Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

Campeonato Brasileiro de Oceano reúne quase 30 barcos em edição 2025

Publicado

em

Brasileiro de Oceano apresentado por Asa Alumínio e Energisa Búzios Sailing Week 2025 serão de 17 a 20 de abril

De 17 a 20 de abril, Búzios (RJ) será palco do Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano apresentado por Asa Alumínio em paralelo ao Energisa Búzios Sailing Week, uma das competições mais tradicionais da vela de oceano no país, realizada há mais de três décadas.

Organizado pelo Iate Clube Armação de Búzios (ICAB), o evento tem coordenação técnica da ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

Com 27 embarcações já confirmadas, a edição deste ano contará com a participação de campeões mundiais e olímpicos, além de nomes consagrados da vela brasileira, como Torben Grael, Haakon Lorentzen e Samuel Albrecht. Jovens talentos e equipes tradicionais estarão na raia. A competição reunirá barcos das classes ORC e BRA-RGS.

“Este campeonato será marcante. A vela de oceano é o único esporte que nos permite competir de igual para igual com ícones do esporte, campeões mundiais e olímpicos, além de velejadores experientes com passagens por diversas classes e categorias”, afirmou Bayard Neto, comodoro da ABVO e comandante do Inaê Transabrasa.

Búzios (RJ) é conhecida por suas águas desafiadoras, ventos constantes e proximidade com o clube, é considerada uma das mais eficientes para treinamento e realização de regatas. Durante a preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016, diversas equipes nacionais e internacionais escolheram Búzios como base.

A lista de participantes inclui embarcações de ponta na classe ORC, como Crioula (TP 52), Inaê Transbrasa (Soto40), Rudá (First 40) Dona Bola (Oceanis 41), Saravah (Carabelli 54), Steamboat (Dehler 41), Ventaneiro 3 (Dufour 50) e Xamã (Grand Soleil 46).

Pela classe BRA-RGS, estão confirmados barcos como Beleza Pura 2 (Farr 38), Bierkaal (Peterson 32) e Tangará II La Borie (Farr 44).

Ambas as regras possuem subdivisões: na ORC, as categorias Performance e Cruiser/Race; na BRA-RGS, a flotilha é dividida em A e B, de acordo com critério técnico.

Os campeões brasileiros de cada regra serão conhecidos após a realização das sete regatas programadas.

O atual campeão brasileiro da classe ORC, o +Bravíssimo, já zarpou de Vitória (ES) com destino ao litoral fluminense para participar da competição. Em 2024, o título foi conquistado durante a Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval. Na BRA-RGS, o Kaluanã defende sua conquista na divisão B.

Brasileiro de Oceano apresentado por Asa Alumínio

Classe ORC – 17 barcos confirmados

Bicho Grilo – One Off

Bravíssimo – Felci 315

Bravo – Skipper 30

Crioula – TP 52

Dona Bola – Oceanis 41

Duma – Farr 11S

Eurus 30 – ILC 30

Inaê Transabrasa – Soto 40

Maestrela IV – Felci 315

Magia IV – ILC 30

Rudá – First 40

Saravah – Carabelli 54

Steamboat – Dehler 41

Ventaneiro 3 – Dufour 50

Vesper/Ambipar – Soto 40

Xamã – Grand Soleil 46

Absoluto – Farr 360

Classe BRA-RGS B – 8 barcos confirmados

Beleza Pura 2 – Farr 38

Bierkaal – Peterson 32

Kaluanã – Delta 32

Nativo 3 – Delta 32

O Agreste – Farr 38

Santeria – Fast 260

Sossegado – Delta 41

Tangara II La Borie – Farr 44

 

Classe BRA-RGS A – 2 barcos confirmados

Sossegado – Delta 41

Tangara II La Borie – Farr 44

Sobre a ABVO

Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.

A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.

Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.

Foto: Fred Hoffmann

Flávio Perez é jornalista formado pela UMESP e gestor em marketing esportivo na Trevisan Escola de Negócios. Com passagens pelas rádios Eldorado, ABC e Bandeirantes, o jornalista esteve na Rio 2016, Pan 2017 e outros me eventos internacionais. É CEO da Agência On Board.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Palmeiras goleia Flamengo para liderar o Brasileirão feminino

Publicado

em

© Divulgação/CBF/Direitos Reservados

Na partida que abriu a 5ª rodada da Série A1 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino, o Palmeiras derrotou o Flamengo por 5 a 2, na noite desta segunda-feira (15) no estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro, para assumir e liderança isolada da competição.

