Música
Cantor e compositor Ricardo Nash apresenta o show Moda à Terra nesta sexta-feira (30/05) em São Paulo

Um espetáculo musical-poético que convida à reflexão sobre nossa relação com a natureza e o cuidado com o planeta tendo a viola caipira como guia. Assim será o show Moda à Terra, do cantor e compositor Ricardo Nash, que acontece nesta sexta-feira, 30/05, às 21h, na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. A entrada é gratuita comretirada de ingressos no Sympla www.sympla.com.br/produtor/spescoladeteatro
“Moda à Terra” é o terceiro álbum autoral de Ricardo Nash em uma produção ousada em sua proposta musical que resultará num álbum duplo com parcerias renomadas e premiadas. O álbum e o show de lançamento do projeto ‘Moda à Terra’ foram contemplados pela 7ª edição do Edital de Apoio à Música para a Cidade de São Paulo.
Nash homenageia cantadores e trovadores em um show que mistura modas, canções, baladas folk e músicas instrumentais, costurados com trechos de poesias de Mário de Andrade, Fernando Pessoa e versos autorais.Acompanhado por uma formação que funde o tradicional e o contemporâneo, o show terá tem direção artística de Dipa (Rodolfo Dias Paes) e direção musical de Ricardo Nash e de William Guedes, além de participações especiais do dançarino e ator Beto Alencar e do cantor e compositor Flávio Tris. A apresentação também marca o lançamento do EP Terra Baila com pré-save disponível no link https://found.ee/ricardonash_terrabaila
Nash conta que desde o início das primeiras composições de Moda à Terra já se passaram 20 anos. Ainda que diversas músicas tenham sido refeitas e outras novas criadas recentemente para o projeto, o tema abordado no álbum é necessário, extremo e atual.
“O quanto nós, enquanto população planetária, seguimos em desarmonia e como o principal desagregador e destruidor da Natureza. Crises climáticas e guerras de toda ordem assolam nossa atualidade. Cada um de nós é também responsável por todo esse desagregar de sentidos. ‘Amor e perdão’ tornam-se atualmente (ou desde sempre?) mais palavras de manipulação do que afetos honestos e necessários pra uma vida em busca de equilíbrio. E, quero crer nessa mesma humanidade com o potencial agente de mudança. As novas gerações estão também pra isso! Espero que Moda à Terra, contribua – ainda que feito semente – na busca por relações mais saudáveis com a natureza e para com as suas convivências e encontros vida afora, vida adentro”, declara o cantor e compositor.
O álbum Moda à Terra
Moda à Terra reúne temas instrumentais, modas, canções, baladas regionais/folk e recitativos de poesias. Explora temas como a relação humana com a terra, a natureza e a importância de cuidarmos do planeta. Representa a inquietação do artista que poeticamente alerta sobre a destruição do Planeta, a necessidade de equilíbrio entre seres que coexistem na Terra, sendo o homem o principal desagregador. “Moda à Terra tem uma temática extremamente urgente, e com um time de artistas de grande qualidade, premiados e com trabalhos consistentes no mercado”, define Nash.
Para William Guedes, foi uma oportunidade preciosa escrever os arranjos sinfônicos de Moda à Terra. “Nash propõe algo agora mais arrojado, que nos álbuns anteriores: o diálogo entre a viola caipira, um trio composto por violino, viola sinfônica e violoncelo, junto com percussão e contrabaixo”, comenta sobre sua nova parceria com Nash.
Guedes destaca que Moda à Terra não se limita a um gênero definido por causa da mescla de elementos ‘diluídos’ da cultura popular. “Mas podemos dizer que há modas de viola, ritmos tradicionais, baladas folk e músicas instrumentais”, pontua. Nas peças instrumentais, ele explica que os arranjos ora dão à viola caipira protagonismo de solista, ora encampam diálogo em jogos de pergunta e resposta ou em procedimentos de embate com os instrumentos sinfônicos. “É um trabalho que funde a naturalidade dos procedimentos típicos da música popular, de caráter mais regional, a uma escrita destinada à execução por musicistas advindas do ambiente sinfônico. Uma interação que ocorre cada vez mais”, afirma.
Singles e o álbum
O público está tendo a oportunidade de conhecer singles que compõem o álbum Moda à Terra como ‘Terra Irmã’ e ‘A Chegar’, lançadas em maio. Ao todo, a produção reúne mais 4 lançamentos de EPs entre o primeiro e segundo semestre/25. Sendo um álbum duplo, haverá lançamento de Moda à Terra – lado A compilando as faixas cantadas; Moda à Terra – lado B compilando as faixas instrumentais e recitativas, e por fim o álbum na íntegra previsto para outubro de 2025. “Este é meu terceiro álbum autoral e pela primeira vez contará com duas faixas não autorais: Terra Irmã (de Ceumar e Pedro Destro) e Terra Terra (de Flávio Tris)”, comenta.
