Música
Casa Carnaval Recebe O Samba Da Serrinha E Velha-Guarda Show Do Império Serrano No Dia De São Jorge

O Feijão do Padroeiro do Império Serrano será na próxima quarta-feira, dia 23 de abril
Um ponto de encontro cultural e pertencente ao Programa Reviver Centro Cultural, a Casa Carnaval realiza na próxima quarta-feira, dia 23 de abril, a partir das 11h, o Feijão do Padroeiro do Império Serrano, uma celebração à cultura e à tradição do samba.
A festa em homenagem ao Santo Guerreiro vai contar com um super show do Samba da Serrinha e a Velha-Guarda Show do Império Serrano com a nata do samba de raiz.
Um encontro inesquecível, regado à feijoada suculenta e cerveja gelada, em homenagem ao legado do nosso carnaval. O centro carioca se tornará palco de alegria, memória e resistência cultural. Venha viver essa experiência única com a alma do Brasileiro.
O evento tem entrada grátis mediante a retirada do ingresso cortesia na plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/feijoada-de-sao-jorge-casa-carnaval/2903172?referrer=www.google.com . Teremos área kids. Um evento para toda família. Classificação: Livre. Mais informações: 21 97241-0288( Flavio França) e 21 97953-7120(Fabiana Amorim). Nos intervalos tem DJ BILL.
Um dos pontos escolhidos pela Prefeitura do Rio como parte do programa que busca revitalizar o centro histórico da cidade, a Casa Carnaval oferece uma imersão no universo carnavalesco com exposições, cursos e apresentações durante todo o ano.
S A M B A N A S E R R I N H A
Há no Rio de Janeiro muitas encruzilhadas sonoras…
dentre tantas, há Madureira, berço da boemia que é
caracterizada pelo ritmo que deu identidade musical ao
nosso país, o samba.
O subúrbio e o samba são indissociáveis. E é em Madureira
que essa ligação tem mais força e energia.
Em 2014, no alto do morro da Serrinha, nasceu uma das
mais potentes rodas de samba da cidade. Uma roda semi
acústica e com um repertório de exaltação as raízes
serranas, dando ênfase principalmente ao coro do povo, as
palmas das mãos e ao samba nos pés da comunidade.
Com intuito de celebrar as tradições dos mais velhos
bambas.
Desde o seu nascimento a Roda do Samba na Serrinha
sempre esteve no meio do povo, dentro do morro, se
deslocando sempre por locais simbólicos e pontuais
dentro da favela. O Largo dos Meninos, onde antigamente
aconteciam as reuniões dos sambistas, as rodas de jongo,
as ladainhas e procissões, por exemplo. Até chegar à Casa
do Jongo, onde aconteceu por 5 anos, mensalmente,
levando cerca de 1.800 a 2.000 pessoas de todos os cantos
da cidade para enaltecer a cultura popular negra.
Além do mais sincero samba de raíz, que é sucedido por
uma linda roda de jongo, com tambores, saias floridas e
crianças ao redor da roda, ao final do festejo o evento é
encerrado com uma oração muito simbólica. Todos os
presentes de mãos dadas, cantam juntos a música Heróis
da Liberdade, um samba enredo clássico do Império
Serrano de cunho político de resistência.
Uma energia impressionante e indescritível, só vivendo
para sentir.
VELHA GUARDA SHOW DO IMPÉRIO SERRANO
A primeira formação da Velha Guarda musical do Império teve início na década de 80, quando Jorginho do Império, filho de Mano Décio da Viola, incentivou o grupo, que já se apresentava costumeiramente na quadra, a participar de um show em sua companhia na Sala Funarte Sidney Miller. Este show foi, inclusive, gravado e tornou-se o primeiro disco lançado pela Velha Guarda do Império. Desta formação inicial participavam: Nilton Campolino, Mano Décio da Viola, Carlinhos Vovô, Mestre Fuleiro, Sebastião Molequinho, Tio Hélio e Dejanira.
Nos anos 2000, Tio Hélio e Nilton Campolino revigoraram a Velha Guarda Imperial, já com Wilson das Neves, Ivan Milanez, Aluísio Machado, Fabricio, Cizinho, Tuninho Fuleiro, Zé Luiz, Capoeira Machado, Silvio Manoel, Lindomar Fraga, Tia Balbina e Tia Nina. Em 2006, o grupo lançou um magistral CD pela gravadora Biscoito Fino – “Um Show de Velha Guarda”, com arranjos de Paulão Sete Cordas, que resultou em registros de verdadeiras pérolas da Serrinha, e contou com a participação especial do Grupo do Jongo da Serrinha, com Tia Maria do Jongo, Lazir Sinval, Deli Monteiro e Luiza Marmello.
Em 2017, a Velha Guarda Show lançou o CD “Menino de 47 – 70 anos do Reizinho de Madureira”, em parceria com o cantor Luiz Henrique, tendo imperianos ilustres como convidados: Arlindo Cruz e Wilson das Neves (sendo o último trabalho deles em estúdio), Jorginho do Império, Zé Luiz do Império, Aluísio Machado, Jorge Lucas, Alex Ribeiro (filho de Roberto Ribeiro) e da atriz Myriam Pérsia, que abre a faixa Aquarela Brasileira com uma emocionante declamação.
Atuais integrantes: Silvio Manoel, Capoeira Machado, Cizinho, Nilson Rangel, Jovaci do Império, Lindomar Fraga, Tia Nina, Tia Vilma, Rachel Valença.
Serviço:
Casa Carnaval recebe Samba da Serrinha e Velha-Guarda Show do Império Serrano.
Data: Dia 23 de abril- Dia de São Jorge
Horário: 11h.
Intervalos: DJ Bill
Endereço: Rua do Mercado, 37- Centro do Rio
O evento tem entrada grátis mediante a retirada do ingresso cortesia na plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/feijoada-de-sao-jorge-casa-carnaval/2903172?referrer=www.google.com .
Teremos área kids. Um evento para toda família.
Classificação: Livre.
Mais informações: 21 97241-0288( Flavio França) e 21 97953-7120(Fabiana Amorim).
Cultura
Estreia no Blue Note Rio: Márcio Hallack Quarteto convida Nelson Angelo em “Trem Carioca – A Música Instrumental de Minas”

