidade -

Dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 1.217, o que equivale a 21,8%, possuem ao menos um aparelho de mamografia. Os números são de um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica, o Painel Abramed 2019. A falta de acesso ao exame, considerado a forma mais eficaz de diagnóstico precoce do câncer de mama, é uma das principais causas de boa parte dos tumores mamários diagnosticados em estágio avançado.

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *