Cultura
Cantos Brasileiros: Origens – Um espetáculo inesquecível no CEU Tiquatira

Tenor Jean William será acompanhado pela Camerata Filarmônica Voccalia e Coralusp Sestina, apresentando um repertório que celebra as raízes do Brasil
O aclamado tenor Jean William estará em São Paulo para o projeto “Cantos Brasileiros: Origens”, onde apresentará um repertório de músicas brasileiras que remetem às origens do Brasil. Acompanhado pela Camerata Filarmônica Voccalia e pelo Coralusp Sestina, Jean William trará ao palco do CEU Tiquatira, no dia 27 de junho, às 20h, uma fusão de ritmos e linguagens musicais africanas, indígenas e europeias, através de obras de mestres como Heitor Villa-Lobos, Claudio Santoro e Antonio Carlos Jobim. A entrada é gratuita.
O espetáculo, sucesso de público e crítica, estreou em Belo Horizonte em junho e passou por diversas cidades, incluindo Uberaba, São Paulo no Teatro Sérgio Cardoso, e Vitória. Agora, “Cantos Brasileiros: Origens” chega ao CEU Tiquatira. O projeto é realizado pela Ampliart Difusão Cultural e patrocinado pela Usina Santo Ângelo, Univar Solutions, Native Produtos da Natureza, Usina Uberaba e Usina Santo Antônio, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
“Cantos Brasileiros: Origens” coloca a música erudita brasileira ao lado de grandes clássicos da MPB, com arranjos especiais para um cantor lírico acompanhado por coro e conjuntos instrumentais. A riqueza do diálogo entre as tradições musicais europeias, africanas e latino-americanas será explorada por meio de concertos gratuitos em várias cidades do Brasil, incluindo apresentações para alunos e professores de escolas públicas. No repertório, destacam-se peças como “Bachianas Brasileiras Nº 5” (Heitor Villa-Lobos), “Se todos fossem iguais a você” (Antonio Carlos Jobim), “Maracanandé” (Canto Tupi) e excertos da “Missa Criola” (Ariel Ramirez).
O projeto visa democratizar a música erudita e estreitar a distância entre as vertentes musicais popular e erudita, oferecendo concertos gratuitos que incentivam o acesso à cultura. Jean William destaca: “Serão realizados cinco concertos gratuitos para incentivar e ampliar o acesso da população à cultura. Pretendemos democratizar a música erudita apresentando vários gêneros e períodos musicais através de arranjos que vão desde a delicadeza da voz e piano, até a formação maior com orquestra e coral.”
Sobre Jean William – Tenor e Diretor Artístico
Jean William nasceu em Sertãozinho, cresceu em Barrinha e foi criado pelos avós. Começou a cantar no coral da igreja aos 8 anos. Formado em música pela ECA-USP, estudou em Milão com Luciana Serra e foi homenageado no Ridotto del Ópera. Apresentou-se em teatros no Brasil e em mais de 11 países, ganhando visibilidade nacional e internacional. Em 2013, cantou na primeira visita do Papa Francisco ao Brasil e, em 2018, foi recebido na ópera de Montecarlo a convite do Príncipe Alberto II. Jean possui um álbum intitulado “Dois Atos” e já se apresentou ao lado de artistas renomados como Laura Pausini, Sandy, Fafá de Belém e Mônica Salmaso. Foi homenageado em Barrinha com a construção de um teatro que leva seu nome e recebeu o prêmio “Talent at Work” da Fundação Pirelli para as artes.
Sobre José Antonio Almeida – Diretor Musical e Arranjador
José Antonio Almeida é arranjador, regente e compositor, com formação musical pela Escola de Música de Brasília. Trabalhou com artistas como Rosa Passos, Guilherme Arantes e Fábio Jr. Já fez arranjos para orquestra de artistas como Maria Bethânia, Djavan e Caetano Veloso. Compôs a cantata “Quero o meu futuro” e venceu o Grammy Latino em 2012. José também foi vencedor do prêmio LABREF 2014 no Los Angeles Brazilian Festival pela trilha do filme “A Grande Vitória”.
Sobre Marcia Hentschel – Regente
Marcia Hentschel é pianista e regente, formada pela Faculdade de Música de Santos. Estudou regência com maestros renomados e participou de diversos festivais internacionais. Desde 1984, integra o quadro de regentes do CORALUSP, onde é atualmente Diretora.