Show com os aclamados músicos acontece no dia 20 de agosto, quarta-feira, às 22h30
O aclamado pianista, compositor e arranjador Márcio Hallack estreia no palco do Blue Note Rio com um espetáculo que celebra a sofisticação, a identidade e a alma da música instrumental mineira. No show “TREM CARIOCA – A Música Instrumental de Minas”, Hallack se une a grandes nomes da música brasileira para apresentar um repertório que homenageia o legado do Clube da Esquina e sua própria trajetória autoral, premiada e reverenciada ao longo das últimas décadas. A apresentação acontece no dia 20 de agosto, quarta-feira, às 22h30.
Acompanhado pelos músicos de excelência Zé Luís Maia (baixo) e Kleberson Caetano (bateria), o pianista recebe como convidado muito especial o lendário Nelson Angelo, compositor de clássicos como “Fazenda” e “Canoa, Canoa”, eternizados nas vozes de Milton Nascimento e parceiros do Clube da Esquina.
O show também traz interpretações de arranjos marcantes como “Cravo e Canela” e “Tudo Que Você Podia Ser”, além de composições autorais consagradas de Hallack, como “De Manhã” (Prêmio TIM), “Presente pro Titio” (Rodada Brahma de MPB), “Tudo Azul” e “Desse Modo” (Prêmio Dynamite de Música Independente).
Completam o time os virtuosos Fernando Brandão (flautas) e AC (sax tenor), adicionando ainda mais riqueza tímbrica a essa noite de pura música instrumental com sotaque mineiro e alma carioca. O público pode esperar surpresas e canjas emblemáticas ao longo da apresentação.




– Este show promete ser um marco da temporada e uma verdadeira celebração da música brasileira de alta qualidade – destaca Luciana Moisakis, produtora executiva do show.
Serviço:
Márcio Hallack Quarteto convida Nelson Angelo em “Trem Carioca – A Música Instrumental de Minas”
Endereço: Avenida Atlântica, 1910, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
Dia e horário: dia 20 de agosto, quarta-feira, às 22h30
Entrada: de R$ 60 a R$ 120, vendas pelo site https://www.eventim.com.br/artist/blue-note-rio/marcio-hallack-quarteto-trem-carioca-a-musica-instrumental-de-minas-3943113/
Redes sociais:
Produção executiva: Luciana Moisakis
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho
Cultura
Marcel Powell leva o show “Encontro” ao Blue Note Rio

Apresentação do músico terá a participação especial da cantora argentina Agustina Britos no dia 13 de agosto, quarta-feira, às 20h
Com uma carreira artística de mais de 30 anos que reúne música erudita, choro, jazz, bossa nova e MPB, Marcel Powell traz ao palco do Blue Note Rio, em Copacabana, o show “Encontro” no dia 13 de agosto, quarta-feira, às 20h.
O artista apresentará releituras e temas autorais que ele compôs inspirando-se nas experiências musicais e pessoais vivenciadas em encontros e parcerias com grandes músicos, familiares e amigos na sua vida e carreira. Através de um violão vertiginoso, elegante e refinado, Marcel Powell é discípulo direto da mais relevante escola violonística da MPB, criada e ensinada pelo seu pai, Baden Powell, e a sonoridade pessoal se faz presente.
Mestre do violão brasileiro segundo o crítico musical Tárik de Souza, vencedor do Prêmio Rival Petrobras e finalista do Prêmio da Música Brasileira, Marcel traz no formato de violão solo num primeiro momento do show, releituras de clássicos da Música Brasileira como “Samba do Avião” (Tom Jobim), “Consolação” (Baden Powell/Vinícius de Moraes), “Travessia” (Milton Nascimento / Fernando Brant), “Dia Branco” (Geraldo Azevedo/Renato Rocha), entre outras. Temas autorais como ‘’Sempre Alegre’’ (Marcel Powell), inspirado na sua esposa, “Pro Tião” (Gilson Peranzzetta/Marcel Powell) tema em homenagem ao violonista paraense Sebastião Tapajós, também fazem parte do repertório.

Na sequência, a cantora argentina Agustina Britos faz participação especial no show, encontrando o violonista em um formato intimista. Com arranjos revisitados e sensíveis, Marcel Powell e Agustina Britos buscam um diálogo entre tradição e contemporaneidade. O espetáculo propõe um mergulho nas conexões sonoras e afetivas entre o Brasil e os países hispano-americanos, destacando os pontos de desencontro e as trocas que enriquecem essas culturas. O repertório inclui clássicos como “Corazón Partío” (Alejandro Sanz), “El dia que me quieras” (Carlos Gardel), “Dunas” (Rosa Passos), Manhã de Carnaval (Luiz Bonfá/Antonio Maria), entre outras.

– A proposta valoriza a essência acústica e poética dessas músicas, promovendo uma escuta atenta e um ambiente de partilha entre artistas e público. Cada canção se transforma numa ponte que revela as afinidades culturais e a riqueza que envolve a diversidade desse encontro – explica Marcel.
Serviço:
MARCEL POWELL – ENCONTRO – PART. ESPECIAL: AGUSTINA BRITOS
Endereço: Avenida Atlântica, 1910, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
Dia e horário: dia 13 de agosto, quarta-feira, às 20h
Entrada: de R$ 60 a R$ 120, vendas pelo site https://www.eventim.com.br/artist/blue-note-rio/marcel-powell-encontro-part-especial-agustina-britos-3930531/
Redes sociais:
Produção executiva: Luciana Moisakis
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho
Música
Grupo “Casa Nossa” lança audiovisual de “É Isso Aí” com EP pela Radar Records

Após o sucesso do projeto “30 Anos”, o grupo “Casa Nossa” retorna com força total ao cenário do samba e pagode com o lançamento do audiovisual “É Isso Aí”.
A primeira parte do projeto, em parceria com a Radar Records, chega em formato de EP com 6 faixas inéditas.
O destaque vai para a canção “Fim da nossa História”, que abre o EP com sensibilidade e maturidade. A música retrata o fim de um amor duradouro com versos marcantes e nostálgicos, como “eu lembro as crianças brincando com a gente na chuva / a gente contando as estrelas de papo com a lua”. Com uma melodia envolvente e arranjos que remetem às raízes do samba romântico, a faixa promete ser um dos novos hinos do pagode nacional.
Gravado com altíssima qualidade audiovisual, “É Isso Aí” mostra a nova fase do grupo “Casa Nossa”: mais experiente, conectado com suas origens e pronto para emocionar diferentes gerações de fãs. O projeto é também uma celebração da trajetória do grupo, que segue escrevendo sua história com verdade, talento e paixão pela música.
O EP “É Isso Aí – Parte 1” já está disponível nas principais plataformas digitais como Spotify, Deezer e Amazon Music. Já o clipe da música “Fim da nossa História” pode ser assistido no canal oficial do grupo no YouTube.
https://found.ee/casanossa_eissoai_ep1