COÉ, FAMÍLIA! VOLTAR PRA CASA É BOM, AGORA VOLTAR COM TRÊS PONTOS NÃO HÁ NADA IGUAL! AVANTI, PALESTRINAS! 💚

🏆 Flamengo 2×5 Palmeiras
⚽ Lais Estevam (2), Amanda Gutierres, Ingryd e Soll. pic.twitter.com/ouYVQ45xtr

— Palmeiras Feminino (@Palmeiras_FEM) April 15, 2025

Com este triunfo, o segundo consecutivo no Brasileirão feminino, as Palestrinas chegaram ao total de 11 pontos em cinco partidas. Já as Meninas Gávea permanecem com sete pontos após o revés, na 7ª colocação da classificação.

O destaque da partida foi a atacante Laís Estevam, que marcou dois gols pelo Palmeiras. Os outros gols da equipe paulista saíram dos pés de Soll, Ingryd e Amanda Gutierres. Já o Flamengo descontou graças a Cristiane e Núbia.

Ficou no empate

A outra partida do Brasileiro feminino disputada nesta terça, terminou com um empate de 1 a 1 entre Fluminense e Corinthians no estádio de Moça Bonita. Com o resultado as duas equipes ficaram com oito pontos, com as Brabas do Timão ocupando a 4ª colocação e o time das Laranjeiras a 5ª.

Fim de jogo em Moça Bonita! Com gol da Lelê, as #GuerreirasDoFluzão empatam por 1 a 1 com o Corinthians pelo @brfeminino! 🇭🇺 pic.twitter.com/yzolRqb4BI

— Fluminense Futebol Feminino (@FluminenseFCFem) April 15, 2025

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval homenageia Navio-Veleiro Cisne Branco

Publicado

em

Ícone da Marinha do Brasil faz 25 anos em 2025 e ganha honraria no maior evento de vela da América do Sul.

A 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, programada para o período de 19 a 26 de julho de 2025, contará com uma presença ilustre: o Navio-Veleiro Cisne Branco, ícone da Marinha do Brasil, será o barco homenageado desta edição. O navio completa 25 anos de história nesta temporada e retornará às águas de Ilhabela como símbolo da tradição naval brasileira.

Construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdã (Holanda), o Cisne Branco teve sua quilha batida em novembro de 1998, foi lançado ao mar em agosto de 1999 e entregue oficialmente à Marinha do Brasil em fevereiro de 2000. Sua incorporação ocorreu em março daquele ano, durante as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, com uma histórica viagem inaugural de Lisboa a Porto Seguro, recriando a rota de Pedro Álvares Cabral.

Com 76 metros de comprimento e 31 velas, o Cisne Branco é uma embarcação de representação diplomática e formação naval, participando de regatas internacionais, eventos culturais e missões de instrução de aspirantes, alunos do Colégio Naval e aprendizes-marinheiros.

“Recebemos com grande honra e profundo sentimento de reconhecimento a homenagem prestada ao Cisne Branco. Para nós, essa deferência simboliza a sólida conexão entre a tradição naval brasileira e a comunidade náutica”, afirmou o Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, comandante do 8º Distrito Naval em São Paulo.

A participação da Marinha do Brasil na Semana Internacional de Vela de Ilhabela vai muito além do apoio logístico e institucional. A atuação da Força é fundamental para garantir a segurança da navegação, a fiscalização das normas do tráfego aquaviário e a preservação do meio ambiente marinho durante as competições.

“É uma demonstração concreta do seu papel como guardiã da Amazônia Azul, promotora da cultura do mar e parceira estratégica no fortalecimento da mentalidade marítima nacional”,.

“A SIVI representa muito mais do que um evento esportivo. É uma celebração da cultura marítima, do espírito de equipe, da excelência esportiva e da conexão do Brasil com o mar”, destacou o Almirante Trovão.

A tradicional Regata Alcatrazes, ponto alto da programação da SIVI Daycoval, também carrega com orgulho o nome da Marinha do Brasil. “Atuamos com empenho no controle da área marítima, na inspeção naval e na garantia de um evento seguro e respeitoso às normas de navegação”, disse o Almirante Trovão.