O álbum Moda à Terra tem produção musical de Dipa (Badi Assad, Cia Mundana, Teatro Oficina), e mixagem de Pipo Pegoraro, ambos ganhadores do Grammy’s. Os arranjos sinfônicos são do também premiado (Shell) William Guedes (Teatro Ventoforte, Grupo Sobrevento, Cia do Tijolo). No álbum participam Ceumar e Nô Stopa como intérpretes, e um time forte de grandes músicos: Fabio Sá (Contrabaixo), Vana Bock (Cello), Mica Marcondes (violino), Elisa Monteiro (viola sinfônica), Mauricio Damasceno (percussão) e Felipe Soares (acordeon).
Trajetória de Ricardo Nash
O primeiro disco autoral de Ricardo Nash, disponível nas plataformas, foi “Santo Menino Vagabundo”, em 2017, e contou com a produção musical de Celso Rangel, que trabalhou ao lado de Caetano Veloso, Tim Maia, Elza Soares e Ney Matogrosso. Nessa produção, além de Nash tocar violão, as músicas brincam com diversos ritmos, como pop, rock, samba, jazz, blues e bossa nova.
Já em 2022 foi lançado o segundo álbum autoral de Ricardo Nash, intitulado “No Paraíso Perdido”, que conta com participações especiais, como Ná Ozetti Mariana de Moraes dentre e outros grandes artistas. O álbum foi filmado e gravado ao vivo na casa Tupi or no Tupi, em São Paulo, e está disponível nas plataformas de Streamming, e no canal Youtube do artista, bem como no canal Brasilidades da gravadora MoviePlay.
FICHA TÉCNICA – Show de estreia Moda à Terra
Produção Executiva: Cristina Rangel
Direção Artística: Dipa (Rodolfo DIas Paes)
Direção Musical: Ricardo Nash e William Guedes
Composições: Ceumar, Flávio Tris, Pedro Destro, Ricardo Nash e William Guedes
Arranjos: Felipe Soares, Maurício Damasceno, Ricardo Nash, e William Guedes
Mapa de luz: Guilherme Bonfanti
Cenário e Figurino: Nicolas Marchi
Assessoria de Imprensa: EBF Comunicação
Equipe Vídeo/foto: Kristina Gonçalves, Matheus Lima e Jackson Azevedo
Designer de áudio: Fernando Sampaio
Assistente técnica/operadora de iluminação: Flora Furlan
Assistentes técnicas de áudio: Electra Blue, Julia Maria
Cenotécnicos/contrarregras: Rubens Reis, Gonzalo Miguel
Intérpretes de Libras: Tatiana Lucky e Glauber Lethieri
Músicos:
Voz e Viola Caipira: Ricardo Nash
Acordeon: Felipe Soares
Violino: Mica Marcondes
Cello: Vana Bock
Contrabaixo: Giancarlo Barletta
Viola de Arco: Elisa Monteiro
Percussão: Maurício Damasceno
Participações especiais:
Flávio Tris: cantor e compositor
Beto Alencar: dançarino e ator
PALAVRAS-CHAVE: Ricardo Nash, cantor, compositor, viola caipira, música brasileira, nova MPB, música regional, folk
CONHEÇA RICARDO NASH:
Ricardo Nash é artista paulistano – músico-compositor, ator, poeta, diretor cênico e arte-educador. É Mestre em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP (2006), com a dissertação Música (em) Cena: processo de criação em mídias diversas. É bacharel em Comunicação das Artes do Corpo, na área de teatro, dança e performance (2003), pela PUC-SP (2003); e instrumentista de viola de 10 cordas (viola caipira), pela ULM – Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (atual EMESP), e ator formado pela Escola Profissionalizante Celia Helena (1998). Saiba mais em www.ricardonash.com.br
LINKTREE: https://linktr.ee/ricardonash
INSTAGRAM:/ricardonash
FACEBOOK:/ricardonash2
YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/ricardonash
SERVIÇO:
Show de Lançamento MODA À TERRA com Ricardo Nash
Data: 30 de maio às 21h
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt (Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação)
Ingressos: Gratuito com retirada de ingresso// Vendas somente pela internet na Sympla SP Escola de Teatro – www.sympla.com.br/produtor/spescoladeteatro
Lotação: 60 lugares
Duração: 60 minutos
Gênero: Música Brasileira, Música poética de viola brasileira
Classificação: LIVRE
Música
ONE OR EIGHT assina contrato global com a Atlantic Music Group e anuncia novo single

“365” SERÁ LANÇADO EM 18 DE JUNHO, FAÇA O PRÉ-SAVE AQUI
O grupo japonês de oito integrantes ONE OR EIGHT assinou oficialmente um contrato global com a Atlantic Music Group, uma das principais gravadoras dos Estados Unidos. O single de estreia sob esta nova parceria, intitulado “365”, será lançado 18 de junho.
