Esporte
Carlo Ancelotti convoca seleção para dois últimos amistosos de 2025
O técnico Carlo Ancelotti convocou a seleção brasileira masculina de futebol nesta segunda-feira (3) para os dois últimos amistosos de 2025, contra Senegal e Tunísia, nos dias 15 e 18 respectivamente, na Europa. As duas equipes já estão asseguradas na Copa do Mundo de 2026. A novidade na lista de 26 jogadores é a presença do lateral-esquerdo Luciano Juba (Bahia). Quem também está de volta à seleção é o atacante Vitor Roque (Palmeiras) e o meio-campista Fabinho (Al-Ittihad/Arábia Saudita) – ambos ganharam a primeira oportunidade com Ancelotti. Vitor Roque não era chamado desde 2023, e Fabinho desde a Copa do Mundo de 2022.

“Creio que nos últimos jogos mudamos muito a equipe para fazer testes. É sempre positivo, é uma evolução que temos que fazer. Acho que os testes saíram bem. Tenho mais conhecimento dos jogadores, não conhecia muito. Vamos fazer esse tipo de mudança na Data Fifa de novembro. Acho que vou ter uma equipe mais definida, nos dois jogos. Nessa convocação, tenho jogadores como Fabinho, Luciano Juba, que quero avaliar; e Vitor Roque, que está fazendo um bom campeonato. Temos sete jogadores do Brasileirão. É um bom nível do campeonato e temos muitos jogadores que podem estar. Vamos ter uma equipe mais definida, com esses amistosos”, disse o treinador italiano, que na convocação passada havia chamado apenas quatro atletas de times brasileiros.
🇧🇷 Fumacinha avisou! Aliás, toda a Nação Tricolor… A convocação de Juba tava na boca do povo desde o primeiro semestre e é merecida demais! #BahiaÉOMundo #BBMP pic.twitter.com/1AloLYGoFV
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) November 3, 2025
A apresentação da equipe ocorrerá na próxima segunda (10) em Londres (Inglaterra), onde disputará o primeiro amistoso da Data Fifa contra o Senegal, no dia 13 de novembro (uma quinta-feira), às 13h (horário de Brasília), no Emirates Stadium. Três dias depois, a Amarelinha enfrenta a Tunísia, às 16h30, no Decathlon Stadium, em Lille (França).
Ancelotti explicou porque voltou a convocar o zagueiro Fabrício Bruno (Cruzeiro), que cometeu erros na derrota do Brasil para o Japão (2 a 1) na Data Fifa de outubro.
“A verdade é que ele saiu triste no jogo contra o Japão, mas o pensamento do estafe técnico da CBF não é baseado somente no erro como o que ele teve contra o Japão. É baseado em muitos jogos que ele vem fazendo bem. Temos confiança nele, nas suas características. Creio que, em geral, o erro é um bom momento para aprender”, pontuou.
CONVOCADOS! 📋
O mister Ancelotti divulgou a lista dos jogadores convocados para os amistosos contra Senegal e Tunísia nos dias 15 e 18/11.
ISSO É BRASIL! 🇧🇷 pic.twitter.com/CSqf7BGTzn
— brasil (@CBF_Futebol) November 3, 2025
O Brasil terá ainda duas Datas Fifa para se preparar para o Mundial de 2026, no Canadá, México e Estados Unidos. Em março, a seleção fará dois amistosos contra equipes europeias, ainda não definidas, nos Estados Unidos. A última Data Fifa ocorrerá junho, no Brasil. A Amarelinha treinará na Granja Comary e a CBF planeja realizar um último amistoso antes da Copa no país. O adversário será escolhido após o sorteio dos grupos do Mundial, no dia 5 de dezembro.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Durante a entrevista na CBF, após o anúncio dos convocados, Ancelotti disse que ainda não escolheu os 17 ou 18 jogadores que certamente farão parte da lista definitiva para o Mundial.
“Acredito que quanto mais tempo passo com os jogadores, mais próximos estamos do que pode ser a lista definitiva. Tem mais ou menos seis meses, tem uma Data fifa muito importante em março. E nestes seis meses vai depender muito de lesões, que infelizmente, podem acontecer nesse período. Nestes próximos seis meses, mais ou menos, a lista vai ser muito definida”, concluiu.
Convocados
GOLEIROS
Bento – Al-Nassr
Ederson – Fenerbahçe
Hugo Souza – Corinthians
DEFENSORES
Alex Sandro – Flamengo
Caio Henrique – Mônaco
Danilo – Flamengo
Éder Militão – Real Madrid
Fabrício Bruno – Cruzeiro
Gabriel Magalhães – Arsenal
Luciano Juba – Bahia
Marquinhos – Paris Saint Germain
Paulo Henrique – Vasco da Gama
Wesley – Roma
MEIO-CAMPISTAS
Andrey Santos – Chelsea
Bruno Guimarães – Newcastle
Casemiro – Manchester United
Fabinho – Al-Ittihad
Lucas Paquetá – West Ham
ATACANTES
Estêvão – Chelsea
João Pedro – Chelsea
Luiz Henrique – Zenit
Matheus Cunha – Manchester United
Richarlison – Tottenham
Rodrygo – Real Madrid
Vinicius Jr. – Real Madrid
Vitor Roque – Palmeiras
Esporte
Brasil será uma das sedes da edição feminina da Fifa Series
A Fifa (Federação Internacional de Futebol) anunciou nesta sexta-feira (21) que o Brasil será uma das sedes da edição feminina da Fifa Series, competição que tem como objetivo oferecer oportunidades de crescimento para seleções nacionais que têm poucas oportunidades de enfrentar adversários diferentes daqueles que tradicionalmente medem forças.