Em edições anteriores, o Cisne Branco já participou ativamente da Semana de Vela, inclusive dando a largada com tiros de canhão de salva, como ocorreu na 50ª edição. Em 2025, o retorno do navio à Ilhabela reforça não apenas sua ligação histórica com o evento, mas também o papel estratégico da Marinha na promoção da mentalidade marítima, no incentivo à prática da vela e na valorização das tradições do mar.

O Navio-Veleiro “Cisne Branco” cumpre um papel fundamental na representação da Marinha do Brasil e do País em eventos navais e diplomáticos ao redor do mundo. Em continuidade a essa missão, continuará a participar de grandes regatas internacionais, jornadas de instrução e eventos culturais e diplomáticos.

Como parte dessas ações, o navio vem acompanhando, desde sábado (12/4), o velejador Aleixo Belov em sua expedição rumo à Sibéria, até o momento da despedida nas proximidades da Boca da Barra, na Baía de Todos-os-Santos.

Resultados de 2024

Sobre o Banco Daycoval

O Banco Daycoval é uma Instituição financeira com 55 anos de experiência, especializado no segmento de créditos e serviços para empresas, com atuação relevante também no varejo, através de operações de crédito consignado, financiamento de veículos, câmbio turismo e investimentos.

Com sede em São Paulo (capital), o Banco possui 3.609 colaboradores distribuídos entre a matriz, 50 agências em todo País e mais de 250 pontos de atendimento.

Foto: Marco Yamin


Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
flavio@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
www.onboardsports.net

Continue Lendo

Esporte

Inscrições abertas para programa educacional com lendas do esporte

Publicado

em

Mark Allen, Ronaldo da Costa, Joanna Maranhão, Mijaín López, Formiga, Jerusa Geber e Joaquim Cruz estão no projeto voltado para atletas profissionais e amadores

para novas turmas. O programa educacional é o primeiro do mundo a reunir atletas reconhecidos em suas modalidades para mostrar como a mente, o corpo e a ciência podem ajudar a superar metas individuais quando conectados. Mark Allen, Joanna Maranhão, Ronaldo da Costa, Joaquim Cruz, Formiga, Mijaín López estão entre os professores.

Em um dos módulos, teremos a nadadora Joanna Maranhão, com quatro participações em jogos olímpicos, coordenando um grupo de natação. Ronaldo da Costa, vencedor da Corrida de São Silvestre e medalhista pan-americano de atletismo, irá coordenar o grupo de corrida. Eles farão encontros com sessões técnicas e acompanhamento dos inscritos.

“Esses atletas superaram limites físicos e mentais para chegarem ao topo. Nosso objetivo é fornecer as ferramentas e os conhecimentos necessários para que cada aluno, seja ele amador ou profissional, possa alcançar seu máximo potencial, com segurança e eficiência,” explica Eduardo Moreira, economista e idealizador do projeto.

Durante o programa, os alunos recebem planilhas de treinamento e conteúdos com as últimas atualizações científicas. Além dos materiais e brindes exclusivos, os alunos participam de grupos exclusivos de acordo com a sua modalidade de interesse. A trilha principal com grandes atletas terá uma duração de 4 meses. O acompanhamento e aulas ao vivo duram um ano.

O maior campeão olímpico da história, Mijaín López, também está no time selecionado para o programa, que ainda conta com a craque Formiga, meia-campista da seleção brasileira feminina e recordista de participações em Copas do Mundo. Joaquim Cruz, campeão olímpico dos 800 metros em Los Angeles, e Jerusa Geber, com seis medalhas em paralimpíadas, completam a lista.

Além dos atletas, o programa conta com a participação de especialistas, como o psiquiatra Roberto Nicola, a nutricionista comportamental Taiza Oliveira e o psicólogo do esporte Matheus Vasconcelos, que participarão de encontros quinzenais focados no desenvolvimento esportivo, saúde e bem-estar. O especialista em meditação e desenvolvimento humano, Marco Schultz, também terá participações mensais.

Para todas as idades

O programa foi desenvolvido para atender a todas as idades. Para as pessoas 60+, por exemplo, serão oferecidas aulas personalizadas sobre saúde física e mental, além da recomendação de exercícios. Durante a jornada, serão selecionados cinco atletas que receberão uma bolsa que inclui ajuda financeira e consultas com especialistas em diversas áreas relacionadas ao esporte de alto rendimento.

Continue Lendo