Desde sua estreia, ONE OR EIGHT colaborou com renomados compositores, produtores e artistas internacionais, incluindo Ryan Tedder, do OneRepublic, e o rapper indicado ao Grammy Big Sean.
Seu single anterior, “DSTM”, ganhou destaque por ser a primeira amostra oficialmente aprovada de “Don’t Stop The Music”, sucesso global de Rihanna, que por sua vez sampleia “Wanna Be Startin’ Somethin’” (1983), de Michael Jackson. Logo após o lançamento, o videoclipe ultrapassou 10 milhões de visualizações e o grupo participou de 11 episódios em 7 programas musicais coreanos importantes — um feito histórico para um grupo masculino japonês.
“DSTM” figurou nas paradas de 14 países ao redor do mundo e alcançou um marco inédito ao se tornar o primeiro grupo masculino japonês a entrar no Mediabase Top 40 (parada de rádios dos EUA, semana de 4 a 10 de maio), a mais prestigiada parada de rádio americana, chegando à posição #36. Essas conquistas, obtidas apenas 10 meses após a estreia, culminaram na assinatura deste contrato global com a Atlantic Music Group.
“A estreia do ONE OR EIGHT no Top 40 das rádios dos EUA é um grande marco para o J-POP e para a cultura pop global. Estamos empolgados em fazer parceria com a Avex para potencializar esse momento e apresentar o grupo a um público ainda maior nos Estados Unidos.” – Tom Phillips, head de marketing da Atlantic Music Group. Este momento representa um passo significativo para o J-POP no cenário global, com o ONE OR EIGHT liderando o caminho e refletindo a crescente demanda por experiências musicais interculturais nos Estados Unidos e além.
Em abril, o grupo realizou o evento de fan meeting “SHŪKAI” em cinco cidades na América do Norte e América Latina, atraindo grandes multidões e respostas entusiásticas dos fãs locais. Devido à demanda avassaladora, novos encontros com fãs foram anunciados na Tailândia e uma parada final no Japão.
“365” é uma canção de amor comovente que expressa sentimentos tecidos ao longo do ano. A faixa foi coescrita por Nasri, renomado compositor conhecido por seu trabalho com artistas como Justin Bieber. Com um refrão emocionalmente marcante, batida simples e melodia cativante, “365” é uma música inesquecível e pronta para ser cantada em uníssono. O título “365” simboliza o desejo de estar ao lado da pessoa amada em todos os dias do ano e reflete a trajetória do grupo junto aos fãs até agora — e as promessas de um futuro que caminharão juntos.
Sobre a ForMusic:
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
ForMusic nas redes:
Website | Facebook | Instagram
Música
AVATAR retorna com o single “Captain Goat”

(Foto: Johan Carlén)
ASSISTA AO VIDEOCLIPE DA FAIXA AQUI
Escute aqui.
Os visionários do heavy metal conhecidos coletivamente como AVATAR — o vocalista Johannes Eckerström, os guitarristas Jonas Jarlsby e Tim Öhrström, o baixista Henrik Sandelin e o baterista John Alfredsson — vêm crescendo cada vez mais ao longo dos últimos anos.
Entre os marcos dessa trajetória está o aclamado álbum Dance Devil Dance, lançado em 2023, que incluiu o sucesso das paradas de rock “The Dirt I’m Buried In”. O grupo agora olha para um futuro ainda mais promissor com o lançamento de sua nova música, “Captain Goat”.
“Acho que ficará muito claro para quem ouvir ‘Captain Goat’ que as regras mudaram mais uma vez”, afirma o vocalista Eckerström. “Sempre será metal. Sempre será AVATAR. Nunca faremos a mesma música duas vezes e sempre encontraremos formas de nos reinventar. É a única maneira que conhecemos de fazer isso e a única forma de termos uma chance de sermos os melhores que já fomos. ‘Captain Goat’ usa o motivo de Satanás e a jornada do espírito pelo submundo como uma meditação. É uma negociação com a dureza da existência e um encontro com a aceitação à medida que se navega pela escuridão implacável da vida.”
Sobre o videoclipe que acompanha a faixa, ele acrescenta: “No vídeo, encontramos uma forma de brincar com isso, emprestando descaradamente imagens de diversos mitos, folclores e lendas. Além disso, qualquer dia em que vejo os caras tirando a roupa por um papel é um bom dia para todos nós.”
Além disso, estão por vir turnês ao lado do Iron Maiden e Metallica, incluindo o maior show da história da banda na Cidade do México. Avatar não dá sinais de que vai parar para respirar — muito menos de que vai parar. Mais músicas novas já estão a caminho.
Sobre a ForMusic:
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
ForMusic nas redes:
Website | Facebook | Instagram
Música
Rachel Reis leva “Divina Tour” para os principais palcos do Brasil, inclusive The Town e festival MADA

No palco, a artista convida o público a mergulhar na essência e frescor do novo disco, em uma nova forma de celebrar a fase mais potente de sua carreira
Com a chegada de Divina Casca e todas as camadas que o álbum acessa, Rachel Reis agora leva ao encontro do público todos os sucessos do seu novo disco. A experiência nos palcos foi pensada de modo que todos possam sentir a potência do projeto na pele, ao vivo. Intitulada Divina Tour, a turnê reúne a artista baiana com fãs de todo o país, e agora chega nas principais cidades, inclusive em grandes festivais, como The Town e MADA.
A turnê começa dia 01 de junho em Brasília, no Funn Festival, seguindo para Salvador no dia 28, no Concha Acústica. Em julho, Belo Horizonte recebe a musa no dia 12, no Autêntica, e São Paulo fecha o mês com show no Cine Joia, no dia 26.
Agosto é a vez do sul dançar todos os hits da musa baiana: dia 08 no Opinião, em Porto Alegre, e os shows do Acústico da Sereiona nos dias 22 em Blumenau, dia 23, em Jaraguá do Sul, e dia 24 em Joinville. Rachel também já está confirmada em um dos maiores festivais de música do país, The Town, no dia 14 de setembro, e no dia 18 de outubro no MADA, em Natal.
Com uma sonoridade que funde samba, MPB, reggae, axé e pop eletrônico, Divina Casca marca a consolidação de Rachel como uma das vozes mais sensíveis da nova geração da música brasileira. Agora, no palco, esse universo se transforma em experiência: a Divina Tour promete um show intenso, sensorial e visualmente marcante, onde cada uma das 15 faixas inéditas ganha uma nova camada.
O espetáculo é pensado como um rito de passagem: das dores às celebrações, das feridas às flores, do íntimo ao coletivo. No repertório, estão faixas como “Casca”, “Alvoroço”, “Ensolarada”, “Apavoro”, “Sexy Yemanjá” e outras composições inéditas que fazem parte do novo disco – além, claro, de sucessos do álbum de estreia Meu Esquema (2022), que lançou Rachel ao reconhecimento nacional.
A turnê chega com um novo formato de banda e um setlist desenhado para conduzir o público por todas as fases emocionais que o álbum propõe. Tudo isso somado à presença magnética e ao vocal poderoso de Rachel. “Divina Casca nasceu de um processo muito profundo, de escuta e transformação. Levar esse disco para o palco é um sonho porque ele é corpo, é voz, é movimento. Quero que as pessoas dancem, chorem, vibrem – que se vejam refletidas nesse show”, afirma a artista.
A Divina Tour é mais um passo na trajetória crescente da artista, que tem ganhado destaque em premiações, festivais e parcerias com nomes como BaianaSystem, Don L, Rincon Sapiência e Psirico.
Assista os VISUAIS de Divina Casca AQUI
AGENDA:
01 JUN – BRASÍLIA (DF) – FUNN FESTIVAL
28 JUN – SALVADOR (BA) – CONCHA ACÚSTICA
12 JUL – BELO HORIZONTE (MG) – AUTÊNTICA
26 JUL – SÃO PAULO (SP) – CINE JOIA
08 AGO – PORTO ALEGRE (RS) – OPINIÃO
22 AGO – BLUMENAU (SC) – ACÚSTICO DA SEREIONA
23 AGO – JARAGUÁ DO SUL (SC) – ACÚSTICO DA SEREIONA
24 AGO – JOINVILLE (SC) – ACÚSTICO DA SEREIONA
14 SET – SÃO PAULO (SP) – THE TOWN
18 OUT – NATAL (RN) – MADA FESTIVAL
Informações: https://www.instagram.com/rachelreisc/