CCBB Educativo Lugares de Culturas inicia visitas mediadas à exposição ‘Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak’

Na quarta-feira, dia 6 de março, começam as visitas mediadas à exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, que acontece no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. As fotografias do japonês Hiromi Nagakura tiveram a curadoria de Aílton Krenak e apresentam registros de viagens que realizaram juntos entre 1993 e 1998, principalmente pela Amazônia. A equipe do CCBB Educativo Lugares de Culturas media o passeio dos visitantes pelas 160 fotografias que mostram um pouco do cotidiano das aldeias indígenas com “Momentos de intimidade e contentamento entre ‘amigos para sempre’”, como diz Krenak.

As fotografias do premiado Nagakura oferecem um mergulho no universo indígena brasileiro, suas aldeias, sua população em atividades cotidianas, como a pesca, em relaxados passeios de canoas pelos rios locais, descansando nas redes, brincando nos rios ou em grandes encontros coletivos. São cinco salas que mostram diferentes etnias, como a Ashaninka, Xavante, Krikati, Gavião, Yawanawá, Huni Kuin e comunidades ribeirinhas no Rio Juruá e região do lavrado em Roraima e regiões do país. As viagens foram pelos estados do Acre, Roraima, Mato Grosso, Maranhão, São Paulo e Amazonas.

- Publicidade -

As visitas são gratuitas e o CCBB Rio fica na Rua Primeiro de Março, 66.

Compartilhe este artigo