Esporte
CBF anuncia Calendário do Futebol Feminino para o ano de 2026
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira (24) o Calendário do Futebol Feminino para o ano de 2026. Um dos destaques é o aumento do número de equipes da Série A1 do Campeonato Brasileiro (passando de 16 para 18 participantes), que será disputado entre 15 de fevereiro e 4 de outubro.

Outra competição que terá aumento de confrontos (indo de 64 para 72 jogos) é a Copa do Brasil, que passará a contar com jogos de ida e volta entre as quartas de final e a decisão da competição. O torneio, que envolverá 66 clubes das 27 unidades federativas do país, será disputado entre 22 de abril e 15 de novembro.
Com a ampliação da Copa do Brasil há uma mudança na Supercopa Feminina, que agora segue o modelo existente no futebol masculino, envolvendo apenas o vencedor da Série A1 do Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil. O título será definido em partida única, programada para o dia 8 de fevereiro.
Outro anúncio importante foi o apoio inédito às atletas mães e lactantes, que terão a oportunidade de levar filhos em viagens com custos pagos pela CBF, além de investimentos no futebol feminino de base.
Segundo a entidade máxima do futebol brasileiro, a reformulação do calendário do futebol feminino é um tema estratégico para fomento e consolidação da modalidade às vésperas da Copa do Mundo que o Brasil sediará em 2027.
“Assim como fizemos no futebol masculino, passamos os últimos meses analisando e estudando oportunidades de melhorar o calendário e o fomento do futebol feminino. Ouvimos especialistas, federações, clubes e jogadoras. E chegamos a um modelo que atende a demandas importantes, colocando o futebol feminino brasileiro onde merece estar. Vamos mexer em toda a estrutura das nossas competições, aumentando o número de clubes e de jogos”, declarou o presidente da CBF, Samir Xaud.
Segundo a CBF, ao todo, as mudanças promovidas representam um investimento de R$ 685 milhões nas competições femininas, com aumento de 41% de datas neste calendário, 84% no número de partidas e 69% de vagas no calendário nacional.
Esporte
Seleção feminina inicia preparação para amistosos na Europa
A seleção feminina realizou, na tarde desta segunda-feira (24) no La Quinta Marbella Football Center, na Espanha, o seu primeiro treino de preparação para os amistosos contra Noruega e Portugal.

Uma publicação compartilhada por Seleção Feminina de Futebol (@selecaofemininadefutebol)
Nesta atividade inicial, o time comandado pelo técnico Arthur Elias não contou com o grupo completo, pois as últimas jogadoras convocadas se apresentarão até o final desta segunda.
O primeiro compromisso do Brasil na Europa será contra a Noruega, a partir das 15h (horário de Brasília) da próxima sexta-feira (28) no Estádio Municipal de La Linea, na Espanha. Quatro dias depois, 2 de dezembro, a equipe canarinho mede forças com Portugal, a partir das 16h45 (horário de Brasília) no Estádio Municipal de Aveiro, em Portugal.
Esporte
Osasco São Cristóvão Saúde é campeão brasileiro interclubes na categoria sub-19
Equipe osasquense conquistou o título de forma invicta e sem perder nenhum set ao longo da competição nacional. Além da vitória coletiva, ainda teve quatro atletas e o técnico Leandro na seleção do campeonato
Novembro, 2025 – A base do Osasco São Cristóvão Saúde continua mostrando sua força. Depois do time sub-21, agora é a vez do sub-19 levantar o título do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI). E foi uma conquista invicta, com seis vitórias em seis jogos, sem ceder nenhum set. A última, neste domingo, na Cidade do Vôlei, em Osasco, sobre o Vôlei 5, de Florianópolis. O placar da final foi mais 3 a 0, com parciais de 25/17, 25/18 e 25/18.
Além de conquistar o título, Osasco teve quatro atletas, além do técnico Leandro (Toca), na seleção do campeonato. São elas: Rafa (melhor levantadora), Laura (melhor líbero), Carol (melhor central) e Giovanna, que além de ser a melhor ponteira foi a MVP do campeonato.
“É um resultado que comprova não apenas o potencial da base osasquense, mas a seriedade do trabalho realizado nas categorias de base, desde as escolinhas, passando pelo sub-19 e sub-21. Estamos muito felizes e isso nos dá ainda mais motivação para seguir em frente”, disse o técnico Leandro.