Ficha Técnica:
Tenor e Diretor Artístico: Jean William
Diretor Musical e Arranjador: José Antonio Almeida
Regente Coral: Marcia Hentschel
Assistente de Direção Musical: Munir Sabag
Produtora Executiva: Sandra Cristina Mimoto Torres
Serviço:
Projeto Cantos Brasileiros: Origens – ENTRADA GRATUITA
CEU Tiquatira – Av. Condessa Elizabeth de Robiano, 5280 – Vila Moreira, São Paulo – SP
Telefone: (11) 2075-7500
27/06/2024 – 20h
https://cantosbrasileiros.com.br/
Livro “O Resumo da Ópera – Como Jean William cresceu e venceu pela música”
Autor: Elcio Padovez | Editora: Letramento | 176 páginas
R$ 59,90
À venda em: https://bit.ly/jeanwilliam
CD Jean William – Dois Atos
R$ 59,90
À venda em: https://bit.ly/doisatos
Cultura
Junior Rostirola, autor de Café com Deus pai, estará em Macaé neste sábado (5)

Após arrastar multidões na Bienal do Livro do Rio de Janeiro e alcançar a impressionante marca de mais de 7 milhões de exemplares vendidos da série “Café com Deus Pai”, o autor best-seller Junior Rostirola se prepara para reencontrar os leitores em Macaé/RJ, em um momento especial que deve reunir cerca de 1.200 mulheres para uma noite de fé, inspiração
Neste sábado, dia 5 de julho, o autor best-seller Junior Rostirola será um dos nomes aguardados para a Conferência Mulheres do Céu na Terra, evento promovido pela Gileade Church, em Macaé (RJ). A conferência terá como tema “Para este tempo que te levantei” e deve reunir cerca de 1.200 mulheres, na Avenida Evaldo Costa, 1100, bairro Sol e Mar.
Conhecido por sua abordagem emocionalmente sensível e espiritualmente profunda, o autor da série Café com Deus Pai ministrará uma palavra voltada ao despertar de mulheres para sua identidade e missão em tempos proféticos. “Deus está levantando mulheres com coragem, sabedoria e maturidade para impactar sua casa, sua geração e os céus”, adianta Rostirola.
Nascido em Itajaí, Santa Catarina, Rostirola teve uma infância marcada por traumas profundos. Filho de um pai alcoólatra e agressivo, enfrentou uma rotina de abusos físicos e emocionais que o levou a abandonar os estudos ainda na adolescência. Durante anos, viveu no limite entre a desesperança e o silêncio. Foi na fé cristã que encontrou um caminho de cura, reencontro consigo mesmo e reconstrução. Sua trajetória, longe de ser idealizada, se tornou um retrato cru, porém transformador, de como o perdão pode reconfigurar a vida.
Esse percurso forma a espinha dorsal do livro “Café com Deus Pai”, um best-seller que já vendeu mais de 7 milhões de exemplares e que vem sendo traduzido para o mundo. A obra está publicada em sete idiomas — entre eles Português, Espanhol, Inglês, Alemão, Italiano e Francês — e hoje alcança leitores em países da Europa, América Latina e nos Estados Unidos.
A força de sua narrativa ultrapassou as páginas. O podcast Café com Deus Pai foi eleito o mais escutado do Brasil pelo Spotify Wrapped e entrou no Top 10 global entre todas as categorias, sendo o único programa brasileiro na lista. Com episódios diários de cerca de cinco minutos, o podcast entrega mensagens breves de espiritualidade, esperança e propósito — e tem tocado milhões de pessoas, diariamente, em diferentes partes do mundo.
Serviço
📍 Conferência Mulheres do Céu na Terra
📅 Sábado, 5 de julho de 2025
📌 Gileade Church – Avenida Evaldo Costa, 1100, Sol e Mar – Macaé/RJ
🎯 Público: feminino, todas as idades
👥 Expectativa de público: 1.200 pessoas
Cultura
Programa Qualifica SP inicia mais de 20 turmas de capacitação profissional na capital e interior

Cursos gratuitos incluem áreas como Tecnologia da Informação, Marketing Digital, Farmácia, Recursos Humanos, Mecânica Automotiva, entre outras
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), por meio do programa Qualifica SP, iniciou as aulas dos cursos de Tecnologia da Informação para todo o estado, além de cursos de outros segmentos exclusivos para o interior paulista. O projeto, apoiado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), promove o acesso da sociedade a cursos de qualificação profissional gratuitos, de alta qualidade, com certificação e que conectam pessoas que buscam melhores oportunidades no mercado de trabalho com as oportunidades de emprego e de geração de renda.
Somente para a área de TI, foram cerca de 760 novos alunos matriculados nos cursos de Aplicação de Banco de Dados, Arquitetura de Sistemas, Gestão de Projetos de TI, Programação Mobile, Programação Orientada a Objetos, Programação WEB e Sistemas Operacionais, divididos em 20 turmas. Cada curso tem duração de 120 horas, e as aulas vão até o dia 04 de agosto, abrindo novas oportunidades de trabalho para jovens e adultos residentes em todo o Estado.
Para o interior paulista, o programa Qualifica SP também abriu novas turmas de cursos em outras áreas:
Assistente de Recursos Humanos (Cotia, Elias Fausto, Itapevi e Tremembé);
Assistente Administrativo com Inclusão Digital (Ilhabela);
Atendente de Farmácia (Barretos, Ipaussu e Santa Isabel);
Auxiliar Financeiro (Queluz);
Cuidador de Idosos com Inclusão Digital (Lagoinha);
Eletricista Instalador Residencial (Cotia);
Excel Para Empresas (Itatinga);
Inglês Para Recepção de Visitantes (Mongaguá);
Informática Básica com Inclusão Digital (Mongaguá);
Marketing Digital na Prática (Barretos, Cotia, Elias Fausto, Itapevi, Registro e Tremembé);
Mecânica Automotiva – Básico (Caraguatatuba, duas turmas);
Espanhol para Recepção de Visitantes (Ilhabela);
Técnicas de Vendas (Peruíbe);
“Trata-se de um mecanismo importante não apenas para os jovens que querem iniciar a carreira profissional, mas também às pessoas que precisam retornar para o mercado de trabalho ou para quem já é empreendedor”, afirma Cesar Silva, diretor presidente da Fundação FAT.
