Cantos Brasileiros: Origens – Um espetáculo inesquecível no CEU Tiquatira

Tenor Jean William será acompanhado pela Camerata Filarmônica Voccalia e Coralusp Sestina, apresentando um repertório que celebra as raízes do Brasil

O aclamado tenor Jean William estará em São Paulo para o projeto “Cantos Brasileiros: Origens”, onde apresentará um repertório de músicas brasileiras que remetem às origens do Brasil. Acompanhado pela Camerata Filarmônica Voccalia e pelo Coralusp Sestina, Jean William trará ao palco do CEU Tiquatira, no dia 27 de junho, às 20h, uma fusão de ritmos e linguagens musicais africanas, indígenas e europeias, através de obras de mestres como Heitor Villa-Lobos, Claudio Santoro e Antonio Carlos Jobim. A entrada é gratuita.

O espetáculo, sucesso de público e crítica, estreou em Belo Horizonte em junho e passou por diversas cidades, incluindo Uberaba, São Paulo no Teatro Sérgio Cardoso, e Vitória. Agora, “Cantos Brasileiros: Origens” chega ao CEU Tiquatira. O projeto é realizado pela Ampliart Difusão Cultural e patrocinado pela Usina Santo Ângelo, Univar Solutions, Native Produtos da Natureza, Usina Uberaba e Usina Santo Antônio, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“Cantos Brasileiros: Origens” coloca a música erudita brasileira ao lado de grandes clássicos da MPB, com arranjos especiais para um cantor lírico acompanhado por coro e conjuntos instrumentais. A riqueza do diálogo entre as tradições musicais europeias, africanas e latino-americanas será explorada por meio de concertos gratuitos em várias cidades do Brasil, incluindo apresentações para alunos e professores de escolas públicas. No repertório, destacam-se peças como “Bachianas Brasileiras Nº 5” (Heitor Villa-Lobos), “Se todos fossem iguais a você” (Antonio Carlos Jobim), “Maracanandé” (Canto Tupi) e excertos da “Missa Criola” (Ariel Ramirez).

O projeto visa democratizar a música erudita e estreitar a distância entre as vertentes musicais popular e erudita, oferecendo concertos gratuitos que incentivam o acesso à cultura. Jean William destaca: “Serão realizados cinco concertos gratuitos para incentivar e ampliar o acesso da população à cultura. Pretendemos democratizar a música erudita apresentando vários gêneros e períodos musicais através de arranjos que vão desde a delicadeza da voz e piano, até a formação maior com orquestra e coral.”

Sobre Jean William – Tenor e Diretor Artístico

Jean William nasceu em Sertãozinho, cresceu em Barrinha e foi criado pelos avós. Começou a cantar no coral da igreja aos 8 anos. Formado em música pela ECA-USP, estudou em Milão com Luciana Serra e foi homenageado no Ridotto del Ópera. Apresentou-se em teatros no Brasil e em mais de 11 países, ganhando visibilidade nacional e internacional. Em 2013, cantou na primeira visita do Papa Francisco ao Brasil e, em 2018, foi recebido na ópera de Montecarlo a convite do Príncipe Alberto II. Jean possui um álbum intitulado “Dois Atos” e já se apresentou ao lado de artistas renomados como Laura Pausini, Sandy, Fafá de Belém e Mônica Salmaso. Foi homenageado em Barrinha com a construção de um teatro que leva seu nome e recebeu o prêmio “Talent at Work” da Fundação Pirelli para as artes.

Sobre José Antonio Almeida – Diretor Musical e Arranjador

José Antonio Almeida é arranjador, regente e compositor, com formação musical pela Escola de Música de Brasília. Trabalhou com artistas como Rosa Passos, Guilherme Arantes e Fábio Jr. Já fez arranjos para orquestra de artistas como Maria Bethânia, Djavan e Caetano Veloso. Compôs a cantata “Quero o meu futuro” e venceu o Grammy Latino em 2012. José também foi vencedor do prêmio LABREF 2014 no Los Angeles Brazilian Festival pela trilha do filme “A Grande Vitória”.

Sobre Marcia Hentschel – Regente

Marcia Hentschel é pianista e regente, formada pela Faculdade de Música de Santos. Estudou regência com maestros renomados e participou de diversos festivais internacionais. Desde 1984, integra o quadro de regentes do CORALUSP, onde é atualmente Diretora.

 

Ficha Técnica:

Tenor e Diretor Artístico: Jean William

Diretor Musical e Arranjador: José Antonio Almeida

Regente Coral: Marcia Hentschel

Assistente de Direção Musical: Munir Sabag

Produtora Executiva: Sandra Cristina Mimoto Torres

Serviço:

Projeto Cantos Brasileiros: Origens – ENTRADA GRATUITA

CEU Tiquatira – Av. Condessa Elizabeth de Robiano, 5280 – Vila Moreira, São Paulo – SP

Telefone: (11) 2075-7500

27/06/2024 – 20h

https://cantosbrasileiros.com.br/

 

Livro “O Resumo da Ópera – Como Jean William cresceu e venceu pela música”

Autor: Elcio Padovez | Editora: Letramento | 176 páginas

R$ 59,90

À venda em: https://bit.ly/jeanwilliam

CD Jean William – Dois Atos

R$ 59,90

À venda em: https://bit.ly/doisatos

Compartilhe este artigo
Mestrando em Estudos Culturais na USP, Paulo Henrique de Moura é jornalista com especialização em Mídia, Informação e Cultura pelo CELACC - ECA/USP. Atua como Assessor de Imprensa na área musical, Diretor Artístico na Companhia de Discos do Brasil e é Professor do curso livre de Jornalismo Cultural no Centro Universitário Belas Artes desde 2013.