Em março de 2024 foi realizada uma versão piloto do torneio, apenas com seleções masculinas. Agora, durante as Datas Fifas de março e de abril de 2026, tanto times masculinos como femininos terão a oportunidade de participar da iniciativa.
“A Fifa Series feminina estreará com eventos no Brasil, na Costa do Marfim e na Tailândia”, informou a entidade máxima do futebol mundial em comunicado à imprensa.
“A Fifa Series visa desbloquear o potencial de desenvolvimento de jogadores, treinadores e torcedores, promovendo a universalidade e a diversidade do futebol por meio de partidas significativas. A edição 2026 ampliará ainda mais esse impacto, tanto para o futebol masculino quanto para o feminino”, declarou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
Já a edição masculina da competição terá como sedes Austrália, Azerbaijão, Indonésia, Cazaquistão, Maurício, Porto Rico, Ruanda e Uzbequistão.
Esporte
Brasileiras avançam para semifinal do Mundial de vôlei de praia
O Brasil garantiu a presença nas semifinais do Mundial de vôlei de praia com duas equipes. A primeira vaga foi conquistada nesta sexta-feira (21) em Adelaide (Austrália) por Thamela e Vic. As atuais líderes do ranking mundial derrotaram as italianas Gottardi e Orsi Toth por 2 sets a 0 (parciais de 21/16 e 21/19).

Horas depois Carol Solberg e Rebecca avançaram na competição após eliminarem as atuais vice-campeãs olímpicas, as canadenses Melissa e Brandie, por 2 sets a 1 (parciais de 21/17, 18/21 e 15/9).
#BVWC2025 WOMEN’S SEMIFINALS LOCKED IN! ✨
Just four remain in the race for the world title.
It’s all or nothing from here — who will reach the final?
📺 Watch every match on VBTV
☀️ #BeachVolleyball #Adelaide2025 pic.twitter.com/t7kQmaOlJH
— Beach Volleyball World (@BeachVBWorld) November 21, 2025
Thamela e Vic voltam a entrar em ação no próximo sábado (22), a partir das 2h30 (horário de Brasília), para medirem forças com as representantes da Letônia, Tina Graudina e Anastasija Samoilova. Depois, a partir das 6h30, será a vez de Carol e Rebecca jogarem com as nortes-americanas Kristen Nuss e Taryn Brasher.
Esporte
Brasil marca no último minuto e garante vaga na semi do Mundial Sub-17
Graças a um gol marcado no último minuto do segundo tempo, a seleção brasileira derrotou o Marrocos pelo placar de 2 a 1, na tarde desta sexta-feira (21) no estádio Aspire Zone em Doha (Catar), e garantiu a classificação para as semifinais da Copa do Mundo Sub-17 de futebol masculino.

Brazil defeat Morocco to advance to the Semi-finals 🇧🇷#U17WC pic.twitter.com/n6lUGAGjAX
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) November 21, 2025
Na próxima etapa da competição, o Brasil medirá forças com Portugal, que superou a Suíça por 2 a 0 nesta sexta. O confronto entre brasileiros e lusitanos será disputado na próxima segunda-feira (24). No mesmo dia Áustria e Itália jogam em busca da outra vaga para a decisão.
O confronto entre Brasil e Marrocos foi muito disputado, com oportunidades claras de lado a lado. Porém, a partida teve um protagonista, o atacante Dell, que, logo aos 14 minutos do primeiro tempo, aproveitou cruzamento de Ruan Pablo para finalizar de primeira e superar o goleiro Bellaarouch.
Tudo caminhava para a seleção brasileira fechar a etapa inicial em vantagem. Mas, aos 46 minutos, o juiz marcou pênalti após Angelo cometer falta em El Aoud dentro da área. Baha foi para a cobrança e não falhou para igualar o marcador.
>> Acompanhe a cobertura completa da EBC na COP30
Após o intervalo o Brasil assumiu o comando das ações e, já nos minutos finais, conseguiu arrancar a vitória e a classificação. Aos 49, Tiaguinho escorou a bola de cabeça na direção da área, onde Dell tocou de peito para se livrar do goleiro Bellaarouch antes de bater para o gol vazio e garantir a vaga na semifinal.