A FAT disponibilizou toda a infraestrutura necessária para a realização das aulas presenciais e virtuais, desde os instrutores até todo o material técnico e didático, incluindo metodologia de gestão, diário de bordo entre outras ferramentas próprias da FAT para a realização dos cursos, incluindo as aulas práticas voltadas para Tecnologia da Informação, que serão realizadas no Laboratório na Nuvem, de forma prática e acessível, aplicando as boas práticas no ensino a distância de desenvolvimento de sistemas e de tecnologia da informação.
Para acompanhar os processos e novidades do Programa Qualifica SP, basta acessar os portais https://www.qualificasp.sp.gov.br/ e http://fundacaofat.org.br/
Cultura
“O Quintal Conta” estreia celebrando as raízes culturais brasileiras em uma roda de conversa acolhedora e cheia de memória

O que histórias de quintal, memórias afetivas e tradições orais têm em comum? Todas são inspirações para o novo podcast O Quintal Conta, produzido pela Quintal das Criações, que estreia trazendo um convite irresistível: sentar, escutar e celebrar a diversidade cultural brasileira como numa boa resenha sob a sombra de uma mangueira. A estreia será na próxima quinta-feira, 19 de junho, e os episódios estarão disponíveis todas as quintas às 11h, nas principais plataformas de streaming.
Com uma linguagem acessível e um tom investigativo leve e curioso, O Quintal Conta aposta na força da conversa para compartilhar saberes, valorizar o patrimônio imaterial e ouvir quem constroi a cultura todos os dias. Este projeto recebeu o fomento do Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por via do edital Pró-Carioca Linguagens
A primeira temporada, batizada de “Ainda Bem Que Existe o Forró”, percorre oito episódios que contam a a memória e história do forró pé de serra no Rio de Janeiro, sua influência na cena cultural do forró na Zona Norte, e destacam a contribuição e importância das mulheres nesse processo. Entre os temas abordados estão a origem do forró enquanto gênero musical, a dança, o reconhecimento do forró como patrimônio imaterial e o fomento a ele, os festivais, o preconceito com nordestinos e os territórios onde o forró pulsa fora do eixo centro-zona sul da cidade.
Cada episódio conta com três blocos: o bate-papo com convidados especiais, o quadro interativo “Quintal Aberto”, que convida o público a compartilhar suas memórias, e o encerramento com reflexões e convite para o próximo encontro.
A idealizadora e apresentadora do projeto, produtora cultural, Taty Maria, destacou o objetivo do projeto: “Queremos criar uma comunidade de escuta e troca, onde as pessoas se reconheçam e também descubram novas histórias que compõem a complexidade da nossa identidade cultural”, finalizou Taty Maria.
O Quintal Conta se inspira em referências como “Mamilos”, “É Nóia Minha?” e “É Tudo Culpa da Cultura”, com um formato de bate-papo informal, múltiplas vozes e valorização da escuta ativa, tudo embalado por uma atmosfera calorosa, fazendo os ouvintes se sentirem no quintal de casa.
O encerramento da temporada será comemorado com um grande baile de forró, na Arena Carioca Dicró, no dia 02 de agosto, a partir de 13h, entrada gratuita. O baile promete ser uma celebração da música, da dança e da cultura do forró pé de serra. O evento contará com a gravação do último episódio do podcast, além de workshop de dança, shows de trios e bandas, discotecagem e a participação de empreendedores do forró.
Sobre a produtora Quintal das Criações
A Quintal das Criações é uma produtora cultural dedicada a pensar a cidade por meio da cultura. Acreditamos que a cultura é uma ferramenta estratégica para combater problemas sociais e promover impacto social, com foco na preservação e salvaguarda das identidades culturais, do patrimônio e da memória, na valorização dos profissionais da cultura e no compromisso com as justiças econômica, climática, racial e de gênero. Com atuação territorial no município do Rio de Janeiro principalmente no subúrbio carioca.
Serviço:
Siga o podcast no Instagram e nas plataformas de áudio: . @oquintalconta Primeiro episódio já disponível nas principais plataformas de streaming.
Ficha técnica:
Direção de Produção: Taty Maria
Produção Executiva: Grazi Diniz
Assistente de Produção: Ruth Maciel
Pesquisa: Fernanda Canavêz
Comunicação: Agência Is
Design: Peregun
Gravação: Iglu Estúdio e Produção
Edição: Rach Araujo
Trilha Sonora: Victor Huggo
Videomaker e fotografia: Mayara Donario
Styling: Jamila Guimarães
Realização: Quintal das Criações