O técnico Luizomar acompanhou a competição e, de microfone na mão, falou aos presentes após a final. “Quero agradecer aos pais, professores, torcida, atletas e comissões técnicas. Foi uma semana especial para Osasco, pois sediar o Campeonato Brasileiro é sempre uma honra. Durante muitos anos, fui técnico das Seleções Brasileiras de base e sempre fiz isso, ou seja, vir assistir aos jogos dessas meninas. E sempre fiz por amor ao voleibol. E aqui está o futuro do vôlei. Espero que mais clubes invistam, assim como Osasco trouxe de volta as categorias de base. E parabéns a todos”
Investimento no futuro – Sob a batuta do técnico Luizomar, Osasco tem consolidado seu DNA formador. Tricampeão mundial com as seleções brasileiras de base e responsável por desenvolver carreiras de atletas como Camila Brait e Natália Zilio, o treinador, em conjunto com a prefeitura, patrocinadores e sua equipe de profissionais, abraçou um projeto para cuidar do futuro do Osasco São Cristóvão Saúde. Com isso, além do time adulto, que conquistou a Superliga, Copa Brasil e Campeonato Paulista na temporada passada e a Supercopa 2025, o Osasco Voleibol Clube passou a desenvolver jovens atletas nas categorias de base e também cuidar dos núcleos esportivos, com o Projeto Núcleo Raízes. Mais informações no site: www.cidadedovolei.osascovoleibol.com.br.
Mais informações:
Osasco Vôlei TV: https://www.youtube.com/c/OsascoV%C3%B4leiTV
Fan page: https://www.facebook.com/osascovoleibolclube/
Instagram: www.instagram.com/osascovoleibolclube/
Twitter: www.twitter.com/osascovc
Assessoria de Imprensa:
ZDL Sports
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – F: 11 984579723
Rafael De Marco – Mtb.: 27556 – rafael@zdl.com.br – WhatsApp: 19 997912108
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Esporte
Pernambucano Justino Pedro da Silva é vice-campeão da Maratona de Curitiba
Atleta da APA Petrolina volta ao pódio na capital paranaense em ano de recorde de participantes e premiação histórica
Novembro, 2025 – O atleta da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Justino Pedro da Silva, conquistou o vice-campeonato da Maratona de Curitiba, realizada neste domingo (23). O pernambucano completou os 42,195 km em 2h17min35, sendo superado apenas pelo paulista Ederson Vilela, vencedor da prova com 2h15min13. O resultado confirma a regularidade de Justino na prova da capital paranaense. Em 2023, ele também havia terminado na segunda colocação.
“Foi uma prova dura, de altíssimo nível, mas consegui manter o foco. Estou satisfeito com a segunda colocação e agradeço a Deus por mais essa conquista. Parabenizo também a organização, uma prova excelente e muito bem estruturada. Se Deus quiser, no próximo ano estarei aqui novamente, buscando chegar ao lugar mais alto do pódio”, projetou.
A edição de 2025 reuniu 16,2 mil atletas, tornando-se a maior da história da competição. O evento também se destacou por oferecer a maior premiação entre as maratonas da América do Sul neste ano, com mais de R$ 604 mil distribuídos entre a elite masculina e feminina.
Agora, Justino direciona sua preparação para a Corrida Internacional de São Silvestre, marcada para 31 de dezembro, em São Paulo. A sua melhor colocação na prova é o sétimo lugar alcançado nas edições de 2021 e 2022.
“A São Silvestre é uma prova que a gente não pode deixar de participar. E, por ser uma edição centenária, tem um significado ainda mais especial. Vamos nos preparar para chegar bem e, quem sabe, brigar por um lugar no pódio”, destacou.
A APA – Localizada em Petrolina (PE), no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência de impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco é considerado nacionalmente como modelo de inclusão social e alto rendimento.
Com 22 anos de atuação, já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.
Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão. As Escolinhas atendem 800 crianças, com e sem deficiência, em nove núcleos nas cidades de Petrolina, Bodocó, Lagoa Grande, Ouricuri, todas em Pernambuco, e Juazeiro e Remanso, na Bahia.
Mais informações:
Site: https://apapetrolina.com.br/
Instagram: @apapetrolina
Assessoria de Imprensa:
Ascom APA Petrolina – comunicacao@apapetrolina.com.br
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports


