Agronegócio
Cavalos bem suplementados têm melhor rendimento na lida com o gado, afirma especialista

Em sua última atualização, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou para um plantel de 5,8 milhões de equinos no Brasil. Desse total, estima-se que cerca de 4 milhões sejam animais de lida – que formam as tropas de serviço nas propriedades rurais. “Esse grande contingente está diretamente ligado às características naturais dos equinos, que têm agilidade, força e robustez para realização de atividades diárias bem desafiadoras na pecuária”, explica Evandro Oliveira, gerente de produtos para grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal – companhia que celebra 90 anos de fundação em 2023.
A nutrição de qualidade está na base do trabalho com produtividade e consequente lucratividade. Júlia Izoldi, coordenadora técnico-comercial de equinos da Vetoquinol, explica que, “com os animais de serviço, a preocupação deve ser a mesma em termos de garantia do bem-estar por meio do fornecimento adicional de nutrientes essenciais para a manutenção da saúde, como cálcio, fósforo, vitaminas e demais minerais essenciais”.
Aliada à dieta básica, a suplementação contribui para que os animais estejam sempre saudáveis para desempenhar suas funções com o máximo potencial. Em sistema de criação extensiva, principalmente, onde há grandes extensões de terra para a lida, são atribuições dos equinos tocar o gado e separar lotes, entre outras. Por longos períodos, os animais são exigidos fisicamente, o que pode comprometer o desempenho e gerar lesões.
Júlia explica que “os equinos têm exigências nutricionais diferentes dos bovinos. Porém, é comum destinar a mesma alimentação para ambos. Com isso, o cavalo pode ter deficiência nutricional, já que as pastagens não proporcionam o que ele necessita. Por isso, a escolha criteriosa do volumoso e do concentrado para a alimentação, além do complemento alimentar adequado, define a saúde da tropa”.
Atenta às necessidades da criação animal, a Vetoquinol desenvolveu Equistro® Mega Base. Suplemento mineral, vitamínico e aminoácido, Mega Base oferece cálcio, fósforo, vitaminas, minerais essenciais e oligoelementos com elevada biodisponibilidade, além de prebiótico. “Essa suplementação confere saúde aos animais que já têm alimentação balanceada, principalmente os cavalos alimentados com ração rica em cereais”, completa Evandro Oliveira.
“Os cavalos têm necessidades específicas e Mega Base supre todas essas exigências, contribuindo para ter um animal pronto para as diversas atividades diárias no campo e aumentando a sua vida útil nas fazendas”, ressalta Júlia Izoldi.
Para saber mais sobre o Mega Base, acesse: https://www.equistro.com.br/products/equistror-mega-base#
Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2022, o faturamento global foi de € 540 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.
O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.
No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.
Agronegócio
Fundadores da Governança Agro participam do lançamento do livro “Inspiração Ceará” em Fortaleza

Evento restrito reúne grandes nomes do empresariado cearense para discutir propósito, legado e o futuro das empresas familiares
No próximo dia 30 de junho, Fortaleza será palco de um dos eventos mais relevantes do calendário empresarial local: o lançamento do livro Inspiração Ceará – Empresas que constroem o futuro com propósito, da Editora Inspiração das sócias Eduarda Haeckel Vieira e Camila Haeckel Blanke. O encontro, que acontece às 18h30, no BS Design Corporate Towers, vai reunir líderes empresariais e personalidades que representam o compromisso do empresariado cearense com o desenvolvimento econômico, social e comunitário.
Os fundadores da Governança Agro, Diego Billi Falcão e Amanda Salis Guazzelli, participarão do evento trazendo para o debate a importância dos temas sucessão, continuidade e governança no fortalecimento das empresas familiares e na preservação de seus legados.
Com presença confirmada de nomes de referência como Beto Studart (BSPAR), Patriciana Rodrigues (Pague Menos), Silvio Frota (Museu da Fotografia Fortaleza) e Paulo Sales (Moura), o evento vai além da celebração editorial, propondo uma reflexão prática sobre o papel transformador das empresas que atuam com propósito e visão de futuro.
“O debate sobre continuidade e sucessão precisa ganhar espaço nos ambientes de negócios, especialmente nas empresas familiares, que são alicerces econômicos e sociais das cidades e regiões onde estão inseridas”, afirma Diego Billi Falcão.
Segundo ele, a construção de um plano de continuidade que respeite o fundador, valorize a história e prepare as novas gerações é o caminho mais sólido para garantir o desenvolvimento sustentável das organizações.
“A participação no evento marca mais uma ação da Governança Agro em promover o debate sobre sucessão e continuidade, pilares fundamentais para a longevidade e a relevância das empresas familiares brasileiras”, declara Amanda.
Agronegócio
Relator da PEC da Segurança Pública confirma presença no iLab 2025

Legenda da foto:Deputado Mendonça Filho, relator da PEC da Segurança Pública, participa da abertura do iLab-Segurança 2025 ao lado de secretários e autoridades do setor
A I Conferência de Segurança Pública iLab-Segurança 2025 terá sua abertura oficial no dia 1º de julho com a presença confirmada do deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. O evento, que reúne Secretários de Segurança de todos os Estados e do Distrito Federal, Secretários de Justiça e Administração Penitenciária, Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Bombeiros Militares, Delegados-Gerais das Polícias Civis, Diretores das Polícias Científicas, Guardas Municipais e autoridades das Polícias Federal e Rodoviária Federal, e será realizado no Centro de Convenções Brasil 21, novo local escolhido para garantir maior conforto e integração entre os eixos temáticos da programação. A conferência é promovida pelo Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp).
“Teremos um espaço à altura dos debates que o Brasil precisa enfrentar com seriedade e articulação entre os entes federados”, afirma Sandro Avelar, presidente do Consesp e secretário de Segurança Pública do DF. “A presença do relator da PEC é um marco simbólico e político da relevância nacional da Conferência iLab-Segurança, que vai permitir o debate direto com todos os operadores e autoridades da segurança pública de todo o Brasil”
Com inscrições prorrogadas até o dia 30 de junho, o evento é voltado a gestores públicos, parlamentares, pesquisadores e agentes de segurança. A programação inclui oficinas práticas, painéis temáticos e lançamentos de projetos. A expectativa é reunir mais de quatro mil participantes durante os três dias de atividades.
A conferência também será palco da apresentação de um pacote de propostas legislativas infraconstitucionais elaboradas pelo Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública, com o objetivo de aperfeiçoar e dar efetividade ao sistema de segurança pública, com aproximadamente 8 (oito) propostas elaboradas com a participação de todos os Estados, com foco na regulamentação do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, na repressão ao crime organizado, na colaboração entre os órgãos de controle e persecução penal, na eficiência do processo penal e redução da impunidade, e na compensação financeira aos Estados e Distrito Federal por atuação na repressão ao tráfico de drogas. .
Agende-se: a abertura oficial do iLab-Segurança ocorrerá às 9h do dia 1º de julho, no auditório principal do Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.
Serviço
Evento: I Conferência de Segurança Pública – iLab-Segurança 2025
Data: 1 a 3 de julho de 2025
Local: Centro de Convenções Brasil 21 – SHS Q. 6, Asa Sul, Brasília (DF)
Inscrições: gratuitas e prorrogadas até 30 de junho
Site para inscrições: www.ilabseguranca.gov.br
Redes sociais: @ilabseguranca
Agronegócio
Odair José celebra 56 anos de carreira com o show “Clássicos” em Uberaba

Uberaba vai receber uma noite especial com um dos nomes mais representativos da música popular brasileira. Em única apresentação, Odair José sobe ao palco do Teatro Sesi Minas Uberaba no dia 05 de julho, às 20h, com o show “Clássicos”, reunindo sucessos que atravessaram gerações, como Cadê Você, A Noite Mais Linda do Mundo e Eu Vou Tirar Você Desse Lugar.
O show propõe um reencontro com a trajetória de mais de cinco décadas de Odair José e também um olhar sobre sua produção mais recente. “Nesse show, o público vai ter um encontro com o passado e o presente musical, entre histórias e pensamentos construídos em 56 anos de estrada”, antecipa o cantor.
Compositor de melodias simples e letras diretas, Odair construiu uma carreira sólida ao cantar o cotidiano das pessoas comuns — o amor, o desejo, os conflitos existenciais. “Alguns dizem que sou um cronista musical, e até gosto dessa definição… Minha forma de compor vem das observações do dia a dia, das emoções, dos conflitos. Procuro nas minhas músicas abrir um debate sobre o que fica escondido na alma ou mesmo num sistema de preconceitos e hipocrisias. E isso é atemporal.”
O artista também celebra a diversidade do público que o acompanha ao longo dos anos. “Tenho certeza de que meu repertório conquistou, com o tempo, um carinho respeitoso por parte das pessoas, não importando a idade — o que é muito gratificante. Procuro agradar a todos, mas sempre tem alguém dizendo que foi legal, mas faltou aquela música… É que são muitas!”
Quem viveu os anos 70 certamente se lembra do impacto causado por sua chegada ao cenário nacional. Odair José foi chamado de “cantor da pílula” e “Bob Dylan da Central do Brasil”, entre outras definições criadas pela imprensa para tentar traduzir sua ousadia e originalidade. Mas ele próprio se apresenta de forma mais precisa: “Um cantor, compositor e músico, mas, acima de tudo, um artista totalmente identificado com a cultura popular brasileira”.
Com milhões de discos vendidos, Odair foi um dos artistas que mais popularizou temas até então evitados pela música de grande alcance. Falou de prostitutas, empregadas domésticas, excluídos sociais, amores proibidos e identidades marginalizadas. Com isso, estabeleceu uma empatia poderosa com o público e ajudou a provocar mudanças importantes no comportamento da sociedade brasileira.
“É um enorme prazer tocar no Teatro Sesi Uberaba. Tenho uma canção que diz que ‘a felicidade não existe, o que existe na vida são momentos felizes’. Espero conseguir, junto ao público, viver nessa noite um momento para lembrar — e não para esquecer.”
Aos 75 anos, o artista continua em plena atividade e traz, com o show “Clássicos”, uma celebração do passado, do presente e de tudo que ainda há por vir. O projeto reafirma a força de sua obra e convida o público a redescobrir — ou descobrir pela primeira vez — o poder das canções que marcaram época e seguem atuais.
Serviço
ODAIR JOSÉ – CLÁSSICOS
DATA: 05 de julho (sábado)
HORÁRIO: 20h
LOCAL: Teatro Sesi Uberaba
VENDAS: https://bileto.sympla.com.br/event/104535/